Qual o significado da borboleta laranja? Veja isso e mais informações!

Qual o significado da borboleta laranja? Veja isso e mais informações!

A borboleta laranja é o símbolo da paixão, entusiasmo e da transformação. Quando ela surge, traz uma mensagem espiritual muito importante. Descubra qual!


Você sabe o significado por trás de uma borboleta laranja?

Borboleta laranja em uma flor.

O significado da borboleta laranja está associado à paixão, ao cuidado e à transformação. Muitas culturas associam a borboleta laranja com o sol, o fogo e a vida em si. Por isso, elas são símbolos de boa sorte e de que feridas do passado serão finalmente transmutadas.

Além disso, a borboleta laranja é um símbolo de otimismo e de felicidade, lembrando que tudo vai melhorar no seu devido tempo, mas que é preciso agir para que as mudanças aconteçam.

Neste artigo, apresentaremos os principais significados da borboleta laranja. Incluímos também superstições relacionadas a ela, seus mitos registrados em diferentes partes do mundo, além de tópicos importantes para que você se inspire a transformar a sua vida, assim como faz este belo animal.

Simbologia da borboleta laranja

Borboleta laranja em uma flor.

A simbologia da borboleta laranja está associada ao cuidado ao próximo. Ela chama atenção também para que você cuide de seu relacionamento amoroso. Além disso, ela significa também a transformação, a simbologia intimamente ligada a este belo animal. Continue lendo para entender mais a sua simbologia.

Cuide mais do próximo

A borboleta laranja é sinal de que é importante cuidar mais do próximo. Ela surge com a mensagem espiritual de que recebemos de volta aquilo que lançamos para o universo. Por isso, uma maneira de ser cuidado é poder cuidar dos outros.

Estes seres iluminados também chamam a atenção para a natureza espiritual do contato que estão tentando estabelecer com você. Eles podem indicar que visitas estão prestes a aparecer na sua casa e que elas irão exigir de você uma atenção e cuidado especiais

Cuide de seu relacionamento amoroso também!

A borboleta laranja também está associada aos relacionamentos. Por isso, ela traz a mensagem de que é importante que você cuide do seu relacionamento também. A cor laranja é a cor relacionada à atração e no caso da borboleta laranja, ela está associada à paixão e à atração física.

Esteja preparado para encarar uma mudança que afetará o seu relacionamento, mas de uma maneira positiva. Além disso, ver borboletas laranjas indicam que alguém que você gosta está pensando em você. É um momento ideal para ir atrás dessas pessoas e expressar o seu cuidado e afeto.

Transformação

A borboleta laranja é o símbolo da transformação universal. É através da metamorfose, que ela deixa de ser um ser rastejante e ganha asas para voar de maneira delicada entre as flores. Por isso, este tipo de borboleta simboliza a esperança, sendo também o símbolo do renascimento e do triunfo da alma sobre a prisão física representada pelo corpo.

Quando a borboleta surge na sua vida, ela simboliza que é chegado um momento de encará-la a partir de novas perspectivas que serão adquiridas por meio de uma transformação que está prestes a acontecer. Por ser parte do seu ciclo natural, não resista a mudança: ao invés disso, abrace-a.

Mais informações sobre o significado da borboleta laranja

Borboleta laranja em uma flor.

A simbologia da borboleta laranja vai além dos seus principais significados apresentados acima. É importante também entender o seu simbolismo nos sonhos, o que acontece quando uma borboleta laranja aparece dentro de casa, além do significado da tatuagem e dos mitos e superstições. Confira.

Significado da borboleta preta e laranja

A borboleta preta e laranja significa transformação, revolução e uma mudança positiva que está prestes a acontecer. A mudança provavelmente envolverá um processo difícil, mas não tenha medo, pois ele trará um resultado extremamente positivo para a sua vida.

