Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Conheça mais sobre o Arcanjo Miguel!

Estátua do Anjo Miguel

O Arcanjo Miguel é uma das figuras mais conhecidas na religião Católica, porém poucas pessoas sabem sobre sua origem, importância e as funções que esse Arcanjo desempenha. A falta de informação sobre Miguel não impede os adeptos e os devotos de possuírem uma figura em suas casas e igrejas.

Normalmente sua imagem é utilizada nos ambientes como estátuas, quadros ou em correntinhas para trazer proteção, uma fonte de defesa contra os perigos da vida e espíritos maldosos. Além de estar associado à proteção, também pode trazer cura tanto material quanto espiritual.

Por conta de sua história que envolve milagres com os vivos e com os mortos nos textos bíblicos, muitos católicos e adeptos se tornam devotos de Miguel clamando por proteção contra o mal. Caso queira saber mais sobre o Anjo Miguel, sua história e como pedir ajuda para esse ser, leia esse artigo e desfrute dos conhecimentos.

Anjo Miguel – O Arcanjo protetor do povo

Ilustração antiga do Anjo Miguel

Já é de conhecimento de grande parte dos religiosos que Miguel protege as pessoas de qualquer força maligna. Porém, esse Arcanjo também é protetor do povo. Saiba mais sobre Anjo Miguel e outros Arcanjos nos tópicos a seguir.

Quem são os arcanjos?

A palavra “arcanjo” vem do latim, que inclui o prefixo “arch-“, que é traduzido como “chefe” ou “principal”. Já a palavra “anjo” descreve o que faz, não o que é. Assim, um Arcanjo é denominado o principal mensageiro de Deus, ficando em uma posição hierárquica mais alta que os anjos da guarda.

Esses seres celestiais tem a função de contemplar Deus e enviar as mensagens divinas para os seres humanos, além de proteger contra as forças trevosas. Apesar da Igreja Católica reconhecer apenas três Arcanjos, existem sete no total, sendo eles o Miguel, Rafael, Gabriel, Uriel, Baraquiel, Jegudiel e Sealtiel.

Origem e história do Anjo Miguel

A origem e a história do Arcanjo Miguel estão registradas nas escrituras sagradas antigas, onde esse Arcanjo é denominado o líder do exército de Deus na batalha celestial entre as forças da luz e das trevas. Conforme as escrituras, Miguel lutou contra Lúcifer para proteger o trono de Deus.

A batalha foi encerrada com Lúcifer sendo derrotado em forma de dragão, forma que o anjo tomou para tentar vencer Miguel. Além da batalha celestial, Arcanjo Miguel foi citado cinco vezes na Bíblia Sagrada, sendo responsável por trazer cura e por guiar as almas dos mortos para o Céu.

Na história judaica, Arcanjo Miguel era líder do grupo de anjos que questionou a decisão de Deus criar o ser humano no planeta Terra. Por conta disso, todos os outros Anjos, exceto Miguel, foram consumidos pelo fogo celestial.

O que o Anjo Miguel representa?

Arcanjo Miguel pode representar a beleza, a fé, a liderança, o guerreiro, a cura e a coragem, sendo todos esses atributos que o mesmo possui. Alguns textos bíblicos sugerem que Miguel seria o corpo celeste de Jesus Cristo, antes de encarnar na Terra, outros indicam a probabilidade de o Arcanjo ter sido progênito de toda criação divina.

Por fazer parte do exército de Deus, conforme as escrituras sagradas, Miguel também representa os guerreiros, os policiais e a justiça. Outras representações que possui é de um ser muito acolhedor, com grande amor fraternal, o que estende as mãos para salvar os que clamam por sua ajuda.

Além disso, os nomes dos Arcanjos sempre terminam em “-el” por conta do seu significado em hebraico, que significa “Deus”, enquanto “Mi-“é traduzido como “quem” e “kha-“ significa “como”. Portanto, Miguel, ou Mikhael em hebraico, significa “aquele que é similar a Deus” ou “aquele que está com Deus”.

Características visuais do Anjo Miguel

O Arcanjo Miguel é representado nas pinturas e estátuas como um homem de pele branca com cabelos castanho claro ou loiro até os ombros, enormes asas brancas ou douradas, sempre com algum inimigo deitado aos seus pés ou algum humano pedindo por seu socorro.

Em todas as imagens, Miguel está vestindo uma vestimenta de batalha, sendo uma armadura azul, vestes douradas e um elmo com pequenas asas ou um halo atrás da cabeça. Se não está esticando a mão para ajudar as pessoas, está segurando uma espada, lutando contra o mal, abaixo de seus pés.

