Sal rosa do Himalaia: benefícios, propriedades, formas de consumir e mais!

Sal rosa do Himalaia: benefícios, propriedades, formas de consumir e mais!

Será que o sal rosa do Himalaia é realmente mais saudável que o convencional? Clique e entenda os benefícios e como consumir esse sal tão famoso!


Você conhece os benefícios do sal rosa do Himalaia?

Colher de madeira e Sal rosa do Himalaia sobre superfície de madeira

O chamado sal rosa do Himalaia é um tipo de sal único encontrado em apenas seis minas, todas localizadas na região dos montes Himalaias. Contudo, atualmente apenas a mina de Khewra, localizada em uma cidade de mesmo nome na província de Punjab, no Paquistão, está com a produção do sal ativa.

Existem diversas versões falsas do sal rosa que são comercializadas mundo afora, mas o sal legítimo só pode ser encontrado na região supracitada. Esse tipo incomum de sal ganhou notoriedade mundial por causa de suas propriedades.

Diferente do sal de mesa comum, que é refinado e ganha a adição de outras substâncias para ter o aspecto que apresenta, o sal rosa do Himalaia é comercializado em sua forma pura, do jeito que é extraído da mina.

Por causa disso, esse tempero exótico preserva todos os seus componentes originais, incluindo mais de 80 tipos de minerais, dentre eles o ferro em abundância que dá a cor rosa ao produto.

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o sal rosa do Himalaia, suas propriedades, formas de consumo, benefícios que oferece ao corpo humano e mais. Vale a pena conferir!

Entendendo mais sobre o sal rosa do Himalaia

Colher de madeira com sal rosa do Himalaia

Para iniciarmos este informativo da melhor maneira possível, separamos cinco tópicos que abordam temas essenciais para um bom entendimento sobre o que de fato é o sal rosa do Himalaia. Saiba a origem desse sal, para que serve, suas propriedades e mais um pouco!

Origem e história do sal rosa

Como já foi dito, o sal rosa do Himalaia tem origem em algumas minas presentes na região da Cordilheira do Himalaia e só pode ser produzido lá. Inclusive, essa exclusividade e o modo de colheita do sal, que é o mesmo há séculos, possibilitam a pureza e valor medicinal da especiaria.

Segundo especialistas da área, muito provavelmente as minas de sal rosa do Himalaia são o resultado do acúmulo de cloreto de sódio, que é o sal que conhecemos, no fundo de corpos d’água subterrâneos. Esses rios submersos então foram fossilizados parcialmente, criando as estruturas de sal colossais que podem ser vistas e exploradas hoje em dia.

Para que serve o sal rosa do Himalaia?

O sal rosa do Himalaia serve como um substituto saudável do sal de mesa refinado comum. Essa especiaria oriental pode ser usada em cozinhas e outros locais para o tempero de alimentos da exata mesma forma que o seu “primo” industrializado.

A diferença, como já foi citado, é que o sal rosa mantém todos os nutrientes e propriedades comuns ao sal, que são perdidas no processo de refino a que o sal branco comum é submetido.

Características do sal rosa

Além da cor e da forma de colheita que são diferentes em relação ao sal comum, o sal rosa do Himalaia apresenta algumas outras disparidades em relação ao tempero convencional.

A primeira delas é a textura. Por não ser colhido com ferramentas e técnicas convencionais, onde há a utilização até mesmo de substâncias químicas, o sal rosa acaba tendo grãos maiores que o sal branco comum. Em um punhado de sal do Himalaia é possível enxergar as “pedrinhas”, enquanto no sal comum é possível ver apenas o pó.

Na composição deste elemento natural está uma outra diferença crucial. Por não ter perdido minerais essenciais no processo de extração, o sal rosa do Himalaia tem um gosto mais intenso e é “mais salgado” que a sua contraparte mais popular.

Por que o sal do Himalaia é rosa?

Especialistas afirmam que o sal do Himalaia tenha cerca de 83 minerais a mais em sua composição, em relação ao sal refinado. Como já foi supracitado, esse tipo de sal chega às mesas ainda “intacto” por causa da forma como é extraído das minas.

Dentre esses minerais, um dos mais abundantes é o ferro. Como sabemos, o ferro oxida quando exposto à umidade e é justamente isso que dá a cor rosa ao sal. Contudo, no caso do sal rosa do Himalaia a oxidação do ferro acontece de forma menos impactante por ocorrer longe da exposição à luz solar e a intempéries, o que apenas enriquece o tempero.

