Os benefícios do cravo-da-índia: Na prevenção ao câncer, dores e mais!

Os benefícios do cravo-da-índia: Na prevenção ao câncer, dores e mais!

Além de aromático, o cravo-da-índia pode proporcionar diversos benefícios para sua saúde, prevenindo e tratando doenças. Clique para saber como usar!


Considerações gerais sobre os benefícios do cravo-da-índia

Cravos-da-índia ao lado de pote com óleo essencial

A especiaria, que já foi considerada moeda de troca no período das grandes navegações, hoje é um dos elementos mais populares que transforma pratos doces e salgados da culinária mundial. Além de seu potencial aromático marcante na gastronomia, o cravo-da-índia também possui funcionalidades medicinais que ainda são pouco conhecidas.

Dentre os benefícios do cravo-da-índia estão: prevenção de doenças causadas por inflamações e infecções, alívio de dores, regulação do nível de açúcar no sangue, potencialização da libido, diminuição da pressão arterial, tratamento de úlceras estomacais e auxílio no funcionamento do fígado. Para conhecer as melhores formas de usufruir dos benefícios, leia abaixo!

O perfil nutricional o cravo-da-índia

Cravos-da-índia em superfície de madeira

O cravo-da-índia possui componentes que são poderosos aliados na saúde. Uma parte dos seus nutrientes auxiliam no combate à oxidação enquanto outros são capazes de fortalecer os ossos e manter as funções cerebrais. Conheça aqui o perfil nutricional do cravo:

Vitaminas

A especiaria, conhecida cientificamente como Syzygium Aromaticus e popularmente como cravo-da-índia, guarda uma quantidade surpreendente de vitaminas que beneficiam a saúde. Somente uma colher de cravo-da-índia possui 4% da IDR (ingestão diária recomendada) de vitamina K e 3% da IDR de vitamina C, além de cálcio e vitamina E, em menor quantidade.

A vitamina K, presente no cravo, é responsável pela coagulação do sangue no organismo, enquanto a vitamina C é conhecida por sua capacidade de combater os radicais livres, auxiliando na imunidade e prevenindo a oxidação dos órgãos. Ademais, a vitamina E auxilia o sistema autoimune, beneficia a pele e os cabelos, além de prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.

Minerais

Os minerais são substâncias responsáveis por facilitar diferentes funções do organismo humano. O manganês, presente no cravo-da-índia, faz parte da categoria de minerais chamada de microminerais e deve ser consumido por um adulto saudável em quantidades menores que 5 mg ao dia.

Manganês é o mineral que ajuda o organismo a metabolizar gorduras, protege células hepáticas e auxilia o metabolismo dos neurotransmissores. A cada porção de 2g de cravo-da-índia são encontrados cerca de 30% da ingestão diária recomendada de manganês. A sua deficiência pode desencadear perda de peso, problemas reprodutivos, disfunções no pâncreas, deformação óssea e dificuldade na metabolização de carboidratos.

Fibras

As fibras são nutrientes essenciais no processo digestivo, diminuem a absorção de colesterol, açúcar e gordura. Além disso, as fibras também proporcionam o prolongamento da saciedade após as refeições. O cravo-da-Índia também pode ser uma fonte sutil de fibras, pois a cada 2g de cravo existem cerca de 1g de fibras.

A ausência de fibras no organismo pode provocar sensação de inchaço, prejudicar o trânsito intestinal e causar constipação. Para evitar isso é recomendada a ingestão de cerca de 25g de fibras diárias para um adulto saudável, o que pode incluir uma porção de cravo-da-índia como ingrediente de receitas ou condimento das refeições.

Antioxidantes

Antioxidantes protegem o organismo da oxidação provocada pelos radicais livres. Os antioxidantes presentes no cravo agem sequestrando os radicais livres, o que causa a interrupção do processo oxidativo e reparam as células danificadas. Numa porção de cravo-da-índia se encontra tanto o antioxidante eugenol quanto a vitamina E.

