Água de coco: benefícios, propriedades, formas de consumir e mais!

Água de coco: benefícios, propriedades, formas de consumir e mais!

Você gosta de água de coco? Além de saborosa, essa bebida traz muito benefícios para a saúde e até estéticos. Clique para saber as vantagens e como consumir!


Você conhece os benefícios da água de coco?

Coco com canudo

A água de coco é uma bebida refrescante que promove alívio instantâneo em dias de muito calor e combina perfeitamente com um momento de lazer e descanso na praia. Fácil de encontrar, saborosa e saudável, ela é uma queridinha de muita gente. Mas será que você conhece de verdade suas propriedades?

Ela é altamente nutritiva e tem uma boa ação antioxidante e, consequentemente, antienvelhecimento. Talvez possamos até nos arriscar a dizer que, na nossa realidade, o coco é o que temos de mais próximo de uma fonte da juventude.

Você certamente já ouviu falar que água de coco faz bem. E, neste artigo, vai conhecer mais a fundo seus principais benefícios e entender de uma vez por todas por que ela é, definitivamente, uma boa pedida. Continue a leitura para saber mais!

Entendendo mais sobre a água de coco

Coco e copo com água de coco

A polpa do coco absorve o líquido em seu interior para que a fruta possa dar continuidade ao seu processo de desenvolvimento. É por isso que a água de coco ideal para consumo é a que vem da fruta ainda verde: é quando a polpa ainda está fina e tem mais líquido no interior da fruta.

Além disso, o líquido ainda está fresco nessa fase. Confira a seguir mais informações valiosas sobre o assunto.

Origem e história da água de coco

A origem do coco é incerta, mas acredita-se que tenha surgido inicialmente na Ásia. A fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses em 1553, e pode ser consumida de diferentes formas. Dentre elas, certamente a ingestão de água de coco tem destaque.

Nascido nos coqueiros, esse fruto tão especial e versátil, quando está verde, contém em seu interior uma boa quantidade de um líquido altamente nutritivo. Esse líquido começa a surgir quando a semente do coqueiro ainda está sendo formada, e é uma reserva de alimento para o embrião que dará origem à planta.

O coco desenvolve camadas que servem como uma embalagem da semente. E a divisão das células que ocorre nesse processo, além de gerar a polpa branca que conhecemos, gera a água de coco. Ela tem a função de abastecer a fruta com vitaminas e minerais, e a polpa vai sugando o líquido gradualmente no decorrer das fases pelas quais o coco passa.

Características da água de coco

Essa bebida natural se encontra normalmente em um equilíbrio entre diferentes perfis de sabor. Além de ser naturalmente ácida, ela é ao mesmo tempo doce e salgada. Por isso, pode causar certo estranhamento em quem não é fã dessa junção de sabores, e encher os olhos (e o estômago) de quem curte a mistura.

Esse sabor natural pode variar a depender de especificidades do coqueiro de origem e de outros fatores, como a época do ano em que o coco é colhido e seu estado de maturação. Água vinda de cocos que crescem na costa, por exemplo, possuem um sabor que puxa mais para o salgado. Por isso, os cocos brasileiros não têm a água tão doce normalmente.

Propriedades da água de coco

Rica em açúcares e minerais, a água de coco é um isotônico natural. Ou seja, ela é capaz de repor eletrólitos e água perdidos na transpiração da pele. Por isso, é perfeita para compensar o que se perde no suor durante a atividade física ou naqueles dias bem quentes e ensolarados.

Além dos eletrólitos, como o potássio, esse líquido é rico em muitos outros nutrientes. Contém cálcio e magnésio, que fazem bem aos ossos e músculos, e ativos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e o estresse oxidativo.

Como se não bastassem todos os seus benefícios, a água de coco ainda tem baixo teor calórico. Por isso, quem não quer ganhar peso não precisa ter medo de consumi-la, principalmente no lugar de sucos e outras bebidas mais calóricas.

Tipos de água de coco

A Instrução Normativa Nº9/2020, do MAPA (Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento), traz cinco classificações de água de coco, e vale a pena conhecê-las. Elas podem variar em relação ao modo de fabricação e aos níveis de açúcar, sódio e outras substâncias, além do sabor. Confira a seguir as diferentes opções que você pode consumir.

