Significado do Odu 11, Owonrin: características, orixá regente e mais!

Significado do Odu 11, Owonrin: características, orixá regente e mais!

No oráculo Yorubá, o Odu 11 corresponde à jogada com onze búzios abertos. Entenda as suas previsões, características e mais!


Qual o significado do Odu nº 11, Owonrin?

Bola de cristal

Owonrin, ou Owanrin Meji, é o décimo primeiro dos dezesseis Odus que compõem o oráculo Yorubá. Na língua Yorubá, “Wó-ri” pode ser traduzido como “virar ou girar a cabeça”, uma metáfora para a morte. Seu significado, nesse sentido, aponta para uma união entre a vida e a morte, representando mutuamente as duas dimensões.

Os Odus fazem parte do sistema de adivinhação da cultura Yorubá conhecido como Ifá. Trata-se do oráculo mais importante para essa cultura, baseado nos textos sagrados do Odu Ifá.

Esse oráculo é realizado através do tabuleiro de búzios pelos Babalaôs, responsáveis pelo culto de Ifá. Muitas religiões de matriz africana em diferentes partes do mundo trabalham com esse sistema de adivinhação, inclusive no Brasil.

Cada Odu é identificado com o número de búzios que, caindo com a fenda natural virada para baixo, for considerado aberto. Owonrin, portanto, é o destino que responde a onze búzios abertos e cinco búzios fechados. Neste artigo discutiremos as características deste Odu, e o que a tirada dele representa para sua vida.

Características do Odu 11

Chama de fogo em fundo preto

Se o Odu 11 foi aberto para você durante uma previsão ou se você é filho deste Odu é muito importante que você conheça as suas principais características e significados para compreender os caminhos do seu destino. A seguir, apresentaremos todos os elementos mais importantes para o entendimento de Owonrin.

História

Os Odus de nascimento funcionam de maneira similar aos nossos signos do zodíaco. Trata-se de uma marca, de um sinal que nasce com você e que traz consigo todo o carma das ações boas e más feitas em suas vidas passadas.

Ao nascer, você nasce com a marca de um dos dezesseis principais Odus que será responsável pelo traço do seu caminho no mundo, além das suas características pessoais e comportamentos.

Os orixás não têm o poder de alterar o destino e a vida de seus filhos, eles apenas liberam energia para que você cumpra seu destino dentro do caminho que você já está inserido. Em síntese, o Odu é a representação da sua vida como um todo: destino, carma, personalidade, sentimentos, doenças e existência.

Se você escolher caminhos diferentes daqueles previstos por seu Odu, é comum que se diga que você está com o Odu negativo, o que trará para você uma sensação de desconforto e não-pertencimento, justamente pelo desvio que você optou fazer.

Todos os Odus possuem uma dimensão boa e uma dimensão má. O décimo primeiro Odu, Owonrin, representa a benção e a ansiedade. O destino das pessoas regidas por esse Odu é marcado pela fortuna, pelas conquistas e pela riqueza.

Contudo, existe também uma dimensão muito nociva marcada pela pressa e ansiedade, capaz de afetar até mesmo seu tempo na Terra.

Orixá regente

O décimo primeiro Odu é regido por quatro diferentes orixás: Iansã (Oiá), a orixá do fogo, dos ventos e dos raios; Ogum, o orixá da guerra, do ferro e da agricultura; Oxóssi, o orixá da caça, dos animais e das florestas; e Exu, o orixá da linguagem. Dentre todos esses orixás, Iansã e Exu são os orixás correspondentes mais próximos de Owonrin.

Pontos Cardeais, planetas e dias da semana

O Odu 11 equivale aos pontos cardeais oeste (O) e sudoeste (SO). Além disso, Owonrin tem Urano como correspondência planetária, um planeta que está associado ao comportamento rebelde, às revoluções e às alterações súbitas: a ansiedade por mudanças e inovações são características que os aproximam.

Owonrin rege os domingos. Ademais, recomenda-se que no décimo primeiro dia de todo mês seja feito algum agradecimento para este Odu.