Além disso, este tipo de borboleta é geralmente encarado em muitas culturas como um mensageiro da Divindade. Eles surgem, portanto, para trazerem uma mensagem e servirem também como guias, ajudando a solucionar problemas que têm se arrastado ao longo dos anos sem aparente solução. Por isso, não tenha medo da mudança: uma força superior possui um plano para a sua vida.

Sonhar com borboleta laranja

Sonhar com borboleta laranja é um sinal de mudança espiritual. Você está prestes a alcançar um ponto decisivo na sua vida que o fará perceber as suas emoções por meio de outra perspectiva para, assim, encarar a vida com mais leveza.

Este tipo de sonho, indica também um momento de felicidade e prazer, mas que, assim como o ciclo de vida de uma borboleta, será curto. No entanto, as mudanças que acontecerão em sua vida serão permanentes.

Por isso, aproveite o momento e abrace a mudança e esteja preparado para se adaptar a ela rapidamente. O sonho com a borboleta laranja também indica o redirecionamento de seus sentimentos com relação a pessoa próxima.

Borboleta laranja dentro de casa

Uma ou mais borboletas laranjas dentro de casa ou pousada sobre o seu corpo é um ótimo sinal, pois indica sorte e bons acontecimentos futuros. Esteja preparado para uma série de eventos que mudaram a sua perspectiva sobre sua própria personalidade e que trarão muitos benefícios para sua vida.

Se você tem passado por uma situação difícil, ou até mesmo tem se sentido triste, a presença de uma borboleta dentro de casa marca o fim deste período ruim para o início de uma fase breve de felicidade.

Por isso, é momento de se libertar de antigas amarras e medos, pois, é mantendo o pensamento positivo que surpresas positivas estarão a caminho.

Tatuagem de borboleta laranja

A tatuagem de borboleta laranja representa entusiasmo e paixão. Quando tatuadas no corpo, especialmente próximas ao peito, elas trazem mais energia e tem o poder de despertar a paixão. Essa paixão não se refere apenas ao desejo por alguém, mas sim a chama necessária para alcançar os seus objetivos, manter o foco e os níveis energéticos altos para realizar o que mais deseja.

Como a borboleta é um símbolo universal de transformação, a borboleta laranjas espalha esta energia pelo corpo para que você seja capaz de reforçar o processo de mudança. Por isso, ter uma tatuagem de borboleta no seu corpo é uma maneira de atrair energias positivas para a sua vida, adornando-o com a simbologia deste animal encantador e belo.

Superstições com borboleta

Muitas superstições relacionadas às borboletas são registradas ao redor do mundo, como estas aqui:

• Matar borboletas trazem azar, afastam dinheiro e atrapalham a vida amorosa durante o ano todo;
• Borboletas contêm os olhos de deus e por isso são consideradas suas espiãs;
• Na Rússia, lendas contam que borboletas são bruxas disfarçadas;
• Ver uma borboleta de noite significa mudança de perspectiva;
• Na China, ver borboletas voando representa uma vida saudável;
• No Japão, quando uma borboleta pousa sobre um biombo de bambu, você receberá a visita da pessoa que você mais ama;
• Se uma borboleta azul entrar na sua casa de noite, é presságio de morte de alguém conhecido.

Mitos sobre as borboletas

Mitos sobre as borboletas estão presentes em diferentes regiões do mundo. Na América do Norte, a borboleta representa o espírito em muitas culturas dos povos originários. De acordo com um mito indígena, quem sussurrar seus desejos para uma borboleta, terá seus levados para o Grande Espírito para que eles virem realidade.

Não muito longe dos EUA, no México, acredita-se que uma revoada de borboletas monarcas representa os espíritos dos ancestrais que estão de volta para visitar seus parentes vivos na época do ‘Día de los Muertos’ (Dia dos Mortos).

Na Europa, a borboleta está presente no mito grego de Eros e Psique. No norte do continente europeu, há relatos de que os sonhos são resultantes da alma da borboleta vagando através dos mundos.

