Descubra agora o significado da carta "O Mundo", arcano 21 do Tarot

Descubra agora o significado da carta "O Mundo", arcano 21 do Tarot

A carta O Mundo indica harmonia e realizações, mas pode ter seu lado negativo. Veja o que mais este Arcano diz sobre a sua vida!


Simbolismos presentes na imagem d'O Mundo no Tarot

Mão segurando carta mundo, enquanto baralho de tarot é organizado em mesa logo à sua frente.

A carta O Mundo mostra uma mulher nua envolta por um pano que, dependendo do deck (design do baralho), pode ser azul ou roxo. Ela se encontra ao centro de uma coroa oval, que simboliza o fechamento de um ciclo bem-sucedido, ou o início de outro.

Além disso, a mulher olha para trás, em direção ao passado, mas mesmo assim dança em frente, em direção ao futuro, enquanto segura dois bastões que, juntos, representam equilíbrio e evolução.

A dança mostra que a presença da mulher não é inerte, e simboliza o eterno movimento. O Mundo nunca para de dançar. Os seres em volta (um leão, um touro, um anjo e uma águia) representam os signos de Leão, Touro, Aquário e Escorpião.

Na imagem, todos os elementos referenciam o número quatro, visto que é um número importante pra vida, encontrado nas quatro estações do ano e nos quatro elementos.

Neste artigo, falaremos sobre alguns significados dessa carta tão misteriosa, além de explicar seus lados positivos, e a forma como ela interpreta o amor.

Lado positivo da carta O Mundo no Tarot

Carta mundo em pé, rodeada de velas brancas.

A carta O Mundo é muito positiva em sua essência, mas existem pontos especiais em que ela se destaca. Confira abaixo!

Realização

A carta O Mundo, no Tarot, representa um período de realizações. Se você está em um projeto há muito tempo, investindo em algum tipo de relacionamento ou qualquer coisa do tipo, pode comemorar.

Sua presença significa que as coisas começarão a dar certo, trazendo o fim de um ciclo de trabalho e esforço intenso, ou seja, o fim da jornada que teve início na carta do louco, que mostra uma pessoa partindo em busca de construir o próprio futuro.

Harmonia

No Tarot, a carta O Mundo também indica um período de harmonia, felicidade e calmaria após tanta agitação. Chegou a hora de reconhecer o momento de relaxar e deixar as coisas boas chegarem na sua vida.

Essa carta também simboliza a troca. Você deu, e é hora de receber. Em qualquer quesito de sua vida em que ela aparecer, fique tranquilo, pois certamente ela trará um bom significado.

Lado negativo da carta O Mundo no Tarot

Imagem dando destaque ao nome da carta mundo, encontrado na parte inferior da carta.

Apesar de ser uma carta essencialmente muito positiva, qualquer carta inversa pode ter seu lado negativo. Confira abaixo alguns exemplos no caso da carta O Mundo!

Insatisfação

Este é um ótimo momento para analisar o seu comportamento na hora de pedir ajuda. Você tem tendências a se pressionar. Por isso, pode ser a hora de falar com alguém, pois você não está sozinho. Você também começou a entender a sua presença no mundo, mas se isso ainda não está claro para você, é hora de avaliar onde você tem se prendido.

Outro significado é o de que você tem agido com inocência e confiado coisas importantes a pessoas ruins, as quais têm agido contra você. Por isso, talvez seja hora de analisar as intenções das pessoas e entender que nem todo mundo vai ser tão bonzinho quanto aos seus projetos.

Apego

Se a carta O Mundo aparece ao contrário, significa que você é uma pessoa muita passional e apegada aos problemas. É a hora de manter seus pés no chão e observar calmamente tudo à sua volta. Evite se envolver em problemas, pois eles podem ajudar a adiar as coisas maravilhosas que já estão planejadas para o seu futuro.

Provavelmente você tem relaxado um pouco quanto às suas metas, Você sente que precisa de um descanso, então não recuse-o quando ele aparecer, pois será importante para você.

Apesar disso, não pare de se esforçar. Você trabalhou muito para chegar até aqui. Procrastinação tem sido uma coisa recorrente para você, mas não deixe essa preguiça te dominar.

