Para que servem os lactobacillus? Benefícios, probióticos e mais!

Para que servem os lactobacillus? Benefícios, probióticos e mais!

Os lactobacilos são extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo, principalmente do intestino. Confira mais sobre a importância deles!


Considerações gerais sobre Lactobacillus e para que servem

Mulher fazendo coração com as mãos em frente a barriga

As pessoas possuem uma ideia pré-concebida de que todas as bactérias existentes são maléficas para o organismo. Contudo, é necessário reconhecer que algumas delas podem trazer muitos benefícios. Boa parte delas vive no intestino e ajudam no correto funcionamento do mesmo.

Esse é o caso dos lactobacilos. O grupo de bactérias que reside no intestino das pessoas é nomeado de flora intestinal ou microbiota intestinal. Os lactobacilos podem ser definidos como bactérias benéficas, que possuem como principal função se alimentar da matéria orgânica presente no intestino, além de ajudar na prevenção de doenças causadas por bactérias ruins.

Ficou curioso para saber mais sobre os lactobacilos? Você vai saber tudo sobre eles nesse artigo!

Lactobacilos, probióticos e leite fermentado

potes de leite fermentado

Os lactobacilos podem ser definidos como bactérias benéficas para o organismo, cuja principal função é consumir a matéria orgânica presente nele e ainda evitar inúmeros problemas de saúde. Mas o que são os probióticos e o leite fermentado? Confira a seguir!

O que são e para que servem os lactobacilos

Os lactobacilos podem ser descritos como um tipo de bactéria benéfica para o organismo. Elas estão presentes na região do intestino e ajudam a proteger a mucosa, além de auxiliar o organismo no processo de digestão. Devido a esses e outros fatores, a presença de lactobacilos no organismo é fundamental.

Os lactobacilos são uma espécie de bactérias que também são conhecidas como acidophilus. O nome se deve ao fato de que ele produz ácido láctico. Isso ocorre por conta do processo de decomposição do leite. Isso é feito por meio de uma enzima que recebe o nome de lactase, que também é amplamente produzida por essas bactérias.

O que são probióticos

Os probióticos são bactérias consideradas benéficas que residem no intestino humano. Ao contrário de outras bactérias, os probióticos têm como função melhorar a saúde geral do organismo, trazendo uma série de benefícios como uma melhor digestão e a absorção de nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico.

A partir do momento em que a flora intestinal entra em um certo desequilíbrio, o que de modo geral ocorre depois do uso de antibióticos ou quando a pessoa não possui uma alimentação saudável e equilibrada, o intestino acaba sofrendo com a ação de bactérias ruins, que não fortalecem o sistema imunológico, facilitando o surgimento de doenças.

Os probióticos e a microbiota

Antes de tudo, para compreender a relação entre as duas coisas, é importante ter em mente que a microbiota intestinal é responsável por alojar microorganismos considerados benéficos e maléficos. Além deles, ainda existem aquelas bactérias que podem exercer as duas funções no organismo, levadas pela condição mais propícia.

Com isso, a partir do momento em que o organismo está em um estado de desequilíbrio, as bactérias que podem exercer uma dupla função acabam sendo levadas pelas bactérias prejudiciais para a saúde. A fim de reverter esse quadro, é fundamental o consumo de probióticos, para modular a microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias saudáveis.

Para que servem os probióticos

Os probióticos têm como função a regulagem da microbiota intestinal, o equilíbrio dos distúrbios gastrointestinais, a prevenção e tratamento de doenças e também atuam como imunomoduladores. Existe uma forma alternativa de abastecer o organismo com probióticos, que é por meio dos suplementos.

Por meio da ingestão de alimentos que contam com algum tipo de probiótico, também é possível aumentar o número dessas bactérias no organismo, entre eles, é possível citar: iogurte, kefir e missô. Entre os benefícios da presença dos probióticos no organismo, estão: controle da microbiota intestinal, fortalecimento das atividades gastrointestinais, estímulo do sistema imunológico e o combate a doenças.

