Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Você já ouviu falar da numerologia de nome artístico?

Assinaturas com nomes artísticos diferentes

Você já deve ter se perguntado quais os critérios que os artistas consideram na hora de escolher um nome artístico, que, por vezes, pode ser completamente diferente de seu nome de nascimento. Afinal, é a partir desse nome que o artista será reconhecido pelas pessoas e na sua arte.

Para alguns, o marketing ao entorno do nome é suficiente para a escolha, mas existe um mecanismo muito útil na hora dessa decisão, sendo a numerologia. Dependendo da numerologia, um nome pode transmitir diferentes energias e obter sucesso em nichos específicos.

Se você está em busca de um nome perfeito que impulsione sua carreira e transmita aquilo que você deseja, nesse artigo você encontrará tudo o que precisa saber para uma escolha certeira.

Entendendo a numerologia

Números da numerologia em espiral e fundo de galáxia

Segundo a Cabala, ciência oculta ligada ao judaísmo, Deus criou todas as coisas somente com palavras. Podemos entender a partir disso a força que as palavras possuem.

Em algumas crenças dentro do paganismo, os membros adotam nomes diferentes ao ingressarem na prática, ocultando assim seu nome de nascimento, pois acreditam que a partir do nome é possível exercer controle e manipulação de determinada pessoa, tornando-a suscetível e desprotegida.

São muitos os segredos que nosso nome guarda e para poder entender melhor, compreendemos a seguir o que é o estudo da numerologia, como ela exerce influência e veremos alguns exemplos de famosos que mudaram seus nomes de acordo com ela.

O que é a numerologia?

A numerologia é o estudo das energias e padrões vibracionais a partir dos números. Atualmente, a numerologia é uma mescla dos estudos de diferentes mestres e culturas, destacando Pitágoras, grande nome da filosofia e matemática da Grécia; a Cabala e o Gnosticismo, vertentes cristãs do misticismo e ocultismo.

Pitágoras, em suas pesquisas de astronomia, música e matemática, foi o primeiro a relacionar os planetas com sua vibração numérica. Ele percebeu que as palavras também vibravam nas frequências dos números e estabeleceu, assim, a correlação destas com a harmonia do universo.

Gunter Berghaus descreve essa harmonia, chamada de "arche", como um princípio unificador que estava na raiz de todas as coisas e constituía a causa original do Ser. Dessa forma, os pitagóricos acreditavam que todas as coisas são mensuráveis numericamente e se relacionam entre si em proporções numéricas harmônicas.

Para os primeiros matemáticos, a numerologia era uma ciência popular, principalmente entre os seguidores de Pitágoras. Porém, atualmente, é tida como uma pseudociência, correlacionada ao misticismo e esoterismo, assim como a astrologia e outras práticas de adivinhação.

Em quais campos a numerologia tem influência?

Para Pitágoras, todos os elementos do Universo eram mensuráveis e se relacionavam entre si em proporções numéricas, e podemos ver isso na música, na arte, na botânica, na química e em tantas, senão em todas, as áreas. Porém, atualmente, os campos mais explorados da numerologia são:

- Numerologia do nome: cada letra é somada segundo a tabela de Pitágoras até que o número-chave seja encontrado e a partir dele podemos compreender as energias que carregamos conosco, nossa personalidade, nossas expressões internas e externas e se aplica a nomes próprios, artísticos, de empresa e de ruas;

- Numerologia kármica: neste estudo, um numerólogo poderá entender sobre as vidas passadas e questões que podemos possuir por conta delas e encaminhar para resoluções e caminhos;

- Mapa numerológico: a partir da data de nascimento é possível chegar ao número-chave e estudar aspectos de comportamento, relações pessoais e realizações. Pode ser calculado para pessoas, empresas, datas comemorativas, datas importantes, anos, entre outras;

- Números da sorte: neste estudo, leva-se em conta o signo da pessoa para o cálculo dos números da sorte específicos, podendo ser utilizados em jogos, apostas, dias, entre outros;

- Portais do conhecimento: de acordo com este estudo, devemos passar pelos 9 portais do conhecimento durante nossa existência e extrair deles a bagagem para a evolução pessoal, e a partir do cálculo podemos entender em quais estamos passando no momento para compreender os desafios.

O que é a numerologia do nome?

Para a numerologia, o nome pessoal é importantíssimo e pode explanar sobre inúmeras questões, desde a personalidade até a maneira como os outros te enxergam.

