Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Você conhece os benefícios da batata?

Batatas em cesto na grama

A batata é considerada um tubérculo devido o seu caule que é resistente. Por isso, age como carboidrato, contando também com as fibras no organismo. Seus benefícios ajudam a saciedade, fazendo com que se diminua a vontade de comer, dando a perda de peso.

O câncer pode ser prevenido com ela, incluindo pressão alta e diabete. Além disso, seus compostos colaboram com ações antioxidantes, anti-inflamatórias e prevenindo muitas outras doenças. Sua ingestão beneficia a saúde, reduzindo condições quem possam retirar o bem-estar.

Seus nutrientes são essenciais, tendo em vista seu cozimento e como pode ser implementada nas refeições do dia a dia. Leia o artigo para compreender os benefícios da batata!

Entendendo mais sobre a batata

Batatas no chão de terra

Tendo a sua origem, a batata com conta suas características singulares e incluindo a importância histórica. É um vegetal capaz de servir como um alimento básico, mas, ao mesmo tempo, importante. Suas propriedades e nutrientes engrandecem toda a sua formulação, além de seus benefícios.

Existem variações no seu cultivo, acrescentando o fato de que é possível encontrar a batata inglesa, doce, asterix, baroa e baraka. Seus compostos são cheios de carotenóides, flavonóides e ácidos fenólicos. Todas essas questões caracterizam as moléculas do corpo, neutralizando e retirando os radicais livres.

O acúmulo das moléculas instáveis pode resultar outros impasses, principalmente o desenvolvimento de doenças crônicas, por exemplo. Continue lendo o artigo para entender mais sobre a batata!

Origem e características da batata

Bolívia e Peru foram os países que começaram a cultivar a batata há cerca de oito mil anos atrás, acrescentando o fato de estar na Cordilheira dos Andes e em proximidade com o Lago Titicaca. As comunidades se aproximaram da América do Sul, contando com muitas espécies.

Em torno do lago elas foram domesticadas, tendo em vista todo o sucesso e aperfeiçoamento do vegetal. Aquilo que as pessoas conhecem como batata é apenas um fragmento de uma diversidade genética que tem de sessenta a cem centímetros de altura, com flores e frutos.

Importância histórica da batata

Dando a importância histórica da batata, ela permitiu a expansão da civilização Wari e nas terras de Ayacucho. Isso tudo aconteceu em torno de 500 anos depois de Cristo, sendo que no mesmo tempo foi desenvolvido Tiwanaku, que é um sítio arqueológico. Está em proximidade ao Lago Titicaca, considerando toda a produção.

Áreas elevadas eram limitadas pelos canais de água, formulando toneladas de desenvolvimento do vegetal por hectare. Muitos acreditam que quinhentas mil pessoas moravam pelos arredores do estado-cidade, incluindo todos os vales e por volta de 800 anos depois de Cristo.

Propriedades e nutrientes da batata

A batata conta com muitos nutrientes e propriedades, além de ser uma fonte rica em mineiras, vitaminas. Sua caracterização média assada pode se resultar em um alimento de 173 gramas, acrescentando a sua pele. Sendo assim, com a proteína em 4,3 gramas, fibra 3,8, potássio 26%, entre outros.

Tudo pode depender do preparo e variedade, principalmente pelos compostos. Por isso, sua caloria média pode se aproximar de 161, com carboidratos em 36, 6 gramas, vitamina C em 28% e incluindo a vitamina B6. Aqui o magnésio também faz parte, sendo que 12% constituí, com o manganês em 19%, além de fósforo, niacina, folato e gordura.

Para que serve a batata?

Servindo para muitas coisas, a batata pode melhorar a saúde do cérebro, assim como apresentando um baixo teor de sódio. Ou seja, auxilia uma dieta. Incluir ela na alimentação pode dar muitos nutrientes importantes, além de estabelecer a manutenção da saúde.

A TPM também é amenizada com ela, considerando toda a idade reprodutiva de uma mulher. Câimbras também são prevenidas pela falta dos minerais que pode proporcionar, sendo que tudo depende de seu cozimento, preparo e caracterização para consumir.

Principais tipos de batata

Existem muitos tipos de batata, sendo que todas podem auxiliar a saúde de uma pessoa. Sendo assim, pode ser encontrada a inglesa, doce, baroa, baraka e asterix. É um dos alimentos mais consumidos no mundo, ficando atrás do milho, trigo e arroz.

