Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


O que significa menstruar na lua minguante?

Mulher segurando pequena lua brilhante

Assim como acontece com a lua, as mulheres têm fases e passam por transformações constantemente. Por isso, é muito comum dizer que o corpo feminino é cíclico, do mesmo modo que nosso satélite natural.

Quando a menstruação vem na lua minguante, a pessoa está vivendo um período de mudanças, em que o desapego de antigos padrões é essencial. Outra interpretação revela o encerramento de um ciclo.

Nessa fase, o corpo feminino exige mais calma, menos esforço e menos estresse. A mente pede que você abra espaço para a intuição, pense menos e sinta muito mais. Continue a leitura e descubra como tomar consciência de suas fases.

Entendendo mais sobre as fases da lua e menstruação

Mulher segurando ampulheta em frente ao útero

Quando entendemos melhor a relação entre a menstruação e as fases da lua, passamos a ter uma visão completamente diferente de nossos ciclos. Isso ajuda muito a trazer mais bem-estar e equilíbrio para nossas vidas. Saiba mais a seguir.

A importância das fases da Lua

As fases da lua não existem apenas para nos encantar com seu mistério, brilho e transformações cíclicas. Elas são importantíssimas para praticamente todos os processos que encontramos na natureza.

A movimentação marítima, a pesca, as grandes colheitas e o comportamento dos animais são influenciados por esse astro. E seu poder chega até nós, seres humanos. Afinal, se a lua consegue estimular o mar, com certeza ela tem efeito em nossos corpos, que são constituídos por até 60% de água.

A relação entre a Lua e o ciclo menstrual

Um fato muito interessante é que o ciclo da lua dura aproximadamente 28,5 dias, um período bem similar ao ciclo menstrual feminino. No entanto, mesmo que a menstruação seja como um reloginho, ela pode apresentar durações diferentes ao longo da vida, passando por diferentes fases lunares.

Segundo especialistas, a fase lunar na qual menstruamos é capaz de revelar informações muito importantes sobre o momento atual de nossas vidas. Pode-se dizer que existem dois ciclos principais em que a lua interna coincide com a externa e influencia bastante nossas emoções.

O método dos ciclos menstruais

Dentro da filosofia do Sagrado Feminino, o método dos ciclos menstruais ajuda as mulheres a alcançar um maior equilíbrio interior. Dessa forma, ela passa a ter um entendimento melhor de seus comportamentos, ações, escolhas e sentimentos.

Além disso, ele estimula a autoconfiança, o amor próprio e a autoestima. Logo, você fica ainda mais feliz e bonita.

Diário da lua vermelha

Fundamental para entender o corpo e as emoções, o diário da lua vermelha é o espaço onde você anotará todas as informações sobre o ciclo menstrual em si, sentimentos, emoções, pensamentos, sonhos e acontecimentos do cotidiano.

Na hora de escrever, tente associar a fase em que você está com as emoções. Anote as mudanças de humor durante a TPM, por exemplo. Durante seis meses, é recomendado que você escreva diariamente nesse caderninho, para que a interpretação de sua menstruação seja a mais completa possível.

Depois de um tempo, compare as anotações atuais com as de outros meses. Assim, é possível perceber em quais fases você costuma adotar uma determinada atitude.

Significados das fases da lua no ciclo menstrual

Ilustração com luas em diferentes fases formando o símbolo do infinito

A cada variação da duração do seu ciclo menstrual, acontece uma mudança na sua lua interna em relação à externa. Desse modo, a menstruação de uma única mulher pode transitar entre diferentes fases lunares ao longo de sua vida. Confira o que cada uma significa.

Menstruação, a lua nova

Primeira das quatro fases lunares, a lua nova representa o período, de fato, menstrual. Ela começa no primeiro dia da menstruação e dura, teoricamente, sete dias, assim como a lua lá do céu. No entanto, essa fase pode variar para cada mulher, sendo mais curta ou mais longa.

Durante esse espaço de tempo, é normal ficar mais introvertida, sem vontade de sair. Além disso, no quesito biológico, o nosso corpo pede um pouco de calma, paz e quietude.

Portanto, é uma ótima fase para adquirir um novo olhar para o ciclo que se inicia. É o momento perfeito para organizar e planejar o que será feito ao longo dele. Então, aproveite para refletir, avaliar e traçar novas metas.

Pré-ovulação, o quarto crescente

A segunda fase lunar, o quarto crescente, representa a pré-ovulação no corpo feminino. Pode-se dizer que, nesse período, é a hora de pôr a mão na massa, de colocar em prática os planos elaborados durante a lua nova.

Isso porque o quarto crescente dá mais energia e disposição, aumentando nossa vontade de agir. É um momento regado de determinação, proporcionando uma grande expansão, tanto no sentido biológico como emocional.