Ter entendimento sobre esses aspectos é valoroso para o autoconhecimento, dado que o nome de uma pessoa a representa no mundo em que vivemos e carrega uma energia singular com seus pontos positivos e negativos. Compreender essas tendências pode ajudar a evoluir enquanto pessoa.

Quando falamos de nome artístico, entender a numerologia de um novo nome que irá te representar é extremamente importante. Afinal de contas, você já possui uma personalidade proveniente do nome de nascimento, e um novo nome não irá substituir, mas sim acrescentar.

Por isso, é interessante saber quais os pontos frágeis do seu nome pessoal e resolvê-los no artístico, ou até mesmo evidenciar traços como comunicação, popularidade, sucesso, prosperidade.

Quais famosos mudaram o nome por causa da numerologia?

Alguns famosos que escolheram seus nomes artísticos considerando a numerologia:

- Paolla Oliveira: acrescentou um L ao primeiro nome
- Silvio Santos: se chama Senor Abravanel
- Xuxa: se chama Maria da Graça Meneghel
- Anitta: se chama Larissa de Macedo Machado
- Alicia Keys: se chama Alicia Augello Cook
- Chay Suede: se chama Roobertchay Domingues da Rocha Filho

Interessante ver que alguns artistas mudaram tão drasticamente seus nomes que nem sequer tínhamos conhecimento de seus nomes originais. Enquanto outros simplesmente alteraram algumas letras ou mudaram sobrenomes para obter uma vibração mais assertiva de acordo com seus objetivos.

Entendendo a numerologia de nomes

Números da numerologia com roda do zodíaco ao fundo

Agora que entendemos alguns dados históricos, como funciona a numerologia e vimos alguns famosos adeptos a ela, vamos detalhar um pouco mais como as leituras podem extrair as informações que precisamos e como colocar as vibrações a nosso favor.

São muitas as leituras que podemos fazer de um mesmo nome, e essas informações unidas são chamadas de Mapa Numerológico. Mas vamos gradualmente, para entendermos certinho como cada elemento é importante no cálculo completo.

Abaixo veremos sobre a numerologia dos nomes isolados e o que eles representam quando se trata de nomes de bebê, profissional e artístico.

Numerologia do primeiro nome

Cada um dos nossos nomes possui um valor numérico e uma energia específica. Quando queremos nos referir a alguém ou vamos nos apresentar, dizemos somente o primeiro nome e assim somos identificados de cara. É como se fosse nosso cartão de visita, a primeira impressão.

Nosso nome possui um som, e o som é vibração. O primeiro nome tende a possuir um som rápido, instantâneo. Quando alguém nos chama, evoca nossa personalidade ligada à alma, aos desejos individuais, é o nosso mantra.

O primeiro nome é chamado de chave, vai dizer qual é sua maneira de levar a vida, aspectos de personalidade, potencial profissional e aptidões. A primeira letra do seu nome é a chamada pedra fundamental, é a sua reação imediata, a primeira vogal dita sobre o sucesso e a última letra fala sobre você na velhice.

Numerologia do nome completo

Na numerologia, o primeiro nome é a alma, e vimos anteriormente o quanto pode nos revelar sobre nós mesmos, nossa individualidade e desejos. Para quem possui um segundo nome, este é ligado à mente e à expressão da alma.

O terceiro, ou os sobrenomes, são aqueles nomes que herdamos da família, ligados ao corpo físico e à ancestralidade. Quando você possui dois ou mais sobrenomes, geralmente irá escolher e assinar com só um deles, abreviando ou omitindo o outro.

Isso se dá porque os sobrenomes que carregamos têm relação direta aos grupos familiares que pertencemos, e aquele que adotamos é o grupo que mais sentimos conexão e geralmente é de onde herdamos a maior carga genética.

A partir do cálculo do nome completo, temos o que chamamos de Número de Síntese, ou expressão, e transmite nosso propósito de vida, assim como habilidades e conhecimentos que trazemos de outras vidas. Esse número mostrará características construtivas, negativas e destrutivas, o que para nosso autoconhecimento é muito precioso.

Numerologia do nome do bebê

Os números e suas diversas combinações são neutras, todos carregam seus pontos fortes e fracos, não ditam um destino imutável para ninguém, somente esclarecem tendências. No entanto, existem combinações que são mais harmônicas, e isso, sim, pode ser pensado pelos pais que estão decidindo nomes para seus filhos.

