Significado do número 12: Bíblia, numerologia, anjos e mais!

Significado do número 12: Bíblia, numerologia, anjos e mais!

Sabia que o número 12 significa encerramento de ciclo e uma mensagem do seu anjo para você? Descubra os significados desse número na Bíblia e numerologia aqui!


Qual o significado do número 12?

O número 12 em relevo, em meio à porta azul.

Ver constantemente o número 12 é sinal de conexão com o Divino, já que esse número tem forte ligação com a espiritualidade. O número 12 é considerado um numeral mágico em diversas religiões e tem sido retratado de diversas formas por toda a história da humanidade.

Para se ter uma ideia, o número 12 aparece duas vezes no relógio, um ano tem 12 meses, Jesus Cristo teve 12 apóstolos e o zodíaco possui 12 casas no total. Se você tem visto o número 12 com frequência, pode ser que forças superiores estejam tentando se comunicar com você.

Continue lendo e desvende os mistérios e significados acerca do número 12 e suas diferentes aparições!

Número 12 na Bíblia

Mãos de pessoa idosa segurando Bíblia, onde o número 12 é encontrado em diversas situações.

Você sabia que o número 12 aparece 162 vezes nas Escrituras Sagradas? Ele é considerado um número que representa o povo de Deus, assim como também representa sua perfeita administração universal. Leia a seguir as diferentes formas em que o número 12 é encontrado na Bíblia.

Os 12 filhos de Jacó

Segundo a Bíblia, Jacó teve doze filhos e dele procedeu-se 12 patriarcas . Em um trecho, segue: “E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas. ” (At 7, 8)

Esses 12 filhos foram: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zubulom, José e Benjamim. Mais tarde, eles dariam origem às 12 tribos de Judá em Israel, onde dez tribos foram nomeadas conforme os nomes dos filhos de Israel, e as outras duas foram nomeadas com o nome de dois dos filhos de José, abençoados por Jacó como seus próprios filhos.

As 12 tribos de Israel

O número 12 representa o número de tribos do povo eleito na Bíblia, sendo elas provenientes de Jacó, que, após seu encontro com Deus, teve o nome alterado para Israel. Na época, o sentido de tribos não era o mesmo conhecido hoje. Eles não eram inimigos, mas familiares que formavam sua própria descendência e dominavam territórios.

O número 12, nesse sentido, representa o povo eleito, a descendência pura, a perpetuação do povo de Deus sobre a Terra. Alguns podem considerar apenas uma coincidência, mas, para muitas religiões, esse número reflete uma ordem superior no Universo, representando a perfeição nas escolhas de Deus.

Os 12 Apóstolos de Jesus

Outra aparição importante do número 12 na Bíblia é a respeito dos 12 apóstolos de Jesus, também conhecidos como os 12 discípulos de Cristo, que foram os homens foram escolhidos por Ele para auxiliar a espalhar a palavra de Deus por toda Terra.

Estes discípulos foram: Pedro, o pescador de homens; André, irmão de Pedro; João; Tiago, irmão de João; o helenista Filipe; Bartolomeu, o viajante; Tomé, o cético; Mateus, ou Levi, dependendo da tradução; o menor, Tiago; Judas Tadeu, primo de Jesus; Simão e o traidor, Judas Iscariotes.

Fato interessante é que, após Judas se enforcar devido ao peso da culpa por sua traição, ele fora substituído por Matias, mantendo, assim, o número místico de 12 apóstolos.

Número 12 e o Apocalipse

A mística acerca do número 12 na Bíblia fica ainda mais evidente no livro de Apocalipse, o último da Bíblia. Em Apocalipse, são descritos 12 portões feitos de 12 pérolas, guardados por 12 anjos em frente à Nova Jerusalém, ou o reino de Deus. Nestes portões, haverá escrito os nomes das 12 tribos de Israel.

