Odu 10 Ofun: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu 10 Ofun: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Você sabia? Odu Ofun indica problemas financeiros à vista ou doenças. Entre aqui e saiba tudo sobre esse signo e quais seus lados positivos.


Qual o significado do Odu 10 Ofun?

Miniaturas de orixás

Odu Ofun é um oráculo de ifá, representado no merindilogun com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. No geral, o significado do Odu 10 está relacionado a problemas ligados a barriga, útero, trompas e ovários, que levam quase sempre a uma cirurgia.

No caso dos homens, o alerta é para a próstata. Durante a consulta, é indicado que o consulente, em conjunto com o jogador do oráculo, levante-se de frente para porta e coloque as mãos na barriga e aponte em direção a saída.

Mas afinal, qual é a história de Odu 10 e qual o seu orixá regente? Essas e outras respostas você vai descobrir agora! Continue lendo o artigo.

Características de Ofun: o Odu número 10

Número 10 pregado em parede de tijolo

Odu Ofun, também conhecida como Ofun Meji, é o décimo ODU no jogo de búzios e o 16º na ordem de chegada do sistema Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em Ifá, é conhecido, pelos fon (jêje), como "FU MEJÍ" ou "OFÚ MEJI". Os nagôs o chamam também de "LÀGIN MEJI". "LÀGUN" significando mistério. "OLOGBÔ" (misterioso e maléfico por haver cometido um incesto "lo"), "OGI OFÚ", por eufonia.

Por outro lado, as pessoas sob influência desse orixá têm o mistério em sua vida, são sinceras, honestas, inteligentes e sabem fazer boas amizades e as conservam por longos anos. São pessoas muitas caladas e envelhecidas interiormente, embora possam parecer jovens algumas vezes, isso devido ao fato de Odu ser o orixá mais velho.

História do Odu 10 Ofun

Odu 10 Ofun representa a grande Mãe e o principio maternal. Ela é a mãe de todos os Odus e também de toda a criação. Dessa forma, ela não tem domínio somente sobre o ar, já que após haver criado, libertou Ejiogbe e passou a dominá-lo também.

Depois de Ejiogbe, Ofun Meji criou os demais Odus, contribuindo na criação do mundo, lugar onde cada Odu criou uma parte e passou a simbolizá-la, sempre sob as ordens e leis estabelecidas por Ofun. Este Odu rege homens e mulheres indiscriminadamente, e as aves e a feitiçaria são provenientes dele.

Suas atribuições são tantas que é impossível enumerá-las, assim como é impossível enumerar tudo o que está sob seu domínio. Para que se tenha uma ideia, pode-se afirmar que sob sua custódia estão todas as coisas que se movem e tudo o que é branco, como por exemplo, os albinos, os cavalos brancos e as pessoas demasiadamente velhas, já que ele é considerado o mais velho por ordem de chegada.

Ofun reclama em seus sacrifícios, tudo em numero de dezesseis. Comanda juntamente com Osa e Irosun, as regras femininas. Este Odu é tão perigoso que a maioria dos adivinhos omite seu nome diante de profanos, preferindo dizer “Hekpa Baba” (Baba, significa papai e Hekpa é uma exclamação que exprime pavor).

Sempre que um adivinho encontra esse signo, costuma dizer: Ló ou Eró, palavras que transmitem, ao mesmo tempo, a ideia de proibição, pecado e mistério. Em seguida, costuma-se soprar três vezes sobre as palmas das mãos, como se elas contivessem um pó. Este procedimento tem por finalidade afastar a negatividade que acompanha Ofun.

Orixá regente

O orixá regente de Odu 10 Ofun é Oxalufã, com influência de Xangô e Oxum. Conhecido como Orixá Babá, divindade da fertilidade, o pai criador do homem e protetor por excelência, Oxalufã é o rei do pano branco, sua manifestação é representada através da luz, da paz, da fé e da razão. Ele é um orixá velho e sábio, possui bom caráter e foi feito pelo Criador antes de todos os orixás.

Oxalufã é celebrado de dezesseis em dezesseis dias. Assim como a maioria dos orixás, ele detesta a violência, as disputas e brigas. Não come sal e nem dendê, além de odiar cores fortes, como vermelho e preto. A ele, pertence os metais e substâncias brancas. Está associado ao ar, e também à água.

Pontos Cardeais do Odu número 10

Odu de número 10 corresponde ao ponto cardeal Sudeste, à carta nº 21 do Tarot (o "MUNDO") e seu valor numérico é o 11. Num geral, essa orixá rege as doenças na cabeça. Entretanto, a sua importância está associada ao fato de ela ser a própria mãe de Ogbé (Ejionilê) e este ser o pai de Ogbé (Ejionile), dessa forma, possuindo os dois sexos e sendo hermafrodita. Ogbé (Ejionilê), em contrapartida, por ser o filho mais velho, reina sobre os demais Odus.

