Chá de cavalinha emagrece? Outros benefícios, como fazer, como tomar e mais!

Chá de cavalinha emagrece? Outros benefícios, como fazer, como tomar e mais!

Sendo usada há milhares de anos para os mais diversos tratamentos, a erva cavalinha é um poderoso medicamento que auxilia no emagrecimento. Confira!


Afinal, o chá de cavalinha emagrece?

Xícara de chá de cavalinha.

A erva cavalinha, que ganha esse nome por conta de seu formato, que parece com o rabo de um cavalo, é uma planta fitoterápica usada há milhares de anos no tratamento das mais diversas doenças e desconfortos, sendo conhecida em vários países, principalmente no norte da África e sul da Europa.

Embora ela seja usada para uma infinidade de coisas, já que é uma erva rica em várias vitaminas e proteínas, seu uso se popularizou bastante por conta do emagrecimento que propõe, sendo uma grande aliada no controle de líquidos do corpo. Porém, por se tratar de uma planta fitoterápica, ela ajuda a fazer isso de uma forma mais natural e saudável.

Nesse artigo, você verá tudo sobre a cavalinha e seu chá, incluindo seus benefícios, sua receita e algumas indicações para seu uso. Confira!

Entendendo mais sobre o chá de cavalinha

Xícaras de vidro com chá de cavalinha.

Usada há milhares de anos nas mais diversas aplicações, a erva cavalinha é uma grande aliada quando o assunto é emagrecimento. Mas essa, felizmente, não é a única coisa que você precisa saber sobre ela, já que o seu potencial diurético exerce funções realmente benéficas para o corpo. Confira mais sobre a erva cavalinha e como ela pode auxiliar no seu dia-a-dia a seguir!

Origem e características da planta cavalinha

Os primeiros registros do uso da erva cavalinha acontecem na antiga Grécia e na antiga Roma, onde ela era usada para o fortalecimento dos ossos, já que a planta é rica em cálcio. O uso também se estende por parte do sul da Europa, no Oriente Médio e no norte da África.

A planta era, por vezes, usada no tratamento de tuberculose e por pessoas com problemas renais. Embora ela seja majoritariamente conhecida por ser diurética, sua concentração de cálcio é tão grande que ela ameniza, e muito, os danos da osteoporose. Portanto, é muito usada nesse tipo de tratamento.

Propriedades do chá de cavalinha

O chá de cavalinha tem propriedades diuréticas, que, além de fazerem uma drenagem natural do corpo, eliminam toxinas, sendo muito importantes em processos detox em geral. Ele desincha o corpo por meio dessa drenagem, sendo um dos mais potentes do ramo.

Além disso, a erva cavalinha contém um componente de nome silício, que ajuda no fortalecimento de ossos e músculos. Esse reforço também traz o crescimento de unhas e cabelos e a melhora da pele, deixando-a mais brilhante e vívida. Por isso, ela ajuda a retardar o envelhecimento, tanto externo quanto interno.

Para que serve o chá de cavalinha?

O chá de cavalinha é muito usado quando a pessoa percebe que está com peso excedente por conta da retenção de líquidos. Depois de uma semana meio descuidada com relação à alimentação, o chá chega como um salvador e limpa o corpo de todas as toxinas nocivas, deixando a pessoa desinchada e com menos impurezas no organismo.

Além disso, ele serve também para algumas dores, principalmente nas juntas e nos músculos, já que seus agentes cuidam diretamente da dor óssea. É importante tomá-lo com um medicamento, mas a ação do chá é significativa no alívio desse desconforto.

O chá de cavalinha emagrece quantos quilos?

Não existe um peso exato que a erva cavalinha ajuda a perder, principalmente porque ela não é uma dieta, mas um fitoterápico que auxilia no controle de líquidos do corpo. Ou seja, ela não tem o poder de emagrecer sozinha, mas auxilia no processo de emagrecimento.

Vale dizer que qualquer chá que faça emagrecer de forma isolada deve ter seu uso supervisionado por um médico, já que a alimentação é fundamental em todos os casos, sem exceção. O corpo não pode parar de se alimentar completamente e ingerir apenas líquidos diuréticos.

Outros benefícios do chá de cavalinha

Bule e xícaras com chá de cavalinha.

A lista de benefícios do chá de cavalinha é muito grande, porque a planta age em várias partes do nosso corpo, fazendo com que os resultados sejam visíveis em poucas semanas ou, dependendo do caso, em horas. Embora seja conhecida por ajudar no emagrecimento, essa é só uma das várias funções que a planta tem para o nosso corpo.