Água de coco integral

A versão integral é a mais conhecida. Trata-se da parte líquida retirada do coco in natura - a água de coco original. Está pronta para consumo logo após a extração, e não envolve diluição, fermentação nem adição de novas substâncias. Vem direto do coco!

Água de coco concentrada

É basicamente a água de coco integral após ser submetida a um processo que resulta em sua concentração. Com isso, a água de coco concentrada contém ao menos 30% de conteúdo sólido.

Água de coco desidratada

Obtém-se esse produto após submeter a água de coco original a um processo específico de desidratação, que resulta na perda de pelo menos 95% da umidade. Seu objetivo é permitir que o produto seja levado para qualquer lugar. Para consumir a água de coco desidratada, você deve adicionar água e misturar.

Água de coco reconstituída

Consiste em uma bebida que tem como base a água de coco desidratada ou concentrada. A água de coco reconstituída surge após adicionar água potável (como se faz com a versão desidratada), água de coco integral ou ambas, e a adição de açúcares também é comum. Com isso, obtém-se um néctar ou bebida mais adocicada e talvez um pouco mais concentrada que a versão natural.

Água de coco padronizada

Comumente vendida, a água de coco padronizada tem como base a água de coco integral, assim como as demais. A esse produto original acrescentam-se substâncias como açúcares e água de coco concentrada ou desidratada. Diferencia-se da versão reconstituída por não ter adição de água, e costuma ser mais doce que a água de coco in natura.

Benefícios da água de coco

Mulher tomando água de coco em local arborizado

Que a água de coco é saudável você já sabe. Agora que tal conhecer mais a fundo os benefícios dela? Continue a leitura para ficar por dentro!

Hidrata o corpo

A água de coco é uma bebia altamente hidratante. É excelente para casos de desidratação, seja qual for o motivo - pouca ingestão de líquidos, álcool ou adoecimento. Ela também pode ser consumida por quem não está desidratado para manter a hidratação em dia ou conferir aquele nível extra.

Além disso, os eletrólitos que a bebida contém são capazes de auxiliar na manutenção do equilíbrio hídrico do organismo. Isso complementa a ação hidratante facilitando a retenção saudável de líquido, o que otimiza a forma como o corpo absorve e utiliza a nova dose de hidratação.

Auxilia no funcionamento dos rins

Muita gente já sabe que a hidratação via ingestão de líquido é importante para o bom funcionamento dos rins. Logo, beber água de coco ajuda bastante nisso. Mas o potássio que ela contém também é capaz de otimizar o funcionamento renal, potencializando os benefícios.

A água de coco pode chegar a prevenir a formação de cálculos renais ou até a favorecer a soltura dos que já estejam se formando. Além disso, a bebida é capaz de aliviar danos renais em pessoas com diabetes.

Fortalece o sistema imunológico

Devido à presença de aminoácidos, vitaminas e minerais, a água de coco pode ajudar muito no fortalecimento do sistema imunológico e na consequente prevenção de resfriados, gripes e outras doenças.

Além disso, algumas marcas vendem versões da bebida que são acrescidas de vitaminas C e D. Isso confere uma ajuda extra para a sua imunidade. Mas é importante se atentar para a adição de açúcares e outras substâncias, sempre tendo em mente a visão geral da sua saúde.

Combate a hipertensão

O potássio, eletrólito contido na água de coco, atua na vasodilatação. Com isso, é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo, o que pode ser benéfico no combate à pressão arterial alta - desde que a ingestão seja equilibrada!

Pelo mesmo motivo, essa bebida também ajuda na prevenção da hipertensão arterial e na redução do risco de futuras doenças cardíacas. Então tomá-la de vez em quando é uma boa forma de cuidar da saúde.

Diminui o colesterol no sangue

Em um estudo científico, observou-se que a água de coco foi responsável por uma redução nos níveis de colesterol e triglicerídeos que se assemelhou muito aos resultados de um medicamento específico para essa finalidade.

A dose de água de coco usada no estudo foi muito alta e pode não ser recomendada para o consumo regular, mas foi comprovada a eficácia dela nesse sentido. Isso porque o coco contém uma substância chamada ácido láurico.

Esse ácido contribui para a redução do colesterol, pois é capaz de reduzir a capa lipídica (camada de gordura). Com isso, há uma redução do colesterol e do risco de entupimento das artérias.