Além disso, os hormônios estão preparando o corpo para o período fértil com velocidade e força total. Desse modo, nossa psique também fica estimulada, trabalhando a mil por hora.

Ovulação, a lua cheia

Correspondente ao início do período fértil ou da ovulação, a terceira fase lunar é representada pela lua cheia. A influência do astro faz com que nos sintamos exuberantes, imponentes e atraentes, assim como o nosso satélite natural se apresenta lá no céu.

As mulheres passam a se achar mais bonitas, influentes, autoconfiantes e poderosíssimas em todos os aspectos, inclusive no sexual. Isso porque os hormônios estão em alta, levando ao ápice da libido.

Assim, é o momento ideal para concretizar o que foi planejado na lua nova e teve início durante a crescente. Aproveite o poder dessa fase em negociações, pois a sua capacidade de persuasão estará nas alturas. É como se você tivesse o mundo em suas mãos.

Pré-menstruação, a fase de quarto minguante

Quarta e última fase, a lua minguante representa o período de pré-menstruação. Depois do ápice de energia, hormônios e libido durante a lua cheia, tudo começa a diminuir a intensidade. Com isso, trabalhar com projetos que exigem muita dedicação física e mental fica difícil.

Esse momento pede uma desaceleração para que seu corpo se encaminhe para o resguardo energético que o final de um ciclo menstrual exige. O quarto minguante pede menos esforço, estresse e tensão. É a hora de ouvir você mesma e entender suas necessidades.

Quando ignoramos esse chamado de recolhimento, o corpo reclama e faz com que os processos se tornem mais dolorosos. Desse modo, a tão incômoda TPM se instala.

Significado da menstruação em cada fase lunar

Absorvente com coração

Menstruar em uma determinada fase lunar traz diferentes significados. Quando o período coincide com as luas crescente e minguante, por exemplo, estamos passando por um momento de transição em nossas vidas, assim como acontece com o astro lá no céu, que está entre as fases nova e cheia. Continue a leitura e descubra o que cada fase da lua revela.

Menstruar na lua minguante

Correspondente ao arquétipo da Feiticeira, a menstruação que acontece durante a lua minguante simboliza um momento de muita força espiritual. Isso porque a feiticeira é aquela que visita o submundo interno, trazendo muitos insights profundos.

É o período ideal para mergulhar em si mesma, além de praticar o desapego de crenças limitantes. Essa fase lunar é propícia para o autoconhecimento, já que você ficará mais introspectiva, com um enorme desejo de descobrir sua verdadeira essência.

Ademais, você pode ficar mais irritada, ranzinza e pessimista, sem ânimo para fazer as tarefas do dia a dia. Até mesmo as atividades prazerosas serão deixadas de lado. A propósito, vale tomar cuidado, porque há uma tendência maior de sintomas depressivos aflorarem.

Menstruar na lua nova

Quando a menstruação chega durante a lua nova, o arquétipo da Anciã está sendo nutrido. Como uma mulher sábia e cheia de experiências, esse período se assemelha à fênix, contando com a energia do renascimento.

Logo, o conselho para quem menstruar nessa fase lunar é se aprofundar em suas raízes, desapegando de tudo o que é velho, dando espaço, assim, para que o novo nasça com muita força.

A tendência é que uma sensação de fragilidade, cansaço e introspecção se instale. É possível que sua mente se torne mais reflexiva também, trazendo à tona medos e características que você não gosta tanto em si e tem dificuldade de aceitar. Os sintomas mais marcantes são irritação, fome exagerada, carência e ciúme.

Menstruar na lua crescente

Durante a lua crescente, a menstruação deixa de lado o arquétipo da Anciã para dar espaço à Donzela. Como uma mulher jovem, alegre e curiosa, essa representação pede que haja uma maior conexão com a criança interior.

Além disso, quando o sangramento acontece nessa fase lunar, ele sinaliza que a mulher está em um estado de negação, contrariando e ignorando um momento em que deveria estar em contato consigo mesma.

A ligação com a juventude passa a ficar em evidência, trazendo força para organizar, limpar e nutrir características relacionadas à sua criança interior. Ademais, há uma grande tendência de que você fique mais ansiosa, agitada e estressada.

Menstruar na lua cheia

Incorporando o arquétipo da Mãe, a lua cheia traz a simbologia daquela que é capaz de gerar a vida e fazê-la crescer dentro de si. Por isso, sua energia favorece a prosperidade, nutrição e criatividade.

Além disso, quem menstrua nessa fase lunar fica com a sensibilidade à flor da pele, já que fica intuitiva e se sente muito conectada consigo mesma. Isso porque a lua cheia é conhecida como o ápice de sua influência.