A carta O Mundo no Tarot e o amor

A carta mundo ao lado de pote branco com diversos cristais coloridos, uma vela preta e arranjos de flores e folhas.

Quando a carta O Mundo aparece no aspecto do amor, grandes mudanças na sua vida amorosa estão por vir, o que indica o início de alguns ciclos e renovação de outros. Confira abaixo os significados da carta O Mundo para o amor!

Para solteiros

Se a carta O Mundo aparecer para você e você estiver solteiro, saiba que um grande amor vai surgir e mudar tudo na sua vida. Será como uma daquelas paixões avassaladoras que é impossível lembrar de como era a sua vida sem essa pessoa. Essa carta traz toda plenitude e sucesso no quesito amor.

Mas, caso ela apareça invertida, provavelmente você passou por algum trauma que te fez seguir um dos dois rumos a seguir.

Você ficou muito fechado para relacionamentos, cada vez mais negando sentimentos românticos pelas pessoas que te interessam. Ou então, você tem tentado substituir a pessoa que causou esse trauma, de forma a correr atrás de pessoas que não combinam com você, tomando outras atitudes abusivas para o relacionamento, só para preencher esse vazio deixado por um outro alguém.

O melhor a se fazer é ficar tranquilo e deixar tudo acontecer naturalmente. Não é hora para forçar relacionamentos. Você vai, sim, viver um amor de cinema e conhecer alguém, pois já está escrito. Mas ainda assim, não será no tempo que você quer. Deixe o destino agir da forma que ele quiser, porque ele tem as respostas para as questões que você precisa.

Para comprometidos

Se você é comprometido e essa carta aparece para você de forma invertida, provavelmente você está em um relacionamento estagnado, que tem deixado vocês dois presos. O ideal é que você seja honesto consigo mesmo e com seu parceiro, chame-o para uma conversa sincera e desabafe. A tendência é que as coisas melhorem depois disso.

Se O Mundo aparecer normal, saiba que é hora de ter de volta todo amor que você já deu aos outros. Grandes gestos estão por vir, grandes declarações e coisas do tipo. A tendência é que se você estiver em um relacionamento longo, provavelmente um pedido está chegando.

A carta O Mundo no Tarot e o trabalho

A carta mundo posicionada ao topo de baralho de tarot, enquanto algumas cartas se espalham ao seu lado em superfície.

Se a carta O Mundo apareceu quando você fez uma pergunta sobre trabalho, provavelmente boas coisas estão por vir. Veja os significados abaixo para caso esteja desempregado ou não!

Para desempregados

Os desempregados que tiram a carta O Mundo no Tarot podem comemorar. Essa carta significa uma entrada de dinheiro inesperada, provavelmente a resposta para aquele emprego que você tanto deseja. O sucesso profissional está próximo, mas não deixe-se acomodar e continue trabalhando duro pelos seus objetivos.

Nas finanças, provavelmente o dinheiro tem andado estagnado, mas fique tranquilo, logo isso irá passar. Caso a carta saia invertida, é um pedido para que você tome cuidado com gastos. É importante guardar dinheiro para que momentos como esse não atrapalhem seu padrão de vida.

Para empregados

Para empregados que têm sonhado, trabalhado e planejado durante muito tempo, a carta O Mundo significa entrada de dinheiro. Pode ser uma promoção nova, um bônus, quem sabe até mais um turno de trabalho. Sucesso e fama em seu ramo também estão por vir. Mantenha o ritmo que em breve você terá suas maiores realizações.

Se no campo de trabalho a carta mundo aparece invertida, é hora de fazer um balanço sobre o que você tem feito de errado. Provavelmente, você não tem se dado crédito o bastante. Quando se trabalha, é importante se destacar e deixar bem claro para as pessoas ao seu redor que elas não podem ignorar sua presença.

Se você anda perdido, sem saber o que fazer, é hora de fazer um teste de aptidão e descobrir seu lugar no mundo. Você se sairá bem independentemente do campo que escolher, então não deixe de procurar o melhor para você.

Outras interpretações da carta O Mundo no Tarot

Baralho de tarot espalhado em superfície, com carta mundo ao centro, em evidência.

