A Lua no Tarot: significado da carta, no amor, saúde. invertida e mais!

A Lua no Tarot: significado da carta, no amor, saúde. invertida e mais!

A carta mais enigmática do Tarot, a Lua revela mistérios, alertando para falsas intenções de pessoas ao redor. Descubra a face mais secreta desse arcano.


O que significa a carta A lua no Tarot?

Fases da lua.

A carta da Lua significa que nem tudo é o que aparenta ser. Ela rege a intuição, imaginação, os segredos, mistérios e alerta que aquilo que se apresenta na sua vida não é o que parece, sendo necessário confiar nos próprios instintos para discernir o real do ilusório.

A Lua rege o subconsciente e por isso chama atenção para alguma informação importante que passou despercebida. Assim, a resposta para as suas questões pode se materializar como flashes de memória ou através de mensagens em seus sonhos.

A carta da Lua representa mudanças de humor, instabilidade e insegurança, muitas vezes causadas por ansiedade ou medo. Ela está intimamente ligada ao ciclo menstrual e pode representar sentimentos reprimidos que começaram a vir à tona.

Esta carta também pode significar algo feito às escondidas, alertando que é necessário agir ou será descoberto. Ademais, indica atrasos em tomadas de decisões, bem como dúvidas.

Fundamentos da carta A lua

Baralho de tarô espalhado sobre mesa.

A carta da Lua é um mergulho na noite iluminada pela lua crescente, o elemento central da carta. É uma das cartas mais enigmáticas do tarô, indicando que existem eventos que acontecerão para que o ciclo seja concluído.

Para compreender seus mistérios, precisamos entender sua história e iconografia, apresentadas abaixo.

História

A Lua é o arcano maior de número XVIII, um número essencialmente lunar, pois ao reduzi-lo a um número de apenas um dígito (1+8), obtemos o número 9 que está intimamente ligado à lua.

Seguindo a história iniciada na lâmina 0, o Louco decide continuar sua jornada durante a noite após ter seguido a Estrela. Ao testemunhar o nascimento da Lua, os raios lunares refletem sobre a água e o fazem sentir desorientado, como se estivesse caminhando num sonho.

Ao passar sob a lua, ele adentra a região entre os dois pilares presentes na carta, portais para uma terra estranha, mas já vislumbrada em seu encontro com a Alta Sacerdotisa. Desta vez, ele finalmente conseguiu ver além do véu.

Iconografia

A iconografia da carta da lua revela uma lua crescente na frente do sol, como num eclipse, posicionada entre duas torres que representam um presságio do objetivo final. Os raios lunares são gotas de orvalho que indicam a fertilidade.

Sob a lua, vê-se um lobo e um cão doméstico uivando, enquanto um caranguejo emerge da água, o lar da mente subconsciente.

Essa tríade de animais é extremamente importante para a interpretação da carta: o lobo representa a força poderosa do instinto, ao passo que o cão revela a domesticação dele. Já o caranguejo indica o surgimento de fatos escondidos no subconsciente ganhado luz para o consciente, além de encontro esperado com a terra firme sob os pés.

Os arcanos maiores

Os arcanos maiores são um conjunto de 22 cartas enumeradas que compõem o tarô. Cada carta representa uma cena, com elementos e iconografia própria que revelam seus significados. Geralmente, cada lâmina apresenta uma ou mais pessoas, acompanhada do seu nome e seu número em algarismos romanos.

Os arcanos maiores representam estágios da vida e são considerados por tarólogos como uma sequência de chaves utilizadas para abrir os caminhos de uma jornada espiritual, cujo destino é a ascensão e a evolução.

Embora alguns detalhes na representação dos arcanos maiores variem de acordo com o tipo e a origem do baralho de tarô, existem símbolos que são universais e que, portanto, tendem a ser invariáveis por conterem conceitos essenciais para a interpretação.

Energia relacionada ao signo de peixes

A energia da carta da lua está relacionada ao signo de peixes, uma vez que ambos são associados ao subconsciente. Peixes é um signo regido pelo elemento água, elemento este presente no espelho d’água visível na lâmina da Lua.