É um período de lembranças de processos relacionamentos ao feminino, como menarca, gravidez e infertilidade. As características mais visíveis são inchaço e irritação, já que as emoções estão turbinadas. Contudo, há mais libido do que no período fértil.

O uso de anticoncepcionais interfere no significado da menstruação?

Você não precisa ser preocupar, pois quem faz uso do anticoncepcional não terá o significado da menstruação alterado. A influência das fases lunares continuará a ser sentida. No entanto, pode ser que o seu ciclo natural seja outro, sem contar com a interferência da pílula.

Significado da ovulação em cada fase lunar

Silhueta de mulher com braços erguidos em direção a lua

Ao adquirir conhecimento da influência das fases da lua na ovulação, é possível descobrir as melhores formas de enfrentar esse período. Além disso, o autoconhecimento faz com que você passe a usar todo o seu potencial. Saiba mais a seguir.

Ovular na lua cheia

A lua cheia traz consigo o arquétipo da Mãe, sendo uma das fases mais propícias para a ovulação. Isso porque essa representação é acolhedora, protetora e fértil, um ser pronto para gerar uma criança.

Dessa forma, a mulher passa a se sentir mais aberta, atraente e deseja estar sempre acompanhada, inclusive em sua cama. É um período em que a sensualidade e o lado maternal afloram, mesmo que ela não tenha filhos.

Portanto, é o momento ideal para estar próximo de quem você ama. Aproveite e abra o seu coração, permitindo que ele sinta todos os sentimentos positivos à sua volta.

Ovular na lua minguante

Se a ovulação acontecer durante a lua minguante, as energias lunar e interna podem se manifestar de um jeitinho mais tímido. Além disso, pensamentos relacionados à maternidade, carência e excesso de tarefas podem surgir, mesmo que de uma forma bem sutil.

Portanto, é recomendado que a mulher que ovula nessa fase lunar fique de olho nos sinais de seu corpo e mente, estando atenta a todos os detalhes.

Ovular na lua nova

A ovulação na lua nova anuncia o alinhamento de energias complementares. Por isso, é a hora dessa mulher aproveitar todo o potencial de suas raízes para investir nos projetos que tanto sonhou. Assim, muitos deles florescerão.

Além disso, é comum que a energia e a criatividade se voltem para o eu interior, deixando o mundo exterior de lado. Logo, a dica é respeitar a necessidade de cuidar de si mesma, especialmente se a vontade de cuidar do outro está diminuída. São nesses momentos que lindas criações podem surgir.

Ovular na lua crescente

Um momento favorável para viver a vida de uma forma mais leve e descontraída é anunciado pela ovulação durante a lua crescente. Além disso, ela indica que a mulher precisa se dedicar a todas as responsabilidades de um jeitinho mais natural, fluido e animado.

Nessa fase lunar, a energia interna aparece de uma maneira mais tranquila. Portanto, é um período propício para dar espaço à sua criança interior, deixando-a crescer e se desenvolver. Assim, você terá uma visão mais alegre e feliz de sua jornada, sendo uma ótima hora para superar dores e traumas da infância.

O ciclo menstrual e as estações do ano

Mulher com mãos em frente ao útero

Segundo a filosofia pagã, toda manifestação da natureza apresenta grande influência sobre nós. Por isso, o ciclo menstrual tem ligação com as estações do ano. Siga a leitura e descubra qual estação corresponde a cada fase que a mulher passa.

Fase lútea, o inverno

Durante a fase lútea, as ações das mulheres podem ser comparadas àquelas tomadas no inverno. Isso porque tudo está mais associado à sobrevivência, focando no presente, no aqui e agora. É possível que você fique mais irritada e chateada, além de menos motivada para investir e concretizar os seus sonhos.

Você também tende a pensar de forma racional, sendo o momento perfeito para encontrar soluções para os problemas do dia a dia que te incomodam. Entretanto, as suas atividades preferidas serão ficar em casa, assistir um filme ou ler um bom livro no espaço mais aconchegante do seu lar.

Fase folicular pós-menstrual, a primavera

A fase folicular pós-menstrual, um período que corresponde até 14 dias após a menstruação, é a primavera do corpo da mulher. Isso porque o florescimento vem depois da finalização de mais um ciclo difícil, com um turbilhão de sentimentos e o chamado lixo emocional.

Com a chegada da primavera menstrual, a mulher passa a ficar mais tranquila e equilibrada, é como se tudo estivesse se encaminhando para um mundo alegre e colorido. Durante essa fase, ela fica cheia de disposição, vitalidade e criatividade.

Fase ovulatória, o verão

Também chamado de período fértil, a fase ovulatória acontece do 14º ao 18º dia após a menstruação. Além disso, ela corresponde ao verão no corpo feminino, trazendo mais animação e vontade de sair para curtir a vida.

