Significado da carta A Torre no Tarot: para o amor, o trabalho e mais!

Significado da carta A Torre no Tarot: para o amor, o trabalho e mais!

A Torre indica mudanças na vida de quem a encontra em um jogo de Tarot. Quer saber mais sobre essa carta? Leia o nosso artigo explorando os significados.


O que significa a carta A Torre no Tarot?

Várias cartas roxas de tarot virada para baixo, enquanto a carta A Torre está centralizada, virada para cima.

A Torre é uma carta que indica movimento. Ela está associada às mudanças que acontecem na vida do consulente, independente de sua vontade. Portanto, também possui uma forte conexão com as dificuldades, visto que ver tudo o que é confortável desmoronando pode ser assustador.

Além disso, A Torre também é um indicativo de que uma força exterior está agindo para provocar tais mudanças, mas que não acontecerão no sentido prático. Portanto, o que mudará será o interior do consulente, e é exatamente por isso que o período é tão difícil de atravessar.

Ao longo desse artigo, serão explorados os significados d’A Torre em várias áreas da vida, como o amor, o trabalho e a saúde. Continue a leitura para saber um pouco mais.

Fundamentos da carta A Torre no Tarot

Carta A Torre em evidência enquanto em cima de várias outras cartas de baralho de tarot.

Em linhas gerais, A Torre é uma carta que fala a respeito de destruir o passado para abrir espaço para um futuro mais promissor. Além disso, historicamente, ela está associada à Torre de Babel, mais especificamente à sua destruição.

Conhecer maiores detalhes a respeito da história das cartas de tarot ajuda na sua interpretação durante as leituras. Assim, esses fundamentos serão apresentados em maiores detalhes na próxima seção. Para saber mais detalhes, continue a leitura do artigo.

História

A Torre é uma carta inspirada na Torre de Babel. De acordo com a lenda, essa torre foi criada pelos descendentes de Noé logo após o dilúvio. Entretanto, ela foi construída sem que Deus aprovasse, visto que a sua vontade era que o homem se espalhasse e povoasse a Terra.

Porém, a humanidade seguiu o caminho oposto e tomou a decisão de criar uma torre gigante, na qual todas as pessoas pudessem viver juntas. Assim, para puni-los diante da desobediência, Deus fez com que eles perdessem a capacidade de se comunicar e passassem a falar línguas diferentes.

Iconografia

A imagem estampada na carta A Torre mostra uma construção alta que é atingida por um raio. A partir disso, ela começa a pegar fogo, o que faz com que as pessoas presentes na ilustração pulem da janela. O ato em questão indica desespero para escapar da destruição e do cenário de caos.

Assim, o raio representaria uma reflexão. Ele, por sua vez, é capaz de levar a uma revelação. Portanto, a iconografia da carta indica que a destruição precisa acontecer para que o passado desapareça por completo e dê espaço para o novo.

Significados da carta A Torre no Tarot

Cartas de tarot diversas espalhadas por superfície.

É possível afirmar que A Torre é uma carta que indica bagunça interior. Devido à destruição simbolizada pelo raio, ela vai mexer com todas as certezas que o consulente tem sobre a sua vida. Assim, será o momento de desconstruir tudo aquilo que se sabe para seguir rumo ao novo.

Logo, ela é uma carta bastante ligada às mudanças, ao rompimento com o passado e com a ideia de recomeço. Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário estar preparado para praticar o desapego. A seguir, os significados d’A Torre serão abordados em maior profundidade.

Mudanças

A Torre é uma carta que fala sobre mudanças de uma forma explícita. Essas mudanças, por sua vez, geram impactos na maneira como você vive, fazendo com que você questione se as suas posturas estão corretas. Porém, eventualmente, você perceberá que estava errado.

Logo, alguns acontecimentos, bem como algumas escolhas feitas ao longo da sua vida, acabam por repercutir no seu presente. O conselho é que você não lute contra essas mudanças e apenas abrace a sua nova fase.

Recomeço

Quando A Torre aparece em uma leitura de tarot, ela indica que você terá a oportunidade de recomeçar a sua vida. Porém, esse recomeço pressupõe a necessidade de destruir tudo o que sobrou do passado.

Portanto, será um processo muito doloroso em primeiro momento. Mas você deve acreditar que essa destruição é a melhor solução para a sua vida, e que as forças que regem o Universo estão tentando encontrar uma maneira de te fazer chegar ao estado de paz que você deseja.

Desapego

Uma das principais mensagens trazidas pela Torre é a ideia de desapego, em especial daquilo que passou e que te impede de construir novos rumos para a sua vida. Devido aos avisos a respeito de mudanças, esse desapego também está ligado aos seus hábitos antigos, que precisam ser superados.