Importância ecológica da borboleta

A importância ecológica da borboleta está ligada principalmente às percepções das mudanças climáticas e à polinização. É possível verificar os impactos das mudanças climáticas em determinadas regiões de acordo com a presença de borboletas.

As borboletas são polinizadores importantes para a agricultura: cerca de 90% das plantas precisam da ajuda de polinizadores para se reproduzirem.

Ademais, borboletas servem de alimento para pássaros e outros pequenos animais como lagartos e aranhas, sendo esta outra função ecológica que elas desempenham. Devido à sua importância ecológica, caso as borboletas desapareçam, muitos ecossistemas podem ser prejudicados, afetando, inclusive, a vida humana na terra.

Outros significados das borboletas

Borboleta laranja em uma flor.

A borboleta é um símbolo universal da transformação, mas seu significado não se reduz somente às mudanças. Muitas culturas enxergam as borboletas através de lentes bastante específicas de suas próprias cosmologias e por isso as borboletas adquirem facilmente outros significados importantes, como mostraremos a seguir.

Simbologia geral das borboletas

A simbologia geral das borboletas é a metamorfose. Por apresentar diferentes formas até atingir a maturidade, borboletas mostram que é possível mudar a sua forma, mesmo que isso envolve um processo lento e doloroso.

Este processo, remete aos ciclos naturais do desenvolvimento e permite que, chegada à última fase, seja possível alcançar áreas da vida jamais exploradas.

A borboleta também simboliza o renascimento, a esperança e a bravura. Por isso, existe a tendência de associar esse magnífico ser a presságios positivos, a partir dos quais mudanças poderão acontecer. Através da energia da transformação, a borboleta consegue transformar o seu destino, permitindo-lhe adaptar a sua sina a ele.

Significado no Espiritismo

O significado da borboleta no Espiritismo é a renovação e transformação. Para os espíritas ela representa o processo de mudança de corpo e da reencarnação, indicando o estágio em que a alma encontra um novo corpo para iniciar uma nova etapa no ciclo de encarnação.

A borboleta também é sinal de que a alma de uma pessoa se libertou de seu casulo, o corpo, e seguiu para uma nova vida.

Significado no Cristianismo

Para os cristãos, a borboleta está relacionada à ressurreição de Cristo. Ela representa mudança, resiliência e esperança de que a vida triunfe sobre as adversidades, incluindo a própria morte.

Os estágios de sua metamorfose podem ser associados aos estágios da vida de Cristo: lagarta representa o nascimento, o casulo representa a morte e a borboleta a ressurreição para a vida eterna. Por isso, ela é também encarada como um símbolo de reflexão sobre as mudanças e os ciclos da própria vida.

Significado no Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, o significado da borboleta é semelhante ao dos pássaros: ela indica liberdade, leveza, amor e busca por felicidade. Por isso, elas são usadas para decorar qualquer ambiente em lares, para atrair a energia da sua natureza simbólica para sua vida, trazendo mais felicidade, leveza e liberdade.

A borboleta também carrega no Feng Shui a sua energia principal de transformação: através dela mudanças podem se tornar realidade, transformando, assim, a energia de ambientes em que ela se encontra.

Significado na Psicanálise

A borboleta na Psicanálise significa a mente e o renascimento. Seu significado também está atrelado à ideia de transformação da alma humana, já que ela está presente no mito grego de Psique, a personificação da alma.

A borboleta é vista também como o sopro da vida e da alma, representando, durante seu processo de transformação, o desatar de nós do passado para que a alma possa prosseguir para seu voo pela eternidade do pós-vida.

O significado da borboleta é tão importante para a psicanálise, que muitas vezes, estudantes de Psicologia a usam para simbolizar esta área do conhecimento.

Significado na cultura Maia e Asteca

A cultura Maia e Asteca também acreditavam que a borboleta possuía significados especiais. Para os Maias, as borboletas eram os espíritos ancestrais que estavam visitando parentes para averiguar se estavam bem. Por isso, as borboletas eram tratadas com respeito e cuidado para que os espíritos ancestrais não buscassem por vingança contra a própria família.