Pode-se dizer que é como se ela estivesse em férias de verão, pois todas as atividades fluem de uma maneira mais natural. Sua mente fica mais empática e bondosa, o coração aberto a novas possibilidades e a libido aumenta.

Outro ponto positivo é que a mulher se sente mais focada, produtiva e, consequentemente, consegue se comunicar muito melhor no trabalho.

Fase folicular pré-menstrual, o outono

Acontecendo aproximadamente 19 dias após a menstruação até o primeiro dia do próximo ciclo, a fase folicular pré-menstrual corresponde ao outono. Assim como a estação do ano, esse é um momento de transição, com características do período anterior e do seguinte.

Dessa forma, a mulher pode ficar mais cansada, menos motivada e com vontade de dormir o dia todo. Além disso, é aqui que ela passa pela famosa e temida TPM. Logo, é uma fase para fazer as atividades com mais calma, no seu ritmo.

Uma dica para lidar melhor com esse momento é tirar algumas horas do dia para descansar e, se puder, dormir mais um tempinho. Isso vai ajudar o seu organismo a se recompor, pois o metabolismo estará lento. Além disso, tome cuidado com julgamentos, pois você estará mais pessimista, detalhista e crítica.

Lua interna, lua externa e as mulheres

Ilustração com luas em diferentes fases no céu

A menstruação regular compreende dois processos: a lua interna, que representa a própria menstruação, e a externa, que é lua propriamente dita, aquela que brilha lá no céu. Acompanhe o significado e a relação de cada uma a seguir.

O que é a lua interna?

Conhecida também como lunação interna, a lua interna corresponde ao seu ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de sangramento, a sua lua nova. Apesar de haver uma conexão do corpo feminino com a lua, nem sempre as fases estão perfeitamente sincronizadas.

Mas não se desespere, porque isso é completamente natural. Aliás, é muito comum que a mulher esteja menstruando, ou seja, com sua lua interna nova, enquanto a externa esteja brilhando cheia, com todo o seu esplendor.

O que é a lua externa?

A lua externa é aquela sempre admiramos brilhando lá no céu. Ela recebe esse nome quando diz respeito ao momento em que a mulher está menstruando. Isso porque o início do ciclo menstrual lunar é contado a partir do primeiro dia de sangramento.

Vale lembrar que o sincronismo das luas interna e externa já não acontece com tanta frequência hoje em dia. Isso porque a correria do dia a dia faz com que as mulheres fiquem mais estressadas, tensas e praticamente sem tempo para desacelerar e respirar, o que altera a duração de cada fase.

Mulheres de lua vermelha

Quando a menstruação chega perto da lua cheia, pode-se dizer que estamos vivendo o ciclo da lua vermelha, ou seja, somos mulheres de lua vermelha. A introspecção é uma característica marcante, já que essas garotas tendem a ter a atenção voltada para o seu interior.

Esses seres costumam ser mais intuitivos e apresentam uma visão excepcionalmente aguçada, pois enxergam muito mais do que os demais conseguem ver. Nada passa despercebido aos seus olhos.

Além disso, elas têm uma sensualidade exótica, não se encaixando naqueles padrões exigidos pela sociedade. Ademais, a liberdade de expressão é sempre natural, já que suas energias estão direcionadas para o mundo mental e intelectual.

Mulheres de lua branca

Se a sua menstruação veio perto da lua nova, você é uma mulher de lua branca. Para algumas tradições esse é considerado o ciclo mais natural, já que está mais sincronizado à energia lunar. Essas garotas costumam ter bastante inspiração, paixão, entusiasmo, fertilidade, energia e algumas características maternais.

O poder da boa comunicação também está muito presente em suas vidas. Além disso, pode-se dizer que o poder dessas mulheres está associado ao mundo material. Desse modo, elas trazem bem-estar para si mesmas através da aquisição de bens.

Entenda a importância de conhecer os próprios ciclos!

Mulher de calcinha segurando uma flor

Conhecer os próprios ciclos é fundamental. Isso porque cada fase menstrual tem grande influência no seu estado de espírito, trazendo as grandes oscilações de humor, por exemplo.

Com o autoconhecimento, fica muito mais fácil prever os seus comportamentos, atitudes e necessidades ao longo do mês. Dessa forma, é possível entender que as mulheres não têm uma personalidade única, imutável, mas uma série delas, que muda ao decorrer da jornada.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


cultura autocuidado

Artigos relacionados


Plantas medicinais: indicações, nomes, propriedades, benefícios e mais!

Plantas medicinais: indicações, nomes, propriedades, benefícios e mais!

As plantas apresentam inúmeras propriedades benéficas à saúde e são utilizadas com fins medicinais há séculos. Confira aqui como elas podem te ajudar!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!