Ainda segundo o último livro da bíblia, serão 24 anciões, representados por 2 vezes 12 (2x12). Os salvos, nesse caso, serão 144 mil, o que, em soma, seria 12 vezes 12 vezes mil (12 x 12 x 1 mil), o número da totalidade. O número de selados também é descrito em 144 mil, os quais serão 12 mil de cada uma das 12 tribos de Israel.

Outros significados do número 12 para a Bíblia

Além das citações mais significativas, o número 12 aparece em abundantemente nas Escrituras para os mais diversos significados, como, por exemplo, o muro da Nova Jerusalém, que terá 12 fundações com os nomes dos 12 apóstolos, e suas medidas serão a base do número 12.

Ainda, a árvore da vida dá origem a 12 diferentes frutos, mais conhecidos como os frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, clemência, bondade, calma, brandura, fidelidade, modéstia, castidade e abstinência.

Significado do número 12 para a numerologia

Bola de sinuca branca com listra roxa, e o número 12 gravado ao meio.

O número 12 também representa fonte de estudo e mistério para a numerologia. Afinal de contas, esse número mágico pode se fazer presente de diferentes formas, e cada uma delas pode trazer uma mensagem diferente. Descubra a seguir diferentes significados para o número 12 nos aspectos mais diversos de sua vida.

Recomeço

O número 12 representa a última casa do zodíaco. Por isso, ele também representa o momento de preparo para um novo ciclo. Esse número está ligado ao signo de Peixes, último signo do zodíaco. Em razão disso, nascidos desse signo tendem a ter maior conexão com o Divino e com os sentimentos.

Se o número 12 aparece com frequência no seu dia a dia, está na hora de se preparar para novos começos, pois está chegando a hora de deixar um ciclo para trás. Avalie os aspectos da sua vida, principalmente no âmbito profissional. Se pensa em trocar de emprego ou mudar de profissão, aproveite a energia do número 12, que te ajudará a começar tudo com pé direito.

Crescimento e progresso

O 12 também é símbolo de progresso iminente. Por isso, se você tem visto o número 12 com frequência, significa que você deve confiar na sua intuição e focar em sua missão de vida e propósito divino.

Uma boa fase está a caminho trazendo com ela grandes oportunidades de progresso, enquanto seu crescimento neste novo ciclo será inevitável. É importante aflorar sua sensibilidade para entender o que o Universo espera de você e se conectar consigo mesmo para compreender sua verdadeira missão.

Confiança em seus propósitos

O número 12 é a junção de dois números: o número 1, que significa atitude positiva e proativa para conquistar seus objetivos, e o número 2, que é símbolo de fé, confiança e se refere à parceria e flexibilidade.

O número 12 é um alerta para que você use de sua sensibilidade e se motive para atingir suas metas. Lembre-se de que, no fim do dia, tudo será resultado do seu trabalho duro, então confie em você mesmo e persiga seus sonhos incansavelmente.

Sorte no amor

Quando o assunto é amor, nenhum número poderia animar mais do que o número 12. Este número tem forte ligação com os sentimentos, principalmente com o amor. O número 12 é um guia para você seguir seu coração e confiar nos seus sentimentos, trazendo amor e luz à sua vida.

O 12 também é um alerta para tomar cuidado com a possessividade e o ciúme. Caso tenha visto esse número com frequência, tome cuidado para não afastar seu parceiro por conta de mudanças bruscas de humor.

Se o número 12 é seu número pessoal, significa que você tem maior compatibilidade com os números 1, 3 e 4. Observar os sinais que os números enviam para sua vida é uma ótima forma de evitar sofrimentos futuros.

Conclusão

O número 12 está sempre relacionado ao final de ciclo. 12 horas é a última hora de uma metade de um dia, o décimo segundo mês encerra o ano, e a décima segunda casa do zodíaco é representada pelo último signo, o de Peixes.

Retratado como o número final, ele te prepara para momentos decisivos e pode simbolizar um ponto final para diversos assuntos.