Confira agora os principais benefícios do chá de cavalinha e como eles podem ser proveitosos na sua rotina!

Combate a retenção de líquidos

Talvez, o principal fato que se fale sobre a erva cavalinha é seu potencial diurético e, consequentemente, a capacidade que tem no auxílio do emagrecimento. A erva é uma poderosa agente no controle do inchaço e na retenção de líquidos, de modo geral. Dessa forma, ela ainda auxilia no bom funcionamento dos rins.

Porém o potencial diurético da planta vai além, já que ela não só elimina os líquidos, mas também elimina uma série de impurezas que o corpo acumula com o passar do tempo. Dessa forma, é importante tomar um pouco do chá eventualmente, porque ele age quase como uma limpeza reparadora.

Ajuda a reduzir a celulite

A erva cavalinha possui uma série de componentes que trabalham com uma ação antioxidante em todo o corpo, seja na parte interna ou externa. Por estimular essa função na pele, ela consegue conter alguns danos causados pelo crescimento ou déficit de colágeno.

Esse é o caso da celulite, que o chá ajuda a conter, porque trabalha em uma reparação da pele, fazendo com que perca um pouco do aspecto glutinoso e fique cada vez mais uniforme. Mas é válido dizer que o chá ajuda a reduzir, mas não acaba com elas completamente. Para isso, é necessário um tratamento dermatológico específico.

Possui função antioxidante

Tendo uma ação antioxidante tão potente quanto a de semente de uva, a erva cavalinha é uma grande aliada no controle do envelhecimento e da saúde de modo geral, já que, em partes, ajuda o corpo a lidar com os radicais livres, que podem ocasionar uma série de doenças que, a longo prazo, ficam bem complicadas de conviver e tratar.

Os efeitos são visíveis em pouco tempo, e o mais importante é que os efeitos não são superficiais, já que a ação destes antioxidantes é de dentro para fora. Mas, claro, a erva cavalinha não opera nenhum milagre, apenas ajuda na desintoxicação do organismo.

Melhora a saúde da pele, unhas e cabelos

A erva cavalinha é rica em uma substância chamada cisteína, que é um aminoácido muito importante para a pele, fazendo com que esta ganhe mais firmeza, elasticidade e vivacidade. Ajuda, inclusive, em processos inflamatórios pequenos, como espinhas e cravos inflamados.

Já para o cabelo, a erva cavalinha é reparadora, pois contém selênio, que é um componente que promove a nutrição intensa do fio, fazendo uma completa reparação de dentro para fora. Os fios são nutridos com selênio e, dessa forma, já nascem mais fortes. Este componente é presente em quase todos os tipos de shampoo.

Auxilia a cicatrização da pele

Como é rica em cisteína, a erva cavalinha possui um grande potencial de cicatrização, já que ela age de dentro para fora, reparando os tecidos lesionados e deixando-os uniforme e alinhados. Esse tipo de substância é muito útil, principalmente para danos superficiais.

Mas é importante dizer que a erva cavalinha não é totalmente eficaz em casos muito intensos ou em cicatrizes muito fundas, já que, nesses casos, atinge todas as camadas da derme, fazendo com que atinja outros tecidos. Dessa forma, fica mais difícil a reparação dos danos no local afetado.

Melhora a saúde de ossos e dentes

A erva cavalinha é uma grande aliada quando o assunto é saúde dos ossos, já que ela traz, além de cálcio, que é fundamental para a saúde do osso, silício em sua composição. Isso traz um grande reforço para os ossos e dentes.

O silício é um dos componentes dos ossos e de qualquer calcificação que temos no corpo, como os dentes. Dessa forma, ele age na recomposição da estrutura dos ossos, fazendo com que fiquem mais firmes e rejuvenescidos. Remédios para esse fim com erva cavalinha na fórmula são muito comuns.

Protege a saúde dos rins

Por se tratar de um chá muito diurético, o chá de cavalinha tem um efeito muito benéfico para os rins. Ele consegue promover uma limpeza significativa nos órgãos, que precisam sempre de uma manutenção natural, com a ingestão de bastante água.

Como ele estimula a drenagem do corpo, toda a água concentrada passa pelos rins, fazendo com que recebam bastante água e, consequentemente, tenham um bom funcionamento. Além disso, ele é igualmente benéfico para a bexiga, pelo mesmo motivo, já que ajuda na filtragem de impurezas.

Combate infecções urinárias

Embora tenha uma infinidade de causas, a infecção urinária, normalmente, acontece por conta de uma substância impura no trato urinário, que pode estar alojada na bexiga, rins ou uretra. Essa substância causa uma pequena inflamação e um grande desconforto, principalmente para urinar.