Elemento

Na simbologia Odu, tudo que existe na Terra é formado por quatro elementos: água, fogo, terra e ar. A simbologia do Odu 11, Owonrin, é daquele que possui a cabeça na terra e os pés no fogo.

Há uma predominância, portanto, do elemento terra sobre o elemento fogo nesse Odu. Essa predominância está associada às virtudes de proteção, ajuda, admissão e aceitação.

Partes do corpo

O Odu 11 atua principalmente em três partes do corpo: no coração, nas artérias e nos olhos. O coração simboliza a coragem e o espírito de luta dos seus filhos que, em razão da sua iniciativa e disposição, tendem a se afastar da fé religiosa.

Os olhos, nesse caso, manifestam os aspectos materiais, sedutores e atraentes ligados aos filhos de Owonrin. São pessoas que dão muita importância para a aparência e gozam dos prazeres que a vida pode fornecer.

Em ambos os casos, essas partes do corpo precisam de atenção redobrada, pois a vida voluptuosa que o Odu 11 prevê pode acarretar em problemas de saúde que atingem diretamente o sistema cardiovascular a visão.

Cores e números propícios

O Odu 11 é um signo muito ligado às dimensões materiais da existência humana. Seu vínculo com a riqueza e com a prosperidade financeira é representado pela cor dourada. Além disso, Owonrin também é conhecido por ser o Odu da sexualidade e da sedução. Sua dimensão voluptuosa é representada pelas cores quentes, como vermelho, laranja, amarelo e bordô.

Os números propícios do Odu 11 são: 09, 13, 29, 45, 61, 77 e 93. Dentre todos esses, seu valor numérico principal é o número 13.

Pontos vulneráveis

Os pontos vulneráveis daqueles que sofrem a influência do Odu 11 são a garganta, o sistema reprodutor e o sistema digestivo. Esses pontos vulneráveis são decorrência das propensões negativas mais comuns de seus filhos.

Por serem pessoas materialistas, apegadas ao luxo e ao conforto, é comum que os órgãos ligados ao seu sustento (como estômago e intestinos) sofram uma sobrecarga energética e se tornem suscetíveis a desenvolver doenças como tumores e dores abdominais constantes.

O comportamento sexual de quem é regido pelo Odu 11 também afeta negativamente os órgãos ligados ao sistema reprodutor, por conta da sua voluptuosidade pronunciada e apego à dimensão carnal do amor e dos seus relacionamentos.

Proibições

As quizilas são elementos que não possuem uma energia favorável a determinado orixá ou Odu. Por influenciarem negativamente na vida dessas divindades, eles também afetam negativamente a vida de seus respectivos filhos. As quizilas podem se estender da alimentação até o vestuário e também pode envolver filhos de outros orixás.

Os filhos do Odu 11 devem evitar o uso de roupas coloridas e estampadas. Devem evitar também o uso e a posse de objetos que também tenham mais de duas cores.

Quanto à alimentação, é necessário que evitem a ingestão de pipoca, milho e carne de galinha d’angola. Tomar banho de mar e praticar relações sexuais com filhos de Omolu também podem afetar negativamente a sua vida.

Se Owonrin for o seu Odu, é importante que você conheça algumas recomendações importantes para estar em harmonia com seu regente. Em primeiro lugar, dê preferência ao uso de roupas monocromáticas ou bicolores, no máximo. Opte sempre por usar perfumes mais fortes e faça rituais periódicos de defumação com incenso de Java.

Em segundo lugar, é aconselhável que os filhos do Odu 11 tenham uma goiabeira no quintal de casa. Junto ao pé, deve-se enterrar uma ferramenta de Ossain (o orixá das ervas e folhas sagradas).

Lendas

Existem muitas versões das lendas de origem dos Odus. Uma das mais conhecidas conta que Ifá era uma entidade incapaz de falar até mesmo de sua juventude, quando seu pai, aconselhado pelos sacerdotes, acertou-o com um bastão em sua cabeça. Devido ao impacto, Ifá começou a falar dezesseis palavras e cada uma dessas palavras correspondia a um Odu principal.

