Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Considerações gerais sobre os benefícios do damasco

Damascos secos numa colher

Nativo da China e Sibéria, o damasco é proveniente do damasqueiro (Prunus armeniaca). A árvore pode chegar a 8 metros de altura e, atualmente, o seu plantio é disseminado em diversos países, como Turquia, Espanha, Itália, França e Argélia. O fruto também é conhecido como abricó e sua coloração varia entre o amarelo, laranja e vermelho.

No Brasil, o damasco é pouco cultivado, por isso, é mais comum encontrá-lo desidratado. A fruta possui sabor adocicado, e é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Desse modo, tanto in natura quanto seco, contém muitas propriedades medicinais, além de ser excelente no preparo de doces, geleias, compotas e tortas.

Ao longo deste artigo, você conhecerá, de forma abrangente, os nutrientes presentes, os principais benefícios para a saúde e ainda dicas para consumir o damasco no seu dia a dia. Para saber sobre essas e outras informações, continue a leitura.

Perfil nutricional do Damasco

Damascos no pé

O damasco contém alto valor nutricional. O fruto fresco, a cada 100g possui cerca de 48 calorias, 11g de carboidrato, 259mg de potássio, 13mg de cálcio e 10mg de magnésio. Além disso, há boas quantidades de vitaminas e fibras.

Já a fruta seca é mais calórica, a cada 100g tem 241 calorias e 62,2g de carboidrato. Apesar de passar pelo processo de desidratação, há uma maior quantidade de potássio cerca de 1162mg e fibras 7,3g.

Os compostos químicos da fruta oferecem uma nutrição completa e benéfica para a saúde. A seguir, conheça mais sobre os principais nutrientes do damasco.

Ácido elágico

Dentre os diversos componentes do damasco, o ácido elágico é um composto fenólico com propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Algumas pesquisas mostraram que a substância inibe o desenvolvimento das células cancerosas, principalmente, tumores no esôfago e intestino.

Além disso, essa substância também está nas frutas vermelhas, como morango, amora, cereja, romã e uva, e noz-pecã. O ácido elágico ainda é responsável pela coloração vermelha das frutas e por protegê-las contra a ação de parasitas e bactérias.

Betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento natural pertencente ao grupo de carotenoides responsáveis pela coloração de algumas frutas e legumes. Como é o caso do damasco. O componente tem efeito antioxidante, que combate os radicais livres, além de se transformar no organismo em vitamina A, sendo chamado de Pró-Vitamina A.

Os benefícios de consumir betacaroteno todos os dias são inúmeros: evita doenças cardiovasculares, protege os ossos, melhora a visão e combate o envelhecimento precoce.
Portanto, alimentos de pigmentação laranja e avermelhado, como a cenoura, batata doce, manga, pimentão, abóbora e o próprio damasco, não podem faltar nas refeições.

Licopeno

Outro pigmento que faz parte dos carotenóides, é o licopeno, substância com ação antioxidante presente nos alimentos de cor alaranjado e vermelho. Por exemplo, o damasco, tomate, melancia, goiaba e mamão.

É muito importante consumir esse componente diariamente, pois ajuda a proteger as células do organismo contra os radicais livres, evitando o surgimento de câncer. Ademais, a substância tem outros efeitos positivos no corpo, como prevenir doenças oculares, cardíacas, nos ossos e até o Alzheimer.

Pectina

A pectina é uma fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, como o damasco, a maçã, laranja, beterraba, cenoura, nabo, entre outros. Esse tipo de fibra traz muitos benefícios para a saúde. Quando é absorvido pelo estômago possui ação prebiótica, alimentando as bactérias boas do intestino.

Além disso, melhora o processo digestivo, hidratando o bolo fecal e facilita a eliminação das fezes. A pectina também ajuda a reduzir o colesterol alto, diminui o açúcar no sangue e gera a sensação de saciedade.

Minerais

Os sais minerais são essenciais para o bom funcionamento do corpo, sem a presença de um deles, pode haver uma série de desequilíbrios no organismo. No damasco estão presentes o magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Juntos esses componentes controlam a pressão arterial, melhoram a circulação sanguínea, previne doenças do coração, além de ajudar na contração muscular e muitos outros benefícios.

Entretanto, essas substâncias são encontradas em maior quantidade no damasco seco. Isso acontece devido ao processo de secagem da fruta, fazendo com que esses e outros nutrientes fiquem concentrados.

