Os benefícios do alho: para pressão arterial, longevidade e mais!

Os benefícios do alho: para pressão arterial, longevidade e mais!

Você sabia que o alho beneficia o organismo todo? Além de ser um tempero tradicional da cozinha brasileira, o bulbo da planta é nutritivo e versátil. Confira!


Considerações gerais sobre os benefícios do alho

Dentes de alho descascados em tigela branca

Não é segredo o quanto o alho beneficia o organismo de diversas formas. Tipicamente consumido como tempero em inúmeras receitas e pratos salgados, é um condimento que se destaca pelo sabor marcante. Além disso, o alho é bastante versátil e pode ser colocado na dieta de diferentes formas, sendo muito mais do que um coadjuvante.

Os principais aspectos positivos para quem consome alho dizem respeito ao aumento da imunidade e a melhoria na saúde como um todo. O controle do colesterol e a redução da pressão arterial, além de benefícios notáveis para a preservação da estrutura cerebral. O alho ainda é conhecido como um poderoso anti-inflamatório e atua contra agentes infecciosos.

Gosta de alho e tem interesse em variar o consumo de forma consciente? Ao longo do artigo, prepare-se para conhecer como o alho na dieta impacta o organismo, como consumi-lo de maneiras menos óbvias e quais são seus componentes.

O perfil nutricional do alho

Cabeça de alho ao lado de tigela marrom com dentes de alhos descascados e folha de louro

A alicina é o principal componente no alho, sendo uma das principais razões para seu uso medicinal há centenas de anos. Rico em vitaminas e minerais, o bulbo é acessível e está disponível nos mercados e feiras em diferentes tipos.

Graças à sua composição e uma ampla variedade de formas de consumo, adicionar o alho na dieta é bastante simples. Conheça mais sobre o perfil nutricional do condimento.

Compostos sulfurados

Quando se pensa nas cadeias moleculares dos alimentos, compostos sulfurados são os que possuem ao menos um átomo de enxofre (S na tabela periódica) em sua cadeia carbônica.

No caso do alho e outros ingredientes, como cebola e cebolinha, esse detalhe é responsável por seu cheiro característico, que nem todas as pessoas gostam. Na natureza, é o que protege a planta da ação de possíveis predadores.

O cheiro conhecido do alho surge quando o bulbo é cortado, triturado ou esmagado. Nesse momento, reações enzimáticas liberam uma substância chamada alicina, que confere inúmeros benefícios medicinais para quem consome o alho.

A alicina é naturalmente antibiótica, antifúngica, antiviral, diurética e capaz de reduzir os níveis de colesterol no organismo. Para que os benefícios listados sejam verdadeiramente aproveitados, evite expor o alho a temperaturas muito elevadas ou mesmo fritá-lo.

Minerais

Parte do perfil nutricional único do alho se deve a uma combinação rica de minerais em sua composição. Um deles é o selênio, importante antioxidante e essencial para a preservação da capacidade cognitiva do indivíduo.

O iodo, também presente no alho, é determinante para estimular a produção dos hormônios da tireoide, os quais impactam o metabolismo do corpo todo. A redução dos níveis do colesterol LDL é o principal benefício do cromo, outro mineral encontrado no alho.

Já o enxofre é um valioso anti-inflamatório, ajudando a tornar o corpo mais forte contra possíveis infecções. O alho ainda contém ferro, importante para o transporte de oxigênio pelas células e silício, mineral que cuida da pele, unhas, ossos e protege o sistema nervoso.

Vitaminas

O alho possui diferentes vitaminas em sua composição. Uma delas é a vitamina A, de extrema importância para a saúde e o desenvolvimento do organismo desde estágios embrionários.

Ela é fundamental para a renovação celular, manutenção de imunidade e combate os radicais livres, além de ação contra inflamações. A vitamina C também está presente no alho, e seus benefícios vão da melhora do sistema imunológico a saúde da pele, redução do colesterol e propriedades antioxidantes.

Já a vitamina E, mais do que os benefícios já mencionados quanto a imunidade e melhora da pele, auxilia na prevenção de doenças cardíacas e neurológicas, além dos efeitos positivos para a saúde muscular.