Elemento

Ofun Meji é composto pelo elemento água. Devido à sua associação com um orixá idoso, ele herda as características de paciência e de bondade, sendo capaz de sempre oferecer ajuda àqueles que precisam. Além disso, ele está sempre pronto para apoiar seus filhos, independentemente de qualquer coisa.

Também representa o esforço que evoca, sem obstáculos a serem vencidos ou contornados. Em contrapartida, Ofun não é besta. Ele costuma adotar mecanismos de defesa bastante elaborados a fim de se proteger e impedir que pessoas que desejam abusar da sua boa vontade se aproximem.

Partes do corpo

Odu 10 é um Odu feminino, representado por um ovo onde se grava, à direita, verticalmente, doze pontos em pares superpostos e, à esquerda, quatro traços horizontais superpostos. O ovo representa a própria Ofun Meji, e envolve todos os outros Odus. Ofun Meji é a mãe de Ogbé Meji (Ejionilê), Oyèkú Meji (Ologbon), Iworí Meji e Odi Meji, a vida e a morte, o oculto e o revelado.

Cores

Odu Ofun é representado pelas cores: branco, violeta e azul céu. Branco é a cor a qual o representa e, entre as três, a principal. Embora as outras duas sejam vistas como ''cores secundárias'' também são aceitas e muito importantes.

Pontos Vulneráveis

Ofun é conhecida sobretudo por chamar atenção para o lado da saúde. Ela é um Odu que rege as doenças, dessa forma, é necessário tomar cuidado. Tem como pontos vulneráveis o estômago e a pressão arterial. Portanto, é bom ficar de olho nesses aspectos e evitar possíveis complicações. Sempre que possível, procure ajuda médica ou opte por fazer um check-up.

Proibições

Os filhos que têm influência de Ofun são vedados de tomar vinho e qualquer bebida alcóolica, peneirar farinha, usar roupas vermelhas ou escuras, soprar fogo, quer seja para atiçá-lo ou apagá-lo. Além disso, eles não podem comer carne de porco, ou qualquer alimento oferecido à Dã e à Nana. Os mesmos filhos não podem andar sujos ou em ambientes com excesso de sujeira. No mais, eles devem sempre usar roupas claras ou brancas.

Lendas

Um dia foi marcada uma reunião com todos os orixás, cada um tratou de realizar as oferendas específicas afim que tudo transcorresse muito bem. Orixalá, por sua vez, logo tratou de preparar a sua.

Terminando a feitura da oferenda, entregaram a orixalá panos brancos, a fim de ele fazer um vestuário, e penas de papagaio da costa, para ele colocar em sua cabeça. Assim, feito tudo, chegou o dia da grande reunião em que todos os orixás se apresentaram.

Orixalá apareceu de uma forma tão maravilhosa em suas vestes novas, como se fosse iluminado pelos raios do sol. Todos foram se curvando diante de tamanho brilho da aurora nascente, juraram fidelidade e lhe deram tudo o que possuíam, com a jura de o adorarem para sempre.

Tendências para Odu número 10 Ofun

Ritual de religião de matriz africana

Se você faz parte do time de pessoas que não sabe do que se trata os Odus, há uma boa definição para isso: odu é uma espécie de signo que rege o nascimento de cada pessoa. Sabendo disso, fica fácil entender que, assim como os orixás, os odus são importantes e possuem um papel fundamental na vida de todos os seres.

Dentro dos odus estão os caminhos e as possibilidades que cada um de nós carregará para o resto de nossas vidas. Nesse sentido, odu é o destino possível de cada um. Entretanto, assim como tudo na vida, há sempre o lado positivo e o lado negativo. Pensando nisso, decidimos esclarecer os pontos bons e ruins de ser regido por Odu número 10. Vamos descobrir? Saiba mais abaixo.

Tendências Positivas

Ofun é considerada o Odu da riqueza, prosperidade e da calmaria. Sua parte positiva é muito forte e deve ser cuidada, a fim de preservá-la, e explorar o lado bom do Odun. Assim, pode-se adquirir riqueza, longevidade, aumento de recursos materiais, aumento de energias físicas e espirituais, credibilidade, segurança e sucesso.

Ofun é capaz de trazer semeadura de virtude, posse de objetos valiosos e desenvolvimento profissional. É muito forte e seus nativos são caridosos, humanos e pacientes. Geralmente, eles entendem os problemas das pessoas e assim costumam exercer a liderança de ajuda para quem precisa dele.

Adquirem bens materiais a partir da meia idade, quando se encontram e se realizam espiritualmente, na medida em que se descobrem interiormente.

Tendências negativas

As tendências negativas de Odu Ofun é que este traz aperto financeiro, prejuízo, moléstia, avareza, obsessão em acumular riqueza, traição, desmoralização e perda do respeito público. Os naturais desse Odu são pessoas fadadas a viver muitos e muitos anos. São pessoas teimosas e observadoras. Passam por muitos problemas de saúde, sobretudo nas pernas, no baixo ventre e na barriga.