Algumas outras interpretações são encontradas na carta O Mundo, como no campo da saúde e o significado da carta dentro do Tarot mitológico. Confira!

Saúde

Se você não tem apresentado sintomas e só estava preocupado com sua saúde, a carta d'O Mundo significa que você está em perfeito estado. Não há motivos para preocupações! Continue no seu ritmo.

Se você teve sintomas, foi diagnosticado com alguma doença e está genuinamente preocupado com sua saúde, e até passou por um tratamento, hora de celebrar. A carta O Mundo indica chances de cura e estabilidade na sua situação e um momento de vitalidade e energia e bastante saúde chegará para você, então não desista!

Se no campo da saúde a carta aparece de forma invertida, então provavelmente tem algo psicológico que está afetando sua saúde. O recomendado é que procure um médico, mas não feche as portas para medicinas alternativas que cuidam do espiritual.

Mesmo que seu médico pense que não funciona, trabalhar os dois campos ao mesmo tempo, o físico e o espiritual, pode ajudar bastante aqueles que se encontram com problemas.

O Mundo no Tarot mitológico

No Tarot mitológico, a carta O Mundo simboliza o deus Hermafrodito, filho de Afrodite e Hermes.. Sua imagem representa um ser de dois sexos. Algumas lendas dizem que ele era um menino muito bonito, beleza puxada de sua mãe, mas que se transformou em um ser intersexo graças à sua união com a Ninfa Salmacis.

A carta retrata uma serpente dourada em forma de um ovo. Dentro da figura, o deus Hermafrodito está dançando apontando para frente. Em sua volta, surgindo das nuvens, está um cálice, uma tocha, uma espada e um pentáculo dourado. Essas quatro figuras a sua volta representam Afrodite, Zeus, Atena e Poseidon.

Se Hemarfrodito apareceu como seu conselheiro espiritual no jogo, é hora de vibrar. Você é uma pessoa vitoriosa. Errou muito, acertou muito, mas ainda assim se saiu bem em cada obstáculo que encontrou nos caminhos. O mundo inteiro está ao seu alcance, basta fazer o que sempre fez: ser um bom líder e empático ao próximo, sempre!

Continue seu caminho com bondade e generosidade, que o universo te devolverá em dobro, com paz, equilíbrio e grandes recompensas financeiras. A carta d'O Mundo é a última dos Arcanos Maiores e significa o fim da jornada do Louco, mas também insinua ser a semente de uma nova vida.

A carta O Mundo do Tarot é positiva?

Baralho de tarot espalhado por superfície, com carta mundo e carta sol em evidência.

A carta O Mundo é, sem dúvidas, uma das mais positivas de todo o baralho, e relembra nossa essência original e o nosso papel em vida. Ela indica que você terá oportunidade de receber tudo que deseja, afinal, você tem consigo uma proteção divina especial que te cobre e te guarda de todas as coisas.

Essa carta indica boas notícias e bons resultados. Ela tem um significado muito especial e se conecta diretamente com o espírito da terra em que vivemos e do solo que pisamos. Por isso, essa carta também traz essa sensação de pertencimento e satisfação.

Até em suas interpretações negativas, a carta O Mundo aparece mais como um alerta do que como algo ruim em si. Ela sempre indica o atraso de coisas boas na sua vida quando está ao contrário, mais por culpa de preguiça sua e, muitas vezes, por ingenuidade.

Se o seu caso é procrastinação e preguiça lembre-se de que ninguém pode viver sua vida por você, muito menos tomar suas decisões, e que o dinheiro só prospera pra quem o respeita. É hora de colher os frutos, mas, ainda assim, não é mais hora para enrolar. É inegável que tudo dará certo, mas só você é capaz de correr atrás do seu próprio destino.

Autor deste artigo

Gyovanna Cabral é escritora, candomblecista e estuda para ser professora de literatura. Já escreveu diversos artigos para a revista Capricho no seu período como redatora no “blog da galera” e já teve sua própria coluna no blog da sociedade dos novos poetas. Atualmente trabalha como freelancer e Ghost Writer, nunca deixando de escrever o que gosta.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.