Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


O que significa a carta Roda da Fortuna no Tarot?

Carta Roda da Fortuna.

Roda da Fortuna é a carta que aparece nas leituras quando nem o Tarot é capaz de responder à pergunta. Ela é a lembrança de que somos parte de algo e que a vida não é feita apenas de escolhas. Assim, sustentar o desejo é muito difícil e algumas coisas simplesmente são.

Ela é diferente, por exemplo, da Rainha de Copas, que prefere se manter em silêncio e distância, porque indica a existência de assuntos suprimidos. A Roda da Fortuna não pode responder, porque apontaria como causa algo completamente alheio a você, do qual nada se pode fazer contra ou a favor.

A cada dia que passa, apostam-se fichas na busca de realizar o desejo, mas não há promessas, só previsões. Com isso em mente, confira mais detalhes sobre os significados da Roda da Fortuna na leitura do artigo!

Fundamentos da Roda da Fortuna no Tarot

Carta Roda da Fortuna.

Para ler bem a carta Roda da Fortuna, é importante saber o que ela significa dentro do contexto em que está inserida e seus símbolos. Este primeiro passo é ensinado a seguir!

História

Nas primeiras cartas do baralho, havia personagens e contextos que indicavam formas de expressar vontade, possibilidades e crescimento, pois as decisões estavam sendo pensadas e planejadas. Então, havia pouca ou nenhuma ação naqueles arcanos.

Dessa forma, a Roda da fortuna surge quando decisões já foram tomadas, você está lidando com as consequências de suas ações e a vida não é mais formada de causa e efeito individual. Assim, esta carta surge para lembrar que tudo é transitório, cíclico e inevitável.

Iconografia

A Roda da Fortuna apresenta uma grande roda no centro da carta, rodeada de símbolos místicos. Há inscrições na roda com o nome de Deus e Torah, que significa lei, ou Rota (que significa roda, em latim). Além disso, há os símbolos de mercúrio, enxofre, água e sal.

No entorno da roda, há três seres: uma serpente indo em direção à parte de baixo da carta, o deus Anúbis na parte inferior e, no topo da roda, uma esfinge. A esfinge e Anúbis trazem esse sentido de ciclo infinito da Roda da Fortuna, indicando que o que sobe, desce, assim como o ciclo de vida e morte.

Mas há mais símbolos nesta carta. Para os quatro cantos, cada um tem um elemento: um anjo, uma águia, um boi e um leão. Eles representam quatro evangelistas do cristianismo ou quatro signos fixos do zodíaco (Aquário, Escorpião, Touro e Leão, respectivamente).

Cada um desses seres carrega uma Torah consigo, representando sabedoria, e suas asas significam estabilidade ante o movimento.

Significados da Roda da Fortuna no Tarot

Carta Roda da Fortuna.

Os significados da Roda da Fortuna são interpretações sobre os altos e baixos da vida, assim como a forma que se deve reagir ao que está fora de controle. Confira mais sobre essa carta do Tarot a seguir!

Carma

A Roda da Fortuna representa uma lembrança de que tudo o que vai volta, para o bem e para o mal. Nesse sentido, uma pessoa boa que pratica boas ações tende a receber de volta um tratamento mais gentil e justo das pessoas no entorno.

Além disso, há a presença de um ambiente saudável e positivo criado, onde será muito mais comum que boas ações retornem para o consulente.

Ciclos da vida

A arte da roda que representa a Roda da Fortuna pode muito bem ser entendida como a roda do ano. Em algumas artes, inclusive, há indicações mais diretas sobre essa relação.

Pensando na questão cíclica, a Roda da Fortuna traz a percepção sobre a vida humana - sobre nascer, crescer, envelhecer e morrer -, com reflexões sobre a falta de controle das pessoas sobre o tempo.

Além disso, outro ponto interessante da existência dentro do ciclo são as ações repetidas que trazem altos e baixos para a vida. São situações que poderiam ser evitadas, mas são fáceis de se deixar levar, quando se participa da roda. Portanto, vale refletir com a Roda da Fortuna sobre os ciclos e os costumes que se deseja perder.

Transitoriedade

Nada é estático, e a Roda da Fortuna faz questão de lembrar que a vida não para. Assim, seja com os ciclos, seja com a sorte que chega, nada é eterno.

Além disso, a carta de Tarot lembra também da necessidade de se desenvolver e de fazer o melhor possível com as ferramentas à mão. O sucesso precisa ser buscado a todo o tempo, e o fracasso pode ser revertido.

Casualidade

Os desenhos superior e inferior da Roda da Fortuna são como o ponteiro que marca a roleta. Você aposta em um número, a roleta gira, e seu número pode parar no lado com sorte ou não. Portanto, é uma alegoria sobre como a vida é aleatória - um dia é de sorte grande, o outro, de azar.

