Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Você sabia que a ameixa pode ser vermelha, preta, amarela ou verde? Leia o artigo e confira mais sobre essa fruta versátil e benéfica para a saúde!


Você conhece os benefícios da ameixa?

Ameixas em pote de porcelana

As ameixas são frutas extremamente nutritivas, contando com uma enorme quantidade de benefícios para a saúde. Ademais, pode ser encontrada em 4 variedades e cores diferentes, cada uma com sabor e finalidade únicos.

Fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, essas pequenas frutinhas são capazes de diminuir o risco e prevenir várias doenças crônicas do corpo e da mente.

Além de se apresentar com colorações variadas, as ameixas também podem ser facilmente encontradas em sua forma seca. Esse tipo é muito importante para os sistemas intestinal e ósseo. Continue lendo e veja todos os benefícios que essa fruta saborosa traz!

Entendendo mais sobre a ameixa

Pé de ameixas

Encontrada nos países de clima temperado e subtropical, a ameixa tem como sua principal produtora a China, seguida pelos Estados Unidos, Romênia e Alemanha. Conheça um pouco de sua origem e propriedades a seguir.

Origem e características da fruta ameixa

Pertencente à mesma família dos pêssegos, nectarinas e damascos, as ameixas são muito diversificadas. Isso porque elas podem ser grandes ou pequenas, com casca vermelha, preta, verde ou amarela, além de apresentar polpa rosa, amarela ou laranja.

Os historiadores ainda não chegaram a um consenso quando se trata de suas origens. Para alguns, as ameixeiras cresceram pela primeira vez na China, há milhares de anos, e só depois de um tempo foram para o Japão, partes da Europa e América.

Já outros pesquisadores localizaram os primeiros pés de ameixa nas montanhas do Cáucaso, perto do mar Cáspio. Eles acreditam que esta fruta foi para Roma por volta do ano 200 a.C., viajando posteriormente para o norte europeu.

Propriedades e vitaminas da ameixa

Com grande valor nutricional, a ameixa pode ser considerada um superalimento, seja em sua versão in natura ou seca. Confira:

Ameixa fresca (100g):

- Calorias: 46;
- Carboidratos: 8g;
- Fibra: 1g;
- Açúcares: 7g;
- Vitamina A: 5% da IDR (Ingestão Diária Recomendada);
- Vitamina C: 10% da IDR;
- Vitamina K: 5% da IDR;
- Potássio: 3% da IDR;
- Cobre: 2% da IDR;
- Manganês: 2% da IDR;

Ameixas secas (28g):

- Calorias: 67;
- Carboidratos: 18g;
- Fibra: 2g
- Açúcares: 11g;
- Vitamina A: 4% da IDR;
- Vitamina K: 21% da IDR;
- Vitamina B2: 3% da IDR;
- Vitamina B3: 3% da IDR;
- Vitamina B6: 3% da IDR;
- Potássio: 6% da IDR;
- Cobre: 4% da IDR;
- Manganês: 4% da IDR;
- Magnésio: 3% da IDR;
- Fósforo: 2% da IDR.

Para que serve a ameixa?

Fonte de vários nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais, a ameixa é a fruta ideal para comer quando você deseja ter uma boa digestão e dar uma otimizada no processo como um todo. Isso porque essa frutinha consegue deixar o seu intestino mais saudável, melhorando o trânsito no órgão, fortalecendo-o e fazendo com que seu desempenho seja mais regular.

A presença de vitamina C ajuda a turbinar o sistema imunológico, formar músculos e vasos sanguíneos. A combinação desse nutriente com outros torna a ameixa uma grande amiga dos seus olhos também. Ademais, ela é dona de um grande poder antioxidante e ainda aumenta a sensação de saciedade por conta de suas fibras solúveis.

Principais tipos de ameixa

A ameixa pode ser consumida in natura, cozida, assada, em sucos ou desidratada. Mas você sabia que, além de versátil, essa fruta pode aparecer em mais de duas mil variedades? São vários formatos, tamanhos, sabores, utilidades e cores diferentes.

Por isso, elas são divididas em 6 grandes grupos: japonesa, americana, ornamental, damson, europeia e selvagem. Entretanto, aqui no Brasil as mais encontradas são: amarela, preta, verde e vermelha. Descubra tudo sobre cada tipo a seguir.

Ameixa preta

Uma das variedades mais conhecidas, a ameixa preta possui a casca de coloração mais escura, rica em nutrientes e fibras. Ela se destaca também por ser bem docinha, uma ótima substituta do açúcar. Isso porque ela contém sorbitol, um tipo de adoçante natural.

