Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Você conhece os benefícios do Psyllium?

Tigela com psyllium.

O psyllium é uma fibra solúvel vinda das sementes de Plantago ovata, uma erva encontrada e cultivada principalmente na Índia. Essa semente, apesar de pequena, carrega inúmeros benefícios para a saúde do corpo. Por conta da sua excelente solubilidade em água, o psyllium pode absorver a água e se tornar um composto espesso, que resiste à digestão do intestino delgado.

Alguns benefícios, como ajudar a regular o intestino, diminuir a quantidade de açúcar no sangue, contribuir para a perda de peso e reduzir níveis de colesterol, estão presentes nessa poderosa fibra alimentar. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o nosso artigo completo!

Entendendo mais sobre o Psyllium

Tigela com psyllium e colher.

O psyllium é uma pequena semente que carrega muitos benefícios, principalmente voltados para a parte intestinal do corpo. Ela é uma fibra alimentar pouco conhecida entre as pessoas, podendo atuar como um laxante suave e formadora de massa. Acompanhe a leitura a seguir e descubra mais sobre essa pequena fibra alimentar!

O que é o Psyllium?

O psyllium é uma forma de fibra feita a partir das cascas das sementes da planta Plantago ovata, podendo ser encontrada também pelo nome de ispaghula. Ela é muito procurada pelos seus efeitos de laxante natural.

Pode-se dizer que o psyllium é um probiótico, ou seja, uma substância necessária para que colônias saudáveis e probióticos cresçam dentro do intestino, fazendo com que o sistema digestivo tenha uma função imunológica saudável. Contudo, é sempre bom conhecer a fundo o que você procura ingerir para não ter problemas futuros.

Origem e características do Psyllium

A casca psyllium é o principal ingrediente ativo do Metamucil, um suplemento de fibra que reduz a constipação. Esta é uma fibra solúvel vinda da casca da semente da erva Plantago ovata, tendo a sua origem na Ásia. Sua fibra absorve água e, quando misturada a outros líquidos, pode aumentar em até 20 vezes o seu tamanho.

Além disso, é uma fonte de fibras proveniente da Índia e tem sido fonte de fibra solúvel e insolúvel para o Metamucil (medicamento produzido com o psyllium 100% natural) por mais de 80 anos. O psyllium é uma fibra bastante utilizada para estimular movimentos intestinais. Por isso, é muito importante entender suas características para saber utilizá-las de maneira adequada ao seu organismo.

Propriedades do Psyllium

A semente de psyllium é conhecida pela sua contribuição na melhora do trânsito intestinal. Tudo isso é possível porque ela é uma potente fonte de fibras naturais (cerca de 80% da sua composição são fibras). A sua resistência à digestão permite-lhe ajudar a regular os níveis de colesterol, triglicérides e açúcares no sangue.

Além disso, ao contrário de outras fontes potentes de fibra, o corpo normalmente tolera bem o psyllium. Sendo assim, este está disponível em várias formas de consumo e possui muitos benefícios para a saúde, principalmente para as pessoas que precisam melhorar a saúde intestinal.

Para que serve o Psyllium?

O psyllium é apropriado para conseguir manter os movimentos intestinais mais regrados e pode ser utilizado para casos como o tratamento da prisão de ventre, pois consegue absorver a água, facilitando a formação e eliminação das fezes. Também por ser uma fibra capaz de ajudar no funcionamento intestinal, pode ser utilizado nos casos de intestino solto.

Além de ajudar no funcionamento intestinal de uma pessoa, o psyllium tem a importante função de diminuir colesterol ruim e a glicemia após as refeições. Outra função que ele tem é de ser utilizado na síndrome do intestino irritável ou em casos de constipação, pois é uma semente com um valor muito alto de fibras.

Benefícios do Psyllium

Colher retirando psyllium em pó de tigela.

A pequena semente do psyllium, assim com outras fibras solúveis, passa pelo intestino delgado sem ser completamente decomposta ou absorvida. Contudo, algumas pesquisas indicam que tomar psyllium é benéfico para muitas regiões do corpo humano, sendo algumas delas o coração e o pâncreas. Descubra nos próximos tópicos mais sobre os benefícios do psyllium!

Melhora a saúde do intestino

Por essa semente ter a capacidade de absorver água em grande quantidade, o psyllium ajuda a manter o intestino hidratado, facilitando os movimentos intestinais, ou seja, acaba tendo um efeito laxante muito efetivo para o organismo. Se o psyllium passar a fazer parte da sua dieta, ele pode ajudar a saúde intestinal de uma forma geral.

Além disso, casos de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e doença de Crohn podem se beneficiar do psyllium pelo fato de ele ser um probiótico, ou seja, um alimento que ajuda a manter a saúde das colônias de microorganismos benéficos ao intestino. Porém é muito importante procurar a orientação de um médico para saber se a utilização dessa fibra cabe no seu caso.