Dessa forma, essa é uma carta que tende a trazer conflitos para a vida de quem a encontra em uma leitura de tarot. Assim, você vai passar por uma série de imprevistos, mas que serão positivos no final. É necessário apenas ter calma para atravessar a turbulência.

Confusão

Mudar nunca é algo fácil. Como essa é a principal mensagem d’A Torre, ela acaba sendo uma carta associada à confusão. Logo, é possível que você tente se manter apegado ao que conhece, devido ao conforto, enquanto recusa o novo, já que ele te confunde.

Entretanto, as mudanças indicadas pela Torre já estão em curso na sua vida. Dessa forma, cabe a você abraçar a ideia e fazer dessa transição algo mais suave, ou lutar contra e se ver cada vez mais confuso diante das novidades.

Estresse

De início, todas as mudanças da Torre vão parecer erradas para o consulente. Afinal, elas estão afastando-o daquilo que ele conhece bem: a sua zona de conforto. Portanto, a presença dessa carta em um jogo de tarot aponta para um período de estresse que será bastante doloroso.

Mas, todo esse estresse é fruto do movimento indicado pela carta, que fala sobre bagunçar as estruturas que nos sustentam. Então, é importante manter em mente que você sairá do outro lado de toda a bagunça eventualmente e como uma versão melhorada de si mesmo.

Novas oportunidades

Devido à destruição do passado, A Torre é uma carta que fala também a respeito de novas oportunidades. Será um período de questionar aquilo que é real ou não na sua vida, para que os novos caminhos se abram. Assim, a estrada para que você consiga reconstruir o que foi quebrado é ter a mente aberta para o novo.

Dessa forma, você conseguirá ter o crescimento que precisa e alcançar um estado de evolução. A Torre é uma carta que surge para quebrar ilusões e as mentiras que contamos a nós mesmos a respeito do que somos e sentimos.

Rompimento

O principal rompimento indicado pela Torre é com o passado. Portanto, assim como a iconografia sugere, você vai ver o seu mundo desabar bem diante dos seus olhos, o que fará com que você passe a se olhar de uma maneira mais clara.

Esse processo será bastante doloroso, já que vai fazer com que você questione tudo, inclusive se pode continuar confiando nas mesmas pessoas. Porém, a sua clareza de raciocínio fará com que você consiga passar por esse período de ruptura, mesmo que seja doloroso.

A Torre no Tarot no amor

Cartas de tarot marrons viradas para baixo, enquanto carta A Torre é a única em evidência, virada para cima.

A energia transformadora da carta A Torre tende a não ser muito positiva para o campo amoroso. Por ser uma carta que está ligada às mudanças, ela pode acabar mexendo com as estruturas de um relacionamento que já está em curso, fazendo com que ele chegue ao fim.

Além disso, para quem está solteiro, a carta fala a respeito da necessidade de rever crenças para conseguir encontrar um amor. Logo, a seguir esses aspectos serão discutidos em maiores detalhes.

Para comprometidos

Para quem está comprometido, A Torre definitivamente não é uma carta positiva. Ela é indicativo de ruptura e, portanto, é possível que o seu relacionamento chegue ao fim. Entretanto, a carta também está tentando te mandar uma mensagem a respeito da necessidade de mudar as suas atitudes.

Logo, caso você sinta que o seu atual relacionamento ainda tem potencial, procure repensar as suas atitudes e faça as mudanças necessárias para conseguir permanecer ao lado do seu parceiro. Tente aprender a ouvir e não leve as coisas aos extremos sem necessidade. O caminho é o meio termo.

Para solteiros

Caso você esteja solteiro e ainda não tenha encontrado ninguém, A Torre está te dando um recado a respeito das suas crenças, que podem estar limitando as suas possibilidades afetivas. Portanto, ao ver essa carta em um jogo de tarot, o consulente deve refletir sobre essa área da sua vida.

Procure repensar pontos que possam parecer intolerantes ou mesmo funcionar como uma restrição no campo afetivo. Essa reflexão será o caminho para que você consiga encontrar um amor.

A Torre no Tarot em outras áreas da vida

Cartas de tarot espalhadas por superfície, enquanto a carta A Torre está ao centro delas.

As transformações promovidas pela carta A Torre acontecem em todas as áreas da vida. Portanto, o trabalho e a saúde também são influenciados pela vontade dessa carta de transformar as estruturas mais básicas de quem a encontra em uma leitura de tarot.

