Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Você conhece o Caboclo Sete Flechas?

Ilustração de índio segurando flechas

Um grande guerreiro Tribo dos Pataxós, o Caboclo Sete Flechas é símbolo de força e resistência, muito conhecido dentro da Umbanda. Símbolo de sabedoria, esse caboclo é procurado por seus conselhos cheios de experiência e direcionamentos.

Ele trabalha na linha de Oxóssi, conhecido como o Orixá guerreiro das matas. Muito associado à Bahia, o caboclo, ainda que tenha sua própria linha, pode trabalhar em qualquer uma das outras 7, por isso chama-se caboclo sete flechas. A história sobre suas flechas é o que o faz ser um grande guia espiritual e como usa isso também.

Conhecendo mais sobre o Caboclo Sete Flechas

Aljava com flechas

Esse grande guia é dotado de uma grande sabedoria e ótimos conselhos já que quem vive nas matas conhece muito sobre plantas, flores e frutos. Sua maneira de trabalho, está muito associada a sua história como entidade e também como pessoa encarnada. Confira!

Origem e história

O Caboclo Sete Flechas tem sua história datada há 200 ou 300 anos atrás, sendo um membro da Tribo dos Pataxós. Ele viveu em uma área chamada Mata Escura, que hoje conhecemos como o estado da Bahia.

As sete flechas do caboclo são um ponto importante se sua história, pois cada uma delas foi dada por um Orixá, fazendo com que ele possa descer em qualquer linha. Esse caboclo é um grande conhecedor das matas e usa esse conhecimento para proteger seus filhos e os que pedem sua ajuda.

Além disso, ele é um grande quebrador de demandas, conseguindo eliminar a maioria delas e punir quem tenta mexer com os seus.

O que cada flecha representa?

O Caboclo Sete Flechas é muito especial e seu trabalho foi e é tão notório que ele recebeu presentes diretamente dos Orixás para marcá-lo para sempre, além de ser símbolo de sua bravura e coragem. Confira o significado de cada uma das flechas, por quem foram dadas e como foram entregues!

1ª flecha

A primeira das flechas foi dada por Oxóssi, colocada no braço direito do caboclo, simbolizando a saúde. Saúde essa que vem por meio do poder medicinal da natureza. Além disso, a flecha é o símbolo desse grande orixá, fazendo com que faça sentido que. primeira seja dele, o regente do caboclo.

2ª flecha

A segunda flecha foi dada por Ogum, o grande orixá guerreiro. Esse orixá é sempre associado ao fogo e ao ferro, na produção de suas próprias armas e defesas. Essa é a mesma ideia usada na sua entrega da flecha ao caboclo, já que ela, colocada no lado esquerdo, simboliza a proteção aos males.

3ª flecha

A terceira flecha foi entregue por ninguém menos que o grande Xangô, o rei da justiça. A imagem de orixá é sempre associada ao karma chegando em seu determinado lugar. E, assim como ele, a sua flecha, colocada no peito do caboclo, representa a proteção contra as injustiças que acontecem diariamente.

4ª flecha

Cruzando as costas do índio guerreiro, Iansã, a orixá da guerreira, mãe dos raios e da tempestade, lhe deu a flecha que o protegeria da traição de seus amigos e inimigos. A proteção estratégica é onde os ataques costumam acontecer, nas costas, de forma desleal. Os raios são sua proteção.

5ª flecha

A grande soberana do mar, Iemanjá, presenteou o grande guerreiro com uma flecha em sua perna direita. Sendo a grande detentora das águas salgadas e de toda a fluidez que isso implica, seus votos eram de abertura de caminhos, sejam eles materiais ou espirituais.

6ª flecha

Trazendo novamente o controle das águas, agora das doces, Oxum entregou ao caboclo uma flecha na perna esquerda, que, simbolizando a abertura de caminhos e a proteção de Deus em todos os momentos. A proteção divina, principalmente, para lidar com as forças contrárias.

7ª flecha

Entregue em suas mãos por ninguém menos que Obaluaiê, o orixá que simboliza a terra, a vida e também a morte, a flecha é seu poder divino. É a verdade, o amor, a fé e a força para agir e ponderar, ajudando os humanos na caminhada pela evolução constante e genuína.