Vitaminas

O damasco é fonte de vitaminas importantes para o nosso organismo, as principais são:

Vitamina C: É um antioxidante de extrema importância para a saúde, uma vez que, o corpo não consegue produzi-lo sozinho. A ingestão de alimentos ricos dessa vitamina fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres, melhorando a saúde da pele e prevenindo contra doenças graves;

Vitamina A: micronutriente de origem animal (retinol) ou vegetal (Pró-vitamina A) é fundamental para o ser humano, principalmente, para a saúde dos olhos e renovação celular. Dessa forma, o consumo diário melhora a visão e mantém a hidratação ocular, e também evita o envelhecimento da pele;

Vitaminas do complexo B: presentes nos alimentos, como carnes, vegetais, frutas e oleaginosas, cada vitamina do complexo B atua de forma específica no organismo. Juntas, elas fornecem energia, protegem o sistema de defesa, melhoram a saúde dos cabelos e da pele, e outras funções importantes, para manter o corpo saudável.

Fibras

As fibras devem ser consumidas diariamente. Isso porque ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, elimina as toxinas no organismo, reduz o colesterol e os triglicerídeos, e melhora o trânsito intestinal. Ademais, diminui a fome, visto que, as fibras formam um gel no estômago, evitando a ingestão de calorias em excesso.

O damasco, sobretudo, o seco contém boas quantidades de fibras e, além dele, há uma infinidade de alimentos que são fontes dessa substância. É possível encontrá-la nos cereais, grãos, hortaliças, vegetais, sementes e frutos secos.

Os benefícios do damasco para a saúde

Damascos secos

Por ser fonte de vitaminas e minerais importantes, o damasco é uma fruta que não pode faltar no dia a dia. O consumo diário repõe os nutrientes e ainda previne e combate diversas doenças. Como, por exemplo, prevenir o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. A seguir, confira esses e muitos outros benefícios para a saúde.

É bom para a saúde ocular

Devido à presença do betacaroteno e da vitamina A (retinol), o damasco é excelente para proteger a saúde ocular. Com o consumo frequente, a fruta ajuda a manter a retina saudável, evitando o surgimento da DMRI, doença degenerativa macular que pode provocar a perda gradativa da visão.

Além disso, a ação antioxidante desses e outros nutrientes renovam as células oculares, combatendo os radicais livres. Assim, mantém a córnea lubrificada e previne a catarata.

Previne doenças cardíacas

Por ser rica em vitaminas e fibras, o damasco reduz o colesterol ruim, o LDL e aumenta o colesterol bom, o HDL. Dessa forma, tanto o fruto fresco ou seco, evitam a hipertensão e a diabetes, prevenindo doenças cardíacas, como AVC, derrame e infarto.

Os sais minerais também presentes na fruta, sobretudo, o potássio tem a função de repor os eletrólitos no corpo, regular o metabolismo e ajudar a eliminar o excesso de sódio através da urina. Além de atuar na contração da musculatura, principalmente do coração, muito importante para regular a frequência cardíaca.

Previne o envelhecimento precoce

O damasco ajuda a manter a pele sempre jovem e bonita. Isso porque a fruta é rica em vitamina C e vitamina A, são antioxidantes poderosos que renovam as células, combatendo os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

A concentração dessas substâncias está em maior quantidade, quando o fruto está maduro ou na versão seca. Entretanto, o damasco seco tem mais calorias e açúcar, por isso, o consumo deve ser moderado ou evitado, em casos de pessoas com diabetes.

É bom para o sangue

A composição química do damasco contém um bom teor de ferro, mineral essencial para o sangue. Logo, ele contribui para produção de hemoglobina, componente que transporta oxigênio por todo corpo. Além disso, têm um papel importante combater a anemia ferropriva, devido à insuficiência do mineral.

Fortalece os ossos

Os minerais presentes no damasco, sobretudo, o cálcio e potássio são essenciais para fortalecer os ossos. O cálcio é responsável pela formação dos ossos e o potássio auxilia na absorção e na distribuição desse mineral no organismo.

Ou seja, para manter os ossos e os dentes fortes, é necessário consumir esses nutrientes em conjunto. Caso contrário, todo cálcio consumido tende a entrar para corrente sanguínea, sendo expulso pelo corpo ou sobrecarregando outros órgãos, como os rins e bexiga.

Previne e combate o câncer

De acordo com estudos, o damasco tem ação antioxidante e anticâncer. Isso porque a fruta contém ácido elágico, um composto fenólico capaz de combater células cancerígenas. Além dessa substância, existem diversos nutrientes, como as vitaminas A, C e do complexo, que contribuem para a prevenção do câncer.

Fortalece o sistema imunológico

Para aumentar a imunidade é muito importante ingerir alimentos ricos em vitamina C e A. Frutas como o damasco oferecem alto teor dessas substâncias, essenciais para fortalecer o sistema imunológico.

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os radicais livres são combatidos, evitando a oxidação das células. Além disso, estimula o organismo a se livrar dos vírus e bactérias, sem causar grandes danos ao corpo, principalmente pessoas portadoras de doenças autoimunes.

Atua no combate à prisão de ventre

A constipação, muitas vezes, acontece devido a uma dieta pobre em fibras, substâncias que hidrata e estimula a formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes. O damasco é enriquecido com fibras solúveis, ou seja, são diluídas em água, formando uma mistura consistente e viscosa no estômago.

