Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Você conhece o banho de Artemísia?

Ramos de Artemísia

O banho de Artemísia é um ritual capaz de atrair proteção espiritual, aumentar o poder mediúnico e trazer clareza mental. No entanto, os seus poderes vão muito além das suas propriedades mágicas, a erva pode melhorar a saúde física e mental. Não é à toa que essa planta já foi considerada a mais poderosa na Antiguidade.

Desde então, a erva é uma das mais utilizadas na bruxaria e em outros rituais místicos, devido a sua forte influência sobre o corpo, a mente e o espírito. Por conter compostos químicos importantes, a Artemísia também é conhecida como “erva das mulheres”.

Isso porque, ela contém substâncias benéficas para ajudar mulheres em todos os momentos. Além disso, o banho promove uma limpeza energética profunda, elevando a autoestima, a autoconfiança e devolvendo o poder pessoal.

Ao longo deste artigo, conheça tudo sobre a Artemísia, como sua origem, propriedades, além da receita do banho, dicas e muitas outras informações. Acompanhe!

Entendendo mais sobre o banho de Artemísia

Folhas secas de Artemísia em uma colher branca

A artemísia é rica em substâncias curativas e seus efeitos medicinais e mágicos são conhecidos desde os povos antigos. Neste tópico, entenda mais sobre sua origem, propriedades, para que serve e os benefícios do banho dessa planta. Continue a leitura.

Origem e características da planta Artemísia

Nativa da Europa, Ásia e Norte da África, a Artemísia vem do grego e faz referência à deusa Ártemis, deusa protetora das mulheres, dos animais e da caça. Popularmente, a planta é conhecida como rainha-das-ervas, losna, absinto, erva-de-fogo, entre outras. Atualmente, ela é cultivada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

O gênero Artemísia possui mais de 300 espécies, sendo a Artemísia Vulgaris uma das mais utilizadas para fins medicinais. A planta é uma herbácea, perene e pode medir de 1 a 2 m de altura e suas folhas são verde-escuras e medem de 5 a 10 cm. Nos meses de julho e setembro ocorre a floração, são flores pequenas de cor amarela e vermelha.

Propriedades da Artemísia

Para a ciência, as propriedades medicinais da Artemísia trazem diversos benefícios para a saúde, principalmente, para o bem-estar das mulheres. Já para as bruxas e os místicos em geral, a erva tem propriedades mágicas, neutralizando energias densas, entre outros poderes. Para saber mais sobre os efeitos da Artemísia, continue a leitura.

Propriedades medicinais

A artemísia contém compostos químicos importantes para a saúde, dentre eles as vitaminas A, do complexo B, C e K. Além disso, há boas quantidades de flavonoides, cumarinas, tujona e sais minerais, como cálcio, ferro e potássio.

Logo, a planta possui propriedades antioxidantes, analgésicas, antiespasmódicas, calmante e anticonvulsivas. Ainda a erva é conhecida por sua ação antifúngica e bactericida, eficaz para eliminar parasitas intestinais e combater bactérias e também tratar feridas externas.

De acordo com estudos, a artemísia é indicada para melhorar a saúde da mulher, devido aos fitohormônios, que reduzem os sintomas da TPM, menopausa, além de regular o fluxo menstrual e ciclo reprodutivo.

Propriedades mágicas

Utilizada no misticismo desde a Antiguidade, a artemísia é considerada uma planta sagrada e a mais poderosa. Segundo bruxas e videntes, ela é capaz de curar e proteger o espírito, estimular a clarividência e promover clareza mental. Além disso, a planta ajuda no desenvolvimento da intuição, conexão espiritual, viagens astrais e provocar sonhos lúcidos.

Para que serve o banho de Artemísia?

O banho de artemísia contribui, especialmente, para a saúde da mulher, pois está associada ao alívio de dores, sobretudo, no período menstrual e no climatério. Ademais, a erva proporciona limpeza espiritual, purificando e revitalizando o corpo, e assim, atraindo energias positivas e devolvendo o ânimo e a autoestima.

Benefícios do banho de Artemísia

Devido às suas propriedades medicinais e mágicas, tomar banho de artemísia promove muitos benefícios ao corpo, como:

- Reduz as dores provocadas pela artrite, artrose e o reumatismo;
- Diminui cólicas uterinas e abdominais;
- Combate os sintomas da menopausa;
- Melhora o humor, evitando crises de ansiedade e estresse;
- Acalma e relaxa, melhorando a qualidade do sonho;
- Promove limpeza espiritual profunda;
- Afasta as energias densas, equilibrando o campo vibracional;
- Estimula o discernimento e clareza mental;

Banho de Artemísia

Banheira com vista para área externa com plantas

Com tantos benefícios para a saúde física e espiritual, o banho de artemísia é um ritual poderoso e revigorante. Porém, os efeitos só serão sentidos se o passo a passo for seguido corretamente. A seguir, confira as suas indicações, ingredientes e o modo preparo.