Propriedades do sal rosa do Himalaia

Até aqui vimos algumas peculiaridades que confirmam que o sal rosa do Himalaia é de fato um produto natural especial. Mas, para fixar os seus diferenciais na mente dos leitores, preparamos uma pequena lista que compila as suas principais propriedades. Veja:

• Nível de pureza muito maior que outros tipos de sal;

• Preservação de minerais essenciais e outros compostos naturais;

• As minas de onde é extraído são milenares e totalmente intocadas, não tendo, portanto, incidência de contaminação alguma;

• Possui concentração de sódio menor que o sal comum (cerca de 250mg a cada 1g de sal);

• Maior capacidade de tempero;

• Maior capacidade de preservação de alimentos, quando usado para esse fim;

• Dentre outras propriedades.

Benefícios do sal rosa

Sal rosa do Himalaia em pote branco sobre toalha de mesa

Conheça agora, em uma lista com 11 tópicos preciosos, os principais benefícios do sal rosa do Himalaia. Saiba porque esse produto natural tem tão boa fama ao redor do mundo!

Maior pureza

Um dos principais diferenciais do sal rosa do Himalaia em relação ao sal branco comum e a outros tipos de sais industrializados, é a sua pureza. Desde o tipo de local de onde é extraído, que são minas milenares intocadas pelos homens, até a sua forma de colheita peculiar, esse produto natural é realmente puro.

Esse quesito é o que de fato dá ao sal rosa todos os seus diferenciais. Isso porque o fato de esse produto não ter perdido compostos e nem ter sofrido com a adição de substâncias em um processo de refino, mantém todas as suas outras propriedades.

Menor quantidade de sódio

Quando comparado com o sal comum, o sal rosa apresenta uma quantidade de cloreto de sódio bem menor. Estima-se que para cada 1g de sal rosa do Himalaia exista apenas 250mg da substância que é basilar para qualquer tipo de sal.

Essa característica é importante, pois já está comprovado que o consumo excessivo de sódio pode provocar vários tipos de doenças como as cardiovasculares e as renais, por exemplo.

Na composição do sal rosa existe um bom equilíbrio entre o cloreto de sódio e outras substâncias, o que faz com que apenas os benefícios do sódio sejam extraídos, evitando o excesso que é nocivo.

Menor concentração de iodo

Assim como o cloreto de sódio, o iodo é uma outra substância importante para o bom funcionamento do corpo humano, mas que não deve ser consumida em excesso.

Existem níveis ideais para a quantidade de iodo no organismo e é importante frisar que esse mineral é responsável por auxiliar na regulação de várias funções do metabolismo, principalmente as relacionadas aos hormônios.

Contudo, o excesso de iodo no corpo pode causar efeitos contrários, com o aparecimento de distúrbios sobretudo na glândula tireoide e no sistema linfático.

Fazendo um contraponto ao sal comum, que geralmente recebe um grande aporte de iodo, o sal rosa do Himalaia tem quantidades moderadas do mineral e não sofre com adições sumárias do elemento, que está na lista de minerais preservados na sua extração.

Melhor absorção

O sal rosa é melhor absorvido pelo sistema digestivo por causa da condição integral dos seus componentes. Por não terem sofrido alterações químicas artificiais, os minerais presentes na substância são mais facilmente integrados à corrente sanguínea e servem como nutrientes importantes para o corpo.

No caso do sal comum, que perde vários minerais e é modificado quimicamente para ganhar refino, essa característica se perde. As substâncias são absorvidas de forma mais lenta e incompleta, o que pode produzir efeitos adversos.

Equilibra o pH reduzindo a acidez do organismo

Órgãos vitais como rins e fígado são os responsáveis por captar e processar as substâncias que entram no corpo. Quando estão em pleno funcionamento esses componentes são capazes de eliminar toxinas e evitar que a acidez do corpo, que ocorre com o desequilíbrio do pH, saia do controle.

Indo neste sentido, o sal rosa do Himalaia tem dentre a sua lista de capacidades um forte poder de auxílio aos órgãos que desintoxicam o corpo, além de atuarem na própria corrente sanguínea limpando-a.