É possível notar que na maioria das pinturas e representações visuais, Arcanjo Miguel está em posição de batalha, vencendo os inimigos, ou estendendo sua mão para ajudar os necessitados. Já suas grandes asas representam a proteção e o acolhimento. Em algumas imagens aparecem uma balança, simbolizando a justiça.

Festas e patronatos de Anjo Miguel

Assim como qualquer santo ou divindade, os Arcanjos também possuem suas datas de comemoração e festividade. A festa do Arcanjo Miguel ocorre no dia 29 de setembro nas Igrejas Católica, Anglicana e Luterana, pelo calendário ocidental. Na Igreja Ortodoxa, sua comemoração é feita no dia 8 de novembro ou 21 de novembro, dependendo das denominações ortodoxas.

Miguel é o patrono dos guerreiros, dos policiais, dos doentes e dos aflitos, mas também é considerado um santo padroeiro em algumas Igrejas. Baseado na história de sua aparição em Mont-Saint-Michel, na França, no século VIII, Arcanjo Miguel é considerado santo patrono dos marinheiros e paraquedistas.

Curiosidades sobre o Anjo Miguel

Por diversos fatores, Arcanjo Miguel não está presente apenas na religião católica. Esse ser celestial aparece em outras religiões e culturas, apenas com nomes diferentes, por conta do sincretismo religioso. É possível encontrar referências a esse Arcanjo no judaísmo e no islamismo.

Em alguns terreiros de Umbanda e Candomblé, São Miguel possui grande destaque. Isso acontece por conta da vertente em que atua, podendo ser líder de falanges de Exu e Pombagira. Entretanto, também pode ser cultuado e reverenciado como Oxóssi ou Xangô.

Conexão com o Anjo Miguel

Mãos erguidas para o céu

Caso precise da ajuda de um Arcanjo em sua vida para proteção, cura ou para afastar espíritos trevosos, é possível estar criando uma conexão com Miguel através de algumas formas. Veja a seguir alguns exemplos de como criar uma conexão com o Anjo Miguel.

Como são as pessoas influenciadas pelo Anjo Miguel?

Ao clamarem por ajuda, Miguel auxilia as pessoas nos combates do dia a dia, dando força na luta contra tentações e batalhas internas. Muitas vezes, as situações em volta de cada um acontecem por conta de suas próprias sombras. Por exemplo, a cobiça, a inveja, o ciúme, o preconceito, a ira, a falta de controle emocional, entre outros.

O ser humano em seu cotidiano dificilmente vai prestar atenção nos perigos que podem estar à sua volta. Sendo assim, Arcanjo Miguel também protege as pessoas contra possíveis acidentes e assaltos, guiando-as para caminhos diferentes ou colocando eventos em seus caminhos para que desvie das rotas perigosas.

Quem deve procurar a ajuda do Anjo Miguel?

Arcanjo Miguel é um ser celestial com a missão divina de proteger e auxiliar os seres humanos. Portanto, qualquer pessoa que esteja precisando de proteção contra o mal, um tratamento ou cura para alguma doença ou auxílio para transmutar suas próprias sombras pode estar chamando por Miguel.

Como pedir ajuda ao Arcanjo Miguel?

As pessoas podem pedir ajuda ao Arcanjo Miguel de algumas formas, mas, para aqueles que possuem muita fé e espiritualidade, a oração é uma maneira fácil e eficaz de conexão, comunicação e pedido de ajuda. Essa é uma forma de encontrar paz, conforto e proteção contra as energias negativas.

Apesar de ser a maneira mais fácil de se conectar com o Arcanjo, cada oração tem a sua função específica dedicada para o mesmo. Basta apenas recitar a oração específica para o seu problema com muita fé. Não é preciso ter imagens ou conhecer a fundo sua história, basta separar um momento do dia para rezar e pedir proteção, sendo feito com fé e boas ações.

Oração do Anjo Miguel

Miguel, o “similar a Deus”, é considerado o líder dos anjos e um poderoso guerreiro contra todas as forças trevosas e malignas que existem. Por conta disso, da justiça e da lealdade a Deus, a Oração de São Miguel Arcanjo é muito poderosa para trazer proteção.