Os benefícios do alho para a saúde

Dentes de alhos descascados em prato

Imunidade mais alta, sistema nervoso em melhores condições, redução de respostas inflamatórias... a lista de benefícios do alho é extensa. São muitos os aspectos do corpo que se tornam mais saudáveis com o consumo do bulbo, e boa parte deles não é muito conhecida pela população. Você sabia, por exemplo, que o alho melhora a saúde da pele? Confira esse e outros benefícios incríveis a seguir.

É eficiente no combate aos fungos, vírus e bactérias

Há centenas de anos, o alho vem sendo utilizado com finalidades medicinais na prevenção e no combate de doenças. O bulbo tem ação antifúngica, antiviral e antibacteriana, sendo comprovadamente eficaz contra diferentes agentes causadores de doenças em diferentes órgãos. No caso de infecções gastrointestinais, o alho é um aliado contra desconfortos e micro-organismos tóxicos.

Fortalece o sistema imunológico

Uma das propriedades do alho mais conhecidas pelas pessoas é o impacto positivo à imunidade. Com o consumo regular do bulbo, o sistema imunológico se fortalece devido aos componentes do alho. Sua ação antioxidante é um dos destaques, junto às substâncias alicinas.

O resultado é um ingrediente versátil que protege o organismo e ajuda a evitar variadas infecções. A longo prazo, o que se percebe é o risco minimizado diante de doenças e a imunidade mais elevada. No cenário atual, é um detalhe ainda mais importante.

Reduz a pressão arterial

Você sabia que o consumo de alho impacta os vasos sanguíneos? Entre as propriedades do ingrediente está a capacidade de relaxar essas estruturas. Isso acontece porque o alho é vasodilatador, o que promove efeito contrário à tradicional contração dos vasos sanguíneos.

Na prática, portanto, o que ocorre acaba sendo um relaxamento. No dia a dia, é possível aproveitar o benefício relacionado à pressão sanguínea com o consumo de cápsulas e suplementos à base do bulbo.

Atua na prevenção do câncer de cólon

A alicina, um dos componentes do alho, é determinante para que o bulbo tenha um notável potencial para elevar a imunidade no organismo. Em relação ao seu perfil nutricional, o alho tem um papel interessante para evitar o surgimento de tumores na região do cólon, além de outras partes do sistema gastrointestinal dos indivíduos.

Ao impulsionar a renovação celular sadia, o alho pode ser acrescentado na dieta como complemento a um estilo de vida saudável para evitar doenças mais graves, como o câncer de cólon.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Consumido como tempero ou mesmo inteiro, o alho ajuda a manter o coração saudável em quantidades adequadas. Aspectos relevantes para a saúde cardíaca como pressão arterial e nível do colesterol LDL são positivamente impactados pelo bulbo.

Também ocorre uma melhor fluidez do sangue pelo corpo, o que ajuda a evitar a ocorrência de infartos. Além disso, o alho pode diminuir a quantidade de sal adicionada às receitas, dependendo do gosto de quem cozinha. Com isso, o coração agradece.

Evita doenças respiratórias

Por suas vitaminas e propriedades medicinais, o alho é um ingrediente que evita doenças respiratórias. A melhora da imunidade, por si só, é um passo significativo para quem quer ter mais saúde respiratória.

De modo geral, por suas ações antivirais e antibacterianas, o alho atua em todo o sistema de defesa do organismo, diminuindo a incidência de doenças. O consumo do bulbo, no entanto, vai além: o chá, por exemplo, é conhecido por ser expectorante. Logo, em casos de tosse e acúmulo de muco, o alho pode ajudar.

É benéfico para a saúde do cérebro

Entre os benefícios do alho está sua capacidade de estimular a renovação celular. Além disso, suas propriedades protetoras no sistema nervoso que, aliadas ao seu potencial antioxidante, cuidam do cérebro.

Assim, o consumo de alho dentro de bases saudáveis tem como impacto positivo a proteção das células do tecido cerebral. Mais profundamente, pode-se perceber melhorias na memória e na capacidade de aprendizagem.

Previne demência e Alzheimer

A composição nutricional do alho, rica em vitaminas e minerais, é uma aliada da preservação da estrutura nervosa do organismo. Doenças como Alzheimer podem ser prevenidas com o consumo do bulbo, já que o mesmo contribui para a manutenção das funções cognitivas.

No caso dos idosos, esse benefício é ainda mais importante. A demência, embora não seja uma doença, também tem seus riscos minimizados, uma vez que corresponde a disfunções cognitivas típicas da terceira idade.