O eugenol possui cerca de 5 vezes mais eficiência contra a oxidação do organismo do que a própria vitamina E, que também é encontrada no cravo-da-índia. Além dos dois antioxidantes, uma porção de 2g de cravo possui ainda a Vitamina C, sendo o equivalente a 3% da ingestão diária recomendada do nutriente que contribui para o combate da oxidação.

Os benefícios do cravo-da-índia para a saúde

Cravo-da-índia e óleo essencial

O cravo-da-índia é conhecido por suas utilizações na culinária e na aromatização de ambientes, mas engana-se quem pensa que suas funções terminam por aí. Os benefícios da especiaria para a saúde incluem aumento da libido e regulação dos níveis de açúcar no sangue. Conheça todos os benefícios do cravo-da índia:

É eficiente no combate a infecções

Uma das vantagens do cravo-da-índia para a saúde é sua capacidade de auxiliar o organismo a combater infecções. A especiaria possui ação antimicrobiana, ou seja, consegue impedir o crescimento de micro-organismos prejudiciais ao equilíbrio do corpo, que desencadeiam infecções. Bactérias como estafilococos e E. coli têm seu desenvolvimento impedido pelas substâncias presentes no cravo.

Metil salicilato, kaempferol, ácido oleanólico e eugenol são algumas substâncias que fazem parte da composição do cravo-da-índia e são responsáveis pela inibição da proliferação das bactérias que podem causar infecções. Ademais, o cravo também dificulta o crescimento de fungos causadores de infecções e problemas na saúde.

Atua na prevenção do câncer

O câncer é uma das doenças causadas pela oxidação dos tecidos, dentre outros fatores. Desta forma, a ingestão de alimentos antioxidantes e a inclusão de práticas saudáveis que previnem o efeito oxidativo do organismo podem auxiliar na prevenção da doença. Contudo, é importante lembrar que existem outros fatores precursores da doença que também merecem atenção.

Partindo deste princípio, é possível utilizar a inclusão no cravo-da-índia na alimentação como uma das estratégias para a prevenção de oxidação do organismo e, por consequência, diminuir as chances de desenvolvimento de câncer. Uma vez que, o eugenol, a vitamina E, a vitamina C e os compostos fenólicos possuem a capacidade de retardar a oxidação.

Alivia dores e inflamações

O cravo-da-índia possui em sua composição uma substância conhecida como eugenol. O eugenol, obtido a partir do óleo de cravo-da-índia tem o poder de criar a sensação anestésica, por esse motivo a mesma substância foi amplamente usada durante tratamentos odontológicos, para evitar que a sensação de dor local pudesse ser sentida.

No combate às inflamações, o cravo-da-índia também possui seu valor. Estudos que visam encontrar a origem do poder anti-inflamatório do cravo no tratamento odontológico observam que o eugenol e o acetileugenol, ambas substâncias encontradas no cravo-da-índia, provocam a inibição das enzimas COX-2 e LOX alguns dos elementos responsáveis pelas inflamações.

Impede o crescimento de micro-organismos

No óleo essencial de cravo são encontradas três substâncias que podem combater o crescimento de fungos e bactérias, são elas: ácidos oleicos, eugenol e lipídios. Os componentes presentes no cravo atuam tanto a partir do extrato de cravo-da-índia, quanto na forma de solução aquosa ou óleo essencial, sendo mais eficiente para determinados micro-organismos dependendo da sua forma.

A eficácia de ação antimicrobiana do extrato de cravo-da-índia foi comprovada contra a bactéria hospitalar Pseudomonas aeruginosa, o fungo responsável pela candidíase Candida albicans, além das bactérias Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Klebsiella pneumoniae. A solução aquosa se mostrou eficaz combatendo a bactéria Shigella flexneri.

É benéfico para a saúde do fígado

Uma propriedade pouco conhecida do cravo-da-índia tem sua função associada ao melhoramento da saúde do fígado. A partir de testes laboratoriais foi possível comprovar que o eugenol, presente no cravo-da-índia, é responsável por reverter cirrose hepática e cicatrizes presentes no fígado de animais. Contudo, ainda é necessária uma pesquisa mais extensa para comprovar em humanos.