A erva cavalinha, como incentiva a filtragem dos líquidos do corpo, acaba filtrando as impurezas e eliminando-as na urina, fazendo com que o corpo sempre funcione em vantagem contra qualquer possível infecção que possa se desenvolver. Além disso, a superprodução de urina é importante para a saúde de todo o trato urinário.

Ajuda a reduzir a pressão arterial

Como o chá de cavalinha possui uma forte ação antioxidante, esse poderoso elixir age, inclusive, no controle da pressão arterial. Não só faz isso na pressão arterial elevada, mas também regula em casos em que a a pressão intravenosa é baixa demais.

Isso acontece porque o sangue é estimulado a ser filtrado várias vezes, deixando as sujeiras de lado, que são eliminadas através da urina. O sangue sem essas toxinas começa a circular e, dessa forma, a pressão, que é suprimida pelas impurezas, passa a regular-se, já que o sangue está na textura exata.

Previne a diabetes

Um estudo recente mostrou que a erva cavalinha tem o poder de baixar os níveis de açúcar do sangue, o que pode ser uma ótima opção para quem possui alguns tipos de diabetes. Mas o controle do médico, em todo o caso, é fundamental.

Isso porque a planta não controla o açúcar do sangue, mas desce os níveis consideravelmente. Esse efeito, em grande parte dos casos, é muito benéfico, mas, dependendo do seu problema com açúcar, pode ser nocivo e, infelizmente, até fatal. Mas, de qualquer forma, os resultados da pesquisa são animadores.

Receita de chá de cavalinha

Copo de vidro com chá de cavalinha.

O chá de cavalinha é uma ótima opção quando o assunto é drenagem linfática natural e cuidado com os ossos, ainda que seja conhecido majoritariamente por seu poder de emagrecimento. É uma receita fácil de ser feita e, se recomendado por seu médico, pode te acompanhar por muito tempo. Confira mais sobre esse poderoso chá e como ele deve ser feito de forma eficiente!

Ingredientes

Abaixo, veja os ingredientes necessários para a produção do seu chá de cavalinha:

- 1 litro de água;

- 50g de erva cavalinha;

- Açúcar (opcional).

Como fazer o chá de cavalinha

Para começar, coloque a água no fogo e deixe que ela ferva completamente. É importante esperar a água entrar em ebulição, pois, com uma água muito fria, o chá pode ficar fraco. Com a água em 100º C, desligue o fogo e coloque a erva cavalinho na água.

Se preferir, você pode deixar o chá um pouco mais no fogo, junto com as folhas, embora o resultado não mude. Com as folhas na água, tampe com um pano e deixe por cerca de 10 minutos. Depois, coe e sirva. É importante beber chá quente ou morno.

Outras informações sobre o chá de cavalinha

Xícara de chá de cavalinha.

Antes de começar o consumo de chá de erva cavalinha, é importante saber se esse tipo de planta fitoterápica pode ser consumida por você. Se você já faz uso de outro chá, deve saber o resultado dos componentes juntos.

Confira a seguir as principais informações sobre o chá de cavalinha e como inserir esse poderoso remédio na sua vida!

Ervas e plantas que combinam com o chá de cavalinha

O chá de cavalinha pode ser combinado com algumas ervas e frutas, enriquecendo consideravelmente no sabor e também no valor nutricional. Hibisco, chá verde, canela, limão, mel, gengibre e cúrcuma podem ser bem interessantes em uma dieta já com o chá de cavalinha.

É válido dizer que não precisa necessariamente haver uma mistura de ervas e aparatos no mesmo chá, principalmente porque alguns sabores são bem peculiares e podem não agradar todos os paladares. Insira, se preferir, diferentes chás em diferentes momentos do dia ou da semana, que já vai ser suficiente para essa incrementação.

Outras formas de usar a cavalinha

A melhor utilização da erva cavalinha é realmente no chá, ainda que você beba ele gelado, como uma espécie de suco. Isso acontece porque ferver a erva é a maneira mais fácil de extrair todas as propriedades dela e fazer com que seu chá fique ainda mais robusto.

Porém existem aqueles que preferem deixar a erva descansando na água gelada por dias, como espécie de conserva das folhas, junto com limão. Pode ser uma alternativa, principalmente para quem não gosta muito de chá, mas, de qualquer forma, o chá é a utilização mais comum da erva.

Possíveis efeitos colaterais do chá de cavalinha

Como é uma erva ainda em pesquisa sobre seus reais efeitos positivos e negativos, a erva cavalinha tem o chamado potencial danoso indefinido. Ou seja, todos os danos que ela pode causar podem ainda não ter