Assim, a sua atenção deve ser voltar também para esses aspectos, que podem passar por períodos de turbulência e gerar dificuldades no seu cotidiano caso não recebam a atenção necessária. A seguir, os significados da Torre no trabalho e na saúde serão explorados em maiores detalhes.

No trabalho

No trabalho, A Torre pede para que você esteja alerta. É possível que você passe por uma série de problemas financeiros e será necessário repensar a maneira como você gerencia o seu dinheiro. Além disso, o momento também pede para que você repense questões relativas ao seu desempenho.

Logo, é um momento positivo para rever os seus conhecimentos e seguir as transformações do mundo. Essa é a hora de correr riscos na profissão e de se aventurar em um caminho ainda desconhecido.

Na saúde

Como A Torre é uma carta que indica algum nível de desgaste psicológico, especialmente relacionado às questões de estresse, ela pede atenção à saúde, que pode ser influenciada por esses fatores.

Portanto, o consulente não deve ignorar nenhum sinal de cansaço apresentado pelo seu corpo após encontrar A Torre em uma leitura de tarot. Negligenciar os cuidados com essa área da vida pode ser muito perigoso e acabar gerando prejuízos grandes.

Um pouco mais sobre a carta A Torre no Tarot

Carta A Torre em cima de superfície de madeira, enquanto iluminada por velas em cenário escuro.

Uma vez que o posicionamento de uma carta dentro do jogo de tarot altera o seu significado, é necessário falar também a respeito do que A Torre representa quando aparece na sua posição invertida. Nesse caso, a carta continua anunciando mudanças, mas elas não serão de ordem prática, e sim internas.

Devido a isso, para ver a sua vida mudando, o consulente precisará mudar quem ele é. Tudo isso vai gerar uma série de desafios, que serão comentados na próxima seção.

Carta invertida

Mesmo quando aparece invertida em uma leitura de tarot, A Torre ainda indica mudança. Entretanto, nesse caso, elas deixam de acontecer em um aspecto prático e se tornam internas. Portanto, a mensagem da carta nessa posição indica que tudo o que vai mudar na sua vida partirá de você e acontecerá de dentro para fora.

Assim, esse será um momento de questionamento intenso de vários aspectos diferentes da sua vida. A sua opinião sobre tudo será modificada e você acabará percebendo que alguns dos seus hábitos não fazem mais sentido.

Desafios

A resistência às mudanças é o principal desafio apresentado pela Torre. Assim, o consulente que encontra essa carta tem a tendência a tentar conservar o passado e a não aceitar que a destruição precisa ser feita para que ele atinja os seus objetivos.

Uma vez que essa carta representa algo que já está em curso, tentar combater as mudanças anunciadas pela Torre é um erro. Não existe nada que possa ser feito para evitá-las. Portanto, deve-se apenas acreditar que a fase difícil vai passar e as lições que você vai retirar do período te farão crescer.

Dicas

A principal dica para quem encontra a Torre na sua leitura de tarot é não lutar contra a mudança. O caminho para conseguir passar por esse processo de forma fácil é aceitar que elas são inevitáveis e que ninguém pode permanecer da mesma maneira durante a sua vida.

Portanto, procure pensar em tudo o que foi necessário alterar na sua vida para que você chegasse a ser quem é hoje. Com certeza, esse também não foi um processo fácil. Mas todo o aprendizado acumulado te trouxe até o ponto em que você está hoje.

A Torre no Tarot mitológico

Quando se fala a respeito da mitologia, A Torre pode ser interpretada com o Labirinto do rei Minos, que foi destruído por Poseidon. Assim, a sua iconografia é um pouco diferente. Embora ela ainda tenha como ilustração uma torre sendo destruída por um raio, acrescenta-se o oceano e a figura de Poseidon, que aparece segurando um tridente.

Assim, no tarot mitológico, essa carta possui conexão com os instintos e com a necessidade de dominá-los. Além disso, ela fala também sobre a necessidade de romper com os velhos hábitos e desconstruir as fachadas sociais.

A Torre no Tarot é uma carta que pode indicar dificuldades?

Carta A Torre centralizada em fundo preto.

De uma maneira geral, a carta A Torre é positiva. Ela indica que as mudanças estão em curso na sua vida e os seus rumos serão diferentes no futuro. Entretanto, devido a essa característica, A Torre indica a perda de controle por parte de quem a encontra em um jogo de tarot. Dessa maneira, ela é uma carta que indica dificuldades.

Essas dificuldades são ligadas à tentativa de manter o apego pelo passado e permanecer na zona de conforto. Afinal, ninguém gosta de perder o controle e de sentir que não pode escolher aquilo que acontece na sua vida.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tarot

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.