Os benefícios da pimenta-do-reino: Para o cérebro, colesterol e mais!

Os benefícios da pimenta-do-reino: Para o cérebro, colesterol e mais!

Clique para saber os benefícios e possíveis malefícios da famosa pimenta-do-reino! Entenda aqui como trazer saúde e sabor para os mais variados pratos.


Considerações gerais sobre os benefícios da pimenta-do-reino

Triturador e pó de pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é uma espécie de condimento oriental muito utilizado em todo o mundo. Essa especiaria que, segundo relatos históricos, teve o seu cultivo e consumo iniciados no interior do subcontinente indiano há mais de 3 mil anos atrás, possui três tipos – verde, preta e branca – e combina com pratos de todos os tipos de tradições culinárias do mundo.

Aqui no Brasil, por exemplo, a pimenta-do-reino é amplamente usada e de várias formas diferentes. Desde o consumo “solitário” dos grãos da pimenta, até alguns tipos de pó feitos com a especiaria, esse tipo de pimenta é apreciado de várias formas em todo o país.

Porém, não é só de sabor diferenciado que vive a pimenta-do-reino. Já está comprovado que esse tempero especial pode trazer diversos benefícios ao corpo. De igual modo, se consumida em excesso a pimenta pode vir a fazer mal.

Acompanhe este artigo até o final para ficar por dentro tanto de benefícios quanto de possíveis malefícios deste que é um dos mais aclamados temperos do planeta!

O perfil nutricional da pimenta-do-reino

Sementes de pimenta-do-reino pretas, brancas e vermelhas

Para início de conversa, nada melhor que saber sobre os principais elementos que compõem a pimenta-do-reino e, por consequência, entregam a este produto natural todos os seus “poderes”. Veja abaixo seis tópicos sobre o perfil nutricional da pimenta-do-reino!

As oleorresinas e alcalóides

Dois dos mais abundantes princípios ativos da pimenta-do-reino são as oleorresinas e os alcalóides.

As oleorresinas, também chamadas de bálsamo, são substâncias que podem se originar de resinas naturais residuais ou óleos essenciais de alguns tipos de elementos naturais como as pimentas. O seu principal efeito no corpo é o combate ao estresse oxidativo das células.

Os alcalóides, por sua vez, são substâncias básicas encontradas em muitas plantas e vegetais. Bons exemplos de alcalóides conhecidos são a cafeína, a nicotina e a efedrina. Na pimenta-do-reino são encontradas a piperina e a chavicina, que agem como bactericidas, antifúngicos e antissépticos naturais, dentre outras funções.

Os antioxidantes

Os antioxidantes fazem, como o seu nome já indica, o trabalho de combate direto ao estresse oxidativo das células. Essas substâncias agem na restauração de células danificadas pelos chamados radicais livres. Além disso, os antioxidantes também agem eliminando diretamente os radicais livres.

A pimenta-do-reino possui antioxidantes como niacina, riboflavina, carotenos e outros que, em suma, evitam a morte das células e o envelhecimento das mesmas. O efeito em cadeia prolonga a vida e evita o aparecimento de vários tipos de doenças que acabam com a qualidade de vida.

Os flavonoides

Os flavonoides são uma espécie de polifenol encontrado em diversos tipos de plantas e vegetais. Na planta eles têm a função de proteção, evitando que pragas se instalem e afastando predadores.

Contudo, quando os seres humanos ou outros animais consomem produtos naturais cheios de flavonoides, como a pimenta-do-reino, absorvem uma infinidade de benefícios especiais. Dentre eles estão as ações anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antialérgica e muitas outras.

Óleos essenciais

Conhecidos popularmente pelo nome da planta de onde são extraídos, os óleos essenciais são verdadeiras joias naturais para a saúde de pessoas e animais. Essas substâncias são hidrófobas (não se misturam com água), e geralmente são as responsáveis pelo aroma exalado pelas plantas.

Na pimenta-do-reino, os óleos essenciais possuem um papel-chave, oferecendo diversos tipos de propriedades diferentes. Dentre as principais estão as ações fungicida, bactericida e cicatrizante, tanto é que a especiaria é utilizada para a fabricação de diversos produtos de uso tópico para aplicação em feridas, micoses e alergias cutâneas, por exemplo.