Melhora o desempenho em atividades físicas

A relação entre o alho e a atividade física, embora não plenamente comprovada pela ciência, traz detalhes interessantes. O ingrediente, utilizado historicamente devido às suas propriedades medicinas e terapêuticas, é eficaz para tornar o coração mais saudável.

Desse modo, especialmente para quem tem problemas cardíacos, o bulbo pode ser aliado a um estilo de vida mais saudável. A ação do alho no que diz respeito à saúde respiratória é outro recurso que pode otimizar o desempenho físico, com a eliminação de muco, por exemplo.

Auxilia na desintoxicação de metais pesados

A contaminação por metais pesados pode acontecer de forma imperceptível e, em muitos casos, esses componentes são ingeridos em meio a preparos culinários. O enxofre é um dos elementos presentes no alho, sendo fundamental para a desintoxicação do organismo.

O processo ocorre com a ação do enxofre, que transforma parcelas tóxicas dos metais pesados em estruturas solúveis em água. Assim, o corpo consegue eliminá-los.

Contribui para a saúde e beleza da pele

Apesar de não ser muito conhecido como um ingrediente de beleza, o alho ajuda a tornar a pele mais bonita e saudável. Como difundido por especialistas no assunto, os antioxidantes são fundamentais para manter o tecido cutâneo preservado contra o envelhecimento precoce das células. A olho nu, surgem as linhas de expressão.

O alho contém elementos naturalmente oxidantes, além da vitamina C, muito utilizada em cosméticos. Tais compostos combatem os temidos radicais livres, moléculas que danificam a pele devido ao processo de oxidação.

Pode auxiliar no controle da queda de cabelos

É muito comum que as pessoas apresentem queda de cabelo quando existe algum desequilíbrio no couro cabeludo. Por suas ações anti-inflamatória, antifúngica e bactericida, o alho se tornou popular até mesmo na indústria de produtos capilares e receitas caseiras. Logo, o ingrediente auxilia na manutenção de um couro cabeludo saudável e fios fortes.

Aumenta a longevidade

O perfil nutricional do alho é conhecido por beneficiar todo o organismo de maneira integrada. O aumento da longevidade vem sendo observado nas populações há algum tempo, e peças-chave nesse processo envolvem o sistema imunológico e a nutrição dos indivíduos.

Por isso, a composição do alho é uma aliada de quem quer aumentar a longevidade. O bulbo, como se sabe, torna o corpo mais forte e resistente a infecções de variadas naturezas, o que influencia diretamente os índices de saúde e mortalidade. A contribuição que o alho traz às células e aos ossos, por exemplo, também interfere na longevidade.

Promove melhorias em quadros de doenças inflamatórias

Ao cortar ou espremer o alho, ocorre a liberação da alicina. A substância é conhecida por seu forte teor medicinal já que, além de evitar a contaminação por agentes infecciosos, é uma aliada para tratar quadros infecciosos.

Um detalhe que vale ressaltar é o poder do alho como anti-inflamatório natural. É importante se atentar à forma de consumo do alho, evitando que os componentes nutricionais sejam perdidos.

Como consumir o alho e contraindicações

Amassador de alho e cabeças de alho

Quem busca consumir o alho para aproveitar seus benefícios deve se atentar, primeiramente, ao tipo de bulbo em questão. As versões nacionais, de coloração arroxeada, têm sabor mais forte e ácido quando comparadas aos alhos que vêm da China, que são brancos. Além disso, a validade do preparo também tem a ver com a forma de consumo e o armazenamento. Saiba mais a seguir.

Fresco

Há quem prefira consumir o alho cru, e essa é uma boa alternativa para desfrutar dos benefícios do bulbo. A grande vantagem dessa prática é manter os nutrientes que são quebrados com temperaturas elevadas, especialmente durante o tradicional processo de fritura. Por isso, consumir o alho fresco pode ser uma excelente saída. Versátil, a versão fresca do tempero vai bem em saladas, pastas e outras receitas frias, como antepastos.

Nutricionalmente, é a melhor forma de beneficiar o organismo: o recomendado é macerar os dentes de alho e esperar alguns minutos antes de consumir. Indivíduos com questões gástricas e intestinas devem evitar o consumo excessivo de alho fresco, principalmente quem sofre com gastrite.

