O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Considerações gerais sobre o método Peladan

Mulher fazendo tiragem de Tarot.

Usar o Tarot como fermenta de autoconhecimento ou uma maneira de espiar o que está acontecendo em situações do passado, presente e futuro envolve o conhecimento de muitos métodos de tiragem. Um destes métodos bastante importantes é o método Péladan.

De maneira geral, o método Péladan é uma técnica de tiragem bastante popular nos países de línguas românicas, especialmente aqueles cuja língua oficial é o português ou o espanhol. Este método é ideal para obter respostas bastante precisas sobre temas circunscritos num período específico.

Embora este método não seja tão popular, já que grande parte da literatura sobre Tarot vem de países de língua inglesa, ele é bastante eficaz e poderoso. Para que você possa ter acesso a este conhecimento ancestral tão poderoso, trazemos todas as informações necessárias para que possa incorporá-lo em suas práticas oraculares e de autoconhecimento.

Mostraremos sua história e origem, dando dicas de como utilizá-lo. Ao fim do artigo, trazemos também uma visão geral sobre outros métodos de tiragem muito populares no Tarot, para que você possa conhecê-los e utilizá-los quando desejar. Confira!

O jogo de Tarot e o Método Peladan de tiragem

Mulher embaralhando cartas de Tarot.

O Tarot é um método divinatório e uma ferramenta de autoconhecimento que tem se tornado cada vez mais popular. Jogar um Tarot envolve métodos e tiragens. Por isso, partiremos do método Peladan, descrevendo seu modo de funcionamento, bem como sua origem, para abordarmos dicas sobre como jogar o Tarot.

Além disso, tratamos sobre o jogo do Tarot com ocultos e as mensagens relacionadas ao método Peladan. Confira!

O que é o Método Peladan

O método Peladan é o nome dado a uma maneira de utilizar o Tarot. Ela consiste numa tirada de cinco cartas, preferivelmente com arcanos maiores, embora também seja aceitável utilizar todos os arcanos do Tarot ao praticar este método.

De maneira bem simples, são tiradas 5 cartas, dispondo-as em forma de cruz (Cruz Simples). O método Peladan é extremamente eficaz para responder questões sobre temas bastantes específicos situados num momento determinado.

Cada uma das 5 cartas é denominada como Casas, e a cada uma são atribuídas associações específicas. Por isso, elas são conhecidas pelos seguintes nomes: afirmação, negação, discussão, solução e síntese.

A origem

O Método Peladan foi desenvolto pelo excêntrico escritor e ocultista francês chamado Joeséphin Péladan (nascido em 28 de março de 1858 e falecido em 27 de junho de 1918). Péladan nasceu na cidade de Lyon e cresceu numa família católica bem devota. Devido à sua base cristã, Peladan acabou modelando sua tiragem de acordo com a crucificação de Jesus.

Conhecida como Método Peladan, esta tiragem se popularizou através da obra do ocultista suíço Oswald Wirth, o livro chamado de O Tarot dos Magos, tradução da obra francesa Tarot des imagiers du Moyen Age. Ele conta os relatos históricos de que Oswald aprendeu este método por meio de Stanilas de Guaita.

Como jogar tarot

Se você deseja aprender a jogar Tarot, é importante entender que ele funciona através de tiragens. Uma vez decidido o método para a tirada das cartas, o cartomante as embaralha, cortando-as em pequenos grupos com auxílio da mão esquerda, enquanto se concentra na pergunta ou tema da consulta.

Em seguida, as cartas são colocadas sobre uma superfície, como uma mesa, para serem interpretadas. A partir daí, o cartomante observa as imagens e os valores numéricos dispostos nas cartas, pois são estas informações que darão acesso à intuição que decodifica as mensagens para que elas sejam interpretadas.

Durante a leitura, é essencial considerar a posição da carta, bem como sua relação com o tema da leitura e com as cartas que estão próximas a ela. Geralmente, as pessoas acreditam que o Tarot é usado exclusivamente para fazer previsões sobre o futuro.