Então, ser uma pessoa boa não garante que apenas o que consideramos bom acontecerá. Carma diz sobre a capacidade de ser criado um ambiente saudável com boas ações, mas não é possível impedir coisas ruins de acontecerem.

Assim, a carta indica que coisas ruins acontecem, independentemente de merecimento. É algo fora do controle de todos, já que acidentes acontecem e ninguém está preparado para tudo. No entanto, o importante é não desistir, pois a vida é imprevisível e você pode tirar a sorte grande, algum dia.

Flexibilidade

A carta de Tarot Roda da Fortuna indica que, porque o inesperado acontece, é preciso ter flexibilidade para lidar com as situações não planejadas. Então, para não deixar que te tirem o chão e que uma oportunidade se torne algo ruim ou um revés se desenvolva para algo pior, é necessário ter mente aberta.

Assim, é uma carta que fala principalmente sobre sair da zona de conforto. Então, esteja aberto ao que o destino reserva.

Resiliência

De acordo com a Roda da Fortuna, é muito fácil se perder, ao lidar com o inesperado. Pessoas podem criar outra personalidade ou mostrar lados de si baseados em desespero, quando a vida traz surpresas. Quando passam por uma crise, descobrem uma doença ou ingressam em um bom trabalho, por exemplo, seu modo de ver a vida é mudado.

Assim, a Roda da Fortuna traz o entendimento de que mudanças são passageiras e que o importante é ser verdadeiro à sua essência. Então, mantenha-se fiel a quem você é de verdade.

Dessa forma, produzir conexões baseadas na generosidade e no afeto e desenvolver um carma positivo também é uma forma de demonstrar resiliência ao não se afetar pelos altos e baixos da vida.

Roda da Fortuna no Tarot: no amor

Casal se beijando.

O amor e a rotina são complicados, e a Roda da Fortuna faz encarar suas escolhas do passado. Ao mesmo tempo, te lembra de quantas variáveis existem para que uma decisão se mantenha, seja ter um relacionamento ou ficar solteiro. Entenda melhor o que a Roda da fortuna traz no amor a seguir!

Para comprometidos

A Roda da Fortuna não traz nenhuma declaração em definitivo e, sendo mais incerta do que as outras cartas, também não traz um direcionamento aos comprometidos. Portanto, pode ser interessante fazer uma nova pergunta ou tirar outra carta sobre seu relacionamento, para, desta forma, buscar o lado certo.

O mais importante, aqui, é entender que sentimentos se transformam e que essas mudanças não são ruins. Manter um relacionamento pode se tornar complicado, mas isso são fases. Assim, a mudança que você espera, talvez, precise da sua iniciativa, para que ciclos negativos sejam quebrados.

Portanto, o conselho geral se mantém: tenham honestidade e diálogo para entenderem os problemas que apareceram e superá-los, juntos.

Para solteiros

Para os solteiros, a carta Roda da Fortuna é incerta sobre o futuro. A situação atual não é definitiva, mas depende da sua própria escolha. Então, valorize seus sentimentos e sua intuição e decida seus próximos passos a partir deles. Entenda, primeiro, o que você quer e siga seu desejo.

Roda da Fortuna no Tarot: no trabalho

Entrevista de emprego.

No trabalho, a carta de Tarot Roda da Fortuna traz mudanças e te obriga a ser ágil para acompanhar seu movimento constante. Entenda melhor o que a carta diz para as leituras sobre trabalho a seguir!

Para empregados

A Roda da Fortuna, para os empregados, indica que grandes mudanças acontecerão em breve. Então, fique atento às oportunidades e não perca tempo se questionando, caso elas surjam. A roda é ágil e não espera por decisões, sendo necessário ação e vontade, assim que a sorte surge.

Além disso, também é possível que tudo esteja tão rápido, que te faça se sentir perdido. Talvez, sua rotina mude constantemente ou seus projetos não vão para frente. Aqui, ao invés de bater de frente, experimente seguir o fluxo e tentar algo diferente, pois é um bom momento para praticar resiliência e flexibilidade.

Dessa forma, a sorte que a Roda da fortuna traz vem com desafios, mas será uma boa chance de aprendizado.

Para desempregados

Se está desempregado, continue buscando sua recolocação. A carta Roda da Fortuna traz mudanças que podem ser uma reinserção no mercado ou uma nova fonte de renda.

Mas fique atento, pois a Roda da fortuna não indica uma oportunidade que surgirá imediatamente. Apenas mostra que deve estar preparado para qualquer situação. Pode ser necessário finalizar algumas questões e desenvolver-se melhor dentro dos ciclos que a carta propõe, antes de alguma oportunidade de trabalho aparecer.