O óleo de cravo ou eugenol é capaz de diminuir o estresse oxidativo e a inflamação. Além disso, em humanos o suplemento de eugenol, se consumido com constância, possui efeito antioxidante em células defeituosas. Por esse motivo, o óleo de cravo se mostra um forte aliado na prevenção de doenças no fígado causadas por oxidação celular.

Ajuda a regular o açúcar no sangue

Testes laboratoriais utilizando ratos com diabetes mostraram o efeito do cravo como ferramenta para regular os índices de açúcar e gordura no sangue. A substância presente no cravo-da-índia chamada nigericina aumenta a captação de açúcar do sangue para as células, por consequência estimulando a produção de insulina (hormônio responsável por levar a glicose do sangue para as células).

A ingestão de cravo também apresentou aumento de enzimas antioxidantes, que combatem a oxidação do organismo. Por esse motivo, a inclusão do cravo-da-índia pode ser uma ótima alternativa para potencializar o tratamento de pacientes pré-diabéticos ou que possuem diabetes leve e controlada.

Repele mosquitos e insetos

O cravo-da-índia é uma alternativa natural para manter afastados do ambiente mosquitos e insetos indesejados. Por não possuir muitos componentes artificiais, o óleo essencial de cravo-da-índia se torna uma opção menos nociva para o organismo de adultos, crianças e animais na prevenção de insetos.

O óleo essencial de cravo se mostrou eficiente no combate aos insetos do tipo pernilongo, mosquitos da dengue, ácaros e sarna. Para utilizá-lo como repelente, é preciso diluir o óleo de cravo em outro óleo carregador, como o óleo de coco ou o óleo de semente de uva, antes de espalhá-lo na pele. Nessa mistura recomenda-se 1 medida de óleo de cravo-da-índia para 1 medida do óleo carregador escolhido.

Aumenta a libido e estimula o desejo sexual

Há alguns séculos é difundida popularmente a ideia de que as especiarias como cravo-da-índia, canela e pimenta-do-reino possuem efeito afrodisíaco. No entanto, quanto ao cravo já se pode comprovar a eficácia do seu extrato para estimular o desejo sexual e reacender relacionamentos adormecidos.

Os compostos fenólicos e esteroídicos (esteroides sexuais), encontrados no extrato de cravo-da-índia à base de álcool geram aumento de atividade sexual, o que pode ser comprovado a partir de testes laboratoriais em que foram observados ratos saudáveis. Dessa forma, a capacidade antioxidante presente no cravo-da-índia, associada ao os componentes esteroídicos são, de fato, responsáveis pelo aumento da libido.

É uma alternativa natural para combater o mau hálito

O mau hálito é outro problema de saúde que pode ser fortemente combatido a partir do consumo do cravo-da-índia. Como o eugenol possui a capacidade de impedir o crescimento de micro-organismos como fungos e bactérias, a sua presença na higiene bucal pode potencializar a limpeza da área, prevenindo também o surgimento do mau hálito.

A inflamação na gengiva, conhecida como gengivite, também pode ser prevenida com o uso do cravo-da-índia. A partir de um estudo em tubo de ensaio, foi possível comprovar que os compostos presentes no cravo combatem o desenvolvimento das bactérias Prevotella intermédia e Porphyromonas gingivalis, causadoras da gengivite.

É benéfico para o sistema digestivo

O cravo-da-índia possui a capacidade de beneficiar o funcionamento de diferentes setores do organismo, desde a saúde bucal até a prevenção da oxidação do corpo. Além desses benefícios, o cravo-da-índia pode ser usado também para auxiliar o sistema digestivo, se consumido na forma de chá medicinal após as refeições.