De acordo com os textos sagrados de Odu Ifá, o Odu 11 é um Odu feminino, noturno, entrante, frio e seco. Owonrin foi gerada a partir de um pano preto, vermelho e branco, água, cachaça e mel, em uma encruzilhada de quatro vias.

Owonrin é o assistente direto de Ejonile (a vida) durante o dia, e de Ologbon (a morte) durante a noite. É por isso que se atribui ao Odu 11 o conhecimento dos segredos da vida e da morte.

Tendências dos filhos do Odu 11

Mulher de costas e braços abertos

Observando a simbologia do Odu 11, há uma semelhança muito grande com uma taça em pé com a sua boca aberta para o alto pronta para ser preenchida com todas as bênçãos que o mundo pode oferecer.

No entanto, as tendências de Owonrin podem tanto ser favoráveis quanto desfavoráveis para aqueles que são regidos por ele. Veja a seguir as principais tendências.

Tendências positivas

Os filhos do Odu 11 são atraentes, excessivos em tudo o que fazem, têm o sucesso assegurado em todas as suas realizações e em tudo que se propõem a fazer com dedicação e vontade. Não existem desafios que não possam ser superados por eles.

São pessoas totalmente otimistas e de alto astral, não toleram pessimismo perto delas e nenhuma atitude covarde e medrosa. Eles se jogam por inteiro em todas as situações e em todas as circunstâncias.

São pessoas que tendem a desenvolver nobreza em suas atitudes e a terem uma vida bem sucedida no trabalho e no amor.

Tendências negativas

Por serem pessoas muito abençoadas, os filhos do Odu 11 geralmente têm uma vida curta. São muito suscetíveis a sofrerem acidentes fatais, morte súbita ou prematura, além de doenças envolvendo a visão e problemas cardiovasculares, tais como infartos, hipertensão e tumores.

Aqueles regidos por Owonrin também podem adquirir um comportamento hipócrita e dissimulado, ficando vulneráveis a possessões espirituais e a solidão.

Personalidade dos filhos do Odu 11

Casal abraçado na cama

O temperamento dos filhos de Odu 11 é predominantemente melancólico, marcado por traços de caráter hiperativo, acolhedor, impulsivo, atraente, excessivo e masculinizado. Conheça agora a personalidade predominante das pessoas regidas por Owonrin nas dimensões da sexualidade, da sensibilidade e dos vícios.

Sexualidade

Ao lado do Odu Okaran, Owonrin é um dos dois Odus responsáveis pela sexualidade. Enquanto o primeiro é associado aos aspectos sedutores da paixão, o Odu 11 é associado à virilidade e intenso vigor sexual.

Tratam-se de pessoas que colocam o sexo como um elemento de extrema importância nos relacionamentos, e muitas vezes podem colocá-lo acima de todo o resto. Seu comportamento é extremamente volúvel, colocando os desejos carnais e o prazer como prioridade em suas vidas.

Sensibilidade

Aqueles que têm o Odu 11 como o Odu de nascimento são pessoas com bastante empatia e preocupação com o próximo. Seu bom coração atrai muitas amizades sinceras e admiradores.

No entanto, sua bondade e generosidade podem te tornar uma pessoa com grandes dificuldades em negar ajuda para qualquer um que peça auxílio. Esse comportamento pode te transformar em um alvo fácil para pessoas mal-intencionadas.

Um dos seus maiores desafios será lidar com sua sensibilidade emocional, especialmente porque você é uma pessoa que teme ser considerado um ingrato ou traidor.

Vícios

As pessoas que estão sob a influência do Odu 11 são muito suscetíveis aos vícios, especialmente o alcoolismo. A ingestão de bebidas alcoólicas por seus filhos deve ser feita com muita moderação, caso contrário isso poderá prejudicar o seu desenvolvimento e até mesmo levá-los para outros vícios em drogas.