Quando idosa, a mulher deve tomar cuidado com os seios, pois é possível que tenha que fazer cirurgia. Além disso, as pessoas desse odu não têm sorte no trabalho. Quando sua posição é nos pés, é sinal de grandes doenças e possíveis cirurgias abdominais. Obesidade, problemas de circulação, apoplexia, abortos, extirpação do útero e do ovário e cirurgias abdominais também acompanham os problemas de saúde.

Personalidade do Odu número 10 Ofun

Mulher com guias no pescoço e mão no peito

Assim como os filhos guiados por esse odu, Ofun tem sua própria personalidade. Através disso, é possível relacionar o que há de comum entre o odu e seus regidos.

Se você é uma pessoa muito ranzinza, por exemplo, é possível que seja influência de Ofun. Mas essa não é a única e absoluta personalidade desse odu, há muito mais para conhecer. A seguir, saiba tudo sobre a personalidade de Ofun e descubra se vocês são parecidos!

Sexualidade

Em relação à sexualidade, o sexo oral, sexo anal, a homossexualidade, o sexo grupal, genital, ou com várias penetrações genitais, sexo virtual ou sexo por telefone é considerado perversão para Ifá. Dessa forma, Ifá disse em Òdí Eléju (Òdí Méjì) e Òfún Alááyé (Òfún-Ìrete) que a prática desses atos não é aceitável na humanidade. O sexo deve ser feito somente para procriação. O ato, portanto, deve permanecer inviolável.

Sensibilidade

As pessoas sob influência de Odu Ofun são bem temperamentais, estressadas, bravas, teimosas e ranzinzas, entretanto a maior parte do tempo, por outro lado, são bem sensíveis. No momento em que sofrem traições ou alguém faz algo que as machuquem, elas buscam conforto no colo da Mãe. Embora tenham seus defeitos, são boas pessoas que também precisam de cuidados.

Vícios

As pessoas sob influência de Odu de número 10, num geral, tendem a ter vícios levianos e mundanos. É comum que elas sejam extremamente exageradas quando o assunto é bebidas alcoólicas, ganância e avareza.

Estão dispostos a fazer qualquer coisa por dinheiro ou para o próprio prazer. Algumas atitudes irracionais, como o exagero em bebidas ou alimentos prejudiciais à saúde podem atrair doenças no futuro, correndo o risco de a pessoa precisar passar por uma cirurgia ou levá-la à morte.

Odu 10 em diferentes áreas da vida

Miniaturas de orixás

Agora que você já conhece um pouco da história de Odu Ofun, suas características e personalidade, é justo que entenda como funciona a atuação desse Odu em áreas diferentes da vida, como no amor, por exemplo. Como Ofun costuma guiar seus filhos no âmbito amoroso e profissional? Continue lendo o artigo até o final e descubra!

Odu no Amor

Devido ao seu lado materno e sensível, Ofun costuma ser bastante amorosa quando o assunto é amor. Ela é intensa, carinhosa e se entrega verdadeiramente às suas paixões, todavia, está sempre sofrendo. Já que as expectativas criadas sobre algumas pessoas podem acabar sendo frustradas. Os filhos, por sua vez, seguem o mesmo caminho. São extremamente amorosos e muitas vezes, quebram a cara, e o coração também!

Odu no Trabalho

Geralmente, quando cai Odu ofun para um consolente, este deve ser orientado sobre as diversas perturbações que poderão vir a acontecer e uma delas inclui o lado profissional. O consulente não saberá iniciar, nem concluir seus projetos em qualquer tipo de atividade e, consequentemente, entrará em um estado de irritação e choque e acabará rompendo com sua paz.

Odu 10 na saúde

Em geral, Odu 10 remete a problemas relacionados à saúde. Este signo tem muito envolvimento com doenças, que levam os consulentes, na maioria das vezes, a cirurgias. Normalmente, as principalmente doenças são ligadas ao abdome, como o fígado, intestino e estômago. Já as mulheres, quase sempre perdem a gravidez, passam por um aborto, o que ocasiona histerectomia e correm o risco de vida.

O Odu 10 (Ofun) pode estar relacionado ao problema com finanças?

Várias pessoas com guias no pescoço e mão no peito

A resposta não é muito positiva quando se relaciona Ofun e o lado financeiro. Num geral, as pessoas que estão sob influência de Ofun sofrem com perdas de dinheiro e passam por aperto financeiro. Dessa forma, sim, Odu 10 está relacionado ao problema com finanças.

É recomendável, no entanto, que as pessoas tenham autocontrole e saibam cuidar de seus aportes. Assim, correm menos risco de sofrerem com as consequências. Por outro lado, é indicado que passem a ser menos viciadas, já que os vícios podem fazê-las perder muita coisa, inclusive as mais importantes.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


religiões bem-estar pessoas

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo é algo que fala sobre excessos, tanto na busca por prazer quanto no medo. Quer saber mais sobre isso? Veja o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.