Veja logo abaixo uma Oração de São Miguel Arcanjo para as pessoas que estão precisando de auxílio para trazer proteção, para combater o mal, para ajudar nos momentos de dificuldade em que se encontram e que buscam coragem para enfrentar seus desafios. Essa versão é poderosa e é a mais conhecida desde o período do Papa Leão XII.

Príncipe Guardião e Guerreiro, defendei-me e protegei-me com Vossa Espada.
Não permita que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência.
Livrai-me de pessoas negativas e espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos e familiares.

Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.

Instante e humildemente vos pedimos, que Deus impere e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas.
Amém.

Influências do Anjo Miguel

Estátua do Anjo Miguel com espada

Além de possuir influências sobre as pessoas para trazer auxílio no que necessitam, Miguel também tem influência em outras áreas da espiritualidade e da religiosidade. Os impactos causados são de transformação e positividade. Continue a sua leitura para descobrir as influências do Anjo Miguel na Numerologia, na Bíblia e na Umbanda.

Anjo Miguel para a Numerologia

Na numerologia, o número 22 está relacionado com a força e a qualidade dos Arcanjos, especialmente a de Miguel. Arcanjo Miguel incentiva as pessoas a encontrarem seus propósitos de vida e a cumprirem suas missões nesse planeta. Assim, ainda dentro da numerologia, o anjo 22 desperta o potencial de cada um.

São Miguel Arcanjo é um ser celestial poderoso que trabalha a favor da melhoria das qualidades divinas e humanas de cada indivíduo. Vão existir momentos em que serão necessários atitudes e renovações vindas de cada um, mas não quer dizer que nenhuma força divina os deixe de lado.

Anjo Miguel para a Bíblia

Como dito anteriormente, Miguel é o Arcanjo que traz acolhimento e proteção para aqueles que pedem sua ajuda. Além disso, algumas histórias contam que Miguel tem poder de cura. É o guerreiro que luta contra os demônios e as forças das trevas.

A primeira citação em que Anjo Miguel aparece é no Livro de Daniel, em 10:13: “Um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o Arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel”.

Miguel também aparece novamente no Livro de Daniel, sendo citado pela segunda e terceira vez, em 12:1: “O Arcanjo Miguel virá no fim dos tempos e terá um papel importante que não é explicado”.

Por fim, sua citação é vista no Livro de Judas e em Apocalipse, em que está escrito: “Esta visão fala sobre uma grande batalha nos céus entre o exército dos anjos de Deus, liderado por Miguel, e o exército de satanás. Satanás perdeu e foi lançado à terra. Essa batalha não é a mesma que a grande batalha final quando o diabo será lançado no lago de fogo”.

Anjo Miguel para a Umbanda

São Miguel Arcanjo é sincretizado na Umbanda como Xangô, e em algumas regiões é considerado um Exu. Normalmente é considerado líder das falanges de Exus e Pombagiras, com a missão de atuar entre os humanos para conduzir as almas para o caminho da luz e do amor.

Mesmo que São Miguel Arcanjo tenham ritos diferentes em cada religião, devido ao sincretismo religioso, o catolicismo, o islamismo, o judaísmo e a umbanda comemoram o dia do Arcanjo Miguel no dia 29 de setembro. Apesar de ser visto em outros tipos de crença, todos enxergam essa figura como um dos mais importantes guerreiros de Deus, isso se não for considerado o mais importante.

Como o Anjo Miguel pode ajudar na sua vida?

Estátua do Anjo Miguel com luz azul

Arcanjo Miguel pode atuar ou intervir na sua vida ou na vida daqueles em que seu auxílio for requisitado. Porém, é importante lembrar de que existe livre arbítrio e que nem todas as situações é possível ter uma intervenção direta de outro ser, seja por mérito, expiações ou provas de cada um.

Ou seja, Miguel pode não atuar diretamente em um problema de uma pessoa para resolver, mas pode dar coragem e guiar esse indivíduo para passar da melhor forma possível. Tenha em mente que esse Arcanjo está sempre pronto para ouvir as súplicas, rezas e pedidos de ajuda.

A forma mais fácil de se comunicar com Miguel é pela reza e oração, se for feita com muita fé. Compreenda que tudo ocorre no tempo certo, o tempo do outro lado é diferente do humano. Se o seu pedido de milagre não for realizado, entenda existe alguma razão por trás daquilo não acontecer.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Últimos posts


Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sabia que sonhar com buraco no dente tem significados diversos? Confira este artigo e saiba as possibilidades de simbologias por trás!


Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola traz diversas previsões para os seus relacionamentos. Confira aqui essas e outras interpretações.


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!