Se você sofreu uma grande perda e tem dificuldade para seguir adiante, saiba que o número 12 pode te ajudar a encerrar esse ciclo de dor para começar uma nova etapa em sua vida. É claro que ele não significa esquecimento, mas superação. É hora de concluir suas pendências e encerrar velhos assuntos.

Significado espiritual do anjo número 12

Estátua de anjo de costas, mostrando as grandes asas, representando o anjo de número 12.

Segundo algumas crenças, como a Cabala, vertente mística do judaísmo, o número 12 tem uma representação celestial. Caso você tenha visto esse numeral com frequência, forças superiores querem se conectar com você de alguma forma. Veja a seguir algumas das mensagens que seu anjo da guarda quer te passar.

Mudança de hábitos tóxicos

O poderoso número 12 significa mais do que apenas encerramento de velhos ciclos, mas uma mudança geral para melhor. Ele te alerta sobre seus hábitos, suas atitudes, sua saúde e seus relacionamentos. É importante se manter atento aos sinais do Universo e às mensagens que seus anjos querem te passar, pois tudo coopera para sua evolução como ser humano.

No entanto, é indispensável que você tenha a coragem necessária para dar os primeiros passos. Está na hora de encerrar ciclos dolorosos e abandonar hábitos tóxicos, principalmente aqueles que afetam negativamente a sua saúde.

Aceite as mudanças com esperança

O numeral doze é forte indício de boas mudanças. Se você tem notado a presença dele com frequência, esteja preparado para as novas portas que se abrirão.

É importante que se mantenha otimista e mantenha a chama da esperança acesa. Nem todas as mudanças são aceitas com boa vontade, e nem sempre notamos as oportunidades que estão em nosso caminho. Porém, o número 12 vem para chamar sua atenção para a positividade necessária para seguir adiante.

Deixe o seu lar muito bem arrumado

O número 12 indica que tudo deve ser colocado em seu devido lugar, e isso inclui não só uma reforma interna, mas também uma mudança externa. Esse numeral sinaliza que as coisas devem estar organizadas para o melhor funcionamento das engrenagens da vida, tendo forte conexão com os relacionamentos familiares.

Se você sente que a sua vida está uma bagunça, é hora de analisar as áreas mais desorganizadas para colocar tudo em ordem. Se algum desentendimento com um familiar tem te causado dor e sofrimento, este é o momento ideal para fazer as pazes ou, ao menos, deixar as coisas claras para poder seguir em frente e aproveitar os novos ciclos.

Use seus talentos para manter-se no caminho certo

Os regidos pelo número 12 costumam ser pessoas de forte intuição e portadoras de fonte inesgotável de criatividade. Geralmente, pessoas que são influenciadas por esse numeral se envolvem ativamente em meios artísticos. A expressão através de diferentes métodos e conceitos é característica notável naqueles que são influenciados por esse número mágico.

Para que não sofra com a sensação de aprisionamento e falta de perspectiva, é crucial que aprenda a incorporar seus talentos em seu dia a dia. Para aqueles regidos pelo número 12, descobrir seus talentos é uma forma de entender sua missão em vida, e cumpri-la representa evoluir espiritualmente.

Outros significados do número 12

O número 12 em azulejo branco e decorado, utilizado para numerar casas.

O número 12 possui significados poderosos e uma magia desafiadora. As interpretações desse numeral podem ser diversas, e a representação dele em sua vida pode surgir de diferentes formas. Leia agora sobre a influência desse número em anos, dia do nascimento e muito mais!

Significado do número 12 em anos

O zodíaco contém 12 casas, assim como os signos dos zodíacos, que são em 12. Estes, separados em trios, formam grupos elementares e se estendem por todo ano, que possui 12 meses.

No calendário chinês, o número 12 também é utilizado como base, sendo formado por 12 animais, com cada animal representando um ano, totalizando um ciclo de 12 anos.