Com isso, é possível dizer que o consumo desse tipo de sal especial pode reduzir a acidez do corpo, evitando problemas hepáticos, renais, intestinais e estomacais, por exemplo.

Fortalece o corpo

Toda a gama de benefícios provocados pela troca do sal comum pelo sal rosa do Himalaia pressupõe um gradativo fortalecimento do corpo.

Com menos sódio, iodo e uma menor taxa de acidez, o corpo tende a funcionar bem melhor, fomentando disposição e energia ao indivíduo. Aliado a isso, temos alguns outros benefícios dos quais falaremos a seguir.

Aumenta a hidratação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a desidratação do corpo não se dá pela perda de líquido pura e simples. O processo que leva o corpo a ficar desidratado é o resultado da perda de minerais e eletrólitos essenciais que vão embora do organismo através do suor e da urina.

Por possuir uma imensa gama de minerais essenciais preservados em sua composição, o sal rosa do Himalaia repõe os elementos perdidos na transpiração e na perda de água geral do corpo, aumentando os níveis de hidratação.

Melhora a circulação sanguínea

Os componentes presentes no sal rosa, além de serem melhor absorvidos pelo corpo, não se acumulam no interior de artérias e veias como alguns outros tipos de sal. Pelo contrário, os minerais presentes no sal do Himalaia passam a ajudar na fluidez do sangue pelo sistema vascular.

Com esse auxílio, há a diminuição de placas e acúmulos de gordura nas artérias, que são os elementos responsáveis por diversas doenças. Dessa forma, AVCs, varizes, aneurismas e outros males causados pelas obstruções arteriais e venosas são evitadas.

Reduz a pressão arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é causada pelo estreitamento ou obstrução das vias vasculares, o que diminui a fluidez do sangue e aumenta a pressão dentro de veias e artérias. Essa condição causa uma série de problemas e pode até mesmo levar à morte.

Por possuir componentes que desobstruem os canais vasculares, o sal rosa do Himalaia mostra-se como um possível aliado na luta contra o aumento da pressão arterial. Para obter os benefícios basta trocar o sal comum pela especiaria oriental no consumo diário do tempero.

Relaxa os músculos e combate o cansaço

O consumo regular do sal rosa do Himalaia inclui na corrente sanguínea minerais como o magnésio e o potássio, responsáveis por fortalecer as estruturas musculares e ósseas, evitando o desgaste das fibras e reações como espasmos musculares e câimbras.

Além disso, o uso do sal rosa em banhos especialmente preparados também pode ajudar contra dores e tensões musculares. Nestes casos as substâncias contidas no composto são absorvidas pela pele e vão diretamente para os locais onde existem inflamações e outras reações adversas, provocando um efeito analgésico e terapêutico.

Age contra doenças respiratórias

O sal do Himalaia também tem vários tipos e usos externos, como em sais de banho, no que foi referido no último tópico. Semelhantemente, a substância também é usada para compor lâmpadas e incensos, muito comuns no Oriente, que exalam gases benéficos ao sistema respiratório humano.

Tanto no caso das lâmpadas quanto dos incensos, elementos que aquecem o sal são colocados próximos à pedra sal rosa que então evaporam lentamente, criando o gás medicinal. Quando esse vapor de sal é inalado, os seus componentes entram em todo o sistema respiratório eliminando bactérias, fungos e vírus causadores de doenças no setor.

Outras informações sobre o sal rosa do Himalaia

Pote com Sal rosa do Himalaia e colher em superfície de madeira

Agora, para finalizar o nosso artigo, trouxemos mais algumas informações relevantes sobre o sal rosa do Himalaia que estão dispostas em cinco tópicos informativos. Veja!

Formas de consumir o sal rosa do Himalaia

As duas principais formas de se consumir o sal rosa do Himalaia é usando a substância como tempero para alimentos de uma forma geral, apenas substituindo o sal convencional, ou no preparo de carnes para churrasco, saladas e conserva de alimentos.

É importante que o usuário observe alguns detalhes antes de comprar o sal rosa, pois o consumo correto do produto depende disso. No geral, os grãos do sal do Himalaia são maiores que os do sal de mesa comum, porém, o sal rosa específico para tempero comum é levemente mais refinado, enquanto o sal usado para churrasco, por exemplo, tem cristais bem maiores.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do sal rosa

Assim como todo e qualquer produto, se consumido em excesso o sal rosa do Himalaia pode ser prejudicial à saúde. Apesar de ter uma composição equilibrada e baixas quantidades de elementos como sódio e iodo, o consumo exagerado do sal das montanhas pode anular os seus benefícios e lotar o organismo de substâncias que podem ser nocivas.