Isto é um mito, pois o que o Tarot faz, na realidade, é servir como um guia para que o cartomante possa interpretar as mensagens trazidas pelas cartas de acordo com as energias do momento da consulta.

Como jogar tarot com ocultos

Jogar o Tarot com os ocultos nada mais é do que receber uma mensagem oculta trazida pela somatória das casas. Para fazê-lo, você precisará seguir os seguintes passos:

1) Faça a somatória das Casas 1 e 2. O resultado trará para você uma mensagem para a sua situação no Presente;

2) Faça a somatória das Casas 3 e 4. Como resultado, você terá a mensagem que mostrará como os fatos apontados pelo Tarot se desenrolarão.

É possível também obter mais duas mensagens ocultas:

1) A primeira mensagem oculta adicional é obtida através da soma dos arcanos maiores que se apresentaram na tiragem;

2) A segunda mensagem pode ser conseguida através da soma dos 4 arcanos que surgiram na tiragem da casa 1 à casa 4. Somando-os, você obterá o arcano da casa 5.

Passo a Passo do Método Peladan

Cartas de Tarot enfileiradas.

Se você deseja aprender a usar o Método Peladan durante suas leituras de Tarot, você encontrará a seguir todos os passos de que precisará para compreender o funcionamento desta técnica. Acompanhe!

Primeiro

Para começar o método Péladan, o consulente precisa fazer uma descrição precisa do que deseja saber. Em seguida, deve embaralhar as cartas, escolhendo 4 cartas que serão interpretadas.

Segundo

No segundo passo, as cartas são dispostas da seguinte maneira, formando um desenho de uma cruz:

1) A primeira carta fica à esquerda do cartomante, representando a casa 1;

2) A segunda carta fica à direita. Ela representa a casa 2;

3) A terceira carta fica em cima das duas outras. Ela representa a casa 3;

4) Finalmente, a quarta carta fica embaixo de todas. Ela representa a casa 4.

A quinta carta ficará no centro quando for escolhida após a interpretação de todas as outras.

Terceiro

Uma vez que as quatro cartas estão dispostas, é chegado o momento de interpretá-las. Cada casa possui uma função específica. Então, é preciso ter muita atenção para elas quando for decifrar os seus significados.

Interpretação no Método Peladan

Cartas de Tarot sobre mesa.

Para que você consiga interpretar cada uma das 5 cartas do método Peladan, descrevemos os significados de cada uma delas a seguir. Uma vez que cada carta também está associada a um momento da crucificação de Jesus, incluímos detalhes a respeito para que você consiga fixá-las. Confira!

A casa 1: Afirmação

A casa número 1 corresponde à afirmação. Ela representa o momento em que o ladrão bom foi recompensado por Jesus e se juntou a ele no Céu. Esta carta está ligada aos prós da situação e a tudo aquilo que está a favor do consulente.

Por isso, sua mensagem é positiva, trazendo aspectos favoráveis ou fatores ativos e afirmativos relacionados à pergunta ou o tempo dela. Ela também mostra os recursos disponíveis no presente, com quem ou o quê o consulente pode contar e qual orientação é possível ter em relação ao assunto da pergunta.

A casa 2: Negação

Na segunda casa, a vibração mais importante corresponde à negação. Ela representa o ladrão mau que se negou a se arrepender e, por isso, foi negado de entrar no paraíso. É a carta dos contras, dos avisos e daquilo que pode influenciar negativamente a vida do consulente.

Por isso, a mensagem trazida por ela é negativa e contrária, retratando hostilidades ou fatores que impedem o desenrolar da situação presente. Ela mostra quem está trabalhando contra os objetivos do consulente, além de indicar também o caminho que não deve ser seguido.

Assim, é uma carta que mostra o que está faltando ou não está disponível para o consulente neste momento.

A casa 3: Discussão

A casa número 3 diz respeito à discussão. Ela é inspirada na carta do Julgamento e simboliza o anjo tocando sua corneta para anunciar o dia do juízo final. Esta carta traz consigo a noção sobre o que o consulente deve fazer e o caminho a ser seguido

Além disso, é um ponto chave para a resolução do problema e leva em consideração as outras informações das cartas da tiragem.

