Os benefícios do coco: para emagrecimento, trânsito intestinal e mais!

Os benefícios do coco: para emagrecimento, trânsito intestinal e mais!

Da polpa até a água, o coco e seus derivados são cheios de benefícios para a saúde. Quer saber como essa fruta pode ajudar você? Clique para ficar por dentro!


Considerações gerais sobre os benefícios do coco

Coco partido em dois.

O coco é a cara do bem-estar. É o fruto que nasce nos coqueiros, pertencentes à família das palmeiras e reconhecidos como parte da espécie Cocos nucifera. Essa espécie é a única classificação existente dentro do gênero botânico Cocos, o que já mostra o quão especial é o fruto.

Sua origem é incerta, mas acredita-se que tenha se originado na Ásia. A fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, no século XVI, e, então, se disseminou por vários lugares, com destaque para o litoral nordestino. É um alimento altamente nutritivo e muito versátil, pois pode ser usado e consumido de formas muito diversas.

Você, com certeza, já ouviu falar que o coco faz bem para a saúde e já conhece algumas formas de usá-lo. Neste artigo, vai conhecer mais a fundo seus benefícios e suas possibilidades. Então continue a leitura!

O perfil nutricional do coco

Coco partido em dois com um coco inteiro ao lado.

Altamente nutritivo, o coco tem também propriedades antioxidantes e é rico em substâncias que auxiliam na manutenção hídrica e no funcionamento do nosso organismo. Confira a seguir alguns detalhes nutricionais sobre ele!

Sais minerais

O coco tem um teor alto de sais minerais, a exemplo de potássio, sódio, cloro e fósforo, que trazem vários benefícios para o organismo. O potássio é capaz de otimizar o funcionamento dos rins e de atuar na vasodilatação, o que pode combater e prevenir a pressão alta. Juntamente com o magnésio, ele ajuda no combate de quadros como azia, refluxo e má digestão, ao reduzir a acidez estomacal.

Além disso, o sódio, o potássio e outros nutrientes do coco ajudam na prevenção e no combate de câimbras, pois melhoram o funcionamento dos músculos. O cálcio e o magnésio presentes na fruta contribuem, ainda, para o fortalecimento dos ossos e dos músculos.

Fibras

De modo geral, 100 gramas de coco contêm 9 gramas de fibras. Ou seja, a quantidade de fibras no coco corresponde a 36% do seu valor nutricional. É um teor alto e muito benéfico para o funcionamento do organismo humano, que necessita, em média, de 25 gramas de fibras por dia.

As fibras presentes na fruta contribuem para a sensação de saciedade e para o bom funcionamento intestinal, o que é excelente para a saúde. Assim, você pode colher os benefícios da ingestão de fibras em diversas apresentações do coco, mas a presença delas é maior na farinha de coco.

Vitaminas

Em suas diferentes apresentações, o coco é rico em vitaminas A, B, C e E. Além de terem ação antioxidante e fortalecerem o sistema imunológico, essas vitaminas possuem vários outros benefícios. Confira os principais a seguir.

Vitamina A: auxilia na regeneração de tecidos do corpo. Também ajuda na visão e na hidratação da superfície ocular.

Vitaminas do complexo B: dividem-se em diferentes classificações e possuem muitas funções. Normalmente, atuam em diferentes processos metabólicos, como a síntese de aminoácidos.

Vitamina C: ajuda na absorção de ferro e combate o ganho de peso.

Vitamina E: possui propriedades anti-inflamatórias e faz bem para a pele e o cabelo. Ainda é capaz de reduzir o risco de desenvolver algumas doenças, como o Alzheimer.

Os benefícios do coco para a saúde

Cocos espalhados.

Sabendo dos sais minerais, das vitaminas e das fibras contidas na fruta, é fácil ter certeza de que ela faz muito bem à saúde. Mas que tal saber mais alguns detalhes? Confira a seguir mais benefícios que você pode ter com o consumo de coco!

Auxilia no processo de emagrecimento

A sensação de saciedade prolongada conferida pela presença de fibras e gorduras boas no coco faz com que a pessoa demore mais para sentir a necessidade de comer novamente. Isso contribui para a dieta de quem está tentando emagrecer.

Além disso, a polpa do coco e água de coco podem ser excelentes substitutas para opções menos saudáveis e mais calóricas. Mas ainda é bom não exagerar, pois ainda existem no coco componentes que, em excesso, podem contribuir para o ganho de peso e outros problemas.

A água de coco, em particular, tem propriedades diuréticas - ou seja, auxilia na eliminação do excesso de líquido do corpo. Por isso, é uma aliada no combate ao inchaço por retenção de líquido e nas dietas voltadas para a perda de peso. Além disso, por ser muito hidratante, evita a comum confusão de necessidade hídrica com fome ou vontade de comer.