Faz bem para a saúde do coração

Uma alimentação que se baseia em fibras solúveis, como o psyllium, está agregada a níveis mais baixos de triglicerídeos e de colesterol, e a um menor risco de desenvolver doença cardiovascular. Ou seja, ingerir fibras solúveis podem ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, algo que é muito importante para pessoas com mais de 50 anos.

Um estudo mostra que ingerir pelo menos durante seis semanas o psyllium é uma maneira eficaz de pessoas obesas ou com sobrepeso reduzirem o colesterol com poucos efeitos colaterais. Ele também pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea e os níveis de lipídicos, fortalecendo o músculo cardíaco.

Auxilia no controle do colesterol

Conforme mencionado em outros tópicos, o psyllium promove uma completa limpeza no intestino, ajudando o organismo a absorver melhor os nutrientes, sendo mais eficaz na eliminação das impurezas
(entre elas, o LDL, colesterol ruim), enquanto auxilia para a absorção do HDL (colesterol bom).

Outro benefício da utilização do psyllium é a diminuição de colesterol no sangue. Tudo isso é possível porque essa fibra se liga aos ácidos graxos e biliares, ajudando no processo de excreção e durante a reposição dos ácidos biliares perdidos. Sendo assim, o psyllium é uma fibra muito importante para promover níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos para o corpo.

Reduz a pressão arterial

Se você é do tipo de pessoa que sofre com o problema de pressão alta, saiba que existem vários estudos que mostram o efeito da redução da pressão arterial ao utilizar o psyllium. Isso só mostra a quantidade de benefícios que essa fibra alimentar carrega com ela.

Um estudo publicado em 2007, na revista Clinical and Experimental Hypertension, constatou que o psyllium auxilia na redução da pressão arterial. A pesquisa foi feita da seguinte forma: participantes hipertensos consumiram uma colher de chá (3,5 gramas) de psyllium antes das duas refeições principais por 6 meses. Além de baixar a pressão, houve perda de peso, redução da glicemia e jejum dos níveis de insulina.

Ajuda a controlar a glicemia

Pessoas que são diabéticas necessitam manter bom controle da glicose e do colesterol no sangue para conseguirem prevenir e evitar complicações de médio e longo prazos. Com isso, recomenda-se que pacientes com diabetes tenham uma dieta rica em fibras, pois elas ajudam a controlar a glicemia após as refeições, reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

As fibras solúveis, como as cascas do psyllium, tornam o processo de absorção dos carboidratos mais lento, evitando os altos índices de glicose e, como consequência, os altos índices de insulina. Quando se trata de regular volume de glicose circulante na corrente sanguínea, as fibras solúveis são as mais indicadas dentre as fibras.

Auxilia na perda de peso

O psyllium é citado como um importante meio para ajudar no emagrecimento de uma forma saudável. Isso porque a perda de peso está ligada a questões que envolvem a saúde intestinal, e essa fibra atua diretamente no funcionamento intestinal. De uma forma geral, ela concede um volume maior, facilitando a passagem do organismo. Assim, o metabolismo corporal acaba trabalhando de uma forma mais acelerada.

Outro aspecto que tem a ver com o auxílio do psyllium para o emagrecimento é o efeito de saciedade por mais tempo que ele causa ao ingeri-lo. Sendo assim, a pessoa que tem problemas para ingerir uma maior quantidade de comida acaba diminuindo o consumo, mudando seus hábitos alimentares e ajudando no processo de emagrecimento.

Como tomar o Psyllium

Tigela e colher com psyllium.

Existem algumas formas para poder consumir o psyllium e conseguir extrair os benefícios citados no artigo. Nos próximos tópicos, aprenda como você pode consumir essa fibra alimentar de maneira eficaz!

Formas de consumir

O psyllium em pó deve ser usado por via oral, dissolvido em um copo de líquido de 240 ml e podendo ser o líquido de sua preferência ( água ou até suco de frutas). Também deve ser agitado suavemente para dissolver todo o pó. Não é recomendado usar o psyllium como sua única fonte de fibras na sua dieta, por isso, é indicado o consumo de frutas e legumes para complementar a fonte de fibras diárias.

Além de consumir através da mistura de líquidos, é possível consumir o psyllium misturando com a aveia e frutas, como é o caso da banana. Utilizá-lo como ingrediente para fazer receitas como o preparo de bolos, pães e biscoitos também é um meio de obter os benefícios dessa fibra alimentar.

Adultos e crianças com mais de 12 anos

Para adultos e crianças maiores de 12 anos, na maioria dos casos, o indicado é que 5 g de Psyllium sejam adicionadas em 240 ml de água. A ingestão fica a cargo da indicação médica, porém, geralmente, deve ser feita entre uma ou três vezes ao dia.

