Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Os banhos de Oxalá são excelentes para a vida e para saúde. Alguns deles curam até mesmo dores físicas, você sabia? Entre aqui e saiba mais!


Conheça os benefícios do banho de Oxalá!

Mulher tomando banho

Caso você não saiba, Oxalá é um dos orixás mais importantes da Umbanda. Isso porque ele é considerado o filho do Pai Maior, o ser mais evoluído. Dessa forma, os banhos desse orixá são bastante benéficos para muitas coisas.

Se você precisa de um banho para abrir caminhos ou até mesmo para afastar energias negativas, pode ter certeza de que um banho de Oxalá será a resolução de qualquer problema.

Pensando nisso, decidimos compartilhar os principais banhos e para que eles servem, entretanto, nada mais justo que você conheça a história de Babá e o que ele representa. A seguir, entenda mais sobre o orixá e sua verdadeira história.

Entendendo mais sobre o banho de Oxalá

Mulher tomando banho

Mesmo que você seja um especialista no mundo místico, é necessário conhecer tudo sobre ele antes de tomar qualquer decisão. Não adianta conhecer um bom banho para ganhar dinheiro e não saber os prós e até mesmo os contras desse ritual.

Fazer simpatia não é brincadeira e, por isso, exige o máximo de atenção e responsabilidade. Confira a história de Oxalá a seguir!

História de Oxalá

Para quem não sabe, os orixás são deuses africanos que foram criados com o intuito de que cada um cuidasse e preservasse cada canto desse mundo. Dentre todos os orixás, Oxalá, também conhecido como Orixalá, foi o primeiro a ser criado e ficou responsável pela missão de criar o Universo, assim como todos os seres e todas as coisas que existem no mundo.

Em outras religiões, como no catolicismo, Oxalá nada mais é que uma representação do mestre Jesus. Oxalá consegue apresentar duas formas: Oxaguiã, representando um jovem e Oxalufã, um senhor.

Orixalá é um orixá muito inteligente e respeitado já que é a maior divindade da religião. Sob os olhos dele, nada passa batido ou despercebido. Reina sobre todos os povos, representa a paz e auxilia todos que dele necessitam.

Origem do banho de Oxalá

Não se sabe ao certo como se deu o primeiro ritual com o banho de Oxalá, entretanto, devido ao fato de a Umbanda e o Candomblé serem duas religiões de matriz africana, é bem possível que os africanos tenham criado essa tradição juntamente com as oferendas e superstições do passado. Tomar banho dos deuses é um ritual muito antigo, que passa de gerações.

Para que serve o banho?

É impossível listar apenas uma ou duas finalidades do banho de Oxalá, um orixá tão poderoso que é capaz de bloquear a maldade em todas e quaisquer áreas de sua vida. Num geral, o banho serve para filtrar as energias e mandar embora as negativas.

Além disso, é um forte aliado para amenizar as dores de cabeça, calafrios, insônia, as dificuldades no amor e a falta de emprego. Dessa forma, se você estiver procurando por um emprego, poderá contar com um banho de Oxalá.

Principais ingredientes usados em conjunto

Os ingredientes usados em conjunto dependerão da finalidade que você almeja. Existem alguns banhos de Oxalá que podem ser potencializados com a mistura de algumas ervas, sal, mel e até mesmo água morna. Além disso, a oração e a fé contam muito na hora de realizar o ritual. A fé sempre será o ingrediente mais importante de todo e qualquer ritual.

Dicas para potencializar os efeitos do banho

Existem algumas dicas que podem te ajudar a potencializar os efeitos do banho, entretanto, há uma dica de ouro bem básica que é considerada um padrão no mundo místico. A forma que a energia da planta é ativada conta muito na hora do preparo.

Por exemplo, se as ervas estão frescas, o ideal é que a água esteja fria ou morna, nunca quente. Em contrapartida, também é aconselhável esfregar as folhas em um recipiente usando água fria ou morna, até que você consiga extrair o caldo da erva.

Outra dica importante é se conectar com a natureza, pedir permissão e agradecer por ter a planta naquele momento. Antes de tomar o banho, se você deixá-lo descansando por alguns minutos, com certeza terá uma potência muito melhor no resultado.

