Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Considerações gerais sobre os símbolos do budismo

Estátua de buda.

O budismo retrata Buda como figura principal, sendo considerado o Iluminado. Todos aqueles que se entregam para os seus ensinamentos contemplam a fé, considerando a grande capacidade de observar os símbolos budistas como uma forma de chegar até a iluminação desejada.

Levando os indivíduos para a plenitude da felicidade, muitas outras práticas no budismo são construídas, inclusive as meditativas. Isso se dá pela autoanálise e a capacidade de controle da mente.

As ações diárias complementam esses princípios, usando os símbolos budistas para uma filosofia de vida. O foco está na razão, além da compreensão que cada um precisa fazer individual e internamente. Agora, acompanhe o artigo para compreender os símbolos do budismo!

Entenda mais sobre o budismo e sua origem

Estátua de Buda.

A origem do budismo apresenta a sua finalidade e crenças. É possível adicionar o significado do nirvana, além de toda a história e o que essa religião quer repassar. Hoje, ela é considerada uma das 10 filosofias mais importantes do mundo, com muitos praticantes no Ocidente e Oriente.

Outra característica atrelada a ela é o ateísmo, porque o budismo não acredita em um Deus ou em qualquer outra divindade suprema. Seus ensinamentos podem fazer com que as pessoas se desapeguem dos defeitos prejudiciais, incluindo aqueles que podem se materializar em ciúme, raiva, inveja, entre outros. Continue lendo o artigo para entender mais sobre o budismo!

O que é o budismo

O budismo é uma religião indiana. Todos os seus ensinamentos são baseados em Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. Esse processo ainda se caracteriza por ser de princípio filosófico, além de ser uma tradição ascética que foi desenvolvida entre os séculos VI e IV antes de Cristo.

As tradições podem se basear nas crenças, incluindo os propósitos de Buda, além de suas grandes interpretações. Os ramos mais importantes são retratados como "Escola dos Anciões", além de ter "O Grande Veículo".

Em que acreditam os budistas

Com o poder considerável da reencarnação humana, o budismo o atrela animais e plantas. Todas as escolhas podem levar para a libertação e retirar um indivíduo de todo o sofrimento. No budismo, os homens também podem encarnar, aplicando bondade e respeito por todos os seres.

Em outra vida, é possível experimentar os atributos que fortalecem o lado positivo, principalmente porque o ciclo das reencarnações é retratado como "Samsara".O propósito se dá pelo renascimento, com passagem por outras vidas, mas é interrompido quando a pessoa passa pelo processo de iluminação. A "Samsara" só acontece em junção com os carmas.

O que é o nirvana

Sendo um estado de paz, o nirvana no budismo é alcançado através da sabedoria e tranquilidade. Designando "nibbana", a palavra significa extinguir e apagar. O conceito ainda pode ser caracterizado para definir a morte, porque seu fundador entrou em pari-nirvana (estado de morte), podendo também ser analisada como a tranquilidade final.

Os budistas acreditam que, quando se chega ao final do "Samsara", a cíclica de renascimento e sofrimento é aquilo que todos os indivíduos irão passar. Portanto, só chegarão até o nirvana, em estado de plenitude, após sua evolução.

Origem e história do budismo

Originando-se através do príncipe do clã Shakya, Siddhartha Gautama nasceu e se desenvolveu em um palácio luxuoso. Toda essa constituição do budismo se deu na Índia, especificamente no sul do Nepal. Seu pai, raja Suddhodana, protegeu o filho para que ele não tivesse socializações com as aflições humanas.

Essa proteção se aplicou ao mundo exterior, principalmente a questões de morte, fome, injustiças e doenças. A história ainda se constrói com o príncipe fugindo do castelo, aos 29 anos, e conhecendo todo o sofrimento que seu pai tentou evitar. Ainda naquele dia, ele renunciou o trono, tentando descobrir uma forma de aliviar todo o sofrimento humano.