Para os Astecas, a borboleta era a representação da deusa Iztpapalotl, considerada a borboleta obsidiana, que governa a purificação e o rejuvenescimento por meio do sacrifício. O deus Quetzalcoatl, a serpente alada, também está associada à borboleta, pois ele veio ao mundo na forma de casulo e se tornou uma borboleta como símbolo da perfeição.

Significado na cultura Sino-Vietnamita

Na cultura Sino-Vietnamita, a borboleta simboliza liberdade, amor conjugal, beleza e a alma. No entanto, borboletas também simbolizam aspectos negativos ou mais sombrios como é o caso da morte, da vulnerabilidade da vida, a natureza passageira da felicidade e até mesmo a vaidade feminina.

Outro significado importante é o tema universal da transformação, que exige um processo difícil, mas cujo resultado traz mais beleza e luz para o mundo. A borboleta está associada ao crisântemo, pois ambos se transformam em diferentes épocas do ano.

Significado na Mitologia Grega

Na Mitologia Grega, a borboleta significa a alma humana, já que ela está associada ao mito de Eros e Psique. Psique é a personificação da alma humana e é representada por uma mulher com asas de borboleta ou até mesmo uma borboleta.

Quando ela está juntamente com seu amor, Eros, eles são representados rodeados por borboletas, simbolizando o seu amor transformador.

Significado na Mitologia Irlandesa

Nos mitos irlandeses, as borboletas são consideradas as almas dos mortos que estão partindo do mundo físico para o outro mundo. Este conceito é comum a várias culturas devido ao processo de transformação natural da metamorfose deste inseto.

A borboleta é também o símbolo da transformação e da criação e um ditado popular irlandês conta que “as borboletas são as almas dos mortos que estão esperando para passar pelo purgatório”.

Este animal também está associado ao mito de Midir dos Tuatha de Danann. Ele se apaixona por Étaín, que é enfeitiçada pela sua primeira esposa, a transformando numa poça d’água, verme e depois em uma borboleta.

Significado em outros países

Na Escócia, ver uma borboleta amarela perto de uma pessoa morta significa que ela gozará de felicidade eterna.

No Japão, as borboletas estão relacionadas aos significados de transformação e metamorfose. Além disso, elas estão conectadas aos espíritos que partiram recentemente e por isso estão presentes em muitos brasões tradicionais de família.

No Congo, a borboleta é sinal de mudança social e da puberdade feminina. Por isso, o simbolismo da borboleta faz parte de muitas canções tradicionais, histórias e danças. As pessoas do Congo também acreditam que a jornada do homem na terra segue o mesmo ciclo da borboleta, se transformando até a sua morte.

Como agir ao ver uma borboleta laranja?

Borboleta laranja em uma flor.

Quando você vir uma borboleta laranja, esteja preparado para encarar a mudança positiva que está a caminho. Parte da sua vida está prestes a se transformar e o fim de uma fase ruim finalmente vai acontecer.

Algumas borboletas laranjas, como é o caso das borboletas monarcas, são capazes de migrar por muitos quilômetros para alcançarem seus objetivos. Assim como estas borboletas que não esperam que suas vidas sejam reduzidas pelas adversidades do clima, é importante que você aja para que as suas circunstâncias de vida melhorem.

A borboleta laranja lembra que cada um de nós é agente de transformação de sua própria vida, desde que a adversidade seja enfrentada e o desejo pela mudança abraçado. Encare a vida de maneira mais leve como o voo de uma borboleta e aumente seu foco.

Assim, você entrará numa fase maravilhosa, livre do casulo que te aprisiona e munido das asas que te levarão para lugares jamais explorados.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


animais

Artigos relacionados


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

Nesse artigo, veja 18 tipos de sonhos com ostras e seus significados precisos. Confira com bastante atenção, pois o seu sonho pode estar aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.