Significado da carta Seis de Copas no Tarot: no amor, na saúde e mais!

Significado da carta Seis de Copas no Tarot: no amor, na saúde e mais!

Se você tem o hábito de jogar cartas de Tarot, já deve ter se deparado com o Seis de Copas. Mas o que significa essa carta? Descubra tudo sobre ela aqui!


O que significa a carta Seis de Copas no Tarot?

Carta Seis de Copas em meio a flores.

A carta Seis de Copas faz parte dos arcanos menores. Dessa forma, seu significado e sua leitura relacionam-se às outras cartas. No entanto, o seu naipe, Copas, associa-se a emoções e sentimentos, de maneira que pertence ao elemento água e aos seus signos.

Além disso, o Seis de Copas possui característica de nostalgia e de retomada do passado, mas sempre com um olhar positivo e leve. Ou seja, enxerga-se o passado como a base para as realizações do presente e futuro.

Dessa forma, essa carta de Tarot traz equilibro, harmonia, pureza e doçura, que encontram-se no passado de cada um. Além disso, também há otimismo e conforto, para que você olhe de uma forma mais leve para os novos desafios da vida. Descubra mais significados da carta Seis de Copas em diversos aspectos da sua vida nesse artigo!

Fundamentos do Seis de Copas no Tarot

Carta Seis de Copas.

Com o Seis de Copas no Tarot, deve-se resgatar a criança interior. Isso deve ocorrer para inspirar, encorajar e confortar o presente e o futuro. Ou seja, essa carta considera todas as fases e os momentos da vida, inclusive os que virão. Portanto, não se prenda ao passado, foi tudo foi um ensinamento. Para saber mais sobre os fundamentos dessa carta, continue a leitura!

História

A origem do Tarot e das suas cartas ainda é um mistério para os estudiosos e amantes dessa prática. No entanto, sabe-se que uma das primeiras manifestações foi na Itália, no século XIV. Naquele tempo, apenas a nobreza fazia uso do Tarot e o baralho servia apenas para recreação.

No entanto, em meados do século XVIII, o Tarot tornou-se uma forma de adivinhação e estudo da Astrologia. Dessa forma, desde então, utiliza-se o baralho de Tarot como fonte de conhecimento próprio e de todos os ciclos e momentos da vida de cada um.

Dentre suas cartas, está Seis de Copas, o arcano responsável pelos sentimentos que envolvem passado, presente e futuro.

Iconografia

Deve-se considerar a iconografia da carta do Seis de Copas em sua leitura. De acordo com o Tarot Rider-Waite, essa carta apresenta um jovem cheirando uma flor, que está curvado, para entregá-la para uma jovem.

Além disso, o Seis de Copas apresenta flores brancas de cinco pontas, que se parecem com estrelas. Essas flores encontram-se dentro de vasos, que representam o naipe de Copas.

Dessa forma, a entrega dessas flores simboliza a reunião harmônica e respeitosa entre passado e futuro, além do conforto e da segurança que essa união proporciona. A cor amarela da carta mostra felicidade e energia no encontro entre esses momentos.

Significados do Seis de Copas no Tarot

Carta Seis de Copas.

Há diversos significados ao tirar o Seis de Copas no Tarot. Dessa forma, em geral, ele possui característica positiva em relação ao passado e ao otimismo com o futuro. Mas essa carta também pode ser negativa, ao mostrar que você está preso ao passado, já que sempre deve olhar para frente. Confira mais sobre isso a seguir!

Emoções

Por se relacionar ao passado e à nostalgia, o Seis de Copas é uma carta carregada de emoções. Afinal de contas, todo o naipe de Copas é regido pelo elemento da água, um elemento tomado pelas emoções.

Ou seja, quando se tira a carta Seis de Copas no Tarot, a pessoa precisa refletir sobre seus sentimentos, principalmente aqueles ligados ao passado. Isso é feito para que essas emoções não se transformem em um fardo ou sejam negativas.

Portanto, é necessário sempre visar os aspectos positivos do passado, para despertar apenas emoções boas a partir dela. Estas não devem trazer sofrimento ou tristeza, apenas aprendizado e conhecimento.

Sentimentos

Os sentimentos que o Seis de Copas traz, quando aparece em um Tarot, são ambíguos, pois eles podem ser tanto positivos quanto negativos. Para chegar a essa conclusão, necessita-se saber qual é o assunto ao qual essa carta se refere, além da combinação que ela faz com os outros arcanos.

Dessa forma, ela pode trazer à tona sentimentos negativos, como nostalgia e enorme apego ao passado, de modo a não deixá-lo para trás. Mas também pode mostrar os aspectos positivos do passado e como ele existiu para o amadurecimento do consulente.

Portanto, para saber a qual sentimento o Seis de Copas se refere, é preciso atrelar essa carta a um conjunto, seja ele de outras cartas ou de sentimentos.

