Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Afinal, o que representa o signo do Cavalo no horóscopo chinês?

Kanji chinês do signo do cavalo

No horóscopo chinês, o signo do Cavalo faz com que seus nativos sejam alegres, perspicazes, elegantes e comunicativos. Entretanto, tendem a ser mal-humorados por causa de sua energia mutável.

Além disso, eles são bastante independentes e costumam sair de casa para trabalhar ou começar seu próprio negócio ainda durante a juventude. Embora alguns indivíduos permaneçam em casa, iniciam a carreira muito novos, devido ao seu espírito batalhador. Continue lendo o artigo e descubra mais sobre os signos do zodíaco chinês, especialmente o Cavalo!

Entenda mais sobre horóscopo chinês

Signos do horóscopo com desenho e nome

A maior diferença entre o horóscopo chinês e o ocidental é que os signos não são divididos por meses, mas sim por anos. Além disso, eles usam o calendário local para marcar o início do ano astrológico. Ficou curioso? Veja mais a seguir.

Origem e história

A origem do horóscopo chinês foi, como o próprio nome diz, na China. No entanto, não se sabe ao certo quando a tradição de associar os animais aos signos do zodíaco e, consequentemente, aos seres humanos, começou.

Alguns relatos mostram que o primeiro ano com o zodíaco chinês como conhecemos hoje data de 1909, sendo um ano do Galo.

Fundamentos e lendas

Começando e terminando no ano novo chinês, o horóscopo oriental não tem data fixa, já que o réveillon acontece em janeiro ou fevereiro. A maior diferença desse zodíaco fica no ciclo dos signos, já que cada ano é representado por um animal, que se repete de 12 em 12 anos.

A ordem dos 12 animais é a seguinte: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Essa sequência de signos, aliás, geralmente é explicada através de uma lenda.

O mito relata que o Imperador de Jade (Senhor dos Céus) promoveu uma corrida com todos os animais do mundo. Entretanto, apenas os 12 primeiros seriam premiados e fariam parte do horóscopo.

Desse modo, a ordem de chegada determinaria a sequência dos signos no zodíaco. No entanto, alguns animais eram amigos e estavam correndo juntos, como a Serpente e o Dragão. Os dois chegaram juntos, mas como a diferença de tamanho era gigantesca, o imperador viu primeiro o Dragão, depois a Serpente.

O signo do Cavalo no horóscopo chinês

Olhos de cavalo vistos de perto

Assim como o animal que os representa, os nativos do signo do Cavalo são bastante seletivos, fortes e extremamente inteligentes, sendo que o lado intelectual deles é muito desenvolvido. Descubra mais a seguir.

Períodos do Cavalo

Como o período de influência de cada signo do horóscopo chinês dura cerca de 12 meses, os anos do Cavalo são: 1918, 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014 e 2026.

Uma curiosidade é que a hora e o dia exato do nascimento das pessoas podem proporcionar um destino mais favorável. Quem veio ao mundo entre 1h e 3h, além de 11h e 15h são considerados os mais sortudos. Já os dias mais auspiciosos são: 2, 6, 9, 10, 13, 14, 19, 20, 29 e 30. Portanto, se você nasceu nesses dias e horários, será abençoado com boa sorte durante a vida.

Simbologia do Cavalo

Como são animais muito prestativos e gentis, os cavalos são símbolo de felicidade na China. Logo, assim como a sua simbologia mostra, o signo do horóscopo chinês também é marcado por indivíduos alegres, calmos e cheios de vitalidade.

Além disso, os cavalos representam força, poder, liberdade, autoconfiança, beleza, espiritualidade e astúcia. Dessa forma, os nativos do signo do Cavalo herdam todas essas características extremamente positivas.

Elemento nativo do Cavalo

Cada signo do horóscopo chinês possui um elemento nativo. No caso do Cavalo, seu elemento é o Fogo. Por isso, essas pessoas costumam apresentar muita intensidade e, às vezes, uma personalidade bastante forte, o famoso “gênio difícil”.

Ademais, o Fogo traz paixão, confiança, dinamismo, inovação e liderança. No entanto, há uma tendência de que você se torne agressivo, descontrolado, impaciente, impulsivo, exagerado e intolerante. Portanto, vale a pena ficar atento para não deixar o altruísmo de lado.