Os símbolos do budismo e os seus significados

Estátua da roda do Dharma.

Os símbolos do budismo são retratações com significados importantes. Eles são contemplados através da Roda do Dharma, Guarda Sol, Peixes Dourados, Nó Infinito e Flor de Lótus. Ainda são considerados os Símbolos Auspiciosos, porque representam as manifestações e iluminações.

De acordo com o budismo, todos os seus seguidores enxergam os símbolos como um potencial capaz de chegar na infinidade da mente. Nela, a compaixão é trabalhada, apresentando tudo o que há de bom. Compreendendo as esperanças, os respectivos símbolos também foram criados na Índia.

A presença deles é caracterizada até hoje, principalmente nas escolas budistas, nas tibetanas e nos mosteiros. Mantenha a leitura do artigo para ficar por dentro dos significados dos símbolos budistas!

Roda do Dharma

A Roda do Dharma foi construída para dar sermão quando Buda passou a ser o Iluminado. Essa constituição conta com oito raios, sendo que cada um representa os ensinamentos que foram dados. Os ensinamentos são: concentração correta, pensamento correto, modo de vida, entendimento, esforço, linguagem, ação e atenção plena

A roda pode ainda ser chamada de Dhamma Chakka ou Dharma-chakra, e as suas repartições mostram todo o caminho óctuplo. Portanto, possui todos os princípios.

Peixes Dourados

São duas as representações dos Peixes Dourados para o budismo. A primeira apresenta a liberdade de todos os seres humanos, com os peixes que podem se mover livremente e são alegres e destemidos. Pode ainda apresentar a espontaneidade e a felicidade.

Já a segunda representação simboliza os rios sagrados da Índia, principalmente aqueles que são denominados de Rio Ganges e Yamuna.

Flor de Lótus

O símbolo Flor de Lótus é indicado para dar a pureza e esclarecimento no budismo. Os seguidores podem encontrar no caule um cordão umbilical, e as pessoas são unidas através de todas as raízes da flor. Ela é a capacidade humana de atingir a iluminação e o estado perfeito.

A flor de Lótus é adorada em muitos países, acrescentando Índia, Egito, Japão e China. Já simbolizou a criação e a fertilidade, e pode estar em águas estagnadas, sujas ou turvas. São retratados o distanciamento e a beleza que pode crescer sem se sujar com a lama da raiz.

Nó infinito

Como o maior símbolo do budismo, o Nó Infinito significa o conhecimento de Buda, que não tem fim. Dando ainda a causa e o efeito, é conhecido como a Lei do Carma. Este propósito se dá pela ação e reação.

Assim, tudo está em junção, interligado, agindo com justiça, amor e a favor do bem. Sendo assim, o Nó infinito colhe frutos que podem ser sadios e maduros. A compaixão também faz parte de seus ensinamentos.

Guarda sol

O Guarda Sol apresenta todo o poder espiritual do budismo. Nos rituais, ele é acrescentado para dar a proteção diante dos sofrimentos que podem enfraquecer um indivíduo. O eixo também dá a direção para a centralidade, ajudando quem estiver debaixo dele.

Simboliza, ainda, o centro do universo, com a sua essência iluminada e intocada. Ela é livre de todas as obscuridades e devaneios.

Principais crenças, histórias e bens valiosos do budismo

Estátua de Buda.

Os valores repassados pelo budismo também falam sobre as histórias e seus bens. Todos esses processos foram construídos no parque da cidade de Benares, porque os seus caminhos foram determinantes para a chegada até a sabedoria, a igualdade e a moderação.

Nestes princípios, o homem pode dispor de alguns elementos, sendo que estes servem para enveredar pela "Senda das Oito Trilhas". Ainda existindo a fé e a pureza, a prática budista acrescenta ação, vontade e linguagem. Pode aplicar a memória, meditação, entre outros. Dê continuidade na leitura do artigo para compreender as crenças, histórias e os bens valiosos do budismo!