A forma de usar o psyllium varia de acordo com a idade da pessoa. Assim, sempre é bom consultar um especialista ou médico ao optar pelo consumo dessa fibra, para saber a dosagem certa e o que se adequa ao seu organismo, assim como o objetivo em utilizá-lo. É importante tomar essas precauções, pois, por se tratar de uma fibra, ao consumir em excesso, você pode vir a desenvolver alguns sintomas.

Uso diário

O uso diário do psyllium para adultos e crianças com mais de 12 anos indicado é de uma até três vezes ao dia. Assim, pode variar a forma de consumir, seja através de misturas em líquidos, receitas de bolos ou pães, ou mistura com outras fibras, como é o caso da aveia.

Uso como laxante

O psyllium é uma ótima opção para quem possui problemas intestinais, sendo conhecido como um natural laxante suave. Para utilizar como laxante, recomenda-se ingerir cinco gramas com um copo de água três vezes por dia. O ideal é seguir a orientação de um especialista e a dosagem da embalagem.

Crianças entre 6 e 12 anos

Para crianças entre 6 e 12 anos, a recomendação é de que o consumo de psyllium seja menor, sendo feito em até duas vezes ao dia. Porém é importante consultar um especialista ou médico para saber mais sobre como consumir o psyllium.

Busque um nutricionista capacitado para orientar melhor a forma de uso de acordo com seu objetivo e idade, seja para a melhora da constipação ou para otimizar a perda de peso. Sendo assim, tome ainda mais cuidado quando o consumo se destinar a crianças entre 6 e 12 anos.

Outras informações sobre o Psyllium

Tigela com psyllium.

O psyllium é mais comumente consumido na forma de pó ou wafer. Ele também pode ser encontrado em formato de cápsulas, grânulos ou líquido. É o principal ingrediente em muitos laxantes vendidos sem receita. Nos próximos tópicos, você vai saber como adquirir o psyllium, seus efeitos colaterais e suas contraindicações!

Preço e onde comprar o Psyllium

O psyllium pode ser encontrado facilmente em casas de produtos naturais, zonas cerealistas, farmácias ou em alguns sites de produtos naturais ou especializados. Na maioria das vezes, são encontrados em forma de cápsulas, pó ou farelo. É importante avaliar um meio de confiança para adquiri-lo, ainda mais se for pela internet.

Com relação ao preço do psyllium, este pode variar de uma loja para outra. Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa para não acabar pagando mais caro. Porém, para se ter uma ideia do preço, uma embalagem de 1 kg de psyllium costuma custar entre 50 e 70 reais. Já um frasco com 60 cápsulas de 500 mg costuma custar entre 30 e 40 reais.

Possíveis efeitos colaterais do Psyllium

Os efeitos colaterais mais habituais que podem acontecer durante o tratamento com o psyllium são excessos de gases, dor ou inchaço abdominal. Isso pode vir a acontecer porque o psyllium é capaz de criar volume intestinal e possui efeitos laxantes. Caso seja o seu primeiro consumo de psyllium, as chances de esses efeitos acontecerem são maiores.

Outros efeitos colaterais que podem aparecer são diarreia, fezes soltas, evacuações mais frequentes, vômitos e dor de estômago. Também é possível algumas pessoas apresentarem reações alérgicas, como dificuldades respiratórias, coceira, erupções cutâneas e inchaço próximo à garganta ou o rosto. Caso aconteça, procure um médico imediatamente.

Contraindicações do Psyllium

De uma forma geral, a maioria das pessoas costumam não apresentar efeitos adversos ao consumirem psyllium. Porém, para crianças abaixo de 6 anos de idade ou pessoas que têm dificuldade para engolir ou bloqueio no intestino, prisão de ventre crônica ou prisão de ventre após cirurgia, o consumo não é indicado.

Pessoas que possuem alergia ao psyllium ou diabéticos também não devem utilizá-lo, pois ele contém açúcar em sua composição. Em caso de dúvidas, sempre dê preferência a procurar um médico ou especialista para avaliar o seu caso, antes de ingerir o psyllium.

Aproveite todos os benefícios da poderosa fibra Psyllium!

Mistura de psyllium líquido

Com este artigo, você pôde conhecer todos os benefícios possíveis do psyllium, além de entender as nuances do seu uso. Assim, o psyllium é uma forma saudável de incluir mais fibras na sua dieta, mas procure sempre seguir as instruções de consumo e não se esqueça de que ele é uma fibra que absorve líquido. Então, beber muita água é essencial!

Sendo assim, para aproveitar melhor os benefícios da poderosa fibra psyllium, procure sempre a orientação de um médico ou especialista, como é o caso de um nutricionista, e se atente para o seu organismo quando estiver fazendo tratamento com psyllium. Esta é uma fibra que pode te ajudar a manter uma saúde intestinal muito boa, além de beneficiar o coração e ajudar no tratamento de outras doenças!

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Você sabia que a ameixa pode ser vermelha, preta, amarela ou verde? Leia o artigo e confira mais sobre essa fruta versátil e benéfica para a saúde!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.