Para obter uma combinação harmônica, deve-se considerar o sobrenome e o primeiro nome em separado. E mesmo que o nome já esteja escolhido, é possível ainda alterar a grafia ou letras, mantendo a sonoridade e melhorando a vibração.

Numerologia do nome profissional

O nome que define sua trajetória, missão de vida e personalidade é o que você recebe no nascimento, e está em sua certidão de nascimento. Mudar o nome não irá alterar essa vibração, mas usar a numerologia para a escolha de um nome profissional poderá ajudar a direcionar a energia para aquela área em que deseja obter sucesso.

O que mais é usado nesses casos é alterar a grafia sem mudar a fonética, adicionando letras ou até mesmo acentos, ou então mudar o sobrenome, ou o primeiro nome.

Lembrando que quando se altera algo no nome, a vibração também é alterada. Tem que estar atento para que o nome escolhido não seja conflitante com o nome natal, mas sim que evidencie qualidades e aptidões. Alterar o nome é como mudar de roupa, o corpo permanece o mesmo, o que muda é como você é visto, como se expressa e o que sugere.

Por isso, não devemos forçar entrar em uma roupa que não seja confortável, tampouco trocar por uma que engesse os movimentos. Sempre buscamos por roupas que acentuem nossos atributos e que sejam confortáveis para podermos nos expressar livremente. Assim também deve ser o nome profissional.

Numerologia do nome artístico

A arte é, diferente das demais profissões, um nicho no qual habita o ousado, o diferente, o atrativo. Por ser de natureza comunicativa, o artista está à frente de tendências, da moda, é na maioria das vezes influenciador e extremamente exposto, pois disso depende seu trabalho.

Geralmente, os artistas são quem mais buscam pelo nome profissional, algo que transmita a ousadia ou autenticidade, e que permita que seja lembrado facilmente, um nome que fique na cabeça das pessoas e que tenha uma vibração de sucesso.

Para isso, a numerologia pode ajudar a acentuar as qualidades que o artista deseja, favorecer o sucesso e a imagem que o público terá.

Como calcular a numerologia do nome?

Nomes gerados pela numerologia

Na numerologia do nome, as vibrações de cada letra presente em seu nome são calculadas segundo a tabela de Pitágoras, na qual cada letra tem sua relação numérica. A partir dessa relação, cada leitura específica poderá compreender diferentes aspectos presentes no nome.

Por exemplo, vimos que o nome completo é chamado de Número Síntese, que vai ser um número diferente do que irá formar com somente as vogais ou somente as consoantes. Cada combinação dessa vai gerar um número específico e uma leitura específica da personalidade.

Qual nome usar para fazer o cálculo?

Mesmo que sua intenção seja encontrar um nome artístico, o cálculo deve ser feito primeiro com o nome que consta na sua certidão de nascimento, mesmo que você não o use ou possua um nome social.

É importante observar isso, pois o nome com o qual você é batizado gera um Mapa Numerológico e assim como o Mapa Astral, não pode ser alterado. Podemos mudar a roupa e a maneira como nos expressamos, mas o corpo - a essência, vai continuar sendo aquela original.

Tabela Pitagórica

Para fazer o cálculo e entender qual o número que cada letra é equivalente, usamos a Tabela Pitagórica, ilustrada abaixo. Escreva seu nome completo, como na certidão de nascimento, em letras maiúsculas e depois, abaixo de cada letra, o número que ela representa na tabela.

Para fazer a leitura dos três aspectos da personalidade, primeiro somamos apenas as vogais, depois somente as consoantes e então o nome completo. Por exemplo:

M A R I A J O S E
4 1 9 9 1 1 6 1 5

Vogais: 1 + 9 + 1 + 6 + 5 = 22
Consoantes: 4 + 9 + 1 + 1 = 15 = 1 + 5 = 6
Completo: 22 + 6 = 28 = 2 + 8 = 10 = 1

A soma deverá ser reduzida a apenas um número, de 1 a 9, a menos que a soma chegue em 11 ou 22, são considerados números mestres que, nesse caso, não devem ser reduzidos.

Cálculo da numerologia do nome usando as vogais

A soma das vogais te dará um número que irá representar o Interior, ou Motivação, e exprime nossos desejos mais profundos, o lado emocional da personalidade, além de também indicar conhecimentos acumulados de outras vidas. Mostra aquilo que você quer realizar, materializar e as esperanças, anseios.