Aliás, quem sofre com intestino preguiçoso já deve saber dos benefícios que essa fruta traz. O consumo das fibras presentes na ameixa é perfeito para otimizar e estimular o funcionamento do trânsito intestinal.

Ademais, como fonte de potássio e antioxidantes como as antocianinas, é capaz de proteger as células da ação dos radicais livres, além de ser ótima para o sistema cardiovascular.

Ameixa vermelha

Considerada a mais popular em todo o país, a ameixa vermelha tem sabor marcante, sendo doce e levemente ácida. Apresentando a polpa alaranjada, é fonte de vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Com a presença de compostos flavonoides e antioxidantes, possui uma ação anti-inflamatória e ainda consegue diminuir as chances de desenvolver doenças, como o câncer. Outro ponto positivo dessa variedade é que ela é muito boa para a manutenção de uma pele saudável.

Rica em vitamina C, a ameixa vermelha ajuda a turbinar o sistema imunológico, prevenindo enfermidades sazonais, como a gripe.

Ameixa amarela

Também conhecida como ameixa-japonesa ou nêspera, a ameixa amarela é um fruto bastante suculento, com sabor levemente ácido e bem doce. Essa variedade ganhou o paladar dos povos asiáticos há milhares de anos.

Diferentemente das outras ameixas, a amarela possui uma casca aveludada, quase como um veludo. Além disso, é uma das maiores fontes de carotenoides, uma substância que age como antioxidante. Desse modo, é excelente para a saúde da pele e ainda pode te ajudar a ganhar um bronzeado.

Riquíssima em vitaminas, minerais e antioxidantes, auxilia no processo de fortalecimento da imunidade, evitando o desenvolvimento de algumas doenças. Ademais, costuma ser comparada à maçã e à pera por causa de seu alto teor de açúcar, acidez e pectina.

Ameixa verde

Altamente nutritiva, mas pouco conhecida no Brasil, a ameixa verde é largamente utilizada na confeitaria, por causa de seu sabor mais amargo. A casca pode variar entre as tonalidades esverdeadas e amareladas, com um toque de azul claro em alguns frutos.

De origem iraniana e muito popular na Inglaterra e Estados Unidos, ela é considerada uma das mais benéficas para a saúde. Em alguns locais, a ameixa verde é chamada de Rainha Cláudia.

Além disso, a fruta tem poucas calorias e pode ter um tamanho menor do que as outras variedades. Frequentemente aparece em bolos e doces em geral, como compotas. Em Portugal, por exemplo, o fruto em calda ou cristalizado é um acompanhamento de sobremesas.

Ameixa seca

Mesmo estando desidratada, a ameixa seca preserva a maioria dos nutrientes que teria em sua versão in natura. A única exceção é a vitamina C, que acaba se degradando durante o processo de desidratação. Portanto, é uma ótima opção de consumo da fruta, pois é prática e acessível.

Um de seus maiores benefícios é a otimização do funcionamento digestivo, já que regula o trânsito intestinal e, consequentemente, combate a constipação (popularmente chamada de prisão de ventre).

A melhora da circulação sanguínea e a prevenção de doenças cardiovasculares são outros pontos positivos proporcionados pelo consumo do fruto seco.

Benefícios da ameixa

Muitas ameixas

Como a ameixa possui muitos antioxidantes em sua composição, é supereficiente no combate aos radicais livres que prejudicam as células e podem levar ao desenvolvimento de patologias como o câncer. Veja a seguir todos os benefícios que essa fruta traz.

Fortalece o sistema imunológico

Em sua versão fresca, a ameixa possui uma grande concentração de vitamina C. Para se ter uma ideia, uma unidade tem cerca de 10% da necessidade básica diária do nutriente.

Desse modo, em conjunto com a ação dos antioxidantes, a vitamina C presente na ameixa ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de doenças, como gripes, resfriados, inflamações de garganta e infecções.

Uma curiosidade é que a variedade amarela da fruta é a que apresenta os maiores níveis de vitamina C.

Previne doenças cardiovasculares

Nutrientes e fitoquímicos presentes na ameixa são capazes de reduzir a inflamação que desencadeia doenças cardiovasculares. O consumo regular da fruta in natura ou seca possui, ainda, um efeito protetor na saúde do órgão.

Os resultados de um estudo mostraram que homens diagnosticados com colesterol alto apresentaram níveis mais baixos de colesterol ruim (LDL) depois de consumir ameixas secas diariamente por aproximadamente oito semanas.

