Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Conheça os benefícios do banho de Exu!

Ilustração de Exu

É de conhecimento entre umbandistas, candomblecistas e simpatizantes da Umbanda e Candomblé que “Sem Exu não se faz nada” ou “Exu é o caminho”, provando a importância dessa entidade. Além de levar as oferendas para os Orixás, também é responsável pela comunicação entre os humanos e o mundo dos Orixás, ou, com o mundo espiritual.

Existem alguns tipos de banhos que servem para trazer a força e a ajuda de Exu em sua vida. Por ser uma entidade que abre os caminhos e traz proteção para as pessoas, os banhos mais comuns são os de abrir caminhos e proteção, além da limpeza energética.

Exu é responsável por guardar passagens, abrir caminhos e proteger as pessoas contra ameaças e perigos, tanto espirituais quanto encarnados e materiais. Por isso, leia esse artigo se estiver interessado em descobrir os benefícios dos banhos de Exu e como fazer cada um.

Entendendo mais sobre o banho de Exu

Ilustração de Exu

Exu é um Orixá que muitas pessoas tem medo e é difícil ser compreendido por ter um arquétipo questionador de regras. Às vezes o certo não é certo e o errado não é errado. Conheça mais a fundo sobre Exu e seus banhos lendo os tópicos a seguir.

História do Orixá Exu

Nas histórias das religiões de matriz africana, Exu é o mensageiro que foi enviado por Deus, ou Olorum, no período de criação da Terra, fazendo parte desse acontecimento. Sua missão era conhecer o planeta para saber se serviria como uma boa habitação para os seres humanos e os Orixás.

Assim que chegou à Terra, Exu decidiu permanecer no planeta, se recusando a voltar para o céu. Conforme o tempo passou, se tornou um Orixá muito cultuado e respeitado nos rituais de Umbanda e Candomblé, sendo o primeiro a ser reverenciado, principalmente por ter se tornado o mensageiro dos Orixás e guardião dos caminhos.

Elementos e características de Exu

Cada Exu tem suas características marcantes, alguns são energéticos, alegres e carismáticos, enquanto outros são mais brincalhões, atraentes ou até mesmo mais sérios. Não tem como negar que são donos de grande magnetismo e possuem uma boa lábia.

Faz parte de seus mistérios ser sutil ao provocar maus entendidos àqueles que estão em débito consigo e é capaz de transformar o erro em acerto e o acerto em erro. Além disso, esse Orixá possui elementos que estão relacionados com suas atividades, sendo os mais comuns o tridente, o ogó (bastão com formato fálico) e as cores vermelho e preto.

Origem e poder do banho de Exu

Com o conhecimento dos banhos trazidos para ajudar as pessoas em suas vidas, o banho de Exu é preparado com ervas selecionadas para ajudar na área que for preciso junto com a energia do Orixá. Então, o indivíduo pode se banhar com uma poderosa energia para abrir caminhos, atrair um emprego, limpar a aura ou até mesmo afastar espíritos obsessores.

Para que serve o banho de Exu?

Assim como diversos outros tipos de banhos energéticos e espirituais, o banho de Exu é preparado para algumas finalidades, como fazer uma limpeza espiritual na pessoa, afastando energias negativas e para abrir os caminhos, principalmente o financeiro e o amoroso. É recomendado tomar o banho de Exu na segunda-feira, quinta-feira ou no sábado.

Além de poder ser utilizado dentro dos terreiros, dependendo da necessidade ou ritual, serve para quem está precisando de ajuda em certas áreas da vida ou dar aquela força para quem está desanimado, sem forças. Vale ressaltar que é preciso buscar orientação de uma mãe ou pai de santo para saber de quanto em quanto tempo o banho de Exu pode ser tomado.

Principais ervas e ingredientes usados nos banhos de Exu

Algumas ervas e outros ingredientes são mais utilizadas nos banhos de Exu por possuírem grande força energética para determinada função. Por exemplo, a arruda é uma erva que auxilia no combate o olho gordo e energias mais densas, sendo preparada em banhos de descarrego ou limpeza.

Outros ingredientes utilizados nos banhos de Exu são as cascas de alho e cascas de cebola, já que possuem propriedades de limpeza, banimento e proteção. Além de serem usadas nos banhos, também são usadas para defumar os lares contra energias negativas e trazer proteção.

Dicas para potencializar os efeitos do banho

Para potencializar os efeitos do banho de Exu que for tomar, é importante mentalizar e reforçar os seus pedidos para o Orixá com muita fé e positividade. Após a mentalização, pode estar sendo verbalizada uma poderosa oração para abertura de caminhos ou proteção.

Prepare o banho e tome no dia de Exu, que é segunda-feira e que está relacionada ao início da semana, um novo caminhar e novas possibilidades. Faça tudo com a mente aberta, sem nervosismo, com os pensamentos leves e com a mente focada no objetivo do banho.

Cuidados com o procedimento do banho

Antes de fazer um banho de Exu, pesquise bem sobre o banho, quais ingredientes usar, como preparar, para qual finalidade deve ser feito, em qual dia deve ser tomado, se o banho deve ser jogado do pescoço para baixo ou não, como e onde os restos devem ser despachados, entre outros cuidados.