Com muita água ela é uma fibra alimentar, porque pode ser uma fonte importante de carboidratos para a rotina do dia a dia. Suas principais formulações ainda podem dar bons níveis de glicose no sangue, deixando um indivíduo energético e dando bom funcionamento para os neurônios.

Batata inglesa

A batata inglesa precisa ser consumida sem tanto exageros, porque contém uma grande quantidade de carboidratos. Muitas receitas levam sua casca, contando com outras variações. Suas opções básicas incluem ela frita, assada ou cozida. Pode ser adicionada em salada, sopa e purê.

Pães podem ser formulados com ela, além de bolos salgados e cozidos. Por isso, dependendo de sua finalidade pode ser acrescentada em muitos pratos, como acompanhamento ou até mesmo como prato principal.

Batata doce

Com baixo teor de gordura, a batata doce é uma boa fonte de antioxidantes. Aqui antocianinas e betacaroteno fazem parte, ajudando a proteger todas as células do corpo. Pode eliminar os radicais livres e evitando o envelhecimento precoce.

Esta pode ser encontrada nas cores roxa, laranja, creme e branca. Tudo pode variar com o sabor e a composição, sendo que a batata roxa conta com uma maior quantidade de antioxidante. A laranja, por exemplo, conta com um teor maior de betacarotenos.

Batata asterix

O destaque da batata asterix se dá pela sua cor, incluindo a casca que é rosada. Esse contraste ainda leva o seu interior a ser amarelo, com uma alta concentração de amido, servindo como aperitivo, ficando seca, macia por dentro e crocante por fora.

Ela proporciona o zinco, fósforo, potássio, vitamina B e C. Além disso, seus benefícios são maiores do que os da batata inglesa, principalmente por ter mais antioxidantes. Essa coloração ainda apresenta as antocianinas, principalmente pela cor avermelhada.

Batata baroa

Denominada como mandioquinha, batata salsa, a batata baroa é cheia de fibras e carboidratos. Todos esses nutrientes são capazes de dar a energia, principalmente pelas células e contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Ela contém vitaminas do complexo B, C, com fósforo, ferro e cálcio, podendo acrescentar muitos benefícios para a saúde. Pode ser adicionada em uma dieta, tendo em vista o ganho de massa muscular. Pode ser consumida como acompanhamento de um prato.

Batata baraka

Tendo seu formato oval alongado, a batata baraka contém a sua casca e polpa em amarelo-claro. Ela é seca, firme, podendo assar, cozinhar, fritar e usar para massas diversas. Ela não pode ser apresentada com pontos verdes, nem brotos e evitando aquelas que podem ter odor.

Seus minerais são capazes de proporcionar o amido, além dos minerais e vitamina C. Pode ser adicionada em uma dieta, com muitas calorias, mas sabendo manusear seu consumo. Além disso, seus nutrientes ainda compensam todas as calorias que pode dar.

Benefícios da batata

Várias batatas

São muitos os benefícios que a batata pode dar, considerando a perda de peso e dando energia, disposição. O cérebro ainda pode receber o seu auxílio, prevenindo o câncer, melhorando o sistema cardiovascular. A pele pode ficar bem apresentada, melhorando o intestino.

O diabete pode ser controlado, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a qualidade do sono. Todos esses processos podem ser engradecidos com a sua boa distribuição, sabendo preparar e consumir em uma quantidade necessária. A constipação é reduzida, além de inflamações.

Uma batata média pode dar 164 calorias, sendo que 30% serve como uma ingestão recomendada de B6. No inverno ela pode ser uma opção econômica, nutritiva e aconchegante. Dê continuidade na leitura do artigo para ficar por dentro dos benefícios da batata!

Auxilia na perda de peso

Com amido resiste a batata pode proporcionar boas fibras, além dos nutrientes para controlar a saciedade, reduzindo também a vontade de comer muito entre as refeições, fazendo com que se diminua a ingestão dos alimentos e acrescentando uma boa dieta para a perda de peso.

Ela conta com menos calorias, principalmente comparada com a baroa e a batata doce. A inclusão dela em uma dieta pode ser uma grande opção para emagrecer, mas sem deixar de lado todas as vitaminas que são essenciais para o bem-estar do corpo.

Fonte de energia e disposição

Neste sistema a batata é repleta de carboidratos, principalmente para dar energia e disposição. Aqui não é só o corpo que recebe estes atributos, como também o cérebro. Por isso, pode auxiliar a prática de atividades físicas, dando mais força.

Um dia bem manuseado é aquele em que um indivíduo consegue cumprir suas atividades com exatidão, precisando de disposição para desempenhar grandemente. Ou seja, a energia dada pela batata é capaz de atribuir muitos outros benefícios ao ser humano.