Pode-se dizer que os efeitos positivos que as ameixas têm nos fatores de risco de doenças cardíacas são devido ao seu alto teor de fibras, potássio e antioxidantes.

Possui função antioxidante

As ameixas são ricas em antioxidantes, substâncias importantíssimas para reduzir a inflamação e proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Desse modo, previnem o dano celular e tecidual, que pode levar ao diabetes, mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.

São ricas em antioxidantes polifenóis. Aliás, estudos mostraram que as ameixas contêm mais do que o dobro da quantidade de polifenóis do que a encontrada em outras frutas populares, como nectarinas e pêssegos.

Em um estudo, os antioxidantes das ameixas reduziram significativamente os marcadores inflamatórios associados a doenças articulares e pulmonares. As antocianinas, por exemplo, parecem ser os antioxidantes mais ativos dessa fruta.

Fonte de fibras

Fonte de fibras alimentares, as ameixas, em especial na versão seca, são as melhores aliadas do bom funcionamento intestinal. A quantidade de fibras solúveis, como a pectina, e insolúveis, como a celulose e a hemicelulose, é enorme.

Dessa maneira, a ameixa absorve a água do sistema digestivo e forma uma espécie de gel, que ajuda a otimizar o desempenho do trato intestinal, diminuindo, assim, o risco de constipação e hemorroidas.

Uma dica para consumir o alimento é deixar a ameixa seca em um copo com água por oito horas. Com isso, a digestibilidade é potencializada e a fruta fica macia para mastigar.

Ajuda a diminuir a glicemia

Apesar de doce, a ameixa é uma fruta ótima para diabéticos, já que apresenta baixo índice glicêmico e ainda tem ação anti-hiperglicêmica, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Isso acontece porque essas frutas são recheadas de fibras, que retardam o pico glicêmico depois que ingerimos carboidratos. Ademais, ela estimula a produção de adiponectina, um hormônio que ajuda a regular os níveis de glicemia sanguínea.

Outro ponto positivo é que o consumo de ameixas está associado a um menor risco de diabetes tipo 2. No entanto, é preciso consumir com moderação, mantendo o tamanho das porções bem controladas.

Regula a pressão arterial

O potássio presente nas ameixas é excelente para o controle da pressão arterial. Ele ajuda seu corpo a se livrar do sódio através do xixi e também diminui a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

Em um estudo, indivíduos que bebiam suco de ameixa ou comiam três unidades frescas todas as manhãs, durante oito semanas, foram comparados a um grupo que bebeu apenas um copo de água em jejum.

Os resultados revelaram que aqueles que consumiram as ameixas ou o suco tiveram níveis significativamente mais baixos de pressão arterial, colesterol total e colesterol ruim (LDL) do que o grupo que bebeu apenas água.

Melhora a saúde óssea

Um grande benefício da ameixa é a melhora da saúde óssea. Essa fruta possui flavonoides, como a rutina e o ácido cafeico, além da vitamina K, que fortalecem o sistema esquelético como um todo.

Pesquisas associaram o consumo de ameixas secas a um risco menor de doenças como osteoporose e osteopenia, caracterizadas pela baixa densidade óssea. Um fato animador é que a fruta não apenas comprovou a prevenção, mas também demonstrou o potencial de reverter a perda óssea que já ocorreu.

Além disso, estudos sugerem que o consumo de ameixas secas pode aumentar os níveis de hormônios envolvidos na formação óssea. Em comparação com outras frutas, elas parecem ser as mais eficazes na prevenção e reversão da perda óssea

Melhora o funcionamento do intestino

Ameixas frescas, assim como sua variação seca, ajudam a manter o bom funcionamento do sistema intestinal. Como elas possuem bastante sorbitol, uma espécie de álcool de açúcar, atuam como um laxante natural.

Outra propriedade importante dessa fruta é a alta quantidade de fibras. Elas possuem esse nutriente na forma insolúvel, ou seja, que não se mistura com a água. Desse modo, desempenham um papel fundamental na prevenção da constipação, pois adicionam volume às fezes.

A propósito, as ameixas secas são mais eficazes no tratamento da prisão de ventre do que outros tipos de laxantes, como o psyllium, um tipo de fibra frequentemente usada para esta finalidade. No entanto, vale lembrar que comer muitas ameixas de uma vez só pode causar diarreia.

Combate a ansiedade

Um benefício pouco conhecido das ameixas, mas muito importante especialmente na correria do dia a dia, é seu poder no combate à ansiedade. Isso acontece porque a fruta contém ansiolíticos naturais em sua composição.