Logo, a fruta ajuda a acelerar o metabolismo, e assim, melhora o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Contudo, o consumo tanto do damasco, como de outros alimentos ricos em fibras, devem ser diários. Além disso, beber a quantidade correta de água é fundamental para garantir que esses nutrientes serão absorvidos.

Aliado do emagrecimento

A alimentação saudável, é fundamental para o processo de emagrecimento, principalmente alimentos ricos em fibras. Como é o caso do damasco. A fruta possui boas quantidades de fibras, como a pectina. Quando absorvida no organismo, ela forma um gel consistente no estômago, diminuindo a vontade de comer.

Ainda o damasco é uma ótima alternativa para driblar a vontade de comer doces, contribuindo para a perda de peso. No entanto, para emagrecer com saúde, é preciso ter disciplina e constância. Isso significa fazer uma dieta balanceada, praticar exercícios, dormir bem e cortar os vícios, em cigarro e bebida alcoólica, por exemplo.

Damasco seco, produção e consumo

Damascos frescos

De sabor agradável, o damasco pode ser consumido tanto na sua forma in natura quanto seco. Contudo, quando a fruta é desidratada possui algumas diferenças nutricionais, em comparação a versão fresca. Neste tópico, entenda melhor sobre o damasco seco, além do seu processo de produção e maneiras de introduzi-lo na sua alimentação. Confira abaixo.

O damasco seco

Facilmente encontrado nos mercados e disponível em todas as épocas do ano, o damasco seco é uma alternativa para quem não quer deixar de consumir a fruta. Apesar de passar pelo processo de desidratação, ele contém maior concentração dos seus nutrientes, em relação à fruta fresca.

O valor nutricional da fruta seca, oferece maior teor em fibras, potássio e ferro, substâncias importantes para manter o bom funcionamento do trânsito intestinal e evitar anemia. No entanto, é mais calórico e possui maior teor de carboidratos e açúcar. Por isso, a ingestão deve ser moderada, para não afetar a saúde dos dentes e elevar a glicemia.

Como é produzido

O processo de desidratação do damasco, geralmente, é feito por um desidratador ou no forno convencional. Para produzi-lo, é importante que a fruta esteja madura, pois quando ainda está verde, tende a azedar. Após a escolha do fruto, é lavado e o caroço removido.

Em seguida, o centro da fruta deve ser pressionado para cima, expondo a polpa. Após isso, o damasco é colocado virado para cima dentro do desidratador a uma temperatura de 57 graus por cerca de 10 a 12 horas.

Para secar totalmente, vire a fruta depois de 5 ou 6 horas. Ao terminar, armazene em um pote de vidro com tampa, para preservar por mais tempo.

Como consumir

O damasco pode ser consumido tanto seco como fresco, é uma excelente opção de lanche e pode ser associado a outras frutas, oleaginosas e com iogurtes. Além disso, por conter açúcar natural, a fruta pode substituir o açúcar refinado, na preparação de bolos e tortas. Dessa forma, deixa a receita mais saudável e nutritiva.

Na fruta in natura, as fibras e outros nutrientes, como o betacaroteno, estão concentrados na casca. Caso seja incômodo comer com a casca, o suco pode ser uma alternativa, para garantir que as vitaminas sejam absorvidas.

Para maior segurança, opte sempre pelo damasco orgânico, assim evita a ingestão de agrotóxicos e outras substâncias nocivas. Além disso, na hora de escolher, prefira quando estiver em um tom amarelado ou alaranjado. Evite a fruta de cor avermelhada, pois isso significa haver a presença de dióxido de enxofre, logo, é prejudicial à saúde.

Adicione o fruto em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios do damasco!

Damascos em palitos

Como vimos, o damasco contém diversas propriedades que mantêm o bom funcionamento do organismo e ajudam a prevenir e combater doenças graves. Por isso, além de saborosa, adicionar a fruta na sua alimentação, seja na forma fresca ou seca, trará muitos benefícios para a sua saúde.

Mas lembre-se que, apesar do damasco seco conter maior valor nutricional, é também mais calórico. Logo, o consumo deve ser com cautela para não sofrer aumento de peso, prejudicar a saúde bucal e ainda elevar as taxas de açúcar no sangue.

Para tirar o máximo proveito da fruta, associe-o a outras frutas e alimentos nutritivos ou faça um plano alimentar com ajuda de um nutricionista. Dessa forma, você aprende a consumir o damasco de acordo com as suas necessidades diárias e com o seu objetivo. Sendo assim, o fruto, com certeza, não pode faltar no seu dia a dia.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Ameixa: benefícios, tipos, propriedades e vitaminas, como comer e mais!

Você sabia que a ameixa pode ser vermelha, preta, amarela ou verde? Leia o artigo e confira mais sobre essa fruta versátil e benéfica para a saúde!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.