Cacau: benefícios, para que serve, malefícios, como consumir e mais!

Cacau: benefícios, para que serve, malefícios, como consumir e mais!

O cacau é brasileiro, rico em nutrientes que fazem bem à saúde e consumido nas mais variadas receitas. Saiba como ser mais saudável com esse fruto aqui!


Você conhece os benefícios do cacau?

Cacau aberto.

O cacau é um fruto muito lembrado pelos brasileiros, que são grandes consumidores de chocolate. Porém suas formas de consumo não dizem respeito apenas ao doce, especialmente devido ao seu sabor único e marcante. O fruto, que tem até data comemorativa em 24 de março, é um antioxidante poderoso e faz bem à saúde, inclusive prevenindo doenças.

Seu uso em pó é comum em diversos tipos de receita e, em alguns tipos de chocolate, sua concentração é mais elevada. Com isso, seus benefícios podem ser efetivamente sentidos. Um deles, a liberação de serotonina, impacta diretamente o humor e a disposição no dia a dia. Logo, não é segredo que o cacau é um ingrediente que promove bem-estar e mais saúde.

No artigo, confira mais informações sobre o fruto, seus benefícios, propriedades e uma receita de dar água na boca. Afinal de contas, receitas saudáveis não precisam abrir mão do sabor!

Entendendo mais sobre o cacau

Tigela com cacau em pó.

O Brasil é um país que se destaca pela produção de cacau, que ocorre em grande quantidade em território africano. Rico em nutrientes, o fruto é tipicamente aproveitado no chocolate, mas pode ser incluído na dieta de outras formas. Os benefícios melhoram a saúde de todo o organismo e mais: uma hipótese provável é a da origem brasileira do cacau. Siga a leitura e saiba mais!

O que é o cacau?

O cacau é o fruto do cacaueiro, árvore que, em condições naturais, pode ultrapassar os 20 metros de altura. Os frutos medem aproximadamente 20 centímetros, e sua tonalidade varia dependendo do ciclo de amadurecimento, indo de verde e roxo a amarelo e laranja. Sua semente é grande e coberta por uma polpa branca, e seu sabor é adocicado.

Suas amêndoas, quando torradas e moídas, transformam-se em pó de cacau, como o encontrado nos mercados. A produção de chocolate começa justamente com as amêndoas para, posteriormente, serem acrescentados outros ingredientes. Do cacau ao açúcar, cada componente e dosagem faz a diferença no sabor do produto final.

Origem e características do cacau

A origem do cacau é um tanto controversa, já que muitos acreditam que seu surgimento se deu na América Central. Porém existem pesquisas que reforçam a origem do fruto na bacia amazônica, no norte do Brasil. De fato, as primeiras receitas com cacau têm origem na civilização asteca, há mais de 5 mil anos, mas evidências indicam que, antes disso, o cacau já era presente na Amazônia.

Embora o sabor da polpa seja doce, o que se usa para a produção de chocolates é a amêndoa do cacau. É dessas amêndoas que é extraído o pó do cacau, que é aproveitado pelas indústrias que fabricam chocolates. Por isso, as versões do doce que possuem teores mais elevados do fruto são mais amargas.

Para que serve o cacau?

O cacau tem diversos benefícios à saúde e é tipicamente utilizado para a produção de chocolates. Comercialmente, quanto mais amargo é o doce, maior é o seu teor de cacau. Historicamente, o fruto era visto como uma riqueza em tempos antigos, sendo utilizado, inclusive, para pagamento de tributos. Foi assim que surgiram as bebidas à base de cacau.

Propriedades do cacau

As principais propriedades do fruto do cacaueiro são seu potencial antioxidante e anti-inflamatório. Seus compostos fenólicos também beneficiam a saúde, já que combatem os altos níveis de colesterol e melhoram a saúde cardíaca, prevenindo doenças no coração. Os impactos na qualidade de vida são inegáveis, inclusive no humor e no bem-estar, além da função cardioprotetora.

Sobre a composição do fruto, estão presentes ferro, zinco, magnésio, triptofano, flavonoides e muitas fibras. Tais componentes são parte de um cardápio saudável e ajudam no funcionamento de órgãos e sistemas. Já no caso dos chocolates, o teor de cacau pode variar. Os que são 70% cacau, por exemplo, embora sejam mais amargos ao paladar, possuem açúcar em sua formulação.

O ácido oleico é outro componente que faz do cacau um alimento poderoso para quem busca uma vida mais saudável. A substância beneficia o fluxo sanguíneo e a pressão arterial e reduz os riscos de doenças cardíacas, como infarto e derrame.

Benefícios do cacau

Cacau na árvore.

Além de ajudar a prevenir diversas doenças, o cacau traz inúmeros benefícios à saúde. Afrodisíaco, o fruto melhora a memória e ajuda no desempenho físico, contribuindo para manter o corpo disposto e equilibrado. Vale lembrar que seu consumo em concentrações mais elevadas e menos açucaradas é fundamental para turbinar a saúde. Confira outros benefícios do cacau ao organismo a seguir!