Piscianos são conhecidos pela sua imaginação elevada e espírito criativo, aspectos importantes da carta da Lua. Peixes governa a décima segunda casa do zodíaco que governa o escapismo, a privacidade e os segredos. Como peixes, a Lua está envolta de mistérios e geralmente aponta idealismo.

Além disso, a natureza de peixes sempre incita a busca por algo fantástico desejado em seus mais íntimos sonhos, outros aspectos intimamente ligados à energia lunar. Numa tiragem, a Lua pode representar, portanto, alguém desse signo.

Energia relacionada ao signo de câncer

A carta da lua é regida pela Lua e pelo elemento água, os regentes do signo de câncer e por isso está relacionado a ele. Além disso, a iconografia da carta mostra um caranguejo que sai das águas, o que fortalece o elo entre a carta e este signo.

Nesse sentido, a carta da Lua fala diretamente sobre a influência de câncer na sua vida. Caso você seja canceriano, ela pode aparecer numa tiragem representando você ou até mesmo alguém do seu círculo de convivência nascido sob este signo. Ademais, a Lua chama atenção para vastidão e complexidade do mundo interior do canceriano, normalmente permeado por intuição, sensibilidade e mistérios.

Significados da carta A lua

Cartas com imagens de lua.

Os significados da carta da Lua envolvem uma aura de mistério e imaginação. Você decidiu seguir um caminho às escuras, sem atentar para os perigos à espreita. A Lua chama a sua atenção para as suas emoções e pede para que você utilize a sua intuição para encontrar o caminho.

Carta de energia misteriosa

A energia misteriosa que paira sobre esta carta é bastante intensa. Essa carta parece trazer consigo os ecos dos outros, refletindo que existe uma linha bastante tênue entre o que vemos e aquilo que sentimos, mas ainda não compreendemos.

Assim como o caranguejo que emerge do olho d’água presente nesta lâmina, mistérios ou até mesmo segredos que estavam até então guardados estão prestes a vir à tona, gerando uma forte carga emocional.

Somados a este cenário estão os outros elementos duplos em sua iconografia: duas torres, dois corpos celestes e dois animais, que revelam a dualidade de tudo. Estes símbolos mostram que existe na presente situação existem duas possibilidades e que há dificuldade em discernir o que é o quê.

Fique atento às ilusões

Uma vez que a sua visão está distorcida e o seu julgamento comprometido pela penumbra desta carta, é preciso ficar atento às ilusões que permeiam o seu jogo. A sua imaginação pode ganhar asas sob os raios do luar e por isso se torna cada vez mais complicado de saber o que é real.

A Lua te avisa que é chegada a hora de perceber essa ilusão envolvente para que você finalmente possa ter acesso à verdade que está encoberta por esta sombra de mistério.

Lembre-se que a lua pode te guiar através da escuridão, mas é preciso que você ouça a sua voz interior para que consiga transitar por esta fase tenebrosa e finalmente o verdadeiro caminho ser revelado.

Desequilíbrios emocionais

A carta da Lua está intimamente ligada às emoções e, por reinar sobre elas, ela aponta sua verdadeira natureza. Quando a Lua nasce incompleta nesta carta, ela traz consigo uma torrente de emoções que causam desequilíbrios emocionais.

Esse desequilíbrio em suas emoções pode estar ditando as suas ações e ter consequências desastrosas se você não conseguir regular o seu ciclo.

A água presente nesta carta pode te guiar para um caminho inapropriado, pois o seu discernimento está comprometido pelos seus próprios sentimentos.

Ademais, a Lua te lembra que você se encontra numa fase incerta, suscetível a rompantes de raiva e por isso deve decidir se é melhor tentar contornar os obstáculos no seu caminho ou simplesmente forjar um outro caminho.

A lua e os ciclos

A lua está atrelada aos ciclos e esta natureza cíclica é manifestada em diversas fases da vida. Neste arcano, vemos a lua em uma de suas fases. No entanto, existe uma aura de movimento perceptível que indica passagem e mudança de estado.

Quando a Lua aparece no seu jogo, ela pode indicar com precisão o início ou término de uma fase, que pode durar desde a mudança da fase de lua ou até mesmo um período lunar completo de aproximadamente um mês.