Vitaminas

As vitaminas são compostos naturais essenciais para o funcionamento do corpo humano. Elas podem ser encontradas em abundância em praticamente todos os tipos de frutas, vegetais e hortaliças, fato que não é diferente no caso da pimenta-do-reino.

Na composição essencial da especiaria indiana existem quase todos os tipos de vitaminas principais, isto inclui as vitaminas A, do complexo B, E e K.

Dentre as atribuições dessas vitaminas encontradas na pimenta-do-reino estão o auxílio no melhoramento metabólico, controle da pressão arterial, melhoria na circulação sanguínea, melhoria da visão e muitas outras.

Minerais

Responsáveis por regular o crescimento e solidez óssea, o funcionamento de alguns órgãos e até a produção de algumas secreções corporais essenciais, os minerais estão entre as principais substâncias que podemos ingerir por meio dos alimentos.

Para se ter uma ideia, os efeitos da desidratação, ocasionada pela falta de líquidos no corpo, são imensamente piorados porque junto com a água que se esvai estão sendo expelidos do corpo também alguns minerais e eletrólitos.

A pimenta-do-reino se coloca como uma boa fonte de minerais e pode servir como suplementação dessas substâncias. Alguns dos principais minerais encontrados na especiaria, são:

- Cálcio;
- Cobre;
- Cromo;
- Ferro;
- Fósforo;
- Manganês;
- Potássio;
- Selênio;
- Zinco.

Os benefícios da pimenta-do-reino para a saúde

Triturado e sementes de pimenta-do-reino

Desde a ajuda na perda de peso até o fortalecimento dos cabelos, passando até pela prevenção de alguns tipos de câncer, a pimenta-do-reino possui diversos benefícios. Continue lendo e consulte resumos sobre os principais 11 tipos de benefícios já comprovados da pimenta-do-reino!

É eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer

O câncer é o crescimento anormal de células doentes que por sua vez provoca o aparecimento de uma massa chamada de tumor maligno. Como sabemos, esse problema grave pode aparecer em qualquer parte do corpo e em muitos casos pode significar a morte de uma pessoa.

Um dos elementos que pode ajudar o câncer a se desenvolver em determinada parte do corpo são os infames radicais livres, que destroem células, debilitando tecidos.

A pimenta-do-reino, por sua vez, possui uma grande gama de antioxidantes e outras substâncias que impedem a aglomeração de radicais livres e dificultando assim o aparecimento de determinados tipos de câncer, sobretudo alguns que acometem o trato digestivo.

Auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue

Está comprovado que a piperina e outros alcalóides presentes na pimenta do reino são capazes de aumentar as taxas metabólicas do organismo humano. Com isso, todas as substâncias são assimiladas e, em alguns casos, eliminadas mais rapidamente da corrente sanguínea.

Essa lógica se aplica também à glicose, que é um tipo de açúcar. Quando não é processada corretamente, essa substância acaba se acumulando na corrente sanguínea e provocando a chamada hiperglicemia, ou diabetes. Portanto, é possível dizer que sim, quando consumida corretamente a pimenta-do-reino pode ajudar no controle do diabetes.

Auxilia na perda de peso

Alguns profissionais da nutrição recomendam a inclusão do pimenta-do-reino em dietas de emagrecimento. O motivo disso é que comprovadamente esse produto natural possui um efeito termogênico, acelerando o metabolismo e provocando assim a perda de gordura.

Os fitonutrientes presentes nessa especiaria de origem oriental também podem ser somados a outros produtos naturais, aumentando o seu poder de emagrecimento. A pimenta-do-reino pode ser incluída em refeições como almoço e jantar, por exemplo, ou adicionada a chás tomados antes de sessões de exercícios físicos.

Atua na redução dos níveis de colesterol

Todos os componentes presentes na pimenta-do-reino, em especial os alcalóides e antioxidantes, atuam no controle da formação de estruturas danosas à saúde do sistema vascular do corpo humano. E, além disso, esses compostos naturais ajudam o sistema digestivo a absorver outros fitonutrientes e elementos dietéticos presentes em outras plantas medicinais.