Indicações e ingredientes

A artemísia é uma planta extremamente poderosa e o banho com a erva é indicado para fazer uma limpeza energética intensa, purificando a alma e afastando as energias densas. Do ponto de vista científico, o banho contém propriedades medicinais capazes de reduzir cólicas menstruais e renais, e ainda ajuda a inibir os sintomas da menopausa.
Para preparar o ritual, você precisará dos seguintes ingredientes:

- 1 litro de água;
- 2 colheres de chá das folhas secas de artemísia.

Como fazer

1) Em uma panela, coloque a água e assim que levantar fervura desligue o fogo;
2) Acrescente as folhas de artemísia e tampe o recipiente;
3) Deixe em infusão para extrair as propriedades por cerca de 10 a 15 minutos;
4) Em seguida adicione o chá em uma bacia e misture com a água do banho, para ficar na temperatura ideal;

Após se higienizar como de costume, jogue o preparado do pescoço para baixo. Enquanto isso, feche os seus olhos e visualize o seu corpo, passando por uma limpeza contra o mau-olhado, inveja ou qualquer outra energia negativa. Se preferir realize uma prece, conforme a sua crença ou religião, pedindo proteção e clareza espiritual.

O ideal é que você faça esse ritual à noite, para evitar o contato com as vibrações densas de outras pessoas. Além disso, tomando esse banho, antes de dormir, fará com que acorde revitalizada e com seu campo vibracional protegido.

Outras formas de usar a Artemísia

Folhas e óleo essencial de Artemísia

Além do banho, a Artemísia também pode ser utilizada para fazer chá, incenso, floral e extrair o seu óleo essencial. Todas essas formas contribuem para o processo curativo do corpo e da mente, e ainda elevam o poder mediúnico e espiritual. Neste tópico, saiba mais sobre como usar a erva para obter seus benefícios.

Chá de Artemísia

O chá de artemísia é uma ótima opção para amenizar a febre, a anemia, limpar toxinas do organismo e proteger os órgãos internos. Além disso, a infusão é vasodilatadora, melhorando a circulação sanguínea e a contração uterina. Logo, é ideal para reduzir dores no corpo e cólicas menstruais e intestinais, e ainda controlar o ciclo menstrual.

Para preparar o chá, basta colocar água fervente em uma xícara, adicionar um punhado das folhas de artemísia secas e abafar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba ainda quente. O consumo deve ser moderado, sendo recomendado tomar até 3 vezes ao dia.

Entretanto, a infusão é contraindicada para grávidas, pois há indícios que a planta pode levar ao aborto ou a malformação do feto. No caso de mulheres que estão amamentando, correm o risco de passar as toxinas da planta através do leite.

Óleo de Artemísia

O óleo de artemísia é muito utilizado em massagens, principalmente, na moxacombustão, ou moxaterapia, uma técnica de acupuntura que aplica calor em pontos da pele. Isso porque a planta é considerada quente e picante, de acordo com a medicina chinesa.

Como a planta possui substâncias curativas, como os fitohormônios, ajuda as mulheres a se recuperarem dos sintomas da TPM e da menopausa. O seu uso também se estende a outras terapias alternativas, como a aromaterapia, que a utiliza para melhorar a concentração e a estabilidade emocional.

Floral de Artemísia

O floral de artemísia tem a função de desintoxicar e purificar o corpo e a mente. É muito comum que esse floral seja indicado em momentos de desespero e de crises emocionais. Além da sua ação calmante e relaxante, a essência da planta também estimula a produção de células de defesa, aumentando o sistema imunológico e elevando o campo vibracional do indivíduo.

Geralmente, basta 4 gotas até 4 vezes ao dia do floral. No entanto, essa dosagem pode variar por isso, é necessário que o terapeuta holístico ou outro profissional oriente o uso, de acordo com cada necessidade.

Incenso de Artemísia

Outra forma de usar a artemísia é através do incenso, que consiste queimar as folhas secas em brasa. Essa prática é feita há séculos para defumar ambientes que estão carregados energeticamente, para se livrar dos espíritos obsessores, inveja, e remover trabalhos espirituais.