Características do Caboclo Sete Flechas

A principal característica do Caboclo Sete Flechas é que ele tem um grande cocar, que é símbolo dos grandes guerreiros. Ele é conhecido por ser mandingueiro, ou seja, quem faz mandingas, por isso consegue livrar as pessoas de muitas demandas pesadas e situações embaraçosas.

Além disso, seu conhecimento vasto sobre ervas e plantas é muito difundido e conhecido em todas as linhas da Umbanda, já que esse conhecimento é capaz de proteger, cuidar e até mesmo de curar algumas doenças e males. Toda entidade tem certos conhecimentos sobre medicina natural, mas o conhecimento do Caboclo Sete Flechas é enorme.

Manifestações e atuação

Dentro de seus atendimentos, o Caboclo Sete Flechas baseia-se em fazer com que a pessoa entenda melhor sobre si mesma e como a evolução da Alma pode ser proveitosa, tanto no material quanto no espiritual.

Normalmente, ele indica banhos, ervas e direcionamentos precisos sobre como a pessoa pode lidar com determinadas situações. Em sua incorporação, normalmente os médicos usam alguns fumo ou até mesmo charuto. O Caboclo Sete Flechas costuma defumar as pessoas em seu atendimento para limpar toda a carga negativa que os aflige.

Outras informações sobre o Caboclo Sete Flechas

Ilustração do Caboclo Sete Flechas

Exceto a maneira como ele trabalha, é muito importante saber mais sobre o Caboclo Sete Flechas e como ele age na vida de seus filhos e filhas, além, claro, de conhecer suas falanges e como seu conhecimento é passado de entidade em entidade. Leia agora mais informações sobre esse grande caboclo e como ele se organiza na vida terrestre!

Características dos filhos do Caboclo 7 Flechas

As características principais dos filhos do Caboclo 7 Flechas são bem parecidas com as características dos filhos de Xangô, já que a linha seguida pelo caboclo e pelo orixá é a mesma. São organizados, pontuais, coerentes, justos e sempre tentam entender as pessoas antes de julgar. Porém, quando identificam um caráter vacilante, se afastam.

Os filhos de entidades são as pessoas que recebem essa entidade, fazendo com que ela tenha uma série de cuidados para o corpo que será usado. É uma forma de dignificar essa entidade que usa o corpo ocasionalmente e, para isso, cada entidade, sejam exus e pombagiras, exigem um tipo de comportamento.

Como atua o Caboclo Sete Flechas na vida da pessoa?

Usando-se de seu poder natural e de sua sabedoria secular, o Caboclo Sete Flechas auxilia de diversas formas na vida de quem procura sua ajuda, porque ele compreende bem a situação e ajuda de acordo com cada pessoa.

Normalmente, ele limpa a vida da pessoa, vê os campos mais fracos e, dessa forma, auxilia, de forma natural, quais chás e banhos tomar. Além disso, ele é muito atencioso e preza por ouvir as queixas e dar conselhos justos e prudentes. É bem completo.

Falanges do Caboclo Sete Flechas

Na Umbanda, falanges são grupos de entidades que tem uma linha em comum e podem, ou não, gerenciar outras entidades. O líder de uma falange é chamado de falangeiro e é determinante na linha usada por toda a falange.

A linha é o plano de ação de cada entidade, mas isso não significa que elas ajudem da mesma forma. A falange de Caboclo Sete Flechas é formada por Caboclo Sete Flechas Caveira, Caboclo Sete Flechas de Angola, Mata Virgem, Urucaia, Pena Branca das Montanhas, das Matas, das Almas e das Pedreiras.

O Caboclo 7 Flechas é uma entidade do mal?

Na Umbanda, esses conceitos de bem e mal não são reais. Isso porque a bondade e a maldade são relativas, já que grande parte das coisas depende de uma perspectiva e o cármico é o mais importante. As entidades que trabalham na linha de Xangô sempre são entendidas como ‘negativas’, porém, isso é apenas porque são responsáveis por fazer acerto de contas.