A casa 4: Solução

Solução é o tema central trazido pela casa de número 4. Ela também representa os corpos ressuscitados que responderam ao chamado do anjo.

Assim, traz consigo a sentença, o resultado ou possível desfecho da situação, caso o consulente decida seguir o conselho da carta 3 e manter em mente os prós e os contras das casas 1 e 2, respectivamente. O desenrolar da situação também dependerá da carta 5, que trará o resumo de tudo.

A casa 5: Síntese

Finalmente, a casa número 5 corresponde à síntese. Seguindo a mitologia cristã, ela simboliza o Cristo crucificado. Esta carta simboliza a base da questão, incluindo suas características mais salientes.

Ela também revela as atitudes e as intenções do consulente com relação ao assunto da tiragem. Assim, mostra como ele sente a situação, bem como a significância da questão e das lições que o consulente pode aprender com ela. Além disso, coloca todas as outras cartas em contextos, revelando o que está acontecendo e trazendo um significado mais profundo sobre a situação.

A quinta carta precisa ser tirada por último, após as outras 4 terem sido viradas. Para descobri-la, você deverá somar os valores numéricos de cada carta. Assim, saberá exatamente qual carta ocupará esta posição. Caso a soma dos arcanos seja maior do que 22, você terá que reduzir o resultado da soma para dois dígitos.

Por exemplo: se você tirou as cartas O Mago (1), A Lua (18), O Mundo (21) e O Sol (19), você verá que 1 + 18 + 21 + 19 = 59. Então, vai pegar o número 59 e somar os seus dois dígitos (5 + 9 = 14). Assim, a carta 5 vai ser o arcano de número 14: A Temperança.

Outros tipos de tiragem no Tarot

Mulher fazendo tiragem de Tarot.

Nesta seção, apresentamos outros tipos de tiragem utilizadas no Tarot. Dentre elas estão a Tiragem por três, Tiragem em cruz, Tiragem Kairallah, Templo de Afrodite, Ligação da Torre e Ferradura, para que você possa exercer a prática do Tarot de acordo com a situação apontada pelo consulente. Veja!

Tiragem por três

Como o nome sugere, a tiragem por três exige que três cartas sejam tiradas. Neste tipo de leitura, pode-se interpretar as cartas como numa frase. A primeira carta será o sujeito, a segunda será o verbo, e a terceira carta fará o papel do complemento. Você também pode variar o valor de cada casa, seguindo os seguintes esquemas:

• 1) positivo, 2) negativo e 3) síntese;

• 1) meta, 2) meios e 3) consequências;

• 1) eu, 2) o outro e 3) as perspectivas;

• 1) uma alternativa, 2) outra alternativa e 3) avaliação final;

• 1) a causa, 2) o desenvolvimento e 3) as consequências.

Tiragem em cruz

Semelhante ao método Peladan, a cruz mostra mais ângulos para interpretar uma situação. A grande diferença é que, neste tipo de tiragem, o consulente tira 5 cartas de uma só vez, sem precisar fazer o processo de soma do método Peladan para descobrir a carta da casa 5.

Você pode interpretar cada casa de maneira diferente. Algumas sugestões para cada casa são:

• 1) O acontecimento, 2) o que ele causa, 3) quando e onde ele ocorre, 4) como ocorre e 5) porque ocorre;

• 1) A pessoa, 2) o momento, 3) possíveis desfechos, 4) os desafios para superar o problema e 5) um conselho para lidar com a situação.

Tiragem Kairallah

Kairallah um método de 5 cartas que pode ser utilizado para complementar informações do mapa astral de alguém. Cada uma das cinco cartas faz parte de uma casa. Estas casas, por sua vez, correspondem ao seguinte:

1) O consulente;

2) As condições atuais de sua vida;

3) Os prognósticos para os próximos dias;

4) O melhor caminho a ser seguido ou a conduta a ser praticada;

5) O cenário geral da questão.

Nesta tiragem, é possível adaptar as funções das casas 1, 2 e 3 de acordo com as necessidades do consulente e do tema da questão.