Outras informações sobre o banho de Artemísia

Folhas secas de Artemísia em colher de madeira

Antes de preparar o banho de Artemísia, é normal que surjam algumas dúvidas. Como, por exemplo, se é possível adicionar outros ingredientes, como o sal grosso ou se ao invés da erva pode-se usar o óleo essencial. Por isso, para te ajudar, a seguir serão sanadas essas questões e ainda, confira algumas dicas e cuidados importantes. Leia abaixo.

Posso adicionar sal grosso ao banho de Artemísia?

Por ser um condutor energético, o sal grosso é um dos ingredientes mais utilizados em banhos de descarrego para atrair proteção espiritual e dar ânimo e força de vontade. Sendo assim, ele pode ser adicionado para potencializar os resultados do banho de Artemísia. Basta colocar cerca de 3 colheres de sopa na água, durante o preparo do ritual.

Posso usar o óleo essencial ao invés da erva para o banho?

Caso você não encontre a erva de Artemísia, é possível substituir pelo óleo essencial da planta. No entanto, o seu princípio ativo é mais concentrado, sendo necessário diluí-lo em água. Portanto, para cada 1 litro de água, você pode adicionar de 5 a 10 gotas do óleo essencial ou de 15 a 20 gotas na sua banheira.

Dicas para melhorar os efeitos do banho de Artemísia

Para obter o efeito desejado do banho de Artemísia, é importante seguir algumas dicas que são:

- Fazer o ritual em um ambiente tranquilo e sem pressa;
- Opte por tomar o banho de Artemísia na hora de dormir, para limpar toda a carga negativa e ajudar a acordá-lo leve e revigorado;
- Utilize roupas claras após o banho, assim mantém a sua energia elevada;
- Não faça esse ritual se estiver irritado ou estressado, pois é preciso estar concentrado e focado na sua intenção ou na cura do seu corpo físico e mental;
- Durante o banho faça visualizações do que deseja atrair e o que deve ser afastado de você.

Cuidados e contraindicações do banho de Artemísia

Antes de fazer o banho de Artemísia, é importante testar em uma pequena área da pele, pois, em pessoas com alta sensibilidade podem desenvolver reações alérgicas. Além disso, grávidas e lactantes devem evitar fazer o ritual. Isso acontece porque a planta pode provocar aborto espontâneo ou afetar o desenvolvimento do bebê.

Preço e como comprar a Artemísia

A Artemísia pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e feiras. Além disso, é possível comprá-la em lojas online, com a mesma qualidade e mais praticidade. Caso queira comprar a muda para plantá-la, ela está disponível em lojas de jardinagem ou em centros de distribuição, como a Ceasa.

Os preços costumam variar conforme a qualidade do produto. Na sua versão seca, a Artemísia pode ser encontrada a partir de R$ 3,99 a cada 50g. Já a planta para cultivo, custa em média R$ 20,00. É importante prestar atenção no rótulo, para se certificar que está comprando a espécie correta.

Aproveite todos os benefícios do banho de Artemísia!

Mulher tomando banho em banheira de pedra em área externa

Como vimos, a Artemísia é benéfica para o corpo e a mente, promovendo saúde e bem-estar, principalmente, para as mulheres que sofrem com cólicas e desequilíbrios hormonais em todas as fases da vida. Além disso, a erva é conhecida por seus poderes mágicos, ideais para proteção e limpeza espiritual.

Contudo, para que os efeitos sejam sentidos, é importante fazer o ritual no momento mais oportuno, onde não há interrupções, barulho e contato com outras pessoas. Ainda, manter o pensamento positivo e boa intenção são fundamentais durante o banho, pois é preciso mentalizar que está sendo protegido e guiado pela espiritualidade.

Portanto, a Artemísia pode realmente fazer milagres na sua vida, basta acreditar e usá-la corretamente. O banho pode ser tomado com frequência, sobretudo, no período menstrual para aliviar dores ou sempre que sentir sobrecarregado energeticamente.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


banhos

Artigos relacionados


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Sal e louro são temperos tradicionais da culinária que quando acrescentados ao banho tornam-se poderosos aliados para a abertura de caminhos para o sucesso!


Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Auxiliando os processos de transformação, os banhos de ervas são capazes de promover uma troca energética e de proporcionar um equilíbrio pleno. Saiba mais!


Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Deseja afastar a inveja, o mau olhado e as energias negativas do seu caminho? Conheça aqui o poderoso banho de 7 ervas e aprenda como prepará-lo!


Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Os banhos de Oxalá são excelentes para a vida e para saúde. Alguns deles curam até mesmo dores físicas, você sabia? Entre aqui e saiba mais!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!