Antes de preparar um banho de Exu, certifique-se de que possui todos os ingredientes e que conheça um lugar apropriado para despachar os restos. Cada tipo de banho tem um procedimento diferente e caso esteja com receio de fazer do jeito errado, fale com um pai ou mãe de santo para lhe passar as informações que precisa.

Banho de Exu para abrir caminhos no amor e na vida financeira

Mulher sentada em banheira com velas

O primeiro tipo de banho de Exu a ser ensinado a seguir é para abrir os caminhos na área amorosa e na vida financeira, sendo um bom banho para quem precisa de ajuda no relacionamento, a encontrar um amor tranquilo, para conseguir um emprego ou melhorar os ganhos. Confira nos tópicos abaixo como preparar esse banho.

Indicações e ingredientes

O banho de Exu para abrir caminhos no amor e na vida financeira serve para ajudar aqueles que precisam de auxílio em uma dessas áreas ou em ambas. Para preparar o poderoso banho de Exu para abrir seus caminhos amoroso e financeiro vai precisar dos seguintes ingredientes:

- 2 litros de água;
- Pétalas de 1 rosa vermelha;
- 50 gramas de casca de mangueira;
- 50 gramas de casca de figo.

Como fazer o banho

Para preparar o banho de Exu para abertura dos caminhos amoroso e financeiro, primeiro coloque os ingredientes na água e então amasse e triture tudo com a mão. Enquanto faz esse processo, mentalize seus caminhos sendo abertos e alcançando tudo o que deseja.

Em seguida coe a mistura, deixe em um grande caneco ou bacia e tome seu banho normalmente. Após o banho comum, jogue o banho de Exu do pescoço para baixo reforçando os mesmos pedidos com muita fé e positividade.

O banho deve ser feito antes de dormir, portanto não se enxágue, deixe secar naturalmente e durma com esse banho para manter o seu efeito. Lembre-se de despachar as ervas e os outros ingredientes coados em um lindo jardim. Tome o banho de Exu em uma segunda-feira.

Banho de Exu para limpeza espiritual

Mulher tomando banho em banheira com pétalas vermelhas e rosas

O banho de Exu para limpeza espiritual é um poderoso banho que limpa profundamente o campo energético e áurico da pessoa, eliminando energias negativas, miasmas e larvas astrais. Confira o preparo desse banho a seguir.

Indicações e ingredientes

Esse banho é uma das opções de limpeza espiritual mais simples que tem para se preparar, mas não quer dizer que não seja poderosa. Além de promover a limpeza espiritual, ajuda a revitalizar o corpo e afastar energias e espíritos negativos. Para preparar o banho de Exu para limpeza espiritual, vai precisar apenas de dois ingredientes:

- 3 litros e água;
- Alguns ramos de arruda recém cortados.

Como fazer o banho

Comece a preparar o banho de Exu para limpeza espiritual colocando as folhas de arruda na água e triture com as próprias mãos até que a erva solte sua essência. Assim que tiver soltado bastante essência na água, deixe a mistura descansar por aproximadamente uma hora.

Depois, coe a mistura e tome seu banho normalmente antes de dormir. Após tomar o banho comum, jogue o banho de Exu do pescoço para baixo, deixando secar naturalmente. Mentalize a água levando todas as energias negativas embora durante o processo.

Se sentir necessidade, pode estar fazendo uma oração para limpeza e proteção espiritual. Não esqueça de despachar as ervas coadas em um jardim e é importante tomar o banho em uma segunda-feira, que é o dia de Exu.

Banho de Exu para limpeza espiritual e abertura de caminhos

Mulher tomando banho na banheira tomando bebida em taça

Exu é força e proteção contra demandas, desfaz feitiços e ajuda as pessoas em suas conquistas materiais. Nos tópicos a seguir, veja como preparar um banho para limpeza espiritual e abertura de caminhos com a força de Exu.

Indicações e ingredientes

O banho de Exu para limpeza espiritual e abertura de caminhos serve para ajudar as pessoas que estão com as energias e a vida estagnadas, pesadas e que precisam começar a movimentar tudo isso para continuarem seus caminhos e evolução. Para preparar esse banho, vai precisar de:

- 2 litros de água;
- Folhas de pimenta;
- Folhas de aroeira;
- Folhas de limão;
- Cascas de alho;
- Cascas de cebola;
- Folhas de mamona.

Como fazer o banho

Ferva 2 litros de água até ferver, então, desligue o fogo e coloque as ervas que devem estar lavadas, mentalizando seus pedidos para Exu. Deixe a mistura descansar por seis horas. Tome seu banho de higiene normalmente e depois finalize jogando o banho de Exu dos ombros para baixo, pedindo com fé para que Exu descarregue todas as energias negativas e abra seus caminhos.

Mantenha os pensamentos positivos e focados na limpeza das energias e na abertura de caminhos. Lembre-se de despachar os restos dos ingredientes que foram coados em um jardim e deixe o banho secar naturalmente.