Estudos mostraram que o consumo regular da ameixa funciona como um ótimo tratamento auxiliar de distúrbios comportamentais ligados à ansiedade ou causados pelo estresse oxidativo. Tudo isso graças às propriedades antioxidantes dos ácidos clorogênicos.

Melhora a saúde da pele

A sua pele pode ser muito beneficiada pelo consumo regular da ameixa. Isso porque a fruta é repleta de antioxidantes e vitamina C, responsáveis por manter a cútis radiante. Não é à toa que os extratos de ameixa são utilizados em vários produtos dermocosméticos.

Com nutrientes que possuem um poder antienvelhecimento, também ajuda a diminuir manchas escuras e rugas. Fonte de fibras e polifenóis, consegue inibir a ação dos radicais livres (os principais agentes responsáveis pelo envelhecimento precoce).

Outra função não tão conhecida é a anti-inflamatória, que acalma a pele, amenizando as cicatrizes provocadas pela acne.

Como comer a ameixa

Pote com geleia de ameixas

Dona de pouquíssimas calorias, a ameixa é uma ótima opção para lanches e sobremesas saudáveis. Quando bater aquela fome, é só escolher entre a amarela, preta, verde, vermelha ou seca. Conheça algumas receitas maravilhosas a seguir.

Formas de consumir a fruta

Extremamente versátil, a ameixa pode ser consumida pura, in natura, ou adicionada às mais diversas preparações culinárias. Ela fica perfeita assada, grelhada e salteada. Confira algumas ideias para você começar a incluir essa fruta na sua rotina alimentar:

- Faça uma deliciosa salada de frutas;
- Prepare um molho agridoce para carnes;
- Saborize a água ou chá com uma fatia de ameixa;
- Corte-a em cubinhos e adicione ao iogurte ou granola no café da manhã;
- Varie a sobremesa com um surpreendente smoothie (shake de frutas).

Além disso, a ameixa seca é ideal para o preparo de pudim, bolo e biscoito, já que ela pode substituir gorduras e açúcar nas receitas.

Receita de geleia caseira de ameixa

As geleias caseiras são aquele tipo de receita que é uma delícia preparar e saborear, pois têm um gostinho de cozinha do interior, de casa de vó. Elas são perfeitas para um lanche em família e uma ótima ideia para presentear alguém com muito carinho.

Além disso, é a preparação ideal para as ameixas mais maduras, que já estão quase passando do ponto. Sempre docinha, fica maravilhosa em torradas e biscoitos. É como se a comida estivesse te abraçando, de tão aconchegante que é o sabor. Confira a receita infalível de uma geleia caseira de ameixa:

Ingredientes

- 2 kg de ameixa vermelha fresca (pode ser substituída por outra variedade, adaptando a quantidade de açúcar);
- 1 xícara (chá) de água;
- 4 xícaras (chá) de açúcar;
- Caldo de um limão;
- 1 rama de canela.

Como fazer

O primeiro passo é lavar bem as ameixas. Em seguida, corte-as em cubos de aproximadamente 1 cm, retirando os caroços, mas mantendo a casca. Coloque os cubinhos da fruta em uma panela grande, adicione o limão e a água. Misture um pouco e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, acrescente o açúcar e a rama de canela.

Deixe a mistura cozinhando em fogo médio, com a panela destampada. É importante mexer com certa frequência para que a geleia não grude no fundo da panela. Use uma escumadeira para retirar a espuma sempre que ela aparecer na superfície.

Cozinhe até atingir o ponto de geleia, cerca de 1 hora e 20 minutos. A dica para confirmar o ponto é colocar um pouco da geleia em um pires e traçar uma linha com o dedo. Incline o pires, e se for possível ver o fundo do prato sem que a mistura cubra tudo, pode desligar o fogo.

O passo seguinte é colocar a geleia em potes de vidro devidamente esterilizados, tampá-los e virá-los de cabeça para baixo até que esfriem completamente. Dessa forma, ela dura até 2 meses, bem fechada e em temperatura ambiente. Já no freezer, vale por 6 meses. Depois de aberta, você pode consumir por até 1 mês, guardando na geladeira.

Receita de suco de ameixa

Muito saudável, prático e saboroso, o suco de ameixa vai te transformar em um fã incondicional da fruta. Ele é ideal para acompanhar refeições como o almoço ou jantar, mas pode ser consumido a qualquer hora, inclusive para se refrescar em um dia quente de verão.

Então pegue papel e caneta para anotar a receita de um suco perfeito e recheado de benefícios para a sua saúde.