Diferentemente de outras cartas que indicam mudanças como a Torre e o Diabo, a Lua aponta para uma mudança menos abrupta e frequente e não é por acaso que o ciclo menstrual está ligado a esta carta.

Imagens da alma

A Lua traz consigo revelações de imagens da alma do consulente. Muitas vezes afogadas pela natureza dúbia dessa carta, as imagens aparecerão como relances de um sonho, em que não é possível discernir realidade da ilusão.

Como num delírio extasiante e essencialmente sedutor, essa carta envolve o tema da questão de maneira quase mágica, ludibriando tudo que está sobre seu toque como uma encantadora de almas.

A Lua não permite vislumbrar além do seu véu, quando o humano e animal se confundem num só, reforçando ainda mais a dubiedade que paira junto com a névoa trazida por ela.

Esta carta estrutura o subconsciente e indica que é necessário buscar nele as revelações sobre as imagens da alma que tanto procura.

Magia, intuição e sonhos

A Lua reina sobre a magia, a intuição e os sonhos. Sob ela, sonhos são compartilhados e é durante a noite que a maioria de nós pode receber mensagens através deles. A Lua nutre também a magia e o imaginário e estes poderes variam de acordo com seus ciclos.

Ademais, a Lua nos lembra que é preciso estarmos cientes de nossa intuição para que a usemos como uma ferramenta de cura e de sobrevivência.

Em muitos problemas cotidianos, a lógica pode falhar e é nesse momento que o poder da intuição indicado por esta carta deve entrar em cena. Em certas situações, é melhor possuir um pressentimento sobre como agir invés de racionalizar ou até mesmo conversar sobre o problema.

A lua no amor

Casal se beijando na praia à luz do luar.

Quando a Lua surge numa tiragem de amor, é provável que você esteja enfrentando problemas causados por emoções à flor da pele. É necessário que você vá fundo nelas a fim de compreendê-las.

Como mostraremos, existem detalhes importantes que você precisa saber dependendo se você está solteiro ou num relacionamento.

Para comprometidos

Para comprometidos, a carta da Lua significa problemas de comunicação. É possível que você ou o seu parceiro não esteja sendo claro ou sincero e que existam questões mal resolvidas entre ambas as partes. Parte dos conflitos que vocês passam como discussões são resultantes desta falta de comunicação.

Consequentemente, a Lua revela que o seu relacionamento está passando por problemas de harmonia e que pode estar estagnado. É necessário que você se atente à energia da Lua e busque dentro de si a resposta para suas inquietações. Assim como o caranguejo que emerge da água, a raiz do problema também irá emergir.

Deixe os raios da Lua iluminarem seu relacionamento e transmutar a negatividade para reestabelecer o equilíbrio dele novamente.

Para solteiros

Se você é solteiro e a carta da Lua aparece em seu jogo, é sinal de que alguém que está tentando se aproximar de você não é realmente quem aparenta ser. É possível que essa pessoa tenha se aproximado de você para tirar vantagem ou que esteja usando uma máscara que só cairá quando o relacionamento bem depois do início do relacionamento.

A Lua chama atenção para que você busque incialmente conhecer o máximo que puder sobre esta pessoa antes de deixar se apaixonar e se envolver com ela ou será tarde de mais. É um tempo de refletir sobre os seus atos e usar a sua intuição para buscar as respostas que precisa.

A lua no trabalho e vida financeira

Homem de costas trabalhando no computador.

A Lua no trabalho e na vida financeira é presságio de indecisão e decepção. É possível que haja um empasse na sua carreira ou que você se deixou levar por propostas de trabalho promissoras que não trazem o retorno que esperava. Esteja atento às nuances de significado dadas a seguir.

Para empregados

No ambiente de trabalho, você precisa focar no que realmente sente invés de dar ouvido aos outros, pois ouvir a intuição é a chave. A Lua indica má comunicação, que pode gerar fofocas, mentiras e intrigas em seu local de trabalho.

Alguma pessoa pode estar dificultando as coisas para você, então é necessário prestar atenção ao que se passa para descobrir as más intenções das pessoas com quem convive.

Ela alerta que seus receios sobre o seu emprego podem tomar controle sobre sua vida e que seus colegas de trabalho estão contribuindo para isso. Lembre-se que a Lua pode apontar para a saída de situações difíceis, mas é preciso que você se alinhe a ela para que a mudança ocorra.