Um dos resultados dessa sinergia altamente benéfica é o combate à formação de placas de gordura em veias e artérias, que pode ser ocasionada pelo excesso do chamado colesterol LDL, também chamado de colesterol ruim.

Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento do corpo humano acontece sobretudo quando a renovação celular começa a diminuir o ritmo e quando há um aumento do estresse oxidativo, que consome sobretudo as células da pele e de estruturas musculares, ósseas e nevrálgicas do corpo.

Por esses e outros motivos as pessoas mais idosas apresentam peles flácidas e enrugadas, e problemas nos ossos, músculos e tendões, o que acaba prejudicando a mobilidade.

Dentre outros causadores, esse efeito é causado também pelos incômodos radicais livres. Como já foi citado algumas vezes, a pimenta-do-reino possui substâncias que combatem os radicais livres e evitam o avanço do estresse oxidativo, mantendo as estruturas corporais intactas por mais tempo, o que por fim evita o aspecto desgastado que pressupõe a velhice.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico do corpo humano é composto por células especializadas na procura e combate a agentes infecciosos que eventualmente invadem o corpo humano, como fungos, bactérias e vírus.

Portanto, para que esteja funcionando bem, o sistema imune precisa ter uma produção dessas células, como os chamados glóbulos brancos, que também devem ter qualidade suficiente para endossar as defesas do corpo.

A pimenta-do-reino possui diversos tipos de compostos que podem ajudar o corpo a produzir principalmente mais glóbulos brancos. É o caso de algumas vitaminas, minerais e alcalóides, por exemplo.

Beneficia o trânsito intestinal e evita constipação

A constipação intestinal é um dos principais problemas relacionados ao trato digestivo e o pior de tudo é que essa condição pode ser provocada por diversos fatores. Quem sofre de intestino preso tem na pimenta-do-reino uma aliada de primeira hora.

Já está comprovado tanto por amostragem científica quanto por sabedoria popular que o condimento ajuda a “soltar” o intestino, regulando o trânsito e evitando problemas mais sérios. Contudo, vale a pena lembrar que o consumo excessivo da pimenta-do-reino pode ter um efeito contrário, aumentando demais as evacuações e desequilibrando a flora intestinal.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Os processos inflamatórios que podem ocorrer no corpo são um dos principais causadores de diversos tipos de doenças, inclusive algumas crônicas e graves como as cardiovasculares, respiratórias e até mesmo alguns tipos específicos de câncer.

A pimenta-do-reino pode ser usada no combate a essas reações pois possui em abundância muitos anti-inflamatórios naturais, dentre eles a piperina, que é um dos mais “agressivos” anti-inflamatórios existentes na natureza. Essa substância é capaz de, em quantidade suficiente, acabar com inflamações menos graves em poucas horas.

Fortalece os cabelos

Os nutrientes presentes na pimenta-do-reino, sobretudo a pimenta do tipo preta, também são capazes de atuar positivamente na pele do couro cabeludo, estimulando o nascimento de novos fios e o fortalecimento dos antigos.

Esse produto natural está presente em alguns cosméticos de uso capilar, como shampoos e condicionadores. Entretanto, há séculos as pessoas usam pastas à base de pimenta-do-reino para aplicações diretas no couro cabeludo.

Se optar por usar a pimenta-do-reino nos cabelos do modo tradicional, o usuário deve ter cuidado e seguir as recomendações de profissionais. O uso equivocado da substância pode provocar queimaduras na pele da cabeça e até aumentar a alopecia em quem já possui a doença.

É eficaz na redução das dores em articulações

Geralmente as dores nas articulações são causadas por desgastes naturais, desgastes provocados por atividades físicas de alto impacto ou repetitivas, e ainda por doenças inflamatórias como a artrite, a artrose e a bursite.

Por conter diversos tipos de anti-inflamatórios e antioxidantes, a pimenta do reino pode ser usada na prevenção e até no tratamento de inflamações que venham a acometer as juntas e articulações do corpo humano.

É versátil

A versatilidade da pimenta-do-reino é, com certeza, um dos seus principais pontos positivos. Como já vimos até aqui, esse condimento indiano pode ser usado em diversos tipos de pratos, em absolutamente todas as tradições culinárias do mundo.