Xangô é um orixá justo e sua primazia diz que tudo que é feito, deve ser devolvido. O bem que se faz deve ser feito de coração aberto e o universo se encarregará de devolvê-lo. O mal também é assim e os agentes do rei da justiça são responsáveis por essa devolução. Se as consequências são boas ou ruins, cabe a você dizer o que plantou.

Como agradar o Caboclo Sete Flechas?

Silhueta de um índio em cavalo segurando arco e flecha

Cada entidade dentro da Umbanda ou do Candomblé tem gostos únicos e maneiras específicas de agradar. Alguns são bem comuns entre entidades de mesmo segmento, como caboclos, por exemplo.

Outras são mais específicas sobre a vida carnal de cada entidade, o que pode variar muito. Confira como agradar esse grande caboclo e fazer com que a troca de vocês seja proveitosa!

Saudação ao Caboclo Sete Flechas

Cada grupo de entidade tem um tipo de cumprimento, que sempre são muito atrelados ao lugar que aquele grupo nasceu e toda uma questão de culturalidade que aquela linha traz para a vida terrena e espiritual dos humanos.

Dessa forma, o cumprimento padrão para os caboclos é ‘Okê, Caboclo’, que significa ‘Salve, Caboclo’. Normalmente, essas saudações têm origem iorubá, a língua mãe de quase todas as religiões de matriz africana.

Oferenda para o Caboclo Sete Flechas

As oferendas para o Caboclo Sete Flechas podem ser muitas, já que ele é de um país tropical, com uma grande fauna e flora. Sendo um caboclo, ele gosta muito da cor verde, inclusive, essa é a cor da vela para ele.

Pedras preciosas e semipreciosas verdes também podem ser colocadas em um altar para ele. Além disso, esse caboclo gosta de uma variedade muito grande de frutas, principalmente as que são nacionais. Já em carnes, ele prefere frango e carneiro majoritariamente.

Ponto cantado do Caboclo Sete Flechas

O ponto é uma canção entoada para entidades dentro da Umbanda que ajudam que ela se sinta em casa para incorporar no médium. Normalmente, falam sobre a vida carnal do 'santo' e cultuam as glórias e personalidades deles.

Normalmente, linhas de entidades tem seus pontos e algumas entidades maiores tem seus pontos 'particulares', como é o caso do Caboclo Sete Flechas, confira:

Lê, lelelere, lerelerelere lerá
Lê, lerelere, lê, lerelere, Caboclo Sete Flechas no congá
Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata
O seu bodoque atira, ô paranga
A sua flecha mata
Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata
O seu bodoque atira, ô paranga
A sua flecha mata
Lê, lele, lê lerelerelere lerá
Lê, lele, Caboclo Sete Flechas no congá
Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata
O seu bodoque atira, ô paranga
A sua flecha mata
Saravá Seu Sete Flechas, ele é o rei da mata
O seu bodoque atira, ô paranga
A sua flecha mata

O Caboclo Sete Flechas possui uma série de características únicas!

Silhueta de homem apontando uma flecha no pôr do sol

Dotado de um grande coração e uma sabedoria ímpar sobre os poderes e mistérios da mata, o Caboclo Sete Flechas é muito procurado por sua grande capacidade de curar, limpar e purificar com o poder da natureza. E, com esse grande poder, também consegue dar conselhos sábios e precisos.

Paciente, esse caboclo faz o possível para que seus filhos sigam a vida em um caminho de luz e prosperidade, mas não hesita em corrigi-los, caso tenham errado com alguém. O que é justo é justo, esse é o lema maior de Sete Flechas.

Fazer um agrado eventualmente pode ser muito bom para atrair prosperidade e respostas para suas perguntas mais urgentes. Tenha esse caboclo sempre como seu amigo!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Últimos posts


Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sabia que sonhar com buraco no dente tem significados diversos? Confira este artigo e saiba as possibilidades de simbologias por trás!


Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola traz diversas previsões para os seus relacionamentos. Confira aqui essas e outras interpretações.


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!