Cuidados com o procedimento do banho

Durante o preparo do banho - seja ele de Oxalá ou qualquer orixá -, é importantíssimo que você tenha cuidado. Geralmente, algumas ervas são extremamente tóxicas e, devido a isso, é necessário ter cuidado e lavar sempre as mãos ao entrar em contato com elas.

Além disso, alguns banhos não permitem a lavagem da cabeça. Outros banhos vão exigir de você muita intuição. Siga as orientações dos médiuns do terreiro ou centro que você frequenta. Assim, não há como nada sair conforme o não planejado.

Banho de boldo de Oxalá

Folhas de boldo

Muitas plantas e ervas são utilizadas no preparo dos banhos a fim de cuidar da nossa energia. No caso do boldo, ele é considerado o tapete de Oxalá na Umbanda. Isso porque sua planta contém uma grande quantidade potente de energia, o que beneficia muitas áreas do corpo e a saúde.

Em relação à saúde, o boldo é utilizado na fisioterapia a fim de melhorar a desordem do sistema digestivo. Já na fitoenergética, a mesma planta é utilizada para purificar e harmonizar o campo vibratório da pessoa que esteja a utilizando. Para saber mais sobre essa planta, continue a leitura!

Importância do boldo para Oxalá

Entre as religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, o boldo é considerada a erva sagrada de Oxalá. A erva conecta a pessoa que a utiliza com a frequência e vibração do orixá. Isso acaba permitindo a limpeza espiritual e a potencialização da proteção.

Além disso, o boldo também é responsável por limpar e potencializar a glândula pineal, que está localizada entre os olhos e é associada à mediunidade. Devido a isso, ele é extremamente importante para Orixalá e muito usado durante o preparo de algum banho.

Indicações e ingredientes

O banho de boldo pode ser tomado sempre que você sentir a necessidade, mas o legal seria tomá-lo nas sextas-feiras, já que é o dia de Oxalá. Para fazer o banho você não vai precisar de muita coisa, tenha em mãos um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas) e um litro de água.

Como fazer o banho

Para preparar o banho de boldo, você terá que esquentar a água. Se as folhas estiverem frescas, esfregue-as no recipiente da água e não permita que a temperatura suba demais. Tente deixar a água morna ou até fria. Se a água esquentar demais e ferver, ela vai queimar a planta.

Durante a preparação, é importante que você mentalize o desejo de proteção. Depois de macerar a planta, tampe e deixe o banho descansando por uns 10 minutos. Após isso, leve para o banho e, ao tomar o banho de higiene, despeje-o por todo o corpo.

No caso das ervas secas, a água pode ser mais quente, na mesma temperatura do preparo de um chá.

Banho de canjica de Oxalá

Folhas de Boldo

Assim como a maioria dos banhos, o banho de canjica de Oxalá tem como principal objetivo descarregar as energias negativas, purificar e potencializar nosso campo energético.

Todavia, o banho de canjica conta com um benefício diferenciado dos outros banhos, além de ele proporcionar paz e tranquilidade, ele é muito usado para atrair o grande amor. Para saber mais sobre o banho e como prepará-lo, continue a leitura!

Importância da canjica para Oxalá

Entre os elementos essenciais durante o culto à Oxalá está a canjica e, por isso, ela é tão importante para o orixá. Num geral, as pessoas recorrem a ela para preparar e oferecer oferendas para Oxalá e, devido a isso, ela acaba se tornando uma boa aliada para os famosos rituais de banho.

Indicações e ingredientes

O ritual do banho de canjica serve para abrir caminhos e pedir proteção à Orixalá. Para preparar a simpatia, você vai precisar procurar por alguns ingredientes que, talvez, você não tenha em casa, mas eles não são difíceis de serem encontrados. Tenha em mãos:

- 1 kg de milho de canjica;
- Sabão de coco;
- Bucha vegetal;
- Uma panela grande (capacidade 12L)
- Açúcar;
- Uma vela de 7 dias na cor branca.

Como fazer o banho

Com o milho de canjica em mãos, procure separar somente os bons, ou seja, aqueles que não estão estragados, com pintas pretas ou amarelados. Feito isso, cozinhe-os em uma panela grande, com 10L de água.