Como tempero

Para utilizar o alho na forma de tempero, o bulbo é costumeiramente triturado ou cortado em pedaços para acompanhar preparos como arroz e feijão. No caso de carnes ou mesmo frangos e outras aves, o alho também é um queridinho de quem cozinha. Quando picado, o alho tem o sabor mais acentuado, o que pode ser compensado com suco de limão ou vinagre, devido a sua acidez.

Os dentes de alho ainda podem ser apenas esfregados no fundo da panela, ou usados como acompanhamento nas formas, especialmente para o preparo de assados. Nos mercados, é possível encontrar ainda os tradicionais temperos à base de alho. Existem pessoas que preferem preparar a mistura, que fica deliciosa com o acréscimo de outros condimentos e ervas.

Chá de alho

A infusão preparada a partir do alho é uma opção par quem quer os benefícios do bulbo e não é muito adepto de seu forte sabor. Conhecido por suas propriedades que ajudam na redução da pressão arterial, na perda de peso e na prevenção contra o envelhecimento precoce. A bebida também é poderosa contra gripes e resfriados, e pode ser preparada com limão, gengibre, cúrcuma ou mel.

Seus benefícios à saúde cardiovascular são o ponto forte do chá, que eleva a imunidade e tem função expectorante. O chá de alho não é indicado para pessoas com tendência a pressão baixa ou problemas gástricos.

Água de alho

A água de alho é popularmente conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e de melhoria na imunidade. O segredo do consumo dessa água é a preservação das funcionalidades medicinais do bulbo, já que a temperatura não se eleva como em um cozimento, por exemplo. A água de alho é tipicamente consumida pela manhã, em jejum.

Para fazer o preparo, basta colocar um dente de alho esmagado em 100 ml de água e deixar a mistura repousando durante a noite. Quer incrementar a bebida? É possível acrescentar temperos e especiarias, como cravo, canela, gengibre, limão e alecrim.

Como armazenar o alho

Você sabe guardar seus dentes de alho de forma correta? O ideal é armazenar os bulbos em local ventilado, como vasilhas ou potes com furos, longe do sol. Essa medida é fundamental para que o alho não germine e não mofe. A casca deve ser retirada na hora de utilizar, preferencialmente.

Quem prefere retirar a casca antes para tornar o preparo de pratos mais dinâmico pode apostar em outras formas de armazenamento. Pode-se colocar o alho na geladeira, sempre devidamente embrulhado, ou mesmo no freezer. Na hora de cozinhar, não é preciso esperá-lo descongelar. Picar o bulbo e mantê-lo em uma imersão de óleo ou azeite é outra opção.

Efeitos colaterais e contraindicações de consumo

O consumo excessivo de alho pode trazer prejuízos ao organismo. Um deles é a piora de condições gástricas pré-existentes, como gastrite e refluxo. São comuns casos de azia, tontura e acúmulo de gases no abdômen, particularmente para as pessoas sensíveis a determinados compostos presentes no bulbo.

A ação do alho no combate aos coágulos sanguíneos pode se tornar um problema para pacientes em pós-operatório ou que fazem uso de medicação anticoagulante. Nesses casos, pode haver aumento do sangramento. Logo, é recomendado sempre procurar um especialista antes de acrescentar o alho na dieta, caso a sua vontade seja consumi-lo diariamente.

Adicione o bulbo da planta em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios do alho!

Cabeças de alho

Muitas pessoas apresentam resistência quando se trata de colocar o alho na dieta. Acessível e com sabor característico, é um tempero que funciona bem para realçar diferentes preparos. Além disso, o consumo do bulbo pode ser facilmente diversificado no dia a dia, com opções inusitadas e que podem agradar paladares variados.

Que tal apostar em pastas, cremes e ainda chás ou o menos conhecido sorvete de alho? O condimento é conhecido por beneficiar todo o corpo quando consumido regularmente, e mesmo quem não é muito fã do ingrediente pode se surpreender. A quantidade para fins terapêuticos não é especificada, é preciso apenas tomar os devidos cuidados para manter as propriedades do tempero.

Quanto ao sabor, o que realmente importa é o gosto de cada um. Adicionar alho aos seus pratos não precisa ser sinônimo de mesmice. Qual é a sua forma preferida de consumir o bulbo dessa planta tão benéfica?

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.