Ajuda a emagrecer

A água de coco é perfeitamente segura para quem quer perder peso, pois possui pouquíssimas calorias e por isso é uma boa substituta para outras bebidas que talvez não sejam ideais.

Ela possui propriedades diuréticas: ou seja, auxilia na eliminação do excesso de líquido do corpo. Por isso, é uma aliada no combate ao inchaço por retenção de líquido e nas dietas voltadas para a perda de peso.

Além disso, é comum que as pessoas confundam necessidade hídrica com fome ou vontade de comer. A água de coco ajuda a manter uma boa hidratação, o que faz com que essa armadilha não apareça.

Age no tratamento de infecções intestinais

A água de coco ajuda muito no tratamento da infecção intestinal e da diarreia. Rica em sais minerais e fibras, ela repõe a hidratação perdida nesses casos e os nutrientes, que acabam sendo eliminados em quantidades grandes. Dessa forma, contribui para a melhora da saúde intestinal e de sintomas comuns a esses quadros, como fraqueza e tontura.

A reposição de eletrólitos, além de ser importante devido à perda que a infecção intestinal, a intoxicação alimentar e afins costumam causar, faz com que seu corpo seja capaz de reter a hidratação recebida através da própria água de coco, da água mineral e de outras fontes.

Essa bebida também auxilia de modo geral na desintoxicação do intestino, o que é benéfico mesmo para quem não está com infecção intestinal ou outros problemas semelhantes.

Age contra enjoos, azia e refluxo

O magnésio e o potássio presentes nessa bebida auxiliam no combate de quadros como azia, refluxo e má digestão (o que pode resultar em enjoo e outros sintomas). Ela também pode ajudar muito nos enjoos em decorrência da gravidez, e é segura para gestantes.

A ação contra enjoos, azia e refluxo acontece porque o líquido hidrata e promove a limpeza do esôfago. Com isso, a irritação gerada pela acidez do conteúdo estomacal é reduzida. Então, se você estiver com um desses problemas, beba água de coco.

Limpa a pele

A falta de hidratação pode resultar em problemas de pele, como a secura, e a ingestão de água de coco certamente auxilia na melhora da pele. Isso sem falar nos ativos antioxidantes naturalmente presentes nela, que combatem os radicais livres e promovem a regeneração celular, por consequência combatendo o envelhecimento da pele.

Além disso, algumas opções vendidas no mercado contêm ingredientes a mais que podem ser benéficos e potencializar o efeito antioxidante. Dentre esses componentes está a vitamina C, que ainda por cima estimula a síntese de colágeno, o que deixa a pele mais firme e com aspecto mais jovem.

Também existem indícios de que a aplicação direta da água de coco sobre a pele pode ser um bom tratamento. Além de promover uma hidratação não oleosa, estudos apontam que ela teria um efeito antimicrobiano, o que pode ajudar a amenizar a acne.

Retarda o envelhecimento

A água de coco possui naturalmente componentes com ação antioxidante, o que significa que combatem o estresse oxidativo e os radicais livres. Consequentemente, esses ativos combatem e retardam o envelhecimento da pele e do organismo como um todo.

Além disso, os benefícios do cálcio e do magnésio presentes na bebida fortalecem e melhoram o funcionamento dos ossos e dos músculos, dando aquela dose extra de vitalidade.

Melhora a ressaca

O mal-estar e principalmente a dor de cabeça típicos da ressaca normalmente acontecem por desidratação. Esse é um efeito muito comum do álcool, que de certa forma rouba água do organismo. Mesmo se você não passar muito do ponto, é comum ter esses sintomas em menor ou maior intensidade depois de uma noitada.

E a água de coco pode ser uma grande aliada no dia seguinte. Super hidratante, ela ajuda a repor o líquido perdido e contém ainda eletrólitos que ajudam a segurar a hidratação. Assim, ameniza os sintomas da ressaca e acelera a recuperação do seu corpo.

Combate câimbras

Dentre os principais fatores que causam a câimbra estão a desidratação que vem com o desgaste físico e a falta de nutrientes como o sódio e o potássio. Como você já sabe, a água de coco tem propriedades muito hidratantes, o que combate a desidratação do desgaste corporal.