Para desempregados

Quando a carta da Lua aparece, ainda não chegou a hora de você encontrar o emprego que deseja. Se este acorno apareceu no momento em que você procura um emprego, é sinal de que você deverá esperar um pouco mais até a oportunidade surgir.

Caso tenha recebido uma proposta de emprego tentadora, a carta da Lua pede para que você preste atenção aos detalhes do contrato e avalie realmente se esta oportunidade de trabalho contribuirá para este momento da sua vida.

Há muita chance de que a promessa de mudança seja apenas ilusória e que existem mistérios por detrás dessa vaga que apareceu. Se a carta da Lua aparecer na posição invertida, alegre-se, pois sua fase desempregada acabará em breve.

Situação financeira

A carta da Lua pede para que você tenha cuidado com a sua situação financeira. Se você deseja iniciar um investimento ou aceitar uma proposta de negócios, é melhor esperar a mudança da lua antes de tomar uma decisão para evitar possíveis problemas.

Ao assinar contratos, leia as entrelinhas, pois pode haver algum detalhe que passou despercebido que pode comprometer as suas finanças. É o momento de fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas, pois existe confusão e incerteza rondeando as suas finanças.

Além disso, este arcano mostra que alguém pode estar tentando te explorar financeiramente e tirar vantagem da situação financeira em que você se encontra. Na posição invertida, a Lua significa mais clareza para sua situação financeira.

Combinações com a carta A lua

Mulher segurando baralho de cartas de tarô

Combinações com a carta da Lua podem ser positivas ou negativas. De maneira geral, a presença da Lua numa tiragem mostra que existe instabilidade e incerteza no caminho do consulente. Por isso, é importante ficar atento às cartas próximas para compreender melhor os fatos e realizar uma leitura mais precisa.

Combinações positivas para a carta A lua

A Lua é uma carta com poucas combinações positivas, pois ela tende a deixar tudo turvo ao redor, pois sua energia gera incertezas. Alguns exemplos de combinações positivas são:

A Lua e A Alta Sacerdotisa: indício de segredos sobre o tema da pergunta. Possível gravidez.

A Lua e A Força: estímulo para continuar lutando pelos seus objetivos.

A Lua e A Roda da Fortuna: indicação de que a roda finalmente girará a seu favor. Você estava certo sobre o que previa sobre o tema da tiragem.

A Lua e Sete de Paus: aviso para que você pare de fazer o que está fazendo e não tomar decisões antes de investigar os eventos a fundo. Existe algo que você não sabe.

Combinações negativas para a carta A lua

A Lua geralmente se alinha com outras cartas para denunciar eventos que estão acontecendo debaixo do seu nariz ou no nível do subconsciente e estão despercebidos. Alguns exemplos de combinações negativas são:

A Lua e O Eremita: você passou muito tempo afastado das pessoas e isso causou um efeito negativo na sua vida. Cuidado para não afastar as pessoas que ama.

A Lua e o Diabo: existe uma pessoa falsa na sua vida que está tentando tirar vantagem de você. Tenha bastante cuidado com as pessoas que estão próximas a você.

A Lua e O Mundo: esta combinação indica fobia social e ansiedade. Confie na intuição e se apegue à energia da lua para se livrar do que te aflige.

Um pouco mais sobre a carta A lua

Mulher mexendo com cartas de tarô em cima da mesa.

Por ser um arcano maior, a Lua é uma carta extremamente complexa com desdobramentos que se espalham pela tiragem e abrangem diversos campos da vida. Nas seções seguintes, apresentaremos a relação dessa carta com a saúde, seus significados em sua posição invertida, além de outras dicas importantes para sua interpretação.

A lua na saúde

A carta da Lua na saúde pede para que você preste mais atenção ao seu bem-estar. Ela mostra que você está enfrentando um problema de saúde mental como depressão e ansiedade e chama atenção para que você preste atenção para os sinais do seu corpo, pois a sua saúde mental influencia diretamente a sua qualidade de vida.

Há tendência de surgirem problemas hormonais, principalmente ligados ao ciclo menstrual e a presença dessa carta mostra que é necessário investigá-los juntamente a um profissional adequado.