As substâncias presentes no cravo-da-índia são capazes de estimular a ativação de enzimas que são essenciais para o funcionamento do estômago e do intestino, prevenindo úlceras, combatendo a formação excessiva de gases causadores de flatulência e auxiliando no processo digestivo. Estudos mostram que o óleo de cravo também estimula a produção de muco gástrico.

É eficaz no processo de cicatrização

A propriedade antimicrobiana presente no óleo de cravo-da-índia, também conhecido como eugenol, possui a capacidade antisséptica. Ou seja, o óleo de cravo e os produtos fitoterápicos feitos à base dele são capazes de impedir a proliferação de bactérias e fungos em feridas, auxiliando assim o processo de cicatrização.

Bactérias como Staphylococcus aureus (causadora de doenças como infecções no coração) e Staphylococcus epidermidis (que pode causar furúnculos e infecções no sangue) podem ingressar no corpo humano através de feridas mal higienizadas. Para a prevenção das doenças geradas por elas, é possível usar o óleo de cravo como uma das ferramentas para limpeza local e estímulo de cicatrização.

É bom para a saúde dos ossos

Os ossos são outra parte do corpo que pode ser beneficiada pela utilização do cravo-da-índia como ferramenta medicinal. O consumo de cravo na alimentação auxilia a ingestão de manganês, pois a cada porção de 2g de cravo-da-índia, são encontrados cerca de 30% da quantidade recomendada para se consumir diariamente.

Manganês é um mineral essencial para a manutenção de ossos saudáveis. O mineral está presente na formação de cartilagens que protegem os ossos de choques e quebras, promovendo assim a sua maior resistência. Estudos em animais comprovam que a ingestão adequada de manganês auxilia o crescimento ósseo e aumenta a densidade mineral óssea.

Contribui para o tratamento de úlceras estomacais

As úlceras estomacais são feridas que surgem no revestimento do estômago, podendo ser causadas por gastrites não tratadas adequadamente, estresse, alimentação rica em comidas apimentadas, ingestão excessiva de café e consumo frequente de doses altas de bebidas alcoólicas.

Seu tratamento pode consistir numa dieta equilibrada e medicações que visam a cicatrização das feridas que causam dor extenuante. O cravo-da-índia pode ser incluído no tratamento de úlceras estomacais na forma de extrato ou por meio de sua ingestão.

Contudo, para indivíduos que já possuem úlceras no organismo, é extremamente recomendado que a sua utilização ocorra após uma consulta com um gastroenterologista e a dosagem recomendada seja feita por fitoterapeuta especializado.

Reduz a pressão arterial

Embora ainda não exista ainda indicação do uso de cravo-da-índia como ferramenta no combate da hipertensão, estudos observaram efeito hipotensor, causando o relaxamento da musculatura e dilatação dos vasos sanguíneos.

Tais funcionalidades encontradas possuem a capacidade de auxiliar na diminuição da pressão arterial. No entanto, é importante ressaltar que o uso do cravo-da-índia ou de produtos à base do seu extrato não devem substituir a medicação de controle para pacientes hipertensos.

Como os estudos ainda são iniciais sobre a sua eficácia, essa é uma oportunidade para acompanhar o desenvolvimento das pesquisas, o que pode demonstrar maiores resultados de comprovação científica futuramente.

Ajuda a relaxar a musculatura

Contusões e dores musculares são problemas frequentes na vida de pessoas que desenvolvem atividades braçais ou praticam esportes com regularidade. Embora sejam praticamente inevitáveis nesse perfil de rotina, as consequências destes problemas podem ser amenizadas e combatidas com elementos naturais, como o óleo essencial de cravo.

O uso do óleo essencial de cravo como óleo de massagem promove relaxamento da musculatura e produtos fitoterápicos a base do extrato de cravo auxiliam o alívio de dores locais provocadas por contusões. Além disso, o óleo essencial de cravo-da-índia pode promover aumento de ânimo e disposição, se usado como ferramenta de aromaterapia, através de difusores de ambiente.