O Odu 11 em diferentes áreas da vida

Ilustração de mãos aplaudindo e fazendo sinal de positivo

Os filhos de Owonrin possuem um destino específico nas áreas do amor, do trabalho e da saúde. Conhecer as características do Odu 11 em diferentes áreas da vida é muito importante para aqueles que sofrem sua influência. Veja a seguir as possíveis manifestações deste Odu em sua vida.

Amor

No amor, os filhos do Odu 11 são generosos e dignos, sabendo impor de forma doce e gentil limites para a relação a dois, que geralmente são aceitos pelo seu companheiro com gratidão.

Além disso, aqueles que têm Owonrin em seu destino são pessoas extremamente fiéis em seus relacionamentos, portanto, exigem o mesmo nível de fidelidade e dedicação de seus parceiros.

Trabalho

De modo geral, os filhos do Odu 11 são pessoas materialistas e bastante centradas nas conquistas materiais e na ostentação. Eles gostam do que é bom, do que é caro e do que é raro. São apaixonados por bens luxuosos e não poupam esforços no trabalho para conquistar esse conforto.

No trabalho, Owonrin intercede nas relações de seus filhos, deixando-os cercados de bajuladores que os admiram e não dispensam elogios sinceros, alimentando sua vaidade que tanto adoram. Em suma, são pessoas dedicadas à reputação, a subir na vida e a conquistar fama e fortuna.

As profissões mais comuns para os filhos do Odu 11 são ministros, presidentes de organizações, representantes comerciais, escritores, embaixadores e outros cargos de relevância no setor financeiro.

Saúde

O sucesso dos filhos do Odu 11 nos negócios e no amor são balanceados pelos problemas na saúde. De modo geral, a ansiedade é o elemento mais nocivo para seus filhos, que pode se refletir em um curto período de vida na Terra.

A saúde é constantemente ameaçada por doenças súbitas que comprometem o sistema cardiovascular, o sistema digestivo e a visão. Mazelas associadas aos excessos podem acometer muitos filhos de Owonrin, como hipertensão, inchaço dos órgãos e alcoolismo.

Conhecer o significado do seu Odu pode ajudar no autoconhecimento?

Pessoa meditando

Existe uma maneira muito simples para saber se o Odu 11 é seu Odu de cabeça. Basta somar todos os números da sua data de nascimento até que resulte em um número menor que 16.

Por exemplo: (24/07/1996) 2+4+0+7+1+9+9+6 = 38 = 3+8 = 11.

Caso o resultado seja 11, você saberá que Owonrin é seu Odu de nascimento. A partir daí, seu processo de autoconhecimento deve se orientar para os caminhos abertos pelo Odu. Essa orientação inclui um cuidado com a ansiedade e a pressa, pois na mesma velocidade que você conquistará muitas riquezas na terra você também poderá comprometer o seu tempo de vida através dos vícios e dos excessos.

Autor deste artigo

Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


búzios

Artigos relacionados


Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

O jogo de búzios é o oráculo das religiões africanas que pode revelar muito sobre os caminhos a percorrer. Descubra todos os segredos!


Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conheça sua história do Odu 15 Obeogundá, seus orixás regentes, as características positivas e negativas e sua personalidade. Clique e descubra!


Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Conheça Odu 7 Odi e seu significado para o amor, tendências positivas e negativas, seus Orixás regentes e como ele pode auxiliar no autoconhecimento.


Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Considerado um Odu da sabedoria, Iká responde a quatro orixás e é conhecido por trazer um imenso senso de responsabilidade e um saber excepcional. Confira!


Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

As pessoas regidas pelo Odu 2 Ejioko são alegres, amam demais e são muito intensas. Conheça mais detalhes sobre esse Odu.


Últimos posts


Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sabia que sonhar com buraco no dente tem significados diversos? Confira este artigo e saiba as possibilidades de simbologias por trás!


Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola traz diversas previsões para os seus relacionamentos. Confira aqui essas e outras interpretações.


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!