Templo de Afrodite

O Templo de Afrodite é ideal para mostrar como está a relação de um casal. Esta tiragem funciona como um espelho em que serão refletidas as questões do casal nos planos físico, emocional e racional.

Este método exige 7 cartas, que são dispostas em 2 colunas. A primeira coluna fica à esquerda e representa Ele, e a segunda representa Ela. Para casais homoafetivos, você pode deixar o consulente escolher qual coluna representará qual parte do casal.

As cartas da coluna esquerda são, de cima para baixo: 1, 2 e 3. Já as cartas da coluna direita são: 4, 5 e 6. Na parte inferior e entre as colunas, ficará a carta 7. A função de cada casa é:

• 1 e 4: o plano mental (pensamentos);

• 2 e 5: o plano afetivo (emoções);

• 3 e 6: o plano físico/sexual (atração);

• 7: resultado da interação do casal e seu prognóstico.

Ligação da Torre

A Ligação da Torre é usada para trabalhar rupturas e mudanças de expectativas. Nela, são tiradas 7 cartas, cada uma deixada em uma casa. As funções das casas são, de acordo com a taróloga Teca Medonça:

• 1) a porta de acesso;

• 2) a luz da consciência;

• 3) luz da razão;

• 4) o plano superior;

• 5) o que foi destruído;

• 6) o que precisa ser reconstruído na ação;

• 7) o que precisa ser reconstruído na personalidade.

Ferradura

A tiragem da Ferradura é utilizada para avaliar a sequência ou o desenvolvimento de um relacionamento ou situação. Nela, são utilizadas 7 cartas. O nome dessa tiragem é decorrente do formato curvo em que as cartas são dispostas, que lembra a ferradura de um cavalo.

As cartas são dispostas em formato de V invertido, no qual a casa 1 fica na porção inferior esquerda, seguindo até a ponta direita, onde fica a casa 7. Suas funções são:

• 1) o passado;

• 2) o presente;

• 3) o futuro próximo;

• 4) os obstáculos;

• 5) as atitudes dos outros;

• 6) o caminho de superação;

• 7) o resultado final.

Se busca por respostas objetivas e temporais, o método Peladan poderá ajudá-lo!

Mão segurando carta de Tarot.

O Método Peladan é uma tiragem excelente para quem busca respostas objetivas e temporais. Baseado na tiragem da Cruz, este método traz consigo uma mensagem bastante clara que verterá luz sobre uma situação que tem perturbado a vida do consulente.

Como mostramos ao longo do artigo, ao apresentar os prós, os contras, a discussão, a solução e a síntese da questão, ele apontará um caminho claro para que o consulente encontre o melhor desfecho possível para a situação que o perturba.

Por isso, sempre que precisar de ajuda para algo bastante pontual e de maneira bastante objetiva, siga as dicas deste artigo e utilize este método, pois as respostas serão dadas a você!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


tarot

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

O hierofante representa a ponte entre o divino e o humano. Este arcano maior possui muitos mistérios essenciais para vida. Descubra mais sobre ele!


Últimos posts


O que significa sonhar com barata gigante? No cabelo, na comida e mais!

O que significa sonhar com barata gigante? No cabelo, na comida e mais!

Sonhar com barata gigante pode trazer muitos conselhos e bons presságios. Mas não só isso. Confira todas as possibilidades!


Sonhar com barata morta: Seca, esmagada, gigante, na comida e mais!

Sonhar com barata morta: Seca, esmagada, gigante, na comida e mais!

Sabia que sonhar com barata morta pode significar um aviso de problemas futuros em sua vida? Confira todos as simbologias por trás desse sonho aqui!


O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

Saiba que sonhar com muitas baratas traz significativas mensagens para seu futuro. Conheça todas as simbologias por trás de seu sonho aqui!


Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Quer saber o que significa sonhar com barata voadora? Se surpreenda com o significado do sonho com esse inseto, temido por muitas pessoas.


Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Você sonha com baratas? Acha nojento e deseja saber o significado desses sonhos? Este artigo é para você! Entre e saiba tudo sobre sonhar com baratas.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos números religiões