Melhora a atividade cerebral

O processo cerebral é enriquecido com a inclusão da batata na alimentação, porque ela é capaz de estabilizar e dar o fluxo necessário de energia para o cérebro. Esse motivo se constituí pela riqueza do amido, considerando toda a capacidade plena que pode proporcionar.

Além disso, dá o relaxamento necessário para o descanso, fazendo com que uma pessoa consiga dormir através da plenitude do cérebro. Sendo assim, é importante acrescentar nas refeições diárias e visando ainda mais formulações positivas.

Previne o câncer

Aqui os antioxidantes se apresentam na batata para indicar os níveis de carotenóides, flavonóides e ácidos fenólicos. Por isso, neutraliza as moléculas, principalmente evitando que o câncer se desenvolva. O de fígado e cólon são evitados, garantindo uma saúde plena.

Os radicais livres não conseguem se acumular no organismo, considerando a inserção deste alimento em rotinas diárias. Anti-inflamatória, faz com que todas essas atribuições evitem o crescimento do câncer no corpo.

Melhora a saúde cardiovascular

Dando a prevenção de doenças cardíacas, a batata conta com a vitamina C, B6 e as fibras. Esse processo se engrandece também a partir do mineral e potássio, mantendo em equilíbrio o sistema cardíaco. A pressão arterial é controlada, já que as fibras ajudam a diminuir o colesterol no sangue.

Protegendo contra infartos, estes são constituídos através da interrupção do sangue para o coração. Consumir a batata pode impedir que este grande problema se transforme, não tendo facilidade de apresentar óbito pelo tecido cardíaco.

Auxilia no controle da diabetes

Tendo o amido presente, a batata é resistente por essa formulação e com o composto que é capaz de reduzir o diabete. Sendo assim, ela pode melhorar o controle do açúcar no sangue e dando mais garantia para aqueles que sofrem com este problema.

É importante ressaltar que se o índice glicêmico for alto, essas pessoas devem consumir o alimento com outra constituição fibrosa. Ou seja, se consultando com um especialista para ter mais indicações e prescrições sobre como adicionar nas refeições do dia a dia.

Favorece a saúde do intestino

Favorecendo o intestino, a batata conta com o carboidrato que não é consumido pelo organismo e que é retratado como amido. Agindo também como fibra, pode eliminar qualquer bactéria que esteja impedindo o bom funcionamento deste sistema.

Aqui a infecção intestinal pode ser ressaltada, incluindo prisão de ventre ou até mesmo diarreia. Por isso, o indivíduo deve seguir as orientações de um médico, principalmente porque ele é capaz de apresentar aquilo que pode servir de auxílio e dando o bem-estar que o paciente tanto procura.

Melhora a saúde da pele

A pele pode ser fortalecida com o consumo da batata, porque ela apresenta vitamina C e complexo B. Além disso, com o zinco, fósforo, magnésio e potássio. Todos esses compostos são essenciais para a firmeza dela, tirando os riscos de psoríase, acne.

Pele sensíveis podem sofrer com os raios solares, além da poluição e fumaça. Aumentando o colágeno, a vitamina C presente ajuda a suavizar linhas de expressão e as rugas, incluindo uma grande melhora na textura da pele. Portanto, o alimento deve ser incluído nas refeições.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico pode se enriquecer com a batata, principalmente por ter vitamina C, flavonoides e carotenoides. Ou seja, fortalece todas as células deste processo, além do organismo, evitando gripes, resfriados e alergias.

Um estudo foi feito e publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture, indicando que os porcos foram alimentados com muitas batatas, acrescentando o fato de que eles constituíram um organismo mais saudável, além de uma imunidade fortalecida. Estes animais receberam o alimento por 14 semanas e tendo poucas quantidades de glóbulos brancos.

Melhora a qualidade do sono

Um bom descanso pode ser constituído com a batata, tendo em vista os carboidratos que ajudam a melhorar o sono. Um estudo da Sports Medicine na Nova Zelândia apresentou que todos os alimentos que contam com um grande teor glicêmico podem dar boas noites de sono.

Além disso, pode promover noites mais tranquilas para atletas. Sendo assim, a batata deve ser inserida com mais de uma hora antes de dormir. Informações mais concretas devem ser aplicadas por um médico e tendo o auxílio dele como um processo a ser seguido.