Para os chineses, o ano 12 representa o encerramento de um ciclo, representado pela figura de um rato. Nesse caso, a vida também pode ser encarada em ciclos de 12 anos, para podermos mensurar quando é tempo de começar e quando é tempo de encerrar tudo aquilo que começamos.

A vida, fluída como um rio, conta com pontos exatos de energia para podermos nos conectar com o Universo.

Significado de nascer no dia 12

O dia do nascimento, segundo a numerologia, traz aspectos claros da personalidade, o que também ocorre com aqueles regidos pelo número 12. Os nascidos no dia desse numeral possuem o dom da comunicação, se expressam bem e acumulam amigos por onde passam. Além disso, possuem o dom da argumentação e persuasão, com capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor com sua criatividade.

Porém, nem tudo são flores. Aqueles nascidos no dia 12 costumam ter maior propensão para depressão, por sofrerem forte influência sentimental. Também são inconstantes e tendem a fazer papel de vítima durante as discussões.

Coincidências que envolvem o número 12

O número 12 pode se representar de diferentes formas, em uma soma ou resultado de uma divisão, por exemplo. Ele também pode surgir durante uma leitura ou em uma numeração de casa, rua, placa de veículo e muito mais. Se você tem visto este número com frequência, saiba que não se trata e uma mera coincidência.

Toda aparição do número 12, direta ou indiretamente, representa uma mensagem oculta do mundo celestial, um alerta ou recado do Universo e do Divino para você. É importante saber interpretar esses sinais para entender o que eles querem te dizer.

Veja também artigos sobre o significado de outros números!

Nesse artigo foram apresentados os diferentes significados do número 12. Mas que tal se aprofundar mais detalhadamente nas simbologias dos números 2, 3, 4 e assim por diante? Não deixe de conferir os artigos abaixo caso tenha interesse em descobrir as particularidades de cada um deles.

• Significado 1
• Significado 13
• Significado 2
• Significado 14
• Significado 3
• Significado 15
• Significado 4
• Significado 16
• Significado 5
• Significado 17
• Significado 6
• Significado 18
• Significado 7
• Significado 19
• Significado 8
• Significado 20
• Significado 9
• Significado 21
Significado 11
• Significado 22
• Significado 10
• Significado 23

O número 12 está por toda parte!

Caixa de correio com número 12 gravado em branco.

O número 12 está em toda a parte e podemos encontrá-lo em toda a história da humanidade: na távola redonda que contava com 12 cavaleiros; na coroa do rei da Inglaterra, com 12 pedras preciosas que representa as 12 virtudes de um rei; nas notas musicais, que totalizam 12 notas, e em diversos outros lugares.

Esse número repleto de poder e magia significa encerramento de ciclo e uma nova chance para recomeçar. É um alerta para encontrar seus talentos, reconhecer seus dons e viver sua vida de forma plena, sendo uma maneira que forças superiores encontraram de se comunicar com você.

Agora que sabe o que o número 12 significa, não deixe que a mensagem dos anjos para você passe batido. Atente-se ao final de cada ciclo para poder seguir uma vida com sincronia e tranquilidade, confie na sua intuição e se permita conhecer seus talentos.

Autor deste artigo

Autora publicada com a obra "Asfixia: A História de Assassino", Munyke Melo é apaixonada por escrita criativa e persuasiva. Especialista em Marketing de Conteúdo, Copy e SEO, ela concilia sua vida de escritora com criações de blog posts e afins.

Palavras-chave relacionadas


números

Artigos relacionados


Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Você sabe qual o seu número de destino e como ele pode influenciar sua vida? Veja nesse artigo como calculá-lo e o significado de cada um deles. Confira!


Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Sabia que os números no seu carro têm revelações a fazer? Portanto, confira em nosso artigo a numerologia de carros e entenda tudo sobre o assunto!


Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Entenda o significado dos números iguais no seu cotidiano, saiba a mensagem que os anjos tem enviado para você! Confira tudo isso em nosso artigo!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!