Caso esteja doente, a Lua lembra que nem tudo é o que parece e que é importante buscar a opinião de mais de um especialista sobre seu problema de saúde, pois ainda há muito a ser revelado.

Carta invertida

A carta da Lua invertida significa liberdade e desprendimento. É indício de que o fim dos seus problemas está próximo. Se você luta contra ansiedade, depressão ou sofre de desilusão amorosa, a carta indica que a situação finalmente está prestes a melhorar.

A Lua mostra que tudo na sua vida é uma fase e que é preciso enfrentar os seus problemas e Lua servirá de guia no seu caminho mais escuro. Outros principais significados da carta da lua invertida são:

• Falta de energia, doença;
• Segredos, atos ilícitos ou comprometedores;
• Caos, impotência diante dos ritmos externos;
• Incerteza, dificuldade em encontrar a verdade;
• Pesadelos, terrores noturnos;
• Vampiros de energia, demandas sem limites, oportunismo;
• Criança carente de amor materno;
• Depressão, estagnação.

A lua na tiragem do sim ou não

Quando a Lua aparece numa tiragem do sim ou não, a resposta para sua pergunta é 'NÃO'. Esta carta significa que há falta de informação ao ler sua situação. Isso ocorre porque a Lua rege o mistério e alerta que existem coisas que precisam ser conhecidas antes de alcançar a plenitude de um sim.

Ademais, você precisa se preparar para um resultado diferente do que esperava. Há riscos, segredos e até enganos relacionados às suas próprias escolhas na vida.

Independente do que esteja buscando na vida, é necessário que tenha bastante cuidado e que passe a agir com extrema cautela. Caso você esteja se sentindo paranoico, ansioso e preocupado, a carta mostra que a lua trará paz à sua mente.

Desafios da carta A lua

Os desafios relacionados à carta de Lua estão relacionados ao seu caráter amplo de atuação. Normalmente, sua presença sugere temas difíceis de serem aceitos como ilusão, fantasia, autoenganação e autossabotagem.

Sob uma perspectiva mais positiva, esta carta fala sobre a importância de acessar o que está escondido no seu subconsciente, bem como utilizar a importância de usar a sua intuição.

A Lua é um arcano extremamente mágico, pois, além de indicar coisas que estão escondidas por detrás de sua face, é também capaz de iluminar o caminho e mostrar o que pode te esperar além da noite escura em que você se encontra. É o momento de examinar todos os aspectos da situação e relacioná-los aos eventos de sua vida.

Dicas

Quando a Lua aparece em sua leitura, é necessário que você pare para refletir a verdadeira natureza daquilo que você já considera como familiar. Ao analisar os detalhes do que você conhece, você terá acesso a novos significados e acessará novos ângulos sobre para enxergar quadro geral.

Primordialmente, a Lua envia uma mensagem para você confiar na sua intuição. Tome nota de seus sonhos, pois essa carta rege tudo o que acontece durante a noite e é provável que o universo esteja tentando se comunicar com você através deles.

Os sonhos são produtos do subconsciente, um dos reinos governados pela Lua. Abrace a sua própria sombra e tente enxergar além do que está visível, procurando pelo lado escuro da lua.

A carta A lua pode indicar um bom momento para praticar a auto-observação?

Homem de costas à luz do luar.

Sim. A carta da Lua mostra que é chegado o momento de ouvir a sua voz interior e se auto-observar. A energia feminina deste arcano traz consigo uma carga emocional intensa que te lembra que, até mesmo nos momentos mais escuros, sempre haverá uma faceta de luz que te guiará em meio à escuridão da noite.

Não há o que temer, pois todos os seus medos e inseguranças serão afugentadas pela lua ao longo da noite.

Assim como a Lua, é momento de refletir sobre a sua própria fase e lembrar que, até mesmo o lado mais escuro da lua é revelado durante o mês, trazendo a mensagem de que tudo é passageiro.

A meditação é uma chave para desvendar seus próprios mistérios e afastar qualquer traço de inquietação e ansiedade que existe em você. Enfrente os conflitos que estão a caminho e logo você brilhará pleno como a Lua.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


tarot

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.