Quando você perceber que a água está fervendo, desligue o fogo, retire a água e deixe-a esfriando. Leve novamente o milho ao fogo e adicione água o suficiente para cozinhá-lo. Quando estiver cozido, deixe esfriar.

Pegue a água que você havia deixado esfriar no primeiro momento e vá para o banho. A princípio, você vai tomar um banho com água fria do chuveiro. Esfregue todo o seu corpo com a bucha vegetal e use o sabão de coco. Faça bastante espuma na cabeça.

Enxague-se e, ainda molhada, pegue a água da canjica e coloque-a próxima da boca. Faça os pedidos a Oxalá e derrame a água sobre a cabeça. Permita que ela lave o corpo inteiro. Quando o banho estiver terminado, espere um pouco para que sinta a energia circular pelo seu corpo.

Não se enxugue. Quando estiver seca(o), opte por roupas claras ou brancas. Saia do banheiro, encha um copo com água gelada e adicione bastante açúcar. Coloque o copo dentro de um prato branco, acenda a vela de 7 dias e coloque-a ao lado do copo em algum lugar alto da sua casa.

É importante que o prato fique em um lugar mais alto que você. Após isso, faça uma prece e ofereça ao se anjo da guarda. Ainda não acabou. Ao final, pegue a canjica cozida e jogue os punhados em cima da sua casa, pedindo para que Oxalá afaste todos os males do ambiente e traga harmonia, paz, tranquilidade e o que mais desejar.

Banho de Oxalá para abrir caminhos

Canjica de milho

Quando alguém está com os caminhos fechados, é possível perceber que nada dá certo. Muitas vezes, a pessoa entra em uma maré de azar que ninguém sabe explicar o porquê daquilo estar acontecendo.

É angustiante e ao mesmo tempo desesperador, já que nem todas as pessoas acreditam no misticismo. Nesses casos, um banho de Oxalá pode ser fundamental. Pensando nisso, decidimos compartilhar como fazer o banho de Orixalá para abrir caminhos. Confira a seguir!

Indicações e ingredientes

Fazer a simpatia na sexta-feira não é uma regra, mas seria ótimo. Para o preparo da receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

- Pétalas de três rosas brancas;
- Pétalas de três cravos brancos;
- Pétalas de três palmas brancas;
- Uma colher de açúcar;
- Um copo de leite de origem animal (vaca, cabra, ovelha).

Como fazer o banho

Coloque 5 litros de água para ferver e, quando perceber que está em ebulição, adicione os ingredientes. Utilize uma colher para mexê-los no sentido horário e, após isso, desligue o fogo e deixe em infusão por cinco horas. Coe os ingredientes em um balde limpo. Depois, acrescente água do chuveiro.

Ao final, despeje sobre o corpo, da cabeça aos pés, pedindo para que Oxalá abra seus caminhos. Feito o banho, acenda uma vela para o orixá e outra para o seu anjo da guarda e ofereça uma prece a ambos. Por fim, é só descartar as ervas usadas em uma composteira ou em algum lixo orgânico.

Banho de Oxalá para proteção e abertura de caminhos

Rosa Branca

O banho de Oxalá para proteção e abertura de caminhos é um dos mais simples de se fazer e, por isso, é o mais comum. Entretanto, há duas formas para fazer o banho. A primeira, considerada a mais simples, você só precisará de um xampu natural de boldo.

Antes de lavar a cabeça com xampu, você precisa esfregar o couro cabeludo e lavá-lo somente com água corrente. Deixe repousar por uns 3 minutos e, então, lave a cabeça com xampu de boldo e mentalize o que deseja. Para saber a outra forma, continue lendo o artigo!

Indicações e ingredientes

Para fazer o banho de Oxalá para proteção e abertura de caminhos, você vai precisar de:

- Três folhas de boldo;
- Pétalas de 3 rosas brancas;
- 3 galhos de levante;
- Um balde;
- Um pano branco.

Como fazer o banho

Siga o passo a passo para fazer o banho e adquirir proteção e abertura de caminhos:

1) Esfregue as ervas e as pétalas em água enquanto faz os pedidos;
2) Deixe os ingredientes descansando por 4 horas em um balde. Cubra a mistura com o pano branco;
3) Coe a mistura e encha o balde com água até a metade;
4) Tome o seu banho de higiene;
5) Ao final do banho de higiene, despeje a mistura do balde por todo o corpo, da cabeça aos pés.
6) Jogue o resto dos ingredientes em um jardim.