O que é o leite fermentado

O leite fermentado pode ser obtido a partir da fermentação do leite desnatado. Esse processo de fermentação é feito por meio de Lactobacilos vivos, ou seja, bactérias benéficas para o organismo e que ajudam no funcionamento do intestino. Por isso, o leite fermentado é considerado um alimento probiótico, assim como o kefir, por exemplo.

Esse tipo de leite possui propriedades que podem beneficiar a saúde do indivíduo, especialmente a flora intestinal. Além disso, o leite fermentado pode ajudar no fortalecimento da imunidade. Esse tipo de leite é oferecido em embalagens pequenas, isso possui um objetivo específico, que é evitar que a presença dessas bactérias traga efeitos negativos para o organismo.

Diferença entre probióticos e prebióticos

Probióticos e prebióticos são semelhantes apenas na forma de escrever essas palavras, contudo, eles são bastante diferentes, por mais que ambos tenham uma relação com a microbiota intestinal. De forma bem resumida, os prebióticos podem ser definidos como fibras que servem para alimentar os probióticos.

Os probióticos são microorganismos vivos que trazem diversos benefícios para a saúde do hospedeiro, já os prebióticos são carboidratos que o organismo não consegue digerir e que serve como alimento para estimular o crescimento das bactérias benéficas, entre elas, os probióticos.

Lactobacilos vivos, o que são e seus benefícios

Placa de madeira escrito probioticos com garrafas de leite ao redor

Os lactobacilos vivos nada mais são do que bactérias que podem ser encontradas na boca, no trato intestinal e também na vagina. Eles possuem diversas propriedades que podem beneficiar o organismo. Saiba mais sobre eles a seguir!

Lactobacilos vivos

Os lactobacilos vivos são bactérias que podem ser encontradas em diversas partes do corpo, são elas: a boca, o trato intestinal e a vagina. Elas são popularmente conhecidas como bactérias benéficas e possuem diversas funções de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo.

Como essas bactérias fazem parte da flora intestinal, elas se alimentam de objetos orgânicos que estão dentro do organismo humano. Essas bactérias ajudam a prevenir infecções e doenças que podem ser causadas por outras bactérias. Apesar de não combater diretamente os microrganismos ruins, os lactobacilos inibem sua proliferação.

O que são os lactobacilos vivos

Os lactobacilos são bactérias benéficas presentes no organismo, inofensivas, pois se alimentam da matéria orgânica presente no intestino. Essas bactérias também auxiliam na prevenção de doenças e infecções causadas por bactérias ruins. Os lactobacilos possuem a capacidade de se reproduzir rapidamente.

A esse fator se deve a ampla presença desse probiótico no organismo. Com isso, eles não permitem que sobrem nutrientes para as bactérias que causam doenças no organismo, mais especificamente, as bactérias ruins.

Os benefícios gerais dos lactobacilos vivos

Os lactobacilos vivos possuem diversos benefícios, entre eles, o fato de ajudarem a melhorar e regular o funcionamento da flora intestinal. Eles também são eficazes no combate a substâncias tóxicas e causadoras do câncer.

Outro benefício muito importante dos lactobacilos vivos é que eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, bem como minimizar os efeitos colaterais causados pelo uso de antibióticos.

Para que possam chegar inteiros ao intestino, os lactobacilos vivos passam pelo ambiente acidificando-o. Com isso, ele dificulta a presença de microorganismos causadores de doenças no estômago e no intestino.

Como ingerir os lactobacilos vivos no dia a dia

Pelo fato de se tratar de uma bactéria lática, os lactobacilos geralmente estão presentes em alimentos derivados do leite, bem como nele próprio. Por isso, existem algumas fontes de lactobacilos, entre elas: leite fermentado, iogurte, coalhada e queijo.

É importante ficar sempre atento aos níveis de gordura presentes em cada um desses alimentos, pois eles costumam ser altos, o que inviabiliza o consumo diário.

Esses alimentos também não são uma opção viável para quem possui problemas como a intolerância à lactose, alergias ou alguma outra restrição alimentar relacionada ao leite e seus derivados. Para contornar essa situação, foram desenvolvidos probióticos solúveis ou em cápsulas.

O Lactobacillus acidophilus e seus benefícios

Ilustração escrito probióticos

Lactobacillus acidophilus nada mais é do que um nome dado às bactérias capazes de trazer benefícios ao organismo, que também são conhecidas como probióticos. Elas estão presentes no trato intestinal das pessoas. Saiba mais sobre elas a seguir!