Melhora o funcionamento do intestino

Principalmente por ser rico em fibras, o coco é um grande aliado do bom trânsito intestinal. Esse teor alto de fibras ajuda na formação do bolo fecal e estimula os movimentos peristálticos que o conduzem à eliminação.

Com isso, o consumo de coco contribui para uma eliminação funcional e mais fácil de resíduos que podem ser tóxicos para o organismo e provocar inchaço e incômodos, caso se acumulem.

Possui ação antioxidante

O coco contém vitaminas A, C e E. As três neutralizam a ação de radicais livres, moléculas que geram estresse oxidativo e que podem ser nocivas para o organismo. É por isso que sua ação é caracterizada como antioxidante.

Essas vitaminas combatem o envelhecimento da pele e de outros órgãos, além de auxiliarem na prevenção de problemas cardiovasculares.

Auxilia no controle do diabetes

O alto teor de fibras do coco ajuda no controle da glicemia, pois reduz a absorção do açúcar vindo da alimentação. A farinha de coco tem destaque em relação a esse benefício devido à sua quantidade maior de fibras, sem falar em seu índice glicêmico baixo. Com isso, ela evita picos de insulina no sangue.

No entanto, é importante que o consumo não seja excessivo, pois a farinha de coco ainda tem uma quantidade considerável de gorduras e, com isso, pode desencadear outros problemas. Mas, sendo consumida de forma moderada e aliada a hábitos saudáveis, ela, com certeza, trará muitos benefícios.

Se quiser saber mais sobre como ter hábitos saudáveis, você pode conferir o artigo a seguir após a leitura deste:

Hábitos: conheça os mais saudáveis para o corpo, a mente e mais!

https://sonhoastral.com/articles/4453

Você quer viver melhor e mudar hábitos, mas não sabe por onde começar ou como continuar? Estas reflexões e dicas vão ajudar muito. Clique para saber mais!

Ajuda a controlar a pressão arterial

O coco contém potássio, mineral que contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e que é importantíssimo para o equilíbrio da quantidade de sal e água excretada pelos rins. Ele também ajuda na eliminação de sódio do corpo.

Essa atuação do coco no auxílio à eliminação de toxinas via urina faz com que a água de coco seja um diurético natural. Com tudo isso, a fruta contribui para o controle da pressão arterial e pode prevenir ou ajudar no combate à hipertensão.

Atua na redução do colesterol

Uma das formas de consumir a fruta é através do leite de coco. Ele é uma ótima fonte de ácido láurico, um ácido graxo capaz de reduzir o colesterol considerado ruim (LDL) e aumentar o colesterol "bom" (HDL). Com isso, um consumo moderado ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso, a grande quantidade de fibras presentes no coco reduz a absorção de gorduras provenientes da alimentação. Mas, ainda assim, é importante não exagerar, pois o coco também é fonte de algumas gorduras.

Hidrata o corpo e repõe eletrólitos

Alguns dos sais minerais presentes no coco ajudam o corpo a repor eletrólitos que comumente são perdidos na transpiração, por exemplo, ou em casos de intoxicação alimentar e afins. Essa reposição de eletrólitos melhora a retenção da hidratação recebida.

A água de coco em si, além de repor eletrólitos, é altamente hidratante. Por isso, ela funciona muito bem como uma bebida isotônica após a prática de exercícios físicos.

Combate o envelhecimento precoce

As vitaminas contidas no coco atuam no combate aos danos causados por radicais livres, o que contribui para a preservação do material genético das células. Por isso, o coco possui ação antioxidante, o que, dentre outras coisas, significa que ele combate o envelhecimento.

O envelhecimento combatido se aplica tanto a aspectos mais externos, a exemplo da pele, como a questões mais internas. O consumo de coco ajuda, por exemplo, a amenizar o risco de desenvolver doenças degenerativas.

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas contidas no coco contribuem para a manutenção e o fortalecimento da imunidade do corpo humano. Além disso, o ácido láurico presente na fruta previne a proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Logo, incorporar essa fruta à dieta é uma forma excelente de garantir uma boa saúde, e existem muitas formas de fazer isso.

Como consumir o coco

Coco partido em mesa.

Super versátil, o coco pode ser aproveitado da polpa à casca - isso sem falar no líquido saboroso que conhecemos como água de coco. Confira a seguir algumas formas de colher os benefícios do coco!

In natura

A polpa e a água do coco podem ser consumidas in natura, ou seja, exatamente do jeito que se encontram na natureza. A polpa do coco, parte principal da fruta, pode ser comida crua sem problemas. Também pode ser consumida torrada ou incorporada a receitas, mas, certamente, sua forma original é a mais saudável para consumo.

Após furar o coco e escorrer o líquido (que você pode, e deve, guardar para consumir em outro momento), quebre a casca. Então, use uma faca comum ou outros utensílios para separar a polpa da casca e tirar pedaços de casca que restarem. Por fim, apenas lave a polpa. Ela pode ser guardada na geladeira por até cinco dias, em média.