Desde o uso como acompanhamento em pratos comuns, até a utilização no preparo de receitas e na inclusão em infusões ou preparados medicinais, a pimenta-do-reino pode estar presente na vida de uma pessoa de diversas formas distintas.

Como usar a pimenta-do-reino e contraindicações

Sementes de pimenta-do-reino

Para fechar este compilado com chave de ouro, vamos a algumas dicas sobre o uso geral da pimenta-do-reino. Veja como consumir o condimento corretamente e quais são as possíveis contraindicações relacionadas a este tempero oriental!

Grãos inteiros

Uma das formas mais utilizadas para o consumo da pimenta-do-reino é deixando os grãos em forma de bolinhas de gude inteiros. Esse método é preferível em casos de manter o condimento em conserva ou utilizá-lo na preparação de sopas, caldos e molhos.

Além disso, especialistas nos benefícios do tempero e chefs de cozinha concordam que comprar a pimenta-do-reino em grãos ressecados é a melhor opção. Caso o indivíduo não queira consumir o produto em grãos inteiros pode fazer a moagem em casa, evitando comprar o produto adulterado.

Moída

Na sua forma moída a pimenta-do-reino é bastante utilizada para finalização de pratos e em acompanhamentos. Aqui no Brasil, por exemplo, é comum que em algumas residências e restaurantes haja aplicadores de pimenta, que são basicamente moedores manuais onde os grãos do condimento são colocados inteiros para a moagem.

Quando aplicada em forma de pó, a pimenta-do-reino “pega” melhor no alimento, aumentando o potencial de saborização. Inclusive, essa forma é muito utilizada no preparo de carnes e como acompanhamento de saladas.

Como foi dito no tópico acima, moer a pimenta na hora do consumo é a forma mais sensata de consumir o produto. Assim, o usuário garante que todos os benefícios do tempero permanecerão e não haverá adulterações com a mistura do pó de pimenta com outros elementos.

Chá de pimenta-do-reino

Uma das melhores maneiras de se absorver todos os benefícios presentes na pimenta-do-reino é consumindo o seu chá. A infusão entre a substância natural e a água fervente conserva todas as propriedades da planta e aumenta a possibilidade de absorção pelo corpo. Veja como fazer o chá de pimenta do reino:

Ingredientes:

- 1 colher de chá de pimenta-do-reino;
- 250 ml de água;
- Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela. Quando a água já estiver borbulhando, adicione a pimenta, espere dois minutos e então desligue o fogo. Tampe a panela e espere 10 minutos para a infusão acontecer. Passado esse período, coe o chá de pimenta-do-reino e comece a consumir devagar.

Não tome o chá de pimenta-do-reino mais que duas vezes durante o dia e por apenas 15 dias seguidos. Além disso, não exagere no adoçante, principalmente se for açúcar refinado.

Contraindicações

De uma forma geral o consumo moderado da pimenta-do-reino não traz nenhum malefício à saúde humana. Porém, o uso desregrado da substância pode causar distúrbios no trato digestivo e em órgãos vitais como fígado e rins.

Além disso, pessoas que tenham problemas intestinais crônicos ou doenças como úlcera e gastrite precisam consultar um médico antes de começar a consumir o condimento.

As propriedades da pimenta podem acabar irritando ainda mais os intestinos, provocando sintomas como azia, má digestão, constipação, gases, dores e a intensificação dos desconfortos provocados também pelas hemorroidas, por exemplo.

Adicione a especiaria em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios da pimenta-do-reino!

Pote de vidro com pimenta-do-reino

Este artigo deixou claro que a pimenta-do-reino é um dos mais poderosos condimentos existentes, tanto no que diz respeito aos seus benefícios culinários, quanto às suas propriedades medicinais.

Dessa forma, a inclusão do tempero na alimentação diária é mais que indicada para quem deseja absorver os benefícios que exemplificamos aqui.

Todavia, pessoas sensíveis aos efeitos colaterais do consumo de qualquer tipo de pimenta devem ter cuidado ao comer a pimenta-do-reino. Bem como, até mesmo pessoas totalmente saudáveis precisam ter consciência e não extrapolar na ingestão da especiaria.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.