Ingredientes

- 6 ameixas pretas frescas (pode ser substituída por outra variedade, adaptando a quantidade de açúcar);
- 500 ml de água;
- Açúcar a gosto;
- Gelo picado (opcional).

Como fazer

O preparo do suco de ameixa é muito simples, basta lavar bem as frutas, retirar os caroços e picar de forma grosseira, só para ajudar o liquidificador na hora de bater. Mantenha a casca para que a bebida fique mais nutritiva.

Em seguida, coloque a ameixa, a água e o açúcar no liquidificador. Bata até ficar uma mistura homogênea. Coe e, se desejar, adicione gelo picado.

Receita de chá de ameixa

O chá de ameixa não é muito popular, mas é uma excelente alternativa para obter as propriedades e benefícios da fruta. Com ação laxante, ajuda a cuidar de problemas intestinais, como a prisão de ventre.

Além disso, a infusão auxilia no bom funcionamento do metabolismo e melhora o humor, já que estimula a produção de serotonina (conhecida como o hormônio da felicidade e bem-estar). É um ótimo tratamento auxiliar de quadros de ansiedade, e outra vantagem é a eliminação de gases. Veja a seguir como preparar esse chá superpoderoso e aproveitar todos os seus benefícios.

Ingredientes

O chá de ameixa é feito com a fruta seca, para potencializar seus benefícios. Confira o que você vai precisar:

- 3 ameixas secas;
- 250 ml de água.

Como fazer

Para preparar o chá, o primeiro passo é retirar o caroço das ameixas e colocá-las em uma panela, juntamente com a água. Leve ao fogo e deixe fervendo. Quando as frutas começarem a desmanchar, amasse bem. Em seguida, passe a mistura por um coador e espere esfriar antes de servir.

A dica é ingerir a bebida em jejum e evitar o consumo em excesso, pois o efeito laxativo pode causar perda de sais minerais e nutrientes. Além disso, indivíduos com síndrome do intestino irritável não devem tomar o chá.

Outras informações sobre a ameixa

Ameixas secas em fundo branco

Uma fruta de sabor único, marcante e agradável, a ameixa é apreciada por milhares de pessoas ao redor do mundo. Consumida in natura ou desidratada, está presente em sobremesas e até mesmo acompanhando pratos salgados. Confira a seguir quantas unidades você pode comer com segurança.

Qual a recomendação diária de ameixa?

A recomendação diária de consumo da ameixa varia de acordo com a coloração de sua casca. O ideal são uma ou duas unidades dos tipos verde, vermelho ou preto. Já a amarela, você pode comer dez unidades.

No caso da ameixa seca, é recomendada a ingestão de três a quatro unidades ou cerca de 40 gramas por dia. Entretanto, vale ressaltar que as quantidades podem ser diferentes quando levamos em consideração a idade, gênero e estado de saúde.

Riscos e contraindicações da ameixa

O consumo em excesso da ameixa deve ser evitado, pois a fruta contém oxalato, uma substância que pode formar cristais na urina, causando pedras nos rins. Além disso, a presença de fibras insolúveis pode causar ou piorar um quadro de diarreia.

O efeito contrário também é possível, já que o aumento do consumo de fibras sem a ingestão suficiente de líquidos leva à constipação. Outro ponto a ficar atento é a presença de traços de histamina, composto que causa alergia.

Como comprar e como armazenar a ameixa

Na hora das compras, procure ameixas firmes, mas que cedam um pouquinho ao serem apertadas suavemente. Quanto ao armazenamento, se a fruta amadurecer muito rápido, basta colocá-la na geladeira.

Outra opção é congelá-las, mas, nesse caso, é preciso retirar o caroço primeiro. Entretanto, se elas demorarem para ficar maduras, coloque a fruta em um saco de papel e deixe em temperatura ambiente por 1 dia.

Já a ameixa seca pode ser guardada por mais tempo, durando até 6 meses em temperatura ambiente ou 1 ano na geladeira, desde que esteja em um recipiente fechado.

Aproveite todos os benefícios da ameixa!

Cesta com várias ameixas

As ameixas são uma fruta muito nutritiva, recheada de benefícios para a saúde. Tanto a forma in natura quanto a seca são uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. O ponto positivo mais famoso é seu efeito positivo no trato intestinal.

Além disso, apresentam várias características que diminuem o risco de doenças crônicas, como osteoporose, câncer, ansiedade, diabetes e enfermidades cardiovasculares. Com um sabor delicioso, são muito fáceis de incorporar na sua dieta. O seu corpo vai agradecer!

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!