Cálculo da numerologia do nome usando as consoantes

A soma das consoantes te dará um número que irá representar o Exterior, ou Impressão, e demonstra como as pessoas te veem. É aquele sentimento que você transmite na primeira impressão, assim que alguém te conhece e que marca a sua presença.

Também indica como você recebe e responde a estímulos exteriores e como lida com o mundo prático e material.

Cálculo da numerologia do nome usando o nome completo

A soma de todas as letras te dará um número que vai te dar a Síntese, ou Expressão, que vai mostrar o que é, de fato, a sua personalidade, como você se insere na sociedade, a junção do interior com o exterior. São os valores cultivados pela personalidade, e como você os coloca em prática em sua vida.

Mapa da numerologia do nome

Esses três aspectos podem ser interpretados separadamente, mas eles possuem uma leitura muito mais ampla quando combinados e interpretados juntos, mostrando aspectos que, separados, poderiam não apontar. É como o Mapa Astral, você pode ler o horóscopo do signo de sol, mas ele não dará tantos detalhes quanto se lesse os aspectos combinados.

Além desses três aspectos, um Mapa Numerológico pode detalhar vários outros assuntos, como as lições existenciais, desafios, o instinto, os talentos, a hereditariedade, as realizações da alma e nosso legado. Sim, tudo isso pode ser visto somente nas letras de nosso nome e na data de nascimento.

Significado energético da numerologia do nome

Números da numerologia com diferentes símbolos

Agora que você já possui os três números-base de sua personalidade, pode ver abaixo as principais características de cada um. Confira logo abaixo!

Número 1

Interior: você é, literalmente, o número 1. É um líder nato, tem atitude para correr atrás daquilo que deseja, não se deixa parar por ninguém e tende a querer comandar tudo;

Exterior: por conta do senso de individualidade e liderança, pode transparecer ser egocêntrico e por vezes arrogante. Mas se entender essa tendência, pode ser alguém com quem os outros se aconselham e pedem direcionamento;

Síntese: uma pessoa que ama estar à frente das pessoas, direcionando e representando. Sendo alguém muito enérgico e corajoso.

Número 2

Interior: é uma pessoa extremamente sensível e empática, prioriza sempre o outro, gosta de harmonizar os ambientes, de transmitir boas energias e é um excelente ouvinte;

Exterior: receptiva e diplomática, porém dependente emocionalmente. Multiplica a energia do ambiente: se possui uma energia negativa, irá potencializar, assim como se possui energia positiva;

Síntese: é uma pessoa colaborativa e altruísta, sempre irá prezar pelo bem-estar, muito adaptável e atenciosa.

Número 3

Interior: é uma pessoa comunicativa e criativa, possui a mente fértil com um temperamento alegre e otimista;

Exterior: é alguém de convivência leve e divertida, se dá bem com todo mundo, mas por ter uma comunicação expansiva, pode falar demais ou ser interpretado como um exibido;

Síntese: nunca vai desistir fácil daquilo que deseja, pois tem uma visão otimista da vida e sabe levá-la com alegria.

Número 4

Interior: uma pessoa muito decidida, introspectiva e exigente consigo mesma, é perseverante em tudo aquilo que se propõe a fazer e extremamente leal;

Exterior: pode passar uma imagem de frieza ou muita seriedade, transmitem confiança e segurança;

Síntese: pode ser muito autocrítica, ter dificuldade em demonstrar os sentimentos por conta da introspecção, porém, cultiva valores como honestidade, lealdade e equilíbrio.

Número 5

Interior: espírito de liberdade e ousadia, é revolucionário e inovador. Gosta de mudanças e de aventuras;

Exterior: pode transmitir inconstância, superficialidade e falta de comprometimento, mas é divertido e envolvente, rebelde e provocativo;

Síntese: é livre e gosta de estar sempre experimentando coisas novas, mas pode ter certa dificuldade em concluir o que começa, ou mudar demais de caminhos durante a vida.

Número 6

Interior: uma pessoa emotiva e cuidadosa, é protetora e possui um coração enorme, valoriza muito as pessoas ao seu redor;

Exterior: transmite conforto, hospitalidade e carinho, mas pode ser ciumenta e querer tudo do seu jeito, com possessividade;

Síntese: uma pessoa afetuosa e amorosa, possui uma energia maternal/paternal.