Características do signo do Cavalo

Assim como acontece com o zodíaco ocidental, o horóscopo chinês possui elemento, planeta regente e está ligado a um tipo de energia diferente. Confira todas as características associadas ao signo do Cavalo:

Horas favoráveis: das 11h às 13h;
Direção: sul;
Mês favorável: dezembro;
Elemento: Fogo;
Polaridade: Yang;
Planeta regente: Marte;
Metais: mercúrio;
Pedras: topázio e magnetita;
Dia da sorte: quarta-feira;
Erva: erva-doce;
Perfume: floral;
Número da sorte: 5;
Cores: amarelo e ocre;
Flores: margarida e jasmim;
Planta: acácia.

Características de pessoas nascidas no Ano de Cavalo

Quem nasceu no ano do Cavalo é intenso, caloroso e generoso. Por isso, sempre tem muitos amigos ao seu redor, já que se dão bem com todo mundo. Além disso, esses nativos têm a mente aberta e são otimistas por natureza.

Contudo, são péssimos em guardar segredos e têm dificuldade de fazer as coisas do começo ao fim. Embora fiquem entusiasmados no início, desistem facilmente quando encontram pequenos obstáculos. Por esse motivo, alguns podem ser considerados irresponsáveis.

Como são apaixonados por liberdade e independência, tendem a sair cedo de casa, ainda bem jovens, para lutar por sua carreira. Descubra mais aspectos positivos e negativos dos nativos do Cavalo a seguir.

Aspectos positivos

As pessoas nascidas sob a influência do ano do Cavalo têm a sorte de contar com as seguintes características positivas:

- São alegres, otimistas, românticos, apaixonados pela vida e comunicativos;

- Fazem amigos com extrema facilidade, mas valorizam muito seus verdadeiros parceiros de jornada;

- Como são generosos e lutam contra qualquer tipo de injustiça, podem ser considerados heróis por algumas pessoas;

- Gostam de tomar a iniciativa e são determinados quando estão pessoalmente envolvidos no tema;

- São excepcionalmente talentosos e adoram experimentar coisas novas;

- Estão sempre bem vestidos, pois seguem todas as tendências de moda;

- São bastante perspicazes e frequentemente conseguem tomar uma decisão rápida, mesmo em situações estressantes.

Aspectos negativos

Apesar de serem possuírem muitas características boas, os nativos do signo do Cavalo podem apresentar alguns traços negativos. Veja quais são:

- Podem ficar mal-humorados de uma hora para outra;

- Ficam impacientes com facilidade;

- Embora sejam generosos, são propensos a levar uma vida focada no prazer;

- Às vezes, adotam uma atitude arbitrária e sequer ouvem os conselhos dos outros;

- Vaidosos, odeiam ser constrangidos em público;

- Pouca habilidade na gestão financeira, pois não conseguem reduzir os gastos;

- Quando cometem um erro, adotam uma postura bem arrogante.

O signo do Cavalo em diferentes aspectos

Cavalo preto correndo em gramado

Extremamente independentes e indomáveis: essas são as características-chave do signo do Cavalo em praticamente todos os aspectos de sua vida. Conheça o comportamento deles mais a fundo no amor, carreira, saúde e família.

Signo do Cavalo no amor

No amor, o Cavalo está entre os quatro signos do zodíaco mais sortudos. Isso acontece principalmente porque os nativos se vestem bem, além de serem naturalmente bonitos, charmosos e muito populares.

Em relação aos homens desse signo do horóscopo chinês, eles costumam se apaixonar e “desapaixonar” com a mesma rapidez. Embora adorem a sensação do amor à primeira vista, eles desconfiam desse tipo de relacionamento. Para eles, a abordagem mais aceitável é passar de amigos a namorados.

Já as mulheres desse signo também se enamoram facilmente e perdidamente, mas, no caso de um término, conseguem dar a volta por cima em um segundo.

Signo do Cavalo na carreira

Na área profissional, os nativos do signo do Cavalo preferem trabalhos mais dinâmicos, pois odeiam monotonia. Logo, podem ser excelentes jornalistas, tradutores, vendedores e corretores da bolsa de valores.

A capacidade de se ajustar e enxergar as mudanças também os capacita para serem bons críticos ou até mesmo políticos. Outra carreira que se destaca é a de atleta, pois eles amam estar constantemente ativos e competitivos.

Já aqueles nativos confiantes e extremamente perspicazes podem se tornar ótimos arquitetos. Além disso, se quiserem fugir do trabalho nos escritórios, têm qualidades e talento para serem artistas.

Signo do Cavalo na saúde

Quando se trata de saúde, o elemento associado ao signo do Cavalo é muito importante para a interpretação correta. Os Cavalos de Metal precisam estar atentos aos níveis de estresse mental, tentando trazer um pouco de humor às suas vidas.

