Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

O hierofante representa a ponte entre o divino e o humano. Este arcano maior possui muitos mistérios essenciais para vida. Descubra mais sobre ele!


Você sabe o significado do Arcano Maior O Hierofante?

Carta V no Tarot

O hierofante é um arquétipo presente nas simbologias das 78 cartas do tarot. Um tarot é um oráculo adivinhatório, o qual capta as energias do consulente (quem pede conselhos) e codifica a mensagem através dos mistérios de cada arcanjo (cartas do tarot). Das 78 cartas, existem os arcanos maiores, que mostram a trajetória do herói até sua evolução pessoal e espiritual.

A carta de número 5, o hierofante, possui um grau de importância elevada dentro do oráculo, pois ele representa a ponte entre o divino e a humanidade. Elementos como o tradicionalismo, o ensino, a fé, o controle e a orientação são pontos chaves para compreender o hierofante. Venha descobrir os mistérios dessa carta magnífica!

O que é o tarot?

Carta V - o Hierofante

O tarot é um oráculo adivinhatório usado através dos séculos para auxiliar as pessoas em suas vidas, principalmente nas áreas do trabalho, amor, espiritualidade e família. Historicamente falando, há indícios que o tarot surgiu na Idade Média, dessa forma, sua iconografia demonstra pessoas com roupas, costumes e atos típicos dessa época.

A divisão do tarot consiste em 78 cartas, sendo que essas são divididas em duas partes: 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. Os arcanos maiores representam energias densas e muito impactantes na realidade, enquanto que os arcanos menores representam ações mais pontuais e rápidas. O termo arcano significa “mistério”, assim cada carta possui um segredo essencial para viver.

Origem e história

Ao tratar sobre a origem do tarot é preciso retornar no período da Idade Média. Com a queda do Império Romano Ocidental e a ascensão do cristianismo, iniciaram-se as perseguições aos chamados hereges, povos que seguiam religiões e ideologias diferentes da igreja católica. Muitos dos livros de antigos povos como egípcios, macedônios, gregos e orientais eram denominados “proibidos” por conter antigos saberes espirituais.

Aqueles que não seguiam o cristianismo precisavam recorrer a formas de transmitir seus saberes e conexões com a espiritualidade de formas naturais e místicas, sem serem mortos por isso. Na tentativa de continuar viva a herança dos oráculos entre seus povos, surgiu o tarot. Trazendo a simbologia de um mero cotidiano medieval para despistar os severos olhos da igreja, mas trazendo os mistérios da vida.

Uso e benefícios do tarot

O tarot é uma ferramenta maravilhosa para auxiliar você em qualquer momento ou situação. Ele traz clareza para o consulente, pois consegue codificar a situação que a pessoa vive, obstáculos, possibilidades e possíveis traços do futuro através de sua iconografia e semiótica. Mas também é importante lembrar que não se deve fazer uso diário ou constante de tiragens, pois isso pode causar dependência e insegurança de fazer suas próprias escolhas.

Como funciona?

A dinâmica é muito simples: o tarólogo conecta-se com a energia do consulente e ancora-a no tarot. Ao embaralhar as cartas, uma pergunta é feita ao Tarot. O tarólogo usa um método de tiragem para facilitar a interpretação da mensagem. Então ou ele faz o corte das cartas ou o consulente o faz. Depois disso, o oraculista retira as cartas e interpreta a mensagem para seu cliente.

É importante ressaltar que o tarot, em primeira instância, capta a energia do seu momento presente e, consequentemente, capta as ações do passado que trouxeram você até o seu momento atual. Sobre prever o futuro, é preciso entender que ele ainda não existe.

O tarot consegue trazer um vislumbre do futuro através das ações do seu presente que lhe levarão até lá. Ou seja, o futuro é mutável, dependendo das atitudes que você tomar no presente.

Como são as cartas do Tarot?

As cartas do tarot são coloridas e retratam pessoas, em sua maioria. Existem muitos tipos de tarot, mas há uma estrutura base para todos: quatro cores associadas aos quatro elementos, sendo fogo para o vermelho, azul para a água, verde para a terra e amarelo/roxo para o ar. Além disso, há a presença de pessoas realizando ações específicas: observando, andando, chorando, dançando, brincando e etc.

Especialmente os arcanos maiores retratam a trajetória do herói, representado pela carta do louco, o qual indica a jornada até a carta do mundo, significando a transição de níveis evolutivos.

Outro ponto presente tanto nos arcanos maiores quanto nos menores é a representação de luz e sombra, indicando as polaridades da essência humana neles. Já nos arcanos menores encontram-se ações muito específicas e objetivas, seja uma comemoração ou uma perda.

Caso esteja procurando cartas de tarot, não deixe de conferir os 10 melhores baralhos de tarot de 2022 para adquirir o baralho ideal para você!

Conhecendo a Carta O Hierofante

O Hierofante sentado sobre o trono representado pelo Tarot

O hierofante ou também nomeado sacerdote é uma carta que traz o mistério da ponte entre o divino e o humano. Na antiguidade, na idade média e até mesmo hoje em dia, é comum a imagem de alguém que auxilia você na sua trajetória espiritual, mostrando os caminhos e pontuando os perigos nele. Assim é o hierofante, a ponte para transitar para o divino dentro da materialidade.

É na ritualista e no comprometimento com os estudos que um ser consegue despertar para um plano maior ao seu atual. O hierofante trabalha com o tempo, construindo pouco a pouco seu saber. Sua simbologia traz a ideia do equilíbrio, da rigidez, do tradicionalismo, da metodologia para se conquistar o que se deseja. O sacerdote traz o ensinamento que apenas o conhecimento liberta e conecta você ao divino. Confira mais a seguir!

Descrição visual da Carta O Hierofante

O hierofante é um homem com idade avançada com cabelos e barba longos e brancos, sentado em um trono ao redor de livros, às vezes chaves ou velas, enquanto usa uma túnica e uma coroa. Geralmente ele está circulado de pessoas ou está dentro de um tempo, cercado pela lua e pelo sol. Seu olhar sereno, porém firme demonstra sua segurança adquirida pelo conhecimento dos humanos e do divino que conquistou.

Significado da Carta V

A representação semiótica presente na carta traz a ideia da sabedoria, do conhecimento tanto do divino quanto do material. O hierofante é o homem que tudo sabe, o comunicador entre deus/deuses e o homem. Ele representa a comunicação e os antigos costumes, ritos e dogmas.

Por conta da sua idade avançada, ele representa o tradicional, o domínio, o medidor. Ele é a ponte entre a terra e o céu, por isso ele tem um trono semelhante ao rei, simbolizando o respeito de sua nobre função.

O hierofante é o portador da verdade absoluta, pois só ele é capaz de comunicar-se com o divino, distinguindo-o da plebe e até mesmo do rei. O número 5 presente na carta representa o equilíbrio dos quatro elementos (fogo, ar, água e terra) e a ascensão do quinto elemento: o espírito.

O quinto número representa o homem diante do universo, logo, a influência do espiritual e do destino sobre toda a humanidade ditará sua evolução.

Significado da Carta V invertida

Quando o arcano hierofante sai invertido ele traz a ideia da fuga do conhecimento. Você está tendo obstáculos ou para buscar o conhecimento, ou para se firmar em algo que busca fazer.

Demonstra desinteresse, fanatismo, e até mesmo o ato de manipular pessoas apenas para atingir seus objetivos pessoais, sem um propósito de evolução coletiva. É momento de rever sua postura diante daqueles que confiam em você.

Além disso, a carta do sacerdote invertida traz a ideia de promiscuidade, a materialidade excessiva, a qual vibra apenas os desejos carnais e não o desejo espiritual da ascensão.

Esta posição representa a arrogância do ser humano diante do universo, posicionando-se como dono de tudo, portador da verdade e dos saberes absolutos. Traindo a concepção de guia espiritual, tornando-se um tirano que se aproveita da fé e ingenuidade dos outros.

Interpretação no plano espiritual

No plano espiritual o hierofante representa o seu mentor/guia espiritual. Ele traz as mensagens da espiritualidade até você. Pode também representar a necessidade de buscar ajuda de algum dirigente espiritual para realizar algum processo de cura, iniciação ou fortificação.

É momento de você cuidar mais do seu campo astral e espiritual, consumindo conhecimento esotérico para elevar sua consciência ou até mesmo para auxiliar pessoas ao seu redor.

Às vezes ele representa a hora de você tomar um tempo maior para desenvolver sua espiritualidade ou mediunidade. É preciso reequilibrar sua essência para caminhar em harmonia com a materialidade sem ferir a espiritualidade.

É momento para meditar, afastar-se das energias densas e negativas, busque elevar-se e saber equilibrar razão e emoção para tomar as decisões mais assertivas e sábias em sua vida.

Interpretação no plano mental

Quando o assunto é o plano mental é preciso tomar cuidado com seus pensamentos. Você precisa organizá-los da forma mais construtiva possível. Não fique só nos sonhos, planeje-se e coloque em ação seu plano.

Seja paciente e busque meios de controlar sua ansiedade, pois sem foco, persistência e disciplina, fica complicado materializar seus sonhos. É preciso saber onde você quer chegar e refletir se está se empenhando para isso.

Outra interpretação é no campo dos estudos. É hora de você trazer mais conhecimento à sua vida. Sua mente precisa sentir-se estimulada a conhecer novos assuntos, não se permita ficar no comodismo.

Cuidado com a arrogância, há muito conhecimento no mundo, não pense que já sabe tudo, busque sempre se aperfeiçoar, principalmente de forma coletiva. Partilhe o que você sabe, não deixe o conhecimento morrer com você.

Interpretação no plano físico

Já no plano físico o hierofante pede organização. Sua vida precisa de mais planejamento e disciplina. Você tem muitas ideias mas precisa ter comprometimento conjunto à paciência para materializá-las. Priorize as coisas mais importantes do seu dia, da sua rotina. Talvez você tenha alguns objetos e materiais parados, como livros, desprenda-se daquilo que já não usa, compartilhe com quem necessita.

No plano físico o sacerdote pede atenção para seu corpo. Tenha uma alimentação mais balanceada, leve e nutritiva. Seu corpo é o seu templo, por isso, cuide bem dele, não no sentido estético, mas no sentido dele estar bem cuidado para você poder realizar sua rotina sem nenhum estresse ou preocupação. Afinal, mente sã, corpo são e vice-versa.

Diferentes aspectos da Carta V – O Hierofante

Mulher segurando cartas do Tarot sentada sobre o chão

A carta V é repleta de mistérios, chaves para uma vida melhor e com maior equilíbrio. Ela traz aspectos positivos, negativos, pontos de atenção para os relacionamentos, para o amor, trabalho, finanças, saúde e espiritualidade que são fundamentais para você viver o melhor possível. O hierofante traz os ensinamentos da terra e do alto para você saber lidar com diversas situações.

Além disso, o hierofante pode ser associado ao signo de Touro na astrologia e dentro da mitologia ele é associado ao centauro quirón. Esses representações fortalecem ainda mais a imagem da consistência, segurança e sabedoria que o arcano V traz como ensinamento e avisos em cada tiragem que um tarólogo faz. Confira mais neste artigo!

Aspectos positivos da Carta O Sacerdote

Os aspectos positivos da carta V são a perseverança, disciplina, oralidade fluida e objetiva, argumentos fortemente embasados, direcionamento e conexão com a espiritualidade. O sacerdote tem o senso de análise muito apurado junto a uma liderança genuína, elementos que possibilitam ele ser pioneiro e movimentador de massas. Suas palavras firmes e diretas trazem segurança a quem o ouve;

O hierofante é um orador impecável, fator que auxilia ele a ser um ótimo professor. Sua grande vocação para ensino é deslumbrante, pois já experienciou muito, já conheceu muito, já superou as próprias feridas e dores do passado. Desse modo, o Hierofante tem poder de auxiliar os seres humanos a vencerem suas feridas por meio da benevolência e sabedoria.

Aspectos negativos da Carta O Sacerdote

O aspecto sombra desta carta fala sobre perfeccionismo, rigidez e teimosia. O hierofante é o sábio, aquele que conhece os saberes do céu e da terra, senhor do conhecimento, logo é comum que a carta expresse a rigidez e arrogância, em certos momentos. O senso de equilíbrio muitas vezes caminha para um perfeccionismo exacerbado. O sacerdote traz uma postura rígida às mudanças.

Um ponto para se ficar atento ao sacerdote é a inércia, por ele achar que já viveu demais e assim achar que não precisar buscar mais conhecimento, experiências ou desenvolvimento. Quando o hierofante perde o senso de equilibrio e ponderação entre o que é o divino e o humano ele deixa de ser sábio, tornando-se fanático, instransgigente e apegado, vibrando seu lado negativo.

O Hierofante no Tarot do amor e relacionamentos

Quando o hierofante sai em tiragens amorosas e relacionamentos, ele representa alguém de mais idade na vida do consulente. Uma pessoa que irá mostrar a vida de uma forma totalmente diferente e profunda. A carta V fala sobre uma relação de aprendiz-mestre. Quando sair o sacerdote, a pessoa pode ser alguém espiritualista, um professor ou um acadêmico.

Neste posicionamento a pessoa possui temperamento muito parecido com o do hierofante: focado, objetivo, dedicado, pouco romântico porém fiel ao relacionamento e, às vezes, muito teimoso e dono da razão. Quando sai a carta V para o seu relacionamento pode significar que ele tende a ser um relacionamento durável, sólido, persistente e abençoado pelo divino com muita proteção.

O Hierofante no Tarot do trabalho e finanças

Quando se trata de finanças o hierofante falará sobre alguém muito firme nas decisões e disciplinado e metódico em suas ações. Também se refere a trabalhos mais formais e intelectuais, os quais é preciso usar a mente, fazer muitas pesquisas, análises, ponderações e orientações. Normalmente ele se refere a trabalhos acadêmicos e religiosos.

No setor das finanças, o sacerdote expressa a ideia do controle e da busca por conhecer o mundo financeiro para se ter maior entendimento e domínio. Ele não irá demonstrar propensão à riquezas, mas sempre que for preciso, uma figura masculina irá auxiliar você em pequenos e médios ganhos. É preciso organização em suas finanças para poder viver bem, sem faltar qualquer coisa que seja.

O Hierofante no Tarot da saúde e espiritualidade

A carta V para a saúde expressa a necessidade de cuidado com o seu corpo. Atente-se a sua garganta, a sua tireoide, cordas vocais e coluna cervical, pois este pontos são sua base. Tome cuidado tanto com a sobrecarga de atividades quanto com a inércia. Busque fazer refeições balanceadas e respeite o horário de comer, além de buscar formas para eliminar o estresse como a meditação.

Na espiritualidade, o hierofante pede dedicação, zelo e constância. É hora de se aperfeiçoar e buscar dar o seu melhor para poder compartilhar com os outros o que sabe. Muitas vezes ele representa nas tiragens um ser de luz que está protegendo e guiando você. Busque se desapegar dos excessos de materialismo em sua vida e entenda que todos temos um propósito maior, uma missão a cumprir.

O Hierofante no Tarot Mitológico

No tarot mitológico, um dos vários tipos de tarot que existem, o hierofante é representado como o centauro quiron. O ser metade homem e metade cavalo foi educado pelos deuses irmãos Apolo e Ártemis (Sol e Lua). Quiron era detentor de uma sabedoria e espiritualidades únicas, sendo responsável pelo ensino e orientação dos jovens príncipes, ensinando-os sobre os valores espirituais e terrenos.

Quiron possui uma ferida que nunca se cura, lembrando-o que apesar de tanta sabedoria e conhecimento não é capaz de curar a si próprio. Essa máxima traz o sentido de benevolência e humildade, pois sem a dor, apenas restaria a arrogância diante de tanto saber. Quiron representa o equilíbrio entre o lado animal e humano, o qual transcende na busca da sua missão interior.

O Hierofante na Astrologia

Na astrologia o hierofante é associado ao signo de Touro. A energia taurina é porta voz da palavra do divino na terra, transmitindo a sua prosperidade interior, amor e dedicação àqueles que o rodeiam. O signo de touro traz a ideia da perseverança, dedicação, inspiração e construção presentes na figura do hierofante. Ambos são dogmáticos e buscam o tradicionalismo através de sua metodologia contínua.

Principais combinações com a Carta O Hierofante

Combinação da carta V no Tarot com outras cartas

Durante as tiragens do tarot é possível aprofundar o significado das cartas com uma carta complementar. Não seria diferente com a carta V, dependendo do arcano maior ou menor que sairá, você terá maior especificação da mensagem que recebeu na tiragem, assim se pode distinguir qual rumo você deve tomar. Confira as combinações mais comuns com o hierofante em um tiragem!

O Hierofante e A Sacerdotisa

A junção do Hierofante com A Sacerdotisa expressa a urgente necessidade trabalhar seu interior e as conexões com a espiritualidade, pois ambas as cartas falam do sagrado. Você não precisa escolher uma religião específica, mas deve conhecer a si e ponderar sua natureza animal e divina, assim será possível usar sua intuição ao máximo, de forma aberta em prol de você e do coletivo.

O Hierofante e Os Amantes

A combinação do Hierofante com Os Amantes expressa a necessidade de fazer escolhas. É impossível andar em duas estradas diferentes ao mesmo tempo. Uma a razão é a emoção, escolha aquilo que é mais compatível com a sua essência, afinal, somente você se conhece. Seja autêntico e honesto consigo, a escolha é sua e de mais ninguém, só você sabe o que realmente deseja ou quer.

O Hierofante e A Lua

Quando A Lua se junta ao Hierofante é preciso buscar o conhecimento para tirar as nuvens que ocultam sua realidade, seu interior, sua mente. Cuidado com fanatismo, falsos profetas. Tenha sempre atenção e pensamento crítico para escapar das armadilhas do mundo terrestre. Cuidado também com pensamentos negativos e processos de autossabotagem.

O Hierofante e Reis de Paus

O Rei de paus junto ao Hierofante retrata um líder espiritual muito carismático, determinado e profundo. Alguém que não teme compartilhar seu saber, pois sabe que o conhecimento não pertence a ninguém. Seus braços estão sempre abertos para acolher e lutar por seu pupilos, neófitos e seguidores. Só precisa tomar cuidado com exageros, arrogância e falta de tato em sua oratória.

O Hierofante e Ás de Copas

Um presente divino está por vir quando o Hierofante sai junto ao Ás de copas. Uma surpresa trará motivação e sentimento de pertencimento profundo a você. Seu cálice transbordará graças a sua gentileza e amor compartilhados com aqueles que o cercam. Sinaliza o momento ideal para buscar alimentar seu espírito com elementos positivos como a natureza, meditação e companhias positivas.

A Carta O Hierofante indica uma conexão do divino com o humano!

Mãos femininas manuseando cartas do Tarot

O Hierofante expressa a sabedoria, a dedicação aos estudos para conhecer a si e a natureza ao seu redor. Nas provas cotidianas da vida é possível entender até onde vai a fé em si e no divino. Viver na terra é equilibrar-se entre o espiritual e o material, sem desequilibrar as balanças. Assim é o hierofante, a ponte entre o divino com o humano.

O conhecimento é a chave para acessar a si e a espiritualidade. O arcano do louco quando se depara com o hierofante questiona-se até onde vai o conhecimento sobre si, sobre a vida e o divino. A reflexão é sobre o controle do lado selvagem e humano no objetivo de transcender a essência para um nível mais elevado em prol do coletivo, da bondade e do amor.

Autor deste artigo

Bárbara, escorpiana com vênus em sagitário, logo um ser apaixonado por assuntos e estudos esotéricos. Trabalho com tarot em um perfil do instagram e estudo diariamente astrologia desde minha adolescência. Acredito que a espiritualidade e o autoconhecimento são chaves fundamentais para rompermos os limites do ego, então escolhi compartilhar meus saberes para auxiliar no eterno processo de iluminação do ser. Vamos juntos?

Palavras-chave relacionadas


tarot combinações

Artigos relacionados


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


Significado da carta Rei de Paus no Tarot: no amor, no trabalho e mais!

Significado da carta Rei de Paus no Tarot: no amor, no trabalho e mais!

O Rei de Paus é uma carta masculina e de forte energia de ação. Gostaria de saber mais sobre as suas leituras no Tarot? Leia o nosso artigo!


Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

A carta O Jardim do baralho cigano fala sobre a relevância das suas ações, suas relações sociais e mudanças que se aproximam e que serão de muita importância.


Últimos posts


O que significa sonhar com tapioca? Com a massa, a goma, a farinha e mais!

O que significa sonhar com tapioca? Com a massa, a goma, a farinha e mais!

Sonhar com tapioca pode estar ligado à necessidade de cuidado do sonhador. Quer saber mais sobre o significado desse sonho? Leia nosso artigo!


Sonhar com melão: verde, amarelo, fatiado, plantação, sementes e mais!

Sonhar com melão: verde, amarelo, fatiado, plantação, sementes e mais!

Sonhar com melão traz revelações surpreendentes sobre a personalidade do sonhador. Quer saber mais sobre esse sonho? Confira o nosso artigo!


É possível desfazer simpatia?

É possível desfazer simpatia?

Todo mundo já deve ter se perguntado isso uma vez. Afinal, é possível desfazer uma simpatia? Como faz? Veja a seguir as principais dicas.


Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Você sabia que há muitas formas de pedir ajuda ao santo casamenteiro? Nesse artigo, conheça simpatias de Santo Antônio para potencializar o amor na sua vida!


Sonhar com salvamento: de crianças, pessoas, animais e mais!

Sonhar com salvamento: de crianças, pessoas, animais e mais!

Sonhar com salvamento fala a respeito de buscas presentes na vida do sonhador. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!