Banho de Exu para banimento de energias negativas e proteção

Vela em frente a banheira

O Banho de Exu para banimento de energias negativas e proteção pode ser feita também em uma sexta-feira 13 por ser um dia de uma forte força espiritual na Umbanda, sendo o momento propício para realizar trabalhos com Exus e Pombagiras. Veja a seguir como preparar o banho.

Indicações e ingredientes

Esse banho é indicado para quem está se sentindo pesado, desanimado e está precisando de uma limpeza energética, revitalização e proteção. Possuindo a grande força de Exu para ajudar na limpeza e proteção, vai precisar dos seguintes ingredientes:

- Um punhado de alfazema;
- Um punhado de guiné;
- Um punhado de boldo;
- 3 ramos de alecrim;
- 7 folhas de manjericão;
- 7 folhas de quebra demanda;
- Uma panela;
- 1 litro de água.

Como fazer o banho

Primeiro, aqueça a água até ficar morna, coloque todas as ervas em uma grande vasilha e jogue a água ainda morna sobre as mesmas. Macere e triture as ervas com as mãos até que comecem a soltar sua essência na água. Em seguida, coe as ervas e reserve a água.

Assim que terminar de tomar seu banho de higiene, tome o banho de ervas jogando do pescoço para baixo, mentalizando seus pedidos e firmando as energias dos Exus para trazer proteção e banir todas as energias negativas de seu corpo e espírito. Deixe secar naturalmente e lembre de despachar as ervas em um vaso de plantas ou jardim, perto de uma árvore.

Outras formas de se conectar com Exu

Velas vermelhas e pretas em oferenda a Exu

Os banhos são apenas uma das formas de se conectar com Exu, existem outras opções para uma pessoa poder se conectar ou se aproximar com essa grande força protetora, justiceira e que abre os caminhos na vida. Confira nos próximos tópicos como pode estar se conectando com Exu.

Oferenda para Exu

As oferendas para Exu normalmente são preparadas e ofertadas em rituais e trabalhos específicos dentro das casas de Umbanda e Candomblé. Caso queira fazer uma oferenda, peça ajuda de um responsável ou pai ou mãe de santo para estar se conectando com esse Orixá.

Os alimentos mais comuns que Exu come são o milho amarelo com azeite-de-dendê, bifes e outros alimentos quentes, pois essa entidade mexe com a materialidade e a sexualidade, que são energias quentes. Além da comida, tem a famosa bebida alcóolica que pode ser cachaça ou whisky.

Qualquer oferenda feita para Exu deve ser entregue na rua, principalmente em encruzilhadas e cruzamento de três estradas. Caso ainda sinta insegurança em realizar a oferenda sozinho ou sinta medo de fazer algo errado, peça ajuda em um centro de Umbanda ou Candomblé.

Saudação a Exu

Além dos banhos e oferendas, a saudação é outra forma de se conectar com esse Orixá. Faça a saudação: “Laroyê Exu, Exu é Mojubá”, podendo ser traduzida como “Salve, mensageiro”. Ao passar do tempo, vai perceber que os caminhos se abrem e as respostas de afirmam.

Oração de Exu

A oração é uma forma extremamente poderosa para qualquer área da vida ou necessidade, se for verbalizada com muita fé e pensamento positivo. A oração é encontrada em qualquer religião, pois é uma forma de conexão com o divino, e com Exu não seria diferente. Leia abaixo uma oração de Exu.

Orixá Exú, vós que sois o Orixá Regente do Vazio, o Orixá Vitalizador, O Orixá Esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilie-nos.
Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos.
Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.

Orixá Exu, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver .
Orixá Exú, Senhor da Dualidade que vemos na matéria, oriente-nos para que não sejamos seduzidos por caminhos que nos levam a paralisação evolutiva e consciência das trevas da ignorância em que mergulhamos quando vazios de Deus nos tornamos.

Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de Nosso Criador , e afaste de nós o Mal.
E se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade, para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sobre Tua Guarda e Proteção.
Amém.

Aproveite todo poder e energia dos banhos de Exu!

Castiçal com velas vermelhas

Infelizmente, por conta de colonizadores europeus e cristãos, Exu teve sua imagem relacionada com o diabo ou entidades malignas cristãs. Esse Orixá tem as polaridades positiva e negativa, ajudando aqueles que o tratam bem e procuram evoluir e cobrando daqueles que praticam o mal ou estão em débito consigo.

Como qualquer outro Orixá ou entidade, Exu deve ser tratado com respeito. É um bom ouvinte e conselheiro, ajudando aqueles que buscam a sua ajuda para assuntos materiais, sociais, contra demandas, para trazer proteção, banir energias negativas ou abrir caminhos. O banho de ervas é uma forma de se conectar com essa entidade.

Para concluir o artigo, os banhos carregam em si energias poderosas que auxiliam as pessoas em suas necessidades, tanto na área amorosa, quanto na financeira ou até na espiritual. Prepare os banhos pedindo a força e a ajuda das energias do seu Exu ou do qual sentir mais afinidade.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


banhos religiões

Artigos relacionados


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!