Já os Cavalos de Terra precisam prestar mais atenção na dieta, buscando uma rotina alimentar balanceada. Além disso, devem fazer algum exercício físico para viver uma vida mais saudável.

As doenças oculares e ginecológicas, no caso das mulheres, podem ser um problema para os nativos sob influência do Cavalo de Fogo. Já aqueles ligados ao elemento Água precisam tomar cuidado com compulsões alimentares e alcoolismo.

Signo do Cavalo na família

Em relação ao ambiente familiar, o signo do Cavalo é do tipo que compra muitos brinquedos para os filhos, mas, ao mesmo tempo, doa parte deles para os menos afortunados, ensinando sobre a generosidade desde cedo.

Já quando se trata dos pais, os filhos nativos desse signo são bem prestativos e oferecem todos os suprimentos necessários para eles, especialmente quando eles ficam mais velhos.

O signo do Cavalo e seus elementos

Cavalo em gramado no pôr do sol

No horóscopo chinês, os signos são associados a um desses 5 elementos: Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra. Uma curiosidade é que, quando contamos com os diferentes elementos, cada combinação se repete num ciclo de 60 anos. Confira mais a seguir.

Cavalo de Metal

Quem nasceu entre 30 de janeiro de 1930 e 16 de fevereiro de 1931, e 27 de fevereiro de 1990 a 14 de fevereiro de 1991 é do signo de Cavalo de Metal. Dessa forma, são bondosos e diretos. Eles estão sempre prontos para ajudar os outros.

Além disso, tendem a ser muito populares entre os amigos. No entanto, por não terem papas na língua e serem sinceros demais, às vezes nem percebem que ofenderam alguém em uma conversa. Vale ficar mais atento a este ponto.

Outra característica marcante é que eles não aceitam as críticas dos outros, nem são influenciados pela opinião pública, pois já têm a própria convicção.

Cavalo de Água

As pessoas que vieram ao mundo entre 15 de fevereiro de 1942 e 4 de fevereiro de 1943, além de 12 de fevereiro de 2002 e 31 de janeiro de 2003 pertencem ao signo do Cavalo de Água no horóscopo chinês.

Esses nativos têm muita compaixão e, às vezes, se sacrificam em prol de seus entes queridos. São excepcionalmente atenciosos e têm boa sorte na riqueza, por isso são adequados para embarcar no empreendedorismo.

Além disso, eles são sempre alegres e bem-humorados, e fingem estar dessa maneira, mesmo que estejam deprimidos por dentro. Ser alegre e resoluto são as palavras-chave de seu sucesso.

Cavalo de Madeira

Os indivíduos nascidos entre 3 de fevereiro de 1954 e 23 de janeiro de 1955, e 31 de janeiro de 2014 e 18 de fevereiro de 2015 são influenciados pelo signo do Cavalo de Madeira no horóscopo chinês. Supercomunicativos, os nativos desse signo conseguem estabelecer ótimos relacionamentos com os outros.

Em muitas ocasiões, costumam atuar como intermediários para acabar com um conflito, já que são atenciosos com seus amigos. Entretanto, não querem ser constrangidos ou controlados por outros. O maior desejo deles é viver uma vida livre e completamente irrestrita. Além disso, eles amam o novo e detestam o antigo.

Cavalo de Fogo

Se você nasceu entre 21 de janeiro de 1966 e 08 de fevereiro de 1967, ou seu filho virá ao mundo entre 17 de fevereiro de 2026 e 05 de fevereiro de 2027, é um Cavalo de Fogo no horóscopo chinês.

Essas pessoas são inteligentes, animadas e dinâmicas, além de terem um excelente senso de moda. No entanto, uma carreira nesta área não é favorável, pois eles são ousados demais e não aceitam opiniões alheias.

A personalidade forte desses Cavalos de Fogo os torna encantadores e até mesmo irresistíveis. Como eles são obstinados no amor, têm grande apelo e são excepcionalmente charmosos, podem estar constantemente cercados por dezenas de admiradores. Aliás, essa é uma situação da qual eles se orgulham muito.

Cavalo de Terra

Quem veio ao mundo entre 7 de fevereiro de 1978 e 27 de janeiro de 1979 é do signo do Cavalo de Terra no horóscopo chinês. Eles são gentis e honestos, além de sérios e bem pé no chão. No entanto, às vezes, são indecisos, o que os faz perder grandes oportunidades.

Devido à sua atitude respeitosa e educada com as pessoas, eles têm uma ótima fama. Ademais, são viciados em trabalho, otimistas, bondosos, e fazem o possível e o impossível para ajudar seus amigos ou qualquer indivíduo que esteja com problemas.