O que é o Lactobacillus acidophilus

Esse tipo de lactobacilo pode ser definido como uma bactéria que é capaz de trazer benefícios para o organismo, ao contrário de boa parte das outras, que só trazem malefícios. Elas também são conhecidas como probióticos e são capazes de se reproduzirem amplamente no trato gastrointestinal.

Elas possuem a função de proteger a mucosa e tornar mais fácil a digestão dos alimentos. O Lactobacillus acidophilus é responsável pela produção de uma substância que ajuda no funcionamento do organismo, que é o ácido láctico. A produção dessa substância só é possível devido à degradação do leite pela enzima lactase.

Lactobacillus acidophilus evita infecções vaginais

As bactérias que compõem o gênero acidophilus são fundamentais para a saúde da vagina, pois são capazes de produzir o ácido láctico, que é uma substância capaz de ajudar no controle da proliferação de bactérias maléficas para o organismo.

Esse probiótico também é capaz de prevenir o surgimento de fungos, que são os principais responsáveis pela ocorrência de infecções vaginais, como a candidíase.

Além disso, esse tipo de probiótico, desde que devidamente respaldado por um especialista, também pode ser aplicado na vagina, para que possa amenizar as consequências causadas pela infecção por fungos. Para fazer isso, a pessoa deve abrir uma cápsula desse probiótico em 1 ou 2 litros de água e fazer um banho de assento.

Lactobacillus acidophilus fortalece o sistema imune

A imunidade também é beneficiada pela presença de probióticos. Essas bactérias benéficas fazem com que as células do sistema imunológico sejam ativadas. As células de defesa do organismo estão localizadas próximo ao sistema digestivo, principalmente no intestino delgado, por isso, a ação das bactérias favorece a ativação delas.

O uso de probióticos se mostra como uma excelente alternativa para o tratamento de gripes e resfriados.

Como consequência da melhora significativa no funcionamento do intestino por conta da ação dos probióticos, o indivíduo também sofre menos com as crises de alergia, pois as substâncias causadoras dela deixam de ser absorvidas pela corrente sanguínea.

Lactobacillus acidophilus reduz os níveis de colesterol

Esse gênero de bactérias benéficas também é capaz de reduzir significativamente os níveis de colesterol no sangue. Em alguns casos específicos, esse probiótico é capaz de diminuir os níveis de LDL no organismo em até 7%.

O LDL é o colesterol ruim, e é responsável pelo surgimento de diversas doenças, algumas delas inclusive podem levar o portador a óbito. São elas: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto, Pressão Alta, Insuficiência Cardíaca e o entupimento das veias e artérias.

Lactobacillus acidophilus evita o surgimento da diarreia

A diarreia é uma doença que surge devido a ação das bactérias negativas no intestino, mais especificamente devido a uma infecção, por conta da presença das bactérias ruins na parede do intestino.

Como consequência dessa infecção, surgem as inflamações no intestino, e em decorrência desse fato, o indivíduo começa a sofrer com gases em excesso e também com fezes moles.

As bactérias benéficas ou probióticas ajudam no controle do desenvolvimento das bactérias ruins, por isso, elas são importantes para o tratamento da diarreia. Os probióticos possuem propriedades que ajudam a renovar a flora intestinal.

Lactobacillus acidophilus melhora sintomas do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável provoca diversos tipos de sintomas desagradáveis no indivíduo. Entre eles, está a presença de gases em excesso, o que ocasiona o inchaço abdominal e também a dor de barriga. Esses sintomas podem ser suprimidos com o uso de probióticos.

O número de pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável é bem grande, e muitas delas também apresentam um quadro de disbiose, que é um fator que agrava os sintomas.

Como consumir

Os probióticos do tipo Lactobacillus acidophilus podem ser consumidos por meio de produtos que comumente são ingeridos pelas pessoas, tais como: o iogurte, o leite, o queijo, a coalhada e alguns outros produtos lácteos.

O acesso a esses alimentos é muito fácil, porém, existem algumas pessoas que simplesmente não podem consumi-los, mas que precisam desse probiótico. A solução para elas é recorrer ao consumo desses probióticos através de cápsulas.