Além disso, pessoas sensíveis ao consumo de qualquer tipo de sal precisam ter cuidado também com o sal do Himalaia. Trata-se de crianças, idosos, mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas no trato digestivo e condições cardiovasculares graves.

Preço e onde comprar o sal rosa do Himalaia

Um dos pontos negativos em relação ao sal rosa é o seu preço, que costuma ser bastante alto. Para se ter uma ideia, enquanto um quilo de sal de mesa convencional não custa mais que alguns centavos, um quilo do sal do Himalaia chega a custar mais de R$ 60,00 em algumas regiões do Brasil.

Segundo os comerciantes que vendem o produto, os altos preços são devido ao processo de transporte do sal que vem da região da Cordilheira do Himalaia para o Brasil. De toda forma, os preços altos desencorajam muitas pessoas que desejam começar a consumir o produto.

Para quem se interessar, o sal rosa do Himalaia pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias e outros estabelecimentos especializados espalhados por todo território nacional.

Contudo, é importante frisar que o sal do Himalaia é alvo de muitas falsificações e, portanto, é de suma importância observar isso quando estiver comprando o produto.

Como reconhecer um sal rosa que não é verdadeiro?

Assim como já foi dito anteriormente, por ter se tornado um produto mundialmente conhecido, o sal rosa do Himalaia é alvo de criminosos que criam falsificações e as comercializam com o nome do produto.

Os trapaceiros usam sal marinho, também conhecido como sal grosso ou “sal de vaca” e apenas colorem o produto com um corante rosa, dando a entender que é sal do Himalaia. Porém, para saber se o sal é ou não verdadeiro, existem algumas dicas cruciais. Veja:

Preço do produto: como também já foi informado, o sal rosa é caro em relação a outros tipos de sal. Portanto, se o suposto sal rosa do Himalaia for muito abaixo do preço médio do produto no Brasil, provavelmente não é verdadeiro;

Umidade na embalagem: o sal rosa do Himalaia verdadeiro é extremamente seco. Se na embalagem observada existir algum tipo de umidade, é porque o sal contido nela não veio da mina de Khewra;

Coloração: a cor original do sal rosa é um tom de rosa suave, semelhante ao visto na plumagem de flamingos. Se um suposto sal do Himalaia apresenta uma coloração rosa pink ou muito puxada para o vermelho, por exemplo, provavelmente ele é falso.

Sal rosa ou sal comum: qual escolher?

As discussões em torno do consumo ou não do sal do Himalaia giram em torno dos seus benefícios e da opção que apresenta frente ao sal comum.

Entretanto, é necessário frisar que os benefícios atribuídos a esta especiaria Oriental ainda estão sendo estudados e têm resultados preliminares, por enquanto. Além disso, há de se lembrar também o alto preço do produto especial.

Por outro lado, já não restam dúvidas de que o sal rosa tem bem menos iodo e cloreto de sódio que o sal comum, além de ter todos os minerais essenciais mantidos e zero de adições que podem ser nocivas à saúde.

Neste caso, trocar o sal branco refinado pelo sal rosa do Himalaia parece ser uma medida acertada do ponto de vista dos benefícios à saúde. Cabe ao usuário analisar também a viabilidade econômica da substituição.

O sal rosa do Himalaia possui diversos benefícios!

Pequeno pote de vidro virado com Sal rosa do Himalaia espalhado em superfície de madeira

Como pudemos ver ao longo deste artigo informativo, o sal rosa do Himalaia é um produto rico em vários aspectos. A sua pureza e preservação evocam o verdadeiro papel do sal na saúde humana, lançando fora os malefícios que o consumo do sal refinado já comprovou ter.

Apesar de os estudos acerca dos benefícios do sal rosa ainda estarem em estágio inicial, as suas propriedades já estão mais que confirmadas. Assim sendo, o julgamento sobre o consumo ou não do produto é de responsabilidade individual, onde devem ser observados preço, disponibilidade e originalidade do produto.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.