Outras informações sobre o signo do Cavalo no horóscopo chinês

Ilustração de cavalo correndo

Com a simbologia de levar as pessoas onde elas querem estar, o signo do Cavalo no horóscopo chinês é muito favorável para quem busca o sucesso. Descubra muito mais sobre a influência dele a seguir.

O que esperar do Ano do Cavalo?

O ano do Cavalo representa um período de colheita, o momento em que saberemos se o que plantamos foi bom o suficiente para trazer bons frutos. É um tempo de renovação e mudanças. Portanto, você pode esperar um ano cheio de novidades, descobertas e inovações.

Pode-se dizer que é um período decisivo para quem tem grandes sonhos e está disposto a lutar por eles. Isso porque a força do cavalo favorece as maiores causas. Aliás, os 12 meses regidos por esse signo deixam a cooperação e a amizade em evidência. Além disso, o elemento Fogo dá uma movimentada, fazendo com que o ano fique meio turbulento.

Principais combinações positivas com o signo do Cavalo

Cada signo do horóscopo chinês possui compatibilidade ou incompatibilidade de acordo com as suas características. No caso do Cavalo, ele se dá bem com o Tigre, a Cabra e o Cachorro. Veja os detalhes a seguir:

Cavalo com Tigre: uma excelente combinação, pois eles têm muita confiança um no outro e a comunicação é excepcional. São extremamente compatíveis como parceiros tanto na carreira quanto no amor;

Cavalo com Cabra: os signos se atraem muito fisicamente, logo, é uma combinação mais favorável para relações amorosas. Já no campo profissional, essa atração pode atrapalhar e se transformar em distração;

Cavalo com Cachorro: a combinação mais estável, feliz e harmônica. Isso porque os signos são altamente compatíveis em todos os aspectos da vida: trabalho, amor e amizade. Os dois têm inúmeras afinidades.

Principais combinações negativas com o signo do Cavalo

Como os 12 signos do horóscopo chinês têm personalidades diferentes, pode ser que algumas parcerias terminem em conflito. Confira quais são as maiores incompatibilidades do Cavalo:

Cavalo com Rato: os dois possuem características totalmente diferentes e a rivalidade também é muito grande, o que pode gerar brigas mais acaloradas;

Cavalo com Boi: a comunicação é péssima entre os dois, pois praticamente não há interesses em comum. O relacionamento, se existir, é muito frio e superficial;

Cavalo com Coelho: a relação aqui é de indiferença. Não há nenhum conflito, nem afinidades. Portanto, tudo será muito frio e sem futuro.

Famosos com o signo do Cavalo no horóscopo chinês

O signo do Cavalo no horóscopo chinês tem vários representantes famosos. Confira se você conhece todos eles:

- Jackie Chan, ator, nascido em 1954;
- Sean Connery, ator, que nasceu em 1930;
- Clint Eastwood, ator e cineasta, nascido também em 1930;
- Barbra Streisand, cantora que nasceu em 1942;
- Paul McCartney, cantor, nascido também em 1942;
- John Travolta, ator que nasceu em 1954;
- Lucía Bosé, atriz, nascida em 1931;
- Eugène Delacroix, pintor que nasceu em 1798;
- Theodore Roosevelt, ex-presidente americano, nascido em 1858.

O Cavalo é o sétimo signo, entre os doze, do horóscopo chinês!

Boneco chinês de cavalo

Como o sétimo signo do horóscopo chinês, o Cavalo é considerado dono de um espírito independente, aventureiro e indomável. Isso porque sua influência faz com que os indivíduos estejam sempre se movendo em direção a um objetivo.

Regido pelo elemento Fogo, o Cavalo tem como nativos pessoas muito inteligentes, ativas, enérgicas, perspicazes, elegantes, ágeis e populares. Além disso, eles têm um poder de persuasão invejável.

No entanto, o Cavalo também tem pontos negativos, como o egoísmo e a arrogância, que afloram em alguns momentos de sua jornada. Vale ficar de olho para não machucar os outros com sua atitude.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


signos cultura

Artigos relacionados


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Sonhar com fumaça preta: de cigarro, de fogo, nuvem de fumaça e mais!

Sonhar com fumaça preta: de cigarro, de fogo, nuvem de fumaça e mais!

Neste artigo, vamos conhecer os significados de sonhar com fumaça preta. Esse é um sonho que aponta para hábitos e posturas. Venha descobrir as interpretações!