Como consumir o cravo-da-índia e contraindicações

cravo-da-índia e pilão

A partir do momento em que os benefícios do uso do cravo-da-índia se tornam conhecidos, o próximo passo é buscar a melhor forma de encaixar o consumo da especiaria na rotina diária. Conheça aqui algumas sugestões de consumo do cravo-da-índia:

Chá

Para quem deseja usufruir dos benefícios medicinais presentes no cravo-da-índia, mas não dispensa uma rotina relaxante, a alternativa ideal é incluir a especiaria no chá. As opções podem variar desde chá puro com alguns cravos-da-índia, até inclusão do cravo nas infusões que já são consumidas, como as alternativas do chá de maçã com cravo ou laranja com cravo.

O preparo do chá medicinal de cravo-da-índia consiste em usar 10g de cravos e colocá-los para ferver durante 15 minutos em 1 litro de água. Para que o efeito das substâncias tenham maior eficácia, é recomendado beber o preparo após coado até 3 vezes ao dia. Lembrando que o excesso da substância também pode desencadear problemas de saúde.

O cravo em pó é uma alternativa prática para quem procura uma forma simples de adicionar cravo-da-índia na alimentação diária. Contudo, como a especiaria passa pelo processo de trituração, logo é importante garantir que o produto seja proveniente de local confiável, evitando comprar opções adulteradas.

O consumo do cravo-da-índia em pó deve ser feito com cautela, pois é uma das formas mais concentradas do condimento. As quantidades podem variar de 200mg a 500mg do cravo-da-índia, diluído em água. A mistura pode ser ingerida de 2 a 3 vezes ao dia. Além dessa forma, existe a opção de incluir em receitas, condimentando e adicionando nutrientes aos alimentos.

Óleo essencial

Óleos essenciais são famosas opções de tratamento natural presente na medicina alternativa e consistem em uso externo de um óleo feito à base de substâncias naturais para tratar problemas de saúde física ou emocional.

Dessa maneira, o cravo-da-índia na forma de óleo essencial pode ser uma boa opção para absorção dos elementos curativos presentes no cravo pelo organismo. A utilização do óleo essencial de cravo-da-índia deve ocorrer externamente, uma vez que não é recomendada a ingestão de nenhum tipo de óleo essencial.

Para o melhor uso é recomendado que se aplique 2 ou 3 gotas em um disco de algodão e espalhe na área do corpo desejada. Normalmente óleos essenciais são aplicados na parte interna do pulso.

Cuidados especiais

Assim como a maioria dos tratamentos alopáticos, na medicina natural também existem certas contraindicações. Por mais que as substâncias sejam advindas da natureza e, muitas vezes consumidas sem nenhum tipo de processamento, os seus ativos podem provocar distúrbios ou alergias, caso sejam consumidos inadequadamente.

No caso do cravo-da-índia, o consumo não é recomendado para gestantes, lactantes ou menores de 6 anos. Pessoas que possuem úlceras ou gastrite também devem evitar consumi-lo sem orientação médica.

Devido ao eugenol, presente no cravo, o uso de seu extrato seco não deve ser usado por pessoas que estão se preparando para cirurgias até 2 semanas antes da data, pois a substância retarda a coagulação sanguínea.

Adicione o cravo-da-índia à sua rotina e desfrute de todos os seus benefícios!

Colher de madeira com cravos-da-índia

Além de possuir aroma inconfundível, o cravo-da-índia também possui diversos benefícios para a saúde, que vão desde a prevenção de infecções e inflamações até regular o nível de açúcar no sangue, aumentar o desejo sexual ou mesmo repelir insetos do ambiente. Seja qual for a intenção, ao utilizá-lo, as vantagens estão presentes.

Contudo, é essencial entender como as principais substâncias presentes no cravo-da-índia agem no organismo para que se evite o consumo inadequado, que pode desencadear problemas de saúde. Dessa forma, torna- se mais fácil o trabalho de escolher o modo de uso que melhor se encaixa na rotina diária e atender às necessidades de cada corpo.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.