Já a presença de sódio, potássio e outros nutrientes combate o último fator, de modo que o poder desse líquido de combater câimbras se torna ainda maior. Além disso, pela presença de cálcio, magnésio e afins, a água de coco ajuda também no fortalecimento dos músculos.

Outras informações sobre a água de coco

Coco com canudo em cima de folhas de bananeira

É importante saber também sobre as diferentes formas disponíveis de água de coco e os cuidados que você deve tomar em relação à ingestão. Então confira a seguir mais algumas dicas.

Formas de consumir a água de coco

Além de ingerir a água de coco da forma tradicional, você pode preparar algumas receitas usando-a como ingrediente. Assim, você desfruta dos benefícios desse líquido adicionando uma dose extra de sabor e de nutrição.

Você pode preparar, por exemplo, uma smoothie de frutas com água de coco ou até um açaí. Também pode misturá-la no suco para deixá-lo mais saboroso e saudável.

A água de coco pode ser tomada com que frequência?

Para quem não tem complicações de saúde, é difícil a água de coco fazer mal, mesmo se for ingerida em grande quantidade ou com muita frequência. É uma bebida bastante saudável e segura. No entanto, tudo em excesso pode fazer mal, então não precisa tomar o tempo todo.

Os eletrólitos que essa bebida contêm em geral são excelentes para a saúde, mas se consumidos em quantidade muito excessiva podem gerar um desequilíbrio no organismo.

O excesso de potássio, por exemplo, pode gerar arritmia em quem tem problemas cardíacos. Mas, em geral, pessoas que não tenham problemas de saúde não precisam se preocupar.

Água de coco ou água mineral: qual escolher?

É importante lembrar que nenhuma bebida substitui a convencional água mineral. Ela é o líquido ideal para manter o equilíbrio das funções do corpo, e trocá-la por outras opções é arriscado. Por mais que a água de coco tenha poucas calorias, ainda contém açúcares, carboidratos e afins, então não é tão seguro bebê-la com a frequência ideal com que se deve beber água mineral comum.

A água de coco deve ser usada como um complemento da água mineral. Uma fonte a mais de hidratação e nutrição, e nunca uma substituta! Pode bebê-la tranquilamente, mas sem abrir mão da ingestão de água ao longo do dia.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da água de coco

Existem algumas condições de saúde que pedem cuidado no consumo de água de coco, mas isso não significa que os portadores não possam bebê-la.

Pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes ou problemas renais devem tomar cuidado e se limitar a no máximo 3 copos por dia. Isso se deve à concentração de algumas substâncias nessa bebida, como potássio, sódio e carboidratos.

A água de coco possui diversos benefícios!

Mulher tomando água de coco

Seja integral, concentrada, desidratada, reconstituída ou padronizada, a água de coco é uma bebida super benéfica para a saúde e pode até mesmo ter benefícios estéticos. Fique à vontade para explorar as diferentes opções, mas lembre-se: a forma mais saudável é a natural! Sem falar que é chique beber água direto do coco na praia, não é?

Além da praia, você pode usar água de coco para se refrescar, se hidratar e desfrutar do sabor em um dia quente ou consumi-la após praticar atividade física para repor líquido e nutrientes. Também vale beber sem motivo algum, simplesmente para saborear - e, de brinde, colher os benefícios que ela oferece.

Uma ingestão equilibrada tem tudo para fazer bem à sua saúde, sem deixar de permitir aquele prazer de tomar uma bebida leve, refrescante e agradável. Um brinde à água de coco!

Autor deste artigo

Psicóloga recém-nascida e redatora do Sonho Astral. Católica e noiva.
"Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas. Por um triz não sou uma bruxa" (Martha Medeiros).

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sonhar que está com buraco no dente: furado, cárie, podre e mais!

Sabia que sonhar com buraco no dente tem significados diversos? Confira este artigo e saiba as possibilidades de simbologias por trás!


Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola: sala de aula, de classe, antigos e mais!

Sonhar com colega de escola traz diversas previsões para os seus relacionamentos. Confira aqui essas e outras interpretações.


Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Oração do Anjo da Guarda para dormir: veja essa e outras que irão ajudar!

Descubra neste artigo algumas orações capazes de ajudar você a dormir melhor, trazendo a proteção necessária do seu Anjo da Guarda!


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!