Reduz a pressão arterial

Um dos benefícios do cacau é sua propriedade vasodilatadora. Assim, o fruto é um aliado da boa circulação sanguínea, o que reduz a pressão arterial e evita problemas cardíacos. Além disso, o ingrediente relaxa veias e artérias, o que também contribui para diminuir a pressão elevada.

A ação antioxidante do fruto brasileiro é uma de suas principais características e, ao evitar o impacto dos radicais livres, as células do sistema cardiovascular se mantêm mais saudáveis. O consumo do cacau deve seguir recomendações de um especialista nesses casos.

Ajuda na melhoria do humor

O cacau estimula a produção de serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Por ser um neurotransmissor, a substância promove melhorias perceptíveis no humor e na disposição, impactando o organismo de forma profunda. Além do humor, aspectos como sono, apetite e memória se beneficiam do aumento da serotonina.

O consumo de cacau está relacionado ao aumento do hormônio, desde que em versões mais concentradas e com menos açúcar. O cacau ainda reduz a produção de cortisol, diminuindo o estresse e melhorando o humor. Para as mulheres com sintomas de TPM, por exemplo, o fruto é um aliado na redução dos incômodos.

Regula o nível do colesterol

O colesterol ruim, conhecido como LDL, pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos, o que obriga o organismo a fazer mais esforço para o sangue circular. O cacau, rico em flavonoides, é um alimento benéfico para a circulação e para a saúde cardíaca, pois evita a formação das placas e reduz quadros inflamatórios.

A diminuição do colesterol, além de diminuir a gordura no interior do corpo, é determinante para prevenir diversas doenças cardiovasculares. Com isso, o coração fica mais protegido e saudável.

Inibe o processo inflamatório

As receitas feitas com cacau, assim como os chocolates mais amargos, chamam a atenção pelo benefício de combate às respostas inflamatórias do organismo. Desde que presente em altas concentrações, o fruto age de forma similar a medicamentos industrializados, com a vantagem de ser um ingrediente que faz bem à saúde do coração.

Tal benefício faz do cacau um aliado de quem pratica atividades físicas, mesmo em alta intensidade, já que exigem grande esforço muscular. Isso faz do fruto um recurso natural para a recuperação do corpo, e suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam as mulheres durante a TPM.

Regula a flora intestinal

O cacau é rico em compostos que são prebióticos e probióticos. Os prebióticos desempenham um papel fundamental na atividade normal do intestino, já que são fibras utilizadas pelos probióticos, as bactérias benéficas ao organismo humano. Adicionar o cacau na dieta, portanto, garante a modulação da microbiota intestinal, que impacta diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Previne a anemia

A anemia é um problema de saúde relacionado à falta de ferro no organismo. No sangue, a insuficiência do nutriente prejudica a formação de hemoglobina, composto que transporta oxigênio para todas as células do organismo. O cacau é rico nesse nutriente, o que faz de seu consumo regular uma fonte natural de ferro, especialmente como parte de uma dieta equilibrada.

Previne a trombose

O consumo de cacau influencia positivamente na circulação sanguínea. Rico em flavonoides, o fruto evita a formação de coágulos no sangue, o que diminui o risco de casos de trombose. Esse benefício é notável, já que os coágulos podem mudar de lugar no corpo, o que causa prejuízos graves.

Os benefícios do cacau para a circulação sanguínea como um todo ajudam a minimizar as chances de trombose. Sua ação vasodilatadora e seus nutrientes, quando aliados a dieta e rotina saudáveis, evitam a ocorrência de trombose venosa.

Ajuda a controlar o peso

Quando se fala em controle de peso, o cacau se destaca pela presença de polifenóis em sua composição. Alguns tipos dessa estrutura química, como as catequinas encontradas no fruto brasileiro, têm ação que combate o acúmulo de gordura no corpo. Isso acontece porque, além de evitar o ganho de peso, os polifenóis têm papel fundamental no gasto de energia do corpo.

A redução das inflamações também tem relação com um metabolismo saudável, o que torna o cacau um aliado de quem quer manter ou perder peso. Além disso, o alimento é uma fonte rica de energia, melhorando a disposição durante as atividades físicas.

Previne a demência

O cacau, por ser rico em flavonoides, é um ingrediente amigo da boa saúde do cérebro. Por isso, seus impactos nos aspectos cognitivos são notáveis, como a melhoria na memória e na capacidade de raciocínio. Os flavonoides ainda beneficiam diversas atividades celulares, mantendo o sistema nervoso saudável e reduzindo o risco de demência.

Ao contrário do que se pensa, não se trata de uma doença específica, mas de um conjunto de possíveis doenças que afetam o cérebro e as capacidades cognitivas. Além disso, o fruto é um poderoso antioxidante, o que evita processos degenerativos nas células e interfere positivamente na circulação sanguínea.

Reduz o risco de diabetes

O fruto cacau é um ingrediente que tem relação direta com a insulina. Ao diminuir a resistência do corpo à substância, a ação dela se torna melhor e o organismo se beneficia, com riscos menores de diabetes. O trabalho efetivo da insulina ainda garante níveis saudáveis de glicemia no sangue, o que traz mais saúde no dia a dia.