Memórias do passado

A carta do Seis de Copas é a própria simbolização da nostalgia e do passado. Sabemos que cada um possui uma história única e pessoal. No entanto, não se pode olhar para essas memórias do passado com tristeza ou saudades.

As memórias do passado são o que constitui alguém e o que molda o presente e o futuro. Mas, ainda assim, não se pode viver nelas, pois é preciso aproveitar o melhor que têm e vê-las como experiências. Portanto, nunca se apegue ao seu passado ou o lamente. Enxergue o que aconteceu como degraus para chegar até o final e ao topo da escada da vida.

Otimismo

Ao jogar Tarot e se deparar com a presença da carta Seis de Copas, automaticamente sabe-se que ela mostra otimismo. O Seis de Copas, ao deixar o passado para trás, mostra que seu presente e seu futuro serão marcados por felicidade e satisfação.

Isso se dá pelo espírito de infância e de juventude que essa carta apresenta. Ou seja, é com otimismo que você verá tudo de forma mais leve, o que é similar à visão das crianças. Além disso, esse otimismo também carrega a alegria e a valorização da vida, fato que fará com que seja mais fácil evoluir e conseguir o que você deseja e se propõe a conquistar.

Relacionamentos

Em relação aos relacionamentos, o arcano Seis de Copas tem características negativas e positivas. Ou seja, quando o assunto é uma relação e essa carta aparece, significa que você está preso ao seu passado amoroso. Dessa maneira, não consegue viver e aproveitar o seu presente na parte amorosa, por estar preso a algo do passado, seja uma pessoa ou momentos de um relacionamento.

Mas ela também serve como uma forma de alerta para que a pessoa se desligue dessas amarras do passado. É preciso vê-lo de outra forma e valorizar o presente e o que acontece no momento atual, em vez de reviver diversas vezes o que já aconteceu.

Espontaneidade

Ao se conectar com sua criança interior e com sua infância, o Seis de Copas mostra a capacidade da liberdade. Ao se tornar livre, o individuo conseguirá encontrar harmonia em seu presente e passado, abrindo muitos caminhos.

Assim, ele encontrará todos esses caminhos, ao usufruir da sua intuição e espontaneidade. Isso é algo típico de crianças e da infância. Portanto, baseie-se na espontaneidade que o Seis de Copas resgata da sua infância.

Faça isso para que você consiga progredir, mudar e sempre caminhar em direção ao melhor de sua vida. Além de se livrar de situações difíceis e indesejáveis, não se prenda ao seu passado.

Inocência

O Seis de Copas é ligado à inocência, assim como à simplicidade. Isso ocorre por conta das lembranças da infância, que são carregadas de inocência e de sentimentos infantis e puros.

Dessa forma, o arcano traz a pureza das crianças. Isso ocorre para que se tenha um olhar para o presente e para o futuro de maneira leve e positiva. Afinal de contas, é só dessa forma que se conseguirá trilhar um caminho de forma leve, simples e alegre.

Assim, com a inocência, surge também a harmonia, para que os caminhos escolhidos sejam os melhores possíveis e façam bem na vida do consulente.

Seis de Copas no Tarot em diferentes áreas da vida

Cartas de Tarot com cristal ao lado.

Ao tirar a carta Seis de Copas no Tarot, para cada diferente área da vida, haverá um conselho único. Isto é, dependendo do que você desejar saber, a mensagem será distinta. No entanto, como essa carta refere-se ao passado, ela sempre remeterá a aspectos antigos do individuo. Acompanhe!

No amor

O Seis de Copas no amor mostra que você está preso a sentimentos do passado. Caso a pessoa que tirou essa carta esteja em um relacionamento, isso significa que deve se atentar ao histórico do casal. Ou seja, há alguma amarra com o passado, seja com algum amor antigo ou com o que o relacionamento foi e não é mais.

Dessa forma, o Seis de Copas mostra que você e seu parceiro devem deixar o passado de lado e viver no presente e no futuro. Além de planejar e preocupar-se com ele, o que pode envolver uma criança, caso você seja solteiro, o Seis de Copas também mostra que um amor do passado ressurgirá.

No trabalho

Quando o Seis de Copas surge em relação ao trabalho, ele não significa nem um mau e nem um bom presságio. Dessa forma, a pessoa precisa possuir mais foco e não ser mais dispersa em relação ao seu emprego. Afinal de contas, o passado e a juventude eram tempos em que existia muita dispersão.

Por isso, encare o Seis de Copas como um alerta para focar em objetivos e conquistas. Utilizando-se das experiências do passado, você poderá ter ótimas ideias e realização de projetos. Inclusive, quando você está desempregado e tira essa carta, ela significa que, em breve, conseguirá um emprego. Ou seja, sua juventude ajudará na comunicação para conseguir a vaga almejada.

Na saúde

Em relação à saúde, o Seis de Copas mostra que o indivíduo deve cuidar da sua saúde, principalmente da mental. A pessoa deve esquecer situações que causaram mal e não repeti-las nem em seu presente e nem em seu futuro.