As principais crenças do budismo

As crenças do budismo falam sobre a libertação de um indivíduo, principalmente quando ele está em sua autoconsciência. Utilizando questões meditativas, elas fazem o bem individual e coletivo nesse processo. Além disso, também há da encarnação e reencarnação, que se denomina como Samsara.

Podendo adicionar a lei do Carma, o budismo prega questões que podem gerar outras consequências. Estas são ruins ou boas, mas servem para as reencarnações. Ainda ensina que é possível desconstruir as raízes, além de controlar a mente.

As principais escolas do budismo

São quatro as principais escolas que pregam o budismo, sendo elas: Gelupa, Sakya, Nyingma e Kagyu. Todas podem dar as doutrinas da religião, sendo elas culturais ou filosóficas. Aqui, as seitas também podem ser retratadas, incluindo movimentos distintos.

Os ensinamentos ocidentais caracterizam a finalidade do estudo como processos que podem ser divididos, como os Ensinamentos dos Anciãos e do Grande Veículo. Dentro do Mahayana, outra escola, é possível ainda encontrar linhas opostas, com a Vajrayāna, que é a maior de todas.

Os três bens mais valiosos

Tendo três bens valiosos, o budismo se centraliza pelo Buda, que é o guia, contendo Dharma como o fundamentalismo do universo e Sangha como uma comunidade que prega os ensinamentos da religião. Todos são considerados joias perante os propósitos e as pregações.

Desperto, Buda também é o Iluminado. Assim, a realização se concentra no espiritual, com Dharma, que simboliza todos os ensinamentos de Buddha Gautama. Além disso, Sangha é como uma comunidade monástica dos discípulos, agindo como uma ordem religiosa e visionária.

Os principais ensinamentos do budismo

Estátua de Buda.

Os ensinamentos do budismo se acrescentam pelos propósitos, que formulam todos os aspectos importantes da doutrina. Por isso, incluem compreensão correta, concentração, aspiração, fala, atenção, esforço, ação e meio de vida.

Contém também o processo da vida, que pode formular o sofrimento e o fruto do desejo. Além disso, tudo acaba quando termina tal desejo. Através desses princípios, os indivíduos poderão encontrar nas palavras de seu ditador uma certa inspiração para transformar o dia.

Assim, há a concretização de uma vida plena, mais leve e cheia de tranquilidade. Leia os tópicos a seguir para entender mais sobre os principais ensinamentos do budismo!

Compreensão correta

A compreensão correta se baseia nas Quatro Nobres Verdades no budismo. Este processo se constrói pelo entendimento das coisas como elas realmente são. Indicando ainda o pensamento neste propósito, ele é a renúncia do sofrimento, contando com a origem dele, acrescentando o cessar do sofrimento e a nobreza da verdade até o percurso que leva à cessão.

Além disso, o mal também não pode ser causado. Ou seja, a compreensão é aplicada ao sentido do pensamento que não deixa desenvolver questões negativas no racional. Portanto, tudo pode ser desenvolvido para o bem.

Aspiração correta

Dando a plena aspiração no budismo, esta deve ser praticada para alcançar a firmeza na intenção. Além disso, pode preservar todo o caminho até chegar na iluminação espiritual. Aqui, a sanidade é retratada, inclusive em seu perfeito estado.

O despertar é adquirido, principalmente pela verdadeira natureza do universo. Depois do alcance, o indivíduo se libertará do círculo Samsāra, que é o ciclo de nascimento, sofrimento, morte e renascimento.

Fala correta

A fala correta no budismo foi constituída através de Cego, Surdo e Mudo. Tudo isso faz a junção de uma forma útil e compassiva. Podendo ainda transmitir a escolha das palavras, estas apresentam também o momento correto para determinar aquilo que precisa ser dito.