Banho de Oxalá para energização e abertura de caminhos

galho de arruda

Entre os banhos de Oxalá, o banho para energização e abertura de caminhos é um dos mais procurados.

Isso porque, além de abrir nossos caminhos a fim de conquistarmos prosperidade, o banho purifica nossa energia e potencializa o nosso campo energético. O banho é simples e funciona de fato. Para saber como faz, é só continuar a leitura.

Indicações e ingredientes

Para o preparo do banho de energização e abertura de caminhos, você vai precisar de:

- Algumas pitadas de açúcar cristal;
- Arruda;
- Boldo;
- Alecrim do campo;
- Rosa Branca.

Como fazer o banho

A princípio, ferva a água e, quando ela estiver fervida, desligue o forno. Adicione as ervas já lavadas, umas pitadas de açúcar e as pétalas da rosa branca. Feito isso, permita que a mistura fique descansando por 3 horas. Tome seu banho de higiene normalmente.

Ao final, despeje o banho de Oxalá dos ombros aos pés. Não molhe a cabeça. Durante o processo, peça por energização e abertura de caminhos.

Banho de Oxalá para limpeza e paz espiritual

Folhas de manjericão

O banho de Oxalá para limpeza e paz espiritual é pouco conhecido, mas não deixa de ser excelente para as pessoas que o conhece. Ele é extremamente rápido, fácil e simples de fazer. Além disso, os ingredientes necessários não exigem muito de você, pois podem ser facilmente encontrados. Confira como fazê-lo a seguir!

Indicações e ingredientes

Você vai precisar de:

- Manjericão;
- Arruda;
- Boldo.

Como fazer o banho

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Feito isso, coloque as ervas lavadas e deixe-as em descanso por 3 horas no máximo. Depois, tome seu banho de higiene normalmente. Ao final, despeje o banho dos ombros para baixo, pedindo para que Oxalá lhe abençoe com paz, tranquilidade e caminhos abertos.

Como o banho de Oxalá pode auxiliar na sua vida?

Muler tomando um banho

Agora que você já conhece a história de Oxalá, é justo ressaltar que todos os banhos citados ao longo do artigo são excelentes banhos que de fato funcionam. Quando se sabe que Oxalá é um dos orixás mais importantes e mais poderosos do reino divino, fica mais fácil acreditar que com ele todas as coisas são possíveis.

Vale ressaltar que, para todos os banhos, o ingrediente mais recomendável durante o processo é a fé. Não faça nada duvidando do poder desse orixá. Lembre-se de que a fé é a ausência de dúvidas. Se você acreditar, os banhos podem ser ótimos para a sua vida.

Eles te ajudam a recarregar as energias, afastam pessoas e energias negativas, além de abrir seus caminhos e lhe encher de coisas boas. Portanto, não hesite em tomar um banho de Oxalá se sentir necessidade ou achar que precisa.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


banhos

Artigos relacionados


Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Sal e louro são temperos tradicionais da culinária que quando acrescentados ao banho tornam-se poderosos aliados para a abertura de caminhos para o sucesso!


Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Auxiliando os processos de transformação, os banhos de ervas são capazes de promover uma troca energética e de proporcionar um equilíbrio pleno. Saiba mais!


Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Deseja afastar a inveja, o mau olhado e as energias negativas do seu caminho? Conheça aqui o poderoso banho de 7 ervas e aprenda como prepará-lo!


Banho de leite: aprenda 8 receitas para descarrego, amor e mais!

Banho de leite: aprenda 8 receitas para descarrego, amor e mais!

O banho de leite é ideal para saúde da pele, e também para limpar as energias negativas, atrair amor, proteção espiritual e prosperidade. Saiba mais aqui!


Como fechar o corpo? Banho de arruda, alecrim, ervas, óleos e mais!

Como fechar o corpo? Banho de arruda, alecrim, ervas, óleos e mais!

O ritual para fechar o corpo irá trazer uma série de benefícios para o seu espírito. Toque aqui e tenha mais motivação e afaste as energias negativas de você!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.