Água de coco

A famosa água de coco pode ser consumida in natura, escoada através de um furo feito na fruta ainda verde. Essa é a fase mais recomendada para extração do líquido, pois é quando ele está presente em maior quantidade e quando seu sabor é melhor.

A versão integral da água de coco é a mais saudável e natural, mas existem outras opções disponíveis no mercado que oferecem mais facilidade e diversidade. Confira a seguir as demais classificações existentes segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento).

Água de coco concentrada: é basicamente a água de coco integral após ser submetida a um processo que resulta em sua concentração.

Água de coco desidratada: é obtida a partir de um processo de desidratação da água de coco original. Para consumir a água de coco desidratada, você deve adicionar água e misturar.

Água de coco reconstituída: bebida que tem como base a água de coco desidratada ou concentrada. Adiciona-se água potável, água de coco integral ou ambas, e a adição de açúcares também é comum. Com isso, obtém-se um néctar ou uma bebida mais adocicada e um pouco mais concentrada do que a versão natural.

Água de coco padronizada: comumente vendida, a água de coco padronizada tem como base a água de coco integral, assim como as demais. A esse produto original acrescentam-se substâncias como açúcares e água de coco concentrada ou desidratada. Diferencia-se da versão reconstituída por não ter adição de água e costuma ser mais doce do que a água de coco in natura.

Se quiser saber mais sobre a água de coco especificamente, leia o artigo a seguir quando concluir a leitura deste:

Água de coco: benefícios, propriedades, formas de consumir e mais!

https://sonhoastral.com/articles/4493

Você gosta de água de coco? Além de saborosa, essa bebida traz muito benefícios para a saúde e até estéticos. Clique para saber as vantagens e como consumir!

Leite de coco

Saboroso e cheio de benefícios originais da fruta, o leite de coco pode ser consumido com segurança por pessoas que têm intolerância a lactose ou que são alérgicas à proteína do leite de vaca. Pode ser usado como um substituto do leite de vaca para quem precisa ou deseja adotar uma dieta sem ele, além de dar um toque especial a vitaminas e sucos.

Muito comum na culinária brasileira, o leite de coco é usado em várias receitas e dá um toque de sabor e uma consistência especial a diversos pratos. É muito útil no preparo de caldos e peixes e também de doces e massas e, neste último caso, pode até ser protagonista. Mas frequentemente é usado para realçar o sabor dos outros ingredientes e aumentar a consistência do resultado.

É muito fácil encontrá-lo em supermercados, mercadinhos e afins para compra, mas também é possível fazer leite de coco caseiro a partir da polpa do coco. Para isso, os ingredientes são apenas polpa de coco ralada e água quente.

Óleo de coco

Um queridinho de quem ama cuidar do cabelo, o óleo de coco confere nutrição, maciez e muito brilho aos fios. Ele pode ser usado puro em pouca quantidade na finalização do cabelo ou em grande quantidade na umectação, além de misturado a produtos, como máscaras de hidratação.

Mas o óleo de coco também pode ser usado na culinária como parte de receitas, sendo um substituto do óleo de soja ou até um tempero para a salada. Mas, nesse caso, é preciso ter muito cuidado com o consumo. O óleo tem uma quantidade considerável de gorduras saturadas, então, a ingestão precisa ser muito cuidadosa e moderada.

Farinha de coco

A farinha de coco pode ser usada em várias receitas. Ela serve para fazer bolos, pães e biscoitos, por exemplo, e é uma excelente substituta de outros tipos de farinha e para quem busca uma dieta mais saudável e rica em fibras.

Livre de glúten e hipoalergênica, é excelente para pessoas com doença celíaca ou alergias alimentares. Também é uma grande aliada de quem quer perder peso através de mudanças na alimentação.

Adicione a fruta em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios do coco!

Coco em areia de praia.

Frequentemente associado à saúde, ao bem-estar e ao clima tropical, o coco poderia facilmente ser eleito como a fruta que melhor representa o Brasil. Seu líquido, conhecido como água de coco, é perfeito para aquela hidratação refrescante em dias quentes, e sua polpa é usada em várias receitas da culinária nacional.

Essa fruta versátil ainda dá origem a vários produtos, como o leite de coco, a farinha de coco e o óleo de coco. Este último ainda traz benefícios no uso externo, em especial para o cabelo.

Com tantas possibilidades, é inegável que o coco é uma fruta muito versátil e útil. É possível aproveitar absolutamente tudo do coco - até a casca. Ela é usada para fazer produtos como cordas e vasos, mas serve também como adubo natural.

Além disso, estudos indicam que possui propriedades anti-inflamatórias, e é possível que, em breve, ela passe a ser usada em fitoterápicos. Depois de tudo isso, se o coco não era seu aliado, já pode passar a ser!

Autor deste artigo

Psicóloga recém-nascida e redatora do Sonho Astral. Católica e noiva.
"Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas. Por um triz não sou uma bruxa" (Martha Medeiros).

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!