Esse é o método mais recomendado para quem sofre com a intolerância à lactose. O consumo dessas cápsulas varia de acordo com a marca do produto, contudo, de modo geral, o recomendável é consumir de 1 a 2 cápsulas, no momento da refeição ou depois.

Quais os efeitos colaterais

Existem alguns efeitos colaterais para o uso desses probióticos, um dos principais deles é o fato de que o indivíduo começa a produzir gases em excesso. Isso ocorre porque em diversos casos porque os suplementos probióticos possuem uma substância chamada frutooligossacarídeos, que servem como uma espécie de mantimento para as bactérias benéficas.

Uma das maneiras mais recomendáveis de se inibir esses efeitos é por meio da utilização de suplementos de enzimas digestivas, como a bromelaína ou a papaína, por exemplo.

O Lactobacillus Casei e seus benefícios

Mulher tomando iogurte

Esse tipo de Lactobacilo é amplamente estudado pela comunidade científica, devido as suas propriedades benéficas para o organismo. Por meio dos tópicos a seguir, você poderá compreender o quanto a Lactobacillus Casei pode beneficiar todo o funcionamento do organismo. Confira!

O que é o Lactobacillus Casei

Esse tipo de bactéria benéfica está incluído no gênero Lactobacillus, que ainda possui outros tipos de bactéria, mas que fazem parte do mesmo gênero, devido a semelhança entre elas. Todas as bactérias do gênero Lactobacillus possuem propriedades que beneficiam significativamente o organismo.

A Lactobacillus Casei pode ser definida como uma bactéria gram-positiva, que são bactérias que possuem a capacidade de obter uma coloração semelhante ao violeta e o azul, por meio da técnica de Gram, além de serem inativas e não porosas, o que faz com que elas não ataquem o organismo. Elas podem ser encontradas tanto no sistema urinário quanto na boca.

Lactobacillus Casei e distúrbios gastrointestinais

Os distúrbios gastrointestinais também são amplamente combatidos devido à presença das bactérias Lactobacillus Casei. Existem alguns pesquisadores que chegaram à conclusão de que algumas variações desse probiótico podem inibir as propriedades inflamatórias de muitas bactérias maléficas ao organismo.

A utilização da Lactobacillus Casei também beneficia significativamente o sistema digestivo, por conta que ela funciona como algo que combate os causadores das inflamações do intestino.

Lactobacillus Casei e as infecções respiratórias

As infecções respiratórias também são combatidas por essa bactéria, principalmente a infecção respiratória superior, que afeta muitas pessoas e comumente ocorre no nariz, garganta e também vias aéreas do indivíduo. Por isso, o consumo desse probiótico é fundamental para quem é propenso ao desenvolvimento de infecções respiratórias.

As pessoas podem recorrer ao uso do Lactobacillus Casei para tratar esse problema. Contudo, é sempre importante não fazer isso sem antes consultar um médico. Primeiro vá ao consultório e esclareça todas as suas dúvidas.

Lactobacillus Casei e as doenças hepáticas

Devido à ausência de equilíbrio na microbiota intestinal, diversas doenças hepáticas podem ocorrer no organismo do indivíduo. Entre os problemas que podem ocorrer, está a cirrose, que é uma doença que afeta gravemente o fígado.

O uso do Lactobacillus Casei ajuda na redução da lesão hepática, além de melhorar a capacidade de oxidação, tornando-se importante para o tratamento de doenças hepáticas.

Os lactobacillus podem ser consumidos por crianças?

Pote de iogurte

A resposta para essa pergunta é sim, além do mais, existem diverso tipos de leites fermentados produzidos especialmente para crianças, e que possuem bactérias que atuam em prol do funcionamento adequado do intestino e na prevenção de infecções que podem ocasionar a diarreia, o que é muito comum na infância.

Para as crianças, o consumo do leite fermentado é muito importante, pois a microbiota ainda está em fase de formação, com isso, as crianças acabam sendo mais vulneráveis à desequilíbrios e também a ação de microorganismos capazes de provocar doenças. Por isso, o consumo não só é permitido como é fundamental.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.