Número 7

Interior: é alguém muito espiritual, místico, profundo e adora acumular conhecimentos e sabedoria;

Exterior: pode ser considerado alguém individualista e frio, mas muito inteligente e peculiar. Pode ter dificuldade em se expressar;

Síntese: é introspectivo ao extremo, gosta de privacidade e de silêncio, tem o intelecto e a espiritualidade muito desenvolvidos.

Número 8

Interior: muito ligado à materialidade, é concreto e justo, mas também muito sensível e visionário;

Exterior: são pessoas decididas e práticas, podem ser rudes mesmo sem intencionar isso;

Síntese: é uma pessoa ambiciosa e verdadeira, muito justa e próspera.

Número 9

Interior: uma pessoa generosa, possui a energia do amor incondicional, é muito benevolente e empática;

Exterior: tem um coração muito bondoso, atrai o amor de todos à sua volta, mas pode ter tendência a pensar tanto nos outros que esquece de si;

Síntese: pessoa pura de coração, humanitária e romântica, compreensiva e sentimental, capaz de amar sem medida aqueles em sua volta.

Número 11

Interior: é uma pessoa altamente sensível e intuitiva, está a frente de seu tempo;

Exterior: pode ser alguém difícil de compreender, são misteriosas e são geralmente vistas como inspiração;

Síntese: possui todos os atributos do número 2 somados à espiritualidade e sensibilidade desenvolvidas.

Número 22

Interior: é alguém destinado a grandes feitos, geralmente são muito sensíveis e se dedicam às causas sociais;

Exterior: é vista como sábia e como líder, altamente espiritual e futurista;

Síntese: possui todos os atributos do número 4 somados ao altruísmo e à genialidade, é um líder espiritual e benevolente.

Confira também o significado de outros tipos de numerologias!

Neste artigo você conseguiu compreender um pouco mais sobre a numerologia do nome artístico. Mas que tal se aprofundar em outros tipos de numerologias? Veja nos artigos abaixo!

Numerologia do ano pessoal: como calcular, significado e mais!

https://sonhoastral.com/articles/2660

Já ouviu falar da numerologia do ano pessoal? A partir do seu número, você pode saber a energia que predomina o seu ano. Descubra o seu neste artigo.

Numerologia da data de nascimento: Significados, como calcular, aspectos e mais!

https://sonhoastral.com/articles/3918

Sabia que a sua data de nascimento pode trazer aspectos sobre sua personalidade à tona? Confira de forma detalhada em nosso artigo!

Numerologia do casal: Significados, compatibilidade e muito mais!

https://sonhoastral.com/articles/3089

Confira nosso artigo para saber o número do seu relacionamento e conheça as características que a numerologia do casal apresenta para você e seu par!

Entender a numerologia do nome artístico pode auxiliar na sua vida?

Papéis coloridos com diferentes nomes artísticos

Devido ao poder que as palavras possuem, ao escolher um novo nome devemos entender aquilo que nosso nome de batismo já aponta, para que ao adotarmos um nome artístico, nossas qualidades sejam evidenciadas e as fragilidades supridas, assim, termos certeza que estaremos passando a imagem que queremos e não algo distorcido.

Mudar de nome não irá apagar aquilo que o nome de batismo mostra, afinal, é a partir dele que o Mapa Numerológico é feito, alterar o nome não irá mudar a essência do nome original, mas pode, ajudar a atrair o sucesso e o reconhecimento.

Autor deste artigo

Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.

Palavras-chave relacionadas


nomes números

Artigos relacionados


Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Você sabe qual o seu número de destino e como ele pode influenciar sua vida? Veja nesse artigo como calculá-lo e o significado de cada um deles. Confira!


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Sabia que os números no seu carro têm revelações a fazer? Portanto, confira em nosso artigo a numerologia de carros e entenda tudo sobre o assunto!


Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Entenda o significado dos números iguais no seu cotidiano, saiba a mensagem que os anjos tem enviado para você! Confira tudo isso em nosso artigo!


Números repetidos: Nas horas iguais, numerologia, anjos e mais!

Números repetidos: Nas horas iguais, numerologia, anjos e mais!

Você sabia que os números repetidos são uma mensagem para você prestar atenção nas coisas em sua volta? Confira em nosso artigo tudo sobre o assunto!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.