No entanto, consumir chocolates ou preparos com cacau que contenham açúcar não é recomendado como meio de alcançar esse benefício. Para os diabéticos, o consumo do fruto in natura ou em receitas com adoçantes naturais, como a estévia, é uma opção saudável se consumida com moderação.

Como fazer um brownie saudável de cacau em pó e linhaça

Receita com cacau.

O “fruto dos deuses” é parte de diversas receitas. Existem opções mais saudáveis, que utilizam o ingrediente em si em vez do chocolate, como o brownie, que também leva linhaça. Que tal fazer essa delícia hoje mesmo para o lanche da tarde e aproveitar os benefícios do cacau? Confira os ingredientes e o modo de preparo!

Ingredientes

Para preparar seu brownie, você vai precisar de:

- 2 xícaras de chá de açúcar mascavo;

- 4 ovos;

- 1 ¼ xícara de chá de cacau em pó;

- 1 xícara de chá de farinha de linhaça;

- 6 colheres de sopa de margarina sem sal;

- 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral;

- 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca.

Como fazer

Para começar a receita, derreta a manteiga em banho-maria e acrescente o cacau, mexendo sempre. Bata as claras em neve e adicione as gemas até formar uma mistura uniforme e faça o mesmo com o açúcar. Continue mexendo e acrescente, aos poucos, o primeiro preparo, a farinha de trigo e a linhaça. Coloque no forno, que deve ser pré-aquecido a 230ºC.

Deixe assar por 20 minutos aproximadamente, para manter o interior da massa úmido. Depois, é só saborear como preferir.

Outras informações sobre o cacau

Tigela com cacau em pó.

Encontrado em mercados, o cacau em pó é a versão mais encontrada nas receitas. O consumo do fruto em si não é tão comum, apesar da larga produção nacional. O excesso de cacau, assim como de outros ingredientes naturais, não é benéfico ao organismo, e sua escolha deve ser consciente. Veja outras informações importantes antes de escolher o seu cacau ou chocolate a seguir!

Como escolher o melhor cacau em pó

Alguns aspectos ajudam a escolher a melhor opção de cacau em pó disponível no mercado. O chocolate em pó, por exemplo, é a versão adoçada e aromatizada das sementes torradas e moídas do fruto, diminuindo seu sabor naturalmente amargo. Caso o produto seja adoçado, procure opções com adoçantes naturais para escolhas mais saudáveis.

O teor de cacau também faz diferença para o sabor e os benefícios. A partir de 50%, os produtos se tornam mais benéficos à saúde, mesmo no caso dos chocolates. Para o cacau em pó puro, as versões alcalinas são mais suaves, enquanto as lecitinadas são mais solúveis. No caso de alergias e restrições alimentares, é indicado redobrar a atenção com o rótulo.

Como comer o fruto cacau

A polpa do cacau é indicada para a produção de sucos ou geleias, enquanto a casca pode ser a base para fazer farinha. O detalhe sobre o consumo do fruto é seu sabor ácido, diferente do chocolate, costumeiramente adocicado.

Já as amêndoas são amargas, e o pó de cacau pode complementar receitas culinárias variadas, inclusive com a adição de frutas e adoçantes naturais. Por fim, as sementes do cacau podem ser consumidas in natura.

Riscos e malefícios do cacau

O principal malefício do cacau, ou risco à saúde, diz respeito aos possíveis prejuízos no sistema gastrointestinal. Devido à sua composição, o ingrediente pode ser agressivo à mucosa estomacal, causando sintomas como dor, azia ou inchaço. No caso dos chocolates, mesmo os amargos possuem algum nível de açúcar, em sua maioria, trazendo problemas que podem passar despercebidos.

Contraindicações do cacau

Dependendo da quantidade de cacau consumida, existem algumas contraindicações a respeito. Por possuir cafeína em sua composição, o fruto não é indicado para pessoas com sensibilidade estomacal ou problemas como gastrite, além de insônia. Consumir o cacau em pó com leite pode dificultar a absorção de cálcio pelo organismo, não sendo indicado para todas as pessoas.

O cacau possui diversos benefícios!

Cacau aberto.

Conhecido há séculos, o cacau, hoje, é parte de diversas receitas, inclusive de bebidas. Os primeiros preparos com o fruto datam da civilização asteca, que criou a base para o que atualmente é o chocolate em sua forma comercial. Quanto mais cacau houver no doce, mais seus benefícios podem ser sentidos com consumo regular, sendo a ação antioxidante a mais conhecida.

O fruto faz bem ao coração, reduz a pressão arterial e previne o desenvolvimento de quadros inflamatórios e degenerativos. A redução do risco de diabetes, assim como outros impactos positivos à saúde, acontece com o consumo do cacau em meio a uma dieta saudável e nutritiva, sem excesso de preparos repletos de açúcar, por exemplo.

Cultivado no Brasil, o cacau não é apenas o ingrediente principal do chocolate. Ao utilizá-lo naturalmente, todo o organismo se beneficia, a começar pelo humor e pela disposição. Que tal colocar o fruto na sua dieta?

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!