Outras interpretações para a Roda da Fortuna no Tarot

Cartas de Tarot.

Para entender melhor todas as implicações da Roda da Fortuna, abaixo, você poderá ver as interpretações para a carta em questões de saúde, carta invertida, desafios propostos e dicas. Confira!

Na saúde

Para a saúde, o arcano da Roda da Fortuna indica instabilidade. Então, se você está sob tratamento médico, reforce seus cuidados, para que as recaídas não tenham gravidade. Não há promessa de recuperação completa, ainda, mas continue acreditando e se cuidando. Além disso, cuide da sua saúde no geral, não interrompa tratamentos continuados e busque fazer seus exames de rotina.

Carta invertida

Caso você leia a Roda da Fortuna de forma invertida, é muito provável que mudanças consideradas dolorosas estejam acontecendo ou prestes a acontecer.

Essa posição indica que, para melhor ou pior, a vida muda. Talvez, você esteja em uma situação muito confortável ou acostumado ao desconforto. De qualquer forma, mudanças podem ser assustadoras, e o novo traz desconfiança, mas esse é um passo necessário de ser dado para o seu próprio bem.

Portanto, mais vale entender o movimento da Roda da Fortuna e agir para tirar o melhor que o inesperado trouxe do que se abater pelo que não podia ser previsto ou controlado.

No Tarot mitológico

Na arte do Tarot mitológico, a questão do destino e do inevitável evidenciada pela Roda da Fortuna fica mais forte: são as moiras ou parcas as próprias deusas do destino, com fuso e roca fiando a vida dos mortais. Elas são as três fiandeiras em seu trabalho eterno, dentro de uma caverna. Uma fia, uma mede a vida, e a anciã corta o fio. Ao fundo, é possível enxergar o campo verde e o céu azul que há do lado de fora.

Portanto, elas comandam o destino de forma que nem os deuses possuem poder de alterar, quem dirá meros mortais. Assim, tentar ir contra o destino é um ato de orgulho impensável, como a carta já traz.

A caverna em que as moiras se reúnem reforça a alegoria de ciclo. É o útero de onde cada pessoa surge e a terra para onde se retorna na morte. Da mesma forma, as deusas são o próprio ciclo, pois são representadas como Mãe, Donzela e Anciã.

Desafios

A Roda da Fortuna no Tarot traz como desafio questões super difíceis, como lidar com as incertezas da vida, sem se deixar abalar. Assim, é preciso aceitar que a vida não é estática e que não está sob nosso controle.

Portanto, essa busca por um centro, de não estar nas pontas da roda girando sem parar, não é simples. Mas traz força interior e sabedoria, tanto para aproveitar oportunidades quanto para lutar contra problemas.

Dicas

As principais dicas deixadas pela carta Roda da Fortuna falam sobre lidar com os caminhos do destino. A vida tem altos e baixos, e o importante é ser verdadeiro com a sua essência e buscar estabilidade - ou seja, não deixar suas ações e personalidade serem influenciadas pelo que é externo e pelo que está fora do seu controle. Portanto, é preciso seguir essas ideias.

Roda da Fortuna no Tarot é uma carta que indica decadência?

Carta Roda da Fortuna.

A Roda da Fortuna no Tarot não indica decadência. Na verdade, é uma carta que apenas indica que a decadência acontece, que envelhecer e declinar faz parte dos ciclos da vida, ainda que ocorram para surgir algo novo.

Além disso, também indica que, uma vez no topo ou tendo muitas conquistas seguidas, é possível que ocorra a queda e que haja perdas. Portanto, não é sobre decadência, pois fala sobre não ser possível ganhar sempre. Mesmo lutando contra isso, a chance existe e não deve ser desprezada.

Assim, resumir a Roda da Fortuna a decadência tira a possibilidade de o inesperado ser positivo e de as surpresas trazerem benefícios a você. Da mesma forma que a roda desce, ela sobe. Portanto, também tira o significado da Roda da Fortuna enquanto ciclo.

Dessa forma, há possibilidade, sim, de haver boas notícias com a Roda da Fortuna. A sorte existe para todos e tudo pode acontecer!

Agora que você entende sobre a carta Roda da Fortuna no tarot, não deixe de conferir os 10 melhores baralhos de tarot de 2022 para adquirir o baralho ideal e realizar a leitura da sua vida! 

Autor deste artigo

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

O hierofante representa a ponte entre o divino e o humano. Este arcano maior possui muitos mistérios essenciais para vida. Descubra mais sobre ele!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza