Quais são os benefícios da uva? Propriedades, vitaminas, calorias e mais!

Quais são os benefícios da uva? Propriedades, vitaminas, calorias e mais!

A uva é uma excelente sobremesa natural, já que é supernutritiva e fácil de consumir. Confira os benefícios e faça essa escolha saudável!


Você sabe quais são os benefícios da uva?

Cachos de uva roxa em pote

A uva é uma fruta riquíssima em nutrientes, como minerais e antioxidantes. Eles estão presentes principalmente em sua casca e sementes, mas a polpa também é muito benéfica para a saúde.

Essa pequena pérola de sabor adocicado é capaz de prevenir doenças, como o câncer, e ainda otimiza o funcionamento intestinal. Um fato pouco conhecido é que ela é rica em vitaminas C e K, perfeitas para turbinar a imunidade.

Além disso, são extremamente versáteis. Essas frutinhas podem ser consumidas in natura ou fazer parte de pratos deliciosos, sendo que cada tipo de uva conta com propriedades específicas. Descubra todos os benefícios que ela traz e saiba como incorporá-la à sua rotina alimentar.

Entendendo mais sobre a uva

Cachos de uva verde e roxa em superfície cinza

As uvas são uma das frutas mais populares do Brasil, já que possuem um sabor docinho, levemente cítrico. Veja a seguir um pouco de sua origem, características, propriedades e variedades disponíveis.

Origem e história da uva

Para quem não sabe, a uva é o fruto da parreira ou videira, uma planta da família Vitaceae. Ela tem o continente asiático como origem, sendo uma das frutas mais consumidas no mundo.

O cultivo inicial da uva foi há milhares de anos, pois civilizações antigas já utilizavam a fruta e a reverenciavam por seu uso na produção de excelentes vinhos.

No Brasil, a produção teve início em 1532 e foi trazida pela expedição do português Martim Afonso Pena. Hoje em dia, é uma das frutas mais apreciadas, já que algumas variedades são exportadas e outras importadas pelo país.

Características da uva

A uva é uma daquelas frutas que podemos comer a qualquer hora e em qualquer lugar, já que vem em cachos e não precisa ser descascada, ou seja, é só lavar bem que está pronta para consumo. Geralmente, apresenta sabor adocicado, perfeito para um lanchinho ou uma sobremesa.

Uma curiosidade é que existem mais de 60 mil variedades espalhadas pelo mundo. Portanto, a cor da casca, o sabor e o tamanho podem variar bastante. Já o período de safra da maioria acontece entre os meses de janeiro e fevereiro. Além disso, a uva pode ir direto para o consumidor ou ser encaminhada para a vinicultura.

Propriedades da uva

As uvas têm inúmeras propriedades que fazem bem à saúde, pois são fontes de nutrientes importantíssimos. Elas são ricas em cobre, um mineral essencial na produção de energia para o nosso corpo.

Ademais, contém bastante vitamina K, um nutriente fundamental para a saúde dos ossos e coagulação sanguínea. As vitaminas do complexo B também estão presentes, com quantidades significativas de tiamina (B1), riboflavina (B2) e piridoxina (B6), que ajudam no crescimento e bom funcionamento do metabolismo.

A casca e as sementes da uva apresentam uma grande quantidade de antioxidantes. Um fato interessante é que as propriedades continuam mesmo depois da fermentação, o que faz do vinho uma boa fonte de antioxidantes.

Tipos de uvas

As uvas podem ser encontradas em diversas colorações e formatos, algumas mais arredondadas e outras, ovaladas. As variações com e sem sementes também existem.

As espécies mais comuns são as roxas (Rubi) e verdes (Itália). Elas possuem características semelhantes, como alguns nutrientes, mas a quantidade de antioxidantes muda. Quanto mais escura for a casca, maior será a concentração dessas substâncias.

Uva verde

Uma das maiores diferenças entre a uva verde e a roxa é o processo de amadurecimento, pois as duas apresentam um tempo de maturação bem distinto. A verde fica pronta bem mais rápido, sendo a melhor opção para quem busca uma produção otimizada.

Outro motivo para a uva verde ser uma das queridinhas dos agricultores é a facilidade no cultivo. Essas videiras têm o processo de plantio mais simples e dão frutos praticamente o ano todo.

A cidade baiana de Petrolina é uma das que mais produzem a uva verde no Brasil, alcançando inacreditáveis 45 mil toneladas exportadas em 2019.

Uva roxa

A uva roxa é popular em diversas regiões do mundo, sendo muito importante para o comércio internacional. Por apresentar uma coloração vibrante, frequentemente é procurada para festivais sazonais e de fim de ano.

O cultivo no Brasil se destaca nas cidades de Juazeiro (Pernambuco) e Petrolina (Bahia), responsáveis por grande parte da produção nacional. Outro destaque fica por conta de seu uso na produção de vinhos.

Ela também é muito utilizada em sucos, já que proporciona uma bebida com aquela cor que logo imaginamos quando pensamos na fruta. Além disso, essas uvas são consideradas especiais por causa do resveratrol, um poderoso antioxidante que fica concentrado na casca.

Quais são os benefícios da uva verde

Cacho de uva verde no pé

A uva traz muitíssimos benefícios, especialmente por sua alta concentração de vitaminas, minerais e antioxidantes. Ademais, tem bastante água na composição, ajudando na hidratação. Saiba como as uvas podem turbinar sua saúde.

Melhora a circulação sanguínea

Um dos benefícios da uva é melhorar a circulação sanguínea, pois ela é fonte de minerais como ferro e potássio, nutrientes que estimulam a oxigenação das células. Além disso, ela ajuda a controlar a pressão alta, já que 151 gramas da fruta (ou uma xícara de chá) possui 6% do valor total de potássio que o nosso organismo precisa em um dia.

Esse mineral é muito importante para diminuir a pressão sanguínea. Isso acontece porque o potássio ajuda a dilatar as artérias e veias, prevenindo o seu estreitamento e excretando sódio, o que melhora o processo circulatório como um todo.

Previne doenças cardiovasculares

As uvas ajudam a manter a saúde do coração de várias formas, já que elas são capazes de diminuir os fatores de risco, como altos níveis de colesterol. Isso acontece porque ela reduz a absorção desse composto.

Um estudo com 69 pessoas que sofrem com colesterol alto revelou que o consumo diário dessa fruta diminuiu os níveis de colesterol total e LDL (popularmente conhecido como a versão ruim).

A propósito, dietas mediterrâneas, ou seja, ricas em resveratol (um poderoso antioxidante presente na uva) têm se mostrado eficazes no controle de colesterol no sangue.

Previne o câncer

A prevenção do câncer está entre os benefícios proporcionados pelo consumo da uva. Essa fruta é fonte de antioxidantes, compostos que ajudam a combater os radicais livres, substâncias ligadas ao surgimento de várias doenças, inclusive o câncer.

O resveratrol é um agente antioxidante que auxilia na redução de inflamações, bloqueando o crescimento e aumento de células cancerígenas. Além disso, outros antioxidantes presentes na uva, como a quercetina, a antocianina e a catequina também possuem ação contra o câncer.

Aliás, estudos reforçam que o extrato da uva pode bloquear o crescimento de células ligadas aos cânceres de cólon e mama.

Auxilia na saúde do cérebro

A presença de antocianinas, um poderoso flavonoide, faz com que a uva seja muito benéfica para a saúde do cérebro. Pesquisas revelam que essas substâncias ajudam a prevenir e tratar algumas enfermidades ligadas ao órgão.

Além disso, o consumo regular da fruta turbina a memória, a atenção e o humor. Um estudo com jovens adultos mostrou que a ingestão de 230 ml de suco de uva melhorou o temperamento e as habilidades associadas à memória de curto prazo, cerca de 20 minutos após o consumo da bebida.

Pesquisadores também começaram a investigar os benefícios do resveratrol, um antioxidante presente na uva, no combate ao Mal de Alzheimer.

Auxilia na saúde dos ossos

As uvas contêm vários minerais necessários para manter a boa saúde dos ossos. O potássio, o manganês e as vitaminas do complexo B, C e K ajudam a prevenir a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos.

Ademais, estudos demonstram que o resveratrol, um poderoso antioxidante encontrado na fruta, é capaz de melhorar a densidade óssea. Esse dado é muito importante principalmente para as mulheres que estão no período pós-menopausa.

Isso porque a diminuição da densidade do tecido ósseo acontece com mais frequência para esse gênero e faixa etária, levando a fraturas.

Melhora o funcionamento do intestino

O funcionamento do intestino costuma ser muito beneficiado pelo consumo de frutas ricas em fibras, como é o caso da uva. Isso acontece porque esse nutriente ameniza os sintomas da constipação, favorecendo a formação do bolo fecal.

Vale lembrar que os sucos geralmente contêm uma quantidade bem menor de fibras, então é melhor investir nas frutas in natura. Além disso, as uvas têm aproximadamente 81% de água em sua composição, o que ajuda a manter o corpo bem hidratado.

Outra dica é comer a fruta com as cascas e sementes, pois esses componentes são mais concentrados em fibras.

Previne a anemia

Como um alimento riquíssimo em ácido fólico, as uvas são capazes de prevenir a anemia. Além disso, a presença de uma boa quantidade de vitamina C também combate a enfermidade.

As uvas verdes possuem uma certa quantidade de ferro em sua composição, podendo inibir o desenvolvimento de sintomas da anemia. Isso porque essa doença é caraterizada pela falta de nutrientes no organismo, principalmente a escassez de ferro, acarretando na diminuição do número de glóbulos vermelhos.

Melhora o sistema imunológico

Como as uvas são uma ótima fonte de vitamina C, elas podem ajudar seu sistema imunológico a combater infecções bacterianas e virais, como infecções fúngicas. Assim, pode-se dizer que a fruta turbina a sua imunidade.

Os polifenóis, componentes presentes em grandes quantidades na uva, fortalecem o organismo, auxiliando-o a eliminar qualquer agente infectante. Eles contribuem também com o equilíbrio da microbiota do intestino, fator que está diretamente associado ao sistema imunológico.

Combate o envelhecimento precoce

As uvas são fonte de vitamina C, betacaroteno, luteína e ácido elágico, poderosos agentes antioxidantes. Desse modo, a fruta é uma grande aliada no combate ao envelhecimento precoce.

Pesquisas mostram que o resveratrol pode retardar os sinais de envelhecimento, reduzindo o estresse oxidativo, aumentando a resistência ao estresse e melhorando a resposta contra inflamações.

Além disso, o resveratrol ativa o gene SirT1, que vem sendo associado a uma vida mais longa.

Age no combate da depressão

A uva é uma fruta riquíssima em resveratrol, um composto vegetal encontrado principalmente na semente e na casca. Esse potente antioxidante é capaz de inibir a enzima causadora da depressão.

Assim, a uva se transforma em uma ótima alternativa de tratamento auxiliar para quem sofre com sintomas depressivos e de ansiedade também. Isso porque esse componente apresenta efeitos neuroprotetores contra a corticosterona, uma substância que regula a resposta do corpo ao estresse.

Dessa forma, as pesquisas com o resveratrol podem levar a novos medicamentos antidepressivos.

Como consumir a uva

Cacho de uva roxa em superfície branca

As uvas podem se transformar em um lanche prático, rápido e delicioso que você pode desfrutar em qualquer lugar. Isso porque elas são extremamente versáteis. Confira diferentes maneiras de apreciá-las.

Comendo a fruta

A uva é uma fruta com sabor adocicado e levemente cítrico, podendo ser consumida integralmente em sua forma in natura. Muito versátil, fica perfeita como um lanche rápido ou em um café da manhã mais elaborado. Confira algumas opções:

- Coma a fruta pura como um lanche, de manhã ou à tarde;
- Sirva por cima de um iogurte, com um toque de mel;
- Congele as uvas e aproveite nos dias mais quentes de verão;
- Coloque uvas picadas em uma salada, dá um delicioso sabor agridoce;
- Faça uma salada com maçãs, morangos e um pouco de chocolate amargo.

Receita de suco de uva

O suco de uva é uma ótima opção para consumir a fruta e, ao mesmo tempo, hidratar o corpo. A bebida é muito saborosa, mas um pouco mais adocicada do que a fruta in natura.

No entanto, pode ser consumida o ano inteiro e oferece muitos benefícios para a saúde. Isso porque o suco contém diversos nutrientes poderosíssimos, como os bioflavonoides, taninos, vitaminas, minerais e antioxidantes que otimizam o funcionamento do organismo como um todo.

Ingredientes

Para fazer o suco de uva, você vai precisar de:

- 300 g de uvas roxas ou verdes;
- 150 ml de água;
- Caldo de 1 limão (opcional).

Como fazer

Lave bem as uvas, retire as sementes (se tiver) e coloque no liquidificador. Acrescente a água e o caldo de limão aos poucos, caso queira deixar o suco menos adocicado. Outra maneira de preparar o suco é espremer as uvas em um coador.

Dessa maneira, é possível manter os nutrientes que estão mais concentrados na casca da fruta. Para isso, é preciso cozinhar as uvas já espremidas em fogo médio, por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, passe novamente no coador. Espere esfriar e aproveite.

Usando na culinária

A uva é uma fruta que pode ser consumida de inúmeras maneiras, ficando perfeita em doces, geleias, bolos e pudins. Como vinho, é ideal para risotos. Confira a seguir uma receita prática, rápida e saborosa de crumble de uva com maçã:

- 3 xícaras (chá) de uva (500 g ou 2 cachos grandes)
- 1 maçã verde
- Caldo de 1 limão
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de aveia em flocos
- 100 g de manteiga gelada
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Lave, corte as uvas ao meio e transfira para uma assadeira que comporte 1,250 litro. Lave e corte a maçã em cubos pequenos, descartando as sementes. Junte a maçã às uvas e misture o caldo de limão. Reserve.

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, a aveia e o sal. Corte a manteiga em cubos pequenos e acrescente aos ingredientes secos. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.

Coloque a farofa delicadamente sobre as frutas no refratário, cobrindo toda a superfície. Leve para assar por cerca de 30 minutos até dourar e ficar crocante.

Outras informações sobre a uva

Cacho de uva vermelha

As uvas podem ser consideradas uma espécie de tesouro da natureza, já que, em algumas culturas, são chamadas de pérolas. Descubra mais sobre essas frutas deliciosas e nutritivas a seguir.

Suco de uva comum ou integral: qual escolher?

Durante as épocas do ano mais quentes, os sucos são os queridinhos para refrescar e hidratar o corpo. No entanto, as bebidas vêm em várias opções, como natural, integral, orgânico e néctar, sendo difícil notar a diferença entre eles.

A principal diferença entre o suco comum e o integral é a adição de açúcar, água e conservantes. A versão comum pode ter esses e muitos outros aditivos, já a variação integral não. Ademais, ambos podem ser produzidos com frutas orgânicas, sendo mais benéficos para a saúde, já que não têm agrotóxicos.

A uva pode ser consumida com que frequência?

A uva é considerada um superalimento por muitos, graças aos inúmeros benefícios que ela traz para a saúde. Contudo, assim como qualquer fruta, deve ser consumida com moderação e estar aliada a uma dieta balanceada.

Uma porção de uvas é composta de, aproximadamente, 1 xícara ou um cacho pequeno. Vale ressaltar que não há uma restrição em relação ao número de uvas que pode ser ingerida em um dia, mas sempre é recomendado usar o bom senso e não exagerar.

Quando possível, prefira a fruta in natura, mas o suco também é indicado, já que a bebida preserva alguns nutrientes e ainda ajuda a hidratar o corpo.

Possíveis efeitos colaterais do consumo excessivo de uva

O consumo de uva é altamente recomendado, mas sem exageros. Isso porque o consumo excessivo pode gerar alguns efeitos colaterais. Confira o que pode acontecer:

Alergia: é um caso bem raro, mas até mesmo o toque em um cacho pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas após a ingestão excessiva. Urticária, manchas vermelhas, dificuldade de respirar e espirros são os sintomas mais comuns.

Ganho de peso: mesmo sendo pobres em calorias, as uvas são pequenas e práticas. Desse modo, é muito fácil perder o controle e acabar comendo muito mais do que deveria.

Flatulência: durante o processo de digestão, as uvas liberam uma grande quantidade de frutose, que alimenta as bactérias do cólon e liberam gases.

Contraindicações do consumo de uva

O consumo da uva é seguro para a maioria das pessoas, mas alguns grupos precisam tomar um pouco de cuidado. Os indivíduos que sofrem com diabetes, por exemplo, precisam redobrar a atenção na quantidade ingerida por causa do açúcar natural da fruta.

Além disso, portadores de problemas renais devem ficar de olho na quantidade e na frequência de consumo da uva. Tudo isso por causa do potássio, um mineral que, em excesso, pode prejudicar ainda mais o funcionamento de rins comprometidos.

Quando o órgão não está em plenas funções, não consegue remover o excedente de potássio do sangue, o que pode ser bem perigoso para a saúde.

Como comprar e como armazenar a uva?

A uva é uma fruta muito fácil de escolher, comprar e armazenar. Para se ter uma ideia, é possível congelá-la para que dure mais tempo, sem perder seus nutrientes e benefícios.

Na hora de comprar a fruta, é importante observar os cachos, preferindo sempre aqueles que estão mais cheios, firmes e lisos. Se possível, pegue aqueles com o cabinho mais verde, indicando que foram colhidos recentemente.

Escolha as uvas com as cores mais vibrantes, sem manchas ou sinais marrons. Outro ponto fundamental é que os frutos estejam bem presos ao cacho, já que isso mostra que a uva está fresca. Aliás, o armazenamento adequado pode garantir uvas deliciosas por até uma semana.

O primeiro passo para guardar as uvas é lavá-las, retirando os frutos murchos e já estragados. Quando estiverem secas, coloque em um recipiente fechado na parte de trás da prateleira da geladeira, que normalmente é o local mais fresquinho.

Aproveite todos os inúmeros benefícios da uva!

Pessoa segurando cachos de uva roxas

As uvas oferecem vários nutrientes essenciais e compostos vegetais poderosos que beneficiam a saúde. Embora contenham açúcar, não afetam negativamente o controle do açúcar no sangue, desde que consumidas com bom senso e moderação.

Quando incluímos a uva em nossa rotina alimentar, aproveitamos os benefícios de seus potentes antioxidantes, vitaminas e minerais. Desse modo, é possível prevenir algumas enfermidades de forma natural.

A propósito, um benefício pouco conhecido da uva é seu efeito hidratante e protetor da pele e cabelos. Não é à toa que muitos óleos e cosméticos contam com esse ingrediente em sua formulação.

Portanto, vale muito a pena consumir uva regularmente. Assim, cuidamos de nosso corpo como um todo.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Iogurte natural: benefícios, para que serve, malefícios, como comer e mais!

Iogurte natural: benefícios, para que serve, malefícios, como comer e mais!

O iogurte natural é saudável e benéfico para o organismo, além de ajudar nas dietas de emagrecimento. Para saber mais sobre esse alimento, confira nosso artigo!


Vitamina para aumentar a imunidade: as melhores para o sistema imunológico!

Vitamina para aumentar a imunidade: as melhores para o sistema imunológico!

As vitaminas possuem um papel fundamental no aumento das defesas do corpo e no sistema imunológico. Veja mais sobre elas no nosso artigo!


Suco de cenoura: benefícios, propriedades, receita, como fazer e mais!

Suco de cenoura: benefícios, propriedades, receita, como fazer e mais!

A cenoura é um vegetal rico em betacaroteno, antioxidantes e flavonoides, importantes para o bom funcionamento do corpo. Conheça mais sobre o seu suco!


Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Conheça a ora-pro-nóbis, uma planta rica em fibras, proteínas e vitaminas com diversos atributos positivos para a saúde. Entenda aqui como consumir!


O que é a dieta mediterrânea? Benefícios, emagrecimento, cardápio e mais!

O que é a dieta mediterrânea? Benefícios, emagrecimento, cardápio e mais!

Você já ouviu falar da dieta mediterrânea? Ela é considerada um estilo de vida, já que cuida da alimentação, corpo e mente. Leia o artigo e descubra tudo!


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!