Portanto, lembre-se do seu passado, mas com o intuito de aprender com ele e não de ficar com nostalgia ou angústias. Mantenha uma dieta equilibrada e faça exercícios físicos regularmente.

Além disso, esse arcano mostra que você deve realizar boas ações para pessoas que se encontram com dificuldades em sua saúde. Também é bom retomar cuidados do passado que faziam bem e que, agora, não são mais presentes.

Seis de Copas no Tarot: Invertido em diferentes áreas da vida

Tarólogo segurando cartas de Tarot.

A leitura das cartas de Tarot também depende da posição em que a carta está, não apenas do seu contexto. Portanto, quando o Seis de Copas aparece invertido, isso mostra que o individuo é completamente preso ao passado e que não se liberta. Saiba mais a seguir!

No amor

O arcano Seis de Copas invertido, no amor, possui características unicamente negativas. Afinal de contas, mostra que o relacionamento está estagnado e em uma zona de conforto para o casal. Isso revela que, sem avanços e na monotonia, a relação não possui muita previsão de futuro.

Já para os solteiros, o Seis de Copas funciona como um alerta para mostrar que a pessoa está presa a relacionamentos passados. Isso faz com que o individuo perca a oportunidade de conhecer e viver um grande amor, ou apenas encontrar alguém novo, de acordo com o que ele deseja.

Portanto, se tirou essa carta, viva o presente, pois voltar ao tempo trará sofrimento e impossibilidade de mudanças.

No trabalho

No trabalho, o Seis de Copas invertido significa estagnação profissional, possuindo um viés negativo. Ou seja, há apenas descontentamento e falta de criatividade para que a pessoa consiga evoluir profissionalmente. Dessa forma, você precisa sair da sua zona de conforto e se arriscar mais, seja em uma nova profissão ou em desafios dentro da empresa em que trabalha.

Com a evolução no trabalho, vem a estabilidade financeira e profissional. Mas, para alcançar isso, é preciso que pare de viver no passado. As experiências positivas de tempos anteriores devem servir para seu crescimento e para inspirar novos desafios.

Um pouco mais sobre a carta Seis de Copas no Tarot

Pessoa fazendo consulta de Tarot.

Quando você tira a carta Seis de Copas no Tarot, ela mostra no que você deve se atentar. Essa atenção é em relação à análise dos ciclos da sua vida, principalmente aqueles que conectam passado e presente. Com essa sabedoria, você conseguirá lidar com esses tempos distintos. Para entender melhor esses aspectos, confira os últimos tópicos a seguir!

Desafios

Os desafios que o Seis de Copas apresentam são o reconhecimento de pontos positivos e negativos da vida do indivíduo. Assim, esse conhecimento é o que gerará motivações para mudanças e a possibilidade de agir de maneira diferente, sem cometer os mesmos erros.

Além disso, outro desafio é de saber lidar com a nostalgia. Pelo Seis de Copas ser intrinsecamente conectado com o passado, esse arcano retoma situações, lembranças e pessoas desse tempo. Portanto, o indivíduo pode sentir angústia e tristeza, ao crer que era mais feliz em tempos antigos.

Dessa maneira, se você tirou esse arcano em uma leitura, saiba que o passado pode possuir boas lembranças e momentos, mas que isso já passou. O que importa, agora, é o presente.

Dicas

Algumas dicas ao receber o Seis de Copas é que a pessoa saiba como valorizar sua trajetória. Assim, ela estará sempre atenta a todos os momentos da sua vida. Ao se atentar a esses momentos, ela deve fazer uma análise, principalmente sobre o que a prende ao passado.

Portanto, é com olhar de maturidade para a juventude e a infância que se consegue conduzir a vida e mudá-la. Tudo isso sendo feito da melhor forma possível: sem sofrimento, tristeza ou nostalgia, apenas com a certeza de que o passado foi uma lição para um melhor futuro. Dessa forma, aprenda com o passado, mas nunca se prenda a ele.

A carta Seis de Copas no Tarot pode indicar necessidade de leveza?

Deck de cartas de Tarot sobre mesa.

Seis de Copas é uma carta, em geral, que indica sentimentos positivos. Afinal de contas, antes dela, está a carta Cinco de Copas, que representa uma enorme tristeza vivida. Dessa forma, esse arcano é a superação dos problemas da carta anterior.

O que perdeu-se no Cinco de Copas traz reflexão e aprendizado, mas também lembranças e nostalgia. Dessa forma, as características ruins do passado se dissipam e o indivíduo aprende a aproveitar o presente. Além disso, encontra otimismo para trilhar caminhos novos.

Tirar o Seis de Copas mostra o abandono à nostalgia e aos momentos do passado que prendem alguém, indicando a necessidade de leveza. Dessa forma, não se apegue ao passado, pois é assim que você esquece as possibilidades incríveis existentes no presente e no futuro.

Portanto, ao tirar Seis de Copas, viva seu presente e construa seu futuro. Faça isso com certeza e sem olhar para trás de maneira saudosista.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.