Outras informações sobre a batata

Batatas fritas em pote branco

Outras informações podem ser acrescentadas aos processos da batata, incluindo aquelas que apresentam as formas de consumi-la, tendo a recomendação diária, com riscos, consumo excessivo e entre outros. Podendo beneficiar a saúde, grandes receitas podem ser feitas com ela.

As contraindicações da inserção dela em uma rotina precisam ser analisadas, porque existem pessoas com problemas específicos que devem se atentar. O armazenamento dela também é importante, principalmente quando for comprar e organizar na cozinha, por exemplo.

Indivíduos que contam com a doença celíaca ou que apresentam sensibilidade ao glúten podem se beneficiar, porque não existem resquícios deste processo. Acompanhe os tópicos a seguir para ter mais informações sobre a batata!

Formas de consumir a batata

A batata pode ser consumida cozida, ensopada ou assada. Pode também ir em suco, além de ser usada para fazer pão, purê ou uma batata recheada. Sua casca pode ser consumida, porque nela também existem muitos outros benefícios.

As fibras presentes são capazes de apresentar minerais, antioxidantes e vitaminas. As formas mais saudáveis devem ser constituídas, porque estas podem trazer mais evidências positivas ao organismo e dando bem-estar ao indivíduo que estará preparando.

Recomendação diária

Indicando o consumo da batata por dia, ela não pode ser inserida excessivamente por conta de seus carboidratos e calorias. Ou seja, também depende da forma como uma pessoa quer acrescentar na dieta, por exemplo. Tudo pode variar de acordo com o objetivo.

Para ganhar massa, perder peso ou mantê-lo. O metabolismo também é ressaltado, porque precisa se atentar aos cardápios que serão constituídos para o decorrer da semana. Neste sentido um nutricionista deve ser contatado, porque existem variações entre as pessoas.

Riscos e malefícios do consumo excessivo de batata

Os riscos do consumo excessivo da batata podem transformá-la em um alimento tóxico por conta da solanina, sendo que esta é aquela que apresenta uma descoloração verde. Além disso, pode dar dores de cabeça, problemas respiratórios, cãibras e diarreia.

Aquelas que também são cozidas acima de 120 graus podem produzir um efeito químico chamado acrilamida. Este composto pode ser encontrado na fumaça do cigarro, assim como em corantes, colas e plásticos. Portanto, o consumidor deve se atentar.

Contraindicações do consumo de batata

A batata não pode ser ingerida por pessoas com problemas cardíacos ou renais. Isso se apresenta pelo uso de algumas medicações que elas utilizam, principalmente pela quantidade de fósforo e potássio. Ela não pode ser inserida quando um indivíduo está querendo perder peso, porque existem processos negativos por conta do colesterol ruim.

Ainda que existam poucos problemas em sua formulação, alguns consumidores podem ser alérgicos a ela. Isso se dá pelas proteínas do vegetal, já que estão em excesso. Podendo ainda desencadear outros problemas de saúde, um médico deve ser procurado.

Como comprar e como armazenar a batata

Podendo ser encontrada em feiras ou mercados, a batata é de fácil localização. Ela deve ser adquirida de acordo com o propósito, principalmente para não desperdiçá-la. Quanto ao seu armazenamento, ele deve ser em um local fresco e em um saco de papel.

Não sendo necessariamente em um local frio, mas podendo ser em uma despensa. Os sacos de papel são mais vantajosos, porque eles funcionam melhor do que os de plástico. Sendo assim, o vegetal pode respirar facilmente e não apodrecer mais rápido.

Aproveite todos os benefícios da batata!

Pessoa segurando batatas sujas de terra

Ao longo do artigo foram retratados todos os benefícios da batata, incluindo seus propósitos para a saúde e bem-estar. Com antioxidantes ela é capaz de apresentar também os minerais e as vitaminas. Dando uma maior imunidade ela controla o açúcar do sangue, evitando que doenças cardíacas se desenvolvam.

O processo digestivo pode ser melhorado com o seu consumo, evitando sinais de envelhecimento precoce, por exemplo. Ela dá o saciar, podendo ajudar na perda de peso, do desejo excessivo pela comida e evitando dores. Seu princípio ainda se garante pelo complemento de uma dieta equilibrada.

Por isso, esta deve ser implementada de acordo com cada singularidade, porque as pessoas contam com suas variações. Portanto, pode ser cozida, assada, triturada, em saladas pode ser adicionada, variando de acordo com a preferência e o gosto de cada um.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Você sabia que a ameixa pode ser vermelha, preta, amarela ou verde? Leia o artigo e confira mais sobre essa fruta versátil e benéfica para a saúde!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.