Com a finalidade de não criar um carma negativo, precisa sempre falar a verdade, além da prestação, encorajamento. Promovendo a paz, a alegria também é visualizada. A gentileza é adquirida, sempre prezando por não causar mentiras e sofrimentos.

Ação correta

Formulando a ação correta no budismo, ela caracteriza os hábitos que podem envolver o corpo. Por isso, utiliza ele como um exercício, contendo a alimentação e o repouso pleno. O comportamento pode ser adicionado, principalmente para não roubar, cometer violência, não ser impuro e mentir.

Para chegar no caminho nobre, o indivíduo deve atingir o seu potencial a partir da natureza divina, que rege e guia todos os seres. Sendo assim, é importante manter um lugar calmo, com atitudes que podem estimular a paz interior, além de todos os constituintes.

Meio de vida correto

O meio de vida correto nos princípios budistas se acrescentam pela sintonia e o sustento. Aqui, as verdades do Dharma são voltadas para a profissão correta, além de um caminho denominado óctuplo, que retrata diversos atributos do budismo.

Buda retrata que o trabalho não pode desenvolver carmas ou prejudicar. Também não podendo violar, uma pessoa não pode romper com os preceitos do budismo. Conectando todos os trabalhos que levam para a cerâmica decorativa, ela precisa da natureza em casa, com o vaso que atribui a cultura e as histórias.

Esforço correto

Engajando o budismo, o esforço correto serve para transformar a individualidade. Ele pede pela regulação, além de um esforço que deve ser contínuo para permanecer no caminho das leis do Dharma. O dia a dia pode adquirir paz, sabedoria e consciência moral.

Compreendendo ainda a realidade, o esforço faz junção com o conceito de clareza para agir corretamente. De forma transparente, é efetivo, além de as pessoas não serem infectadas pelos venenos da mente. A bondade precisa ser trabalhada, principalmente para retirar todo o mal, ódio, rancor e inveja.

Atenção correta

A atenção correta é tudo aquilo que age com clareza no budismo. Assim, as ilusões não devem tomar conta, sendo elas de fácil acesso à mente. Buda ensinou os princípios, sendo eles o sofrimento, a impureza, a impermanência e o "não eu".

Além disso, a atenção pode expor a aceitação dos sofrimentos, principalmente pela vivência da impermanência. Observando, a inconstância dos pensamentos caracteriza a impermanência da mente. Portanto, fala sobre contemplar a inexistência de uma natureza imutável.

Concentração correta

Referindo-se como a concentração correta, o budismo complementa um estado profundo e com equilíbrio meditativo. Tudo isso pode ser encontrado com tranquilidade, pureza e paz. A essência pode ser apresentada com a sabedoria da religião, além da própria concentração.

Os seus benefícios são coletivos e dão o bem-estar para a saúde. Podem também formular um lugar tranquilo e acolhedor. A facilidade vem com a constância da meditação, podendo experimentar objetos decorativos e que possam estimular todos os sentidos.

Os símbolos do budismo podem ser utilizados para alcançar a sua iluminação!

Estátua da mão de Buda.

Todos os símbolos do budismo foram tratados ao longo do artigo, principalmente trazendo todos os princípios que rondam os propósitos centrais da religião. Nos primeiros anos, um acompanhamento foi feito através das filosofias impostas, principalmente pela mortificação e o prazer.

Isso se deu a partir de uma penitência que determinava grandes jejuns. Os resultados não chegaram ao objetivo, fazendo com que Siddhartha abandonasse o percurso asceta. Ele só alcançou o nirvana com a meditação, encontrando a paz e retirando todas as causas dos sofrimentos.

Por isso, a iluminação pode ser encontrada através desta doutrina, tendo em vista todos os receios emocionais e físicos. Levando uma pessoa para a libertação, ele constituiu o "caminho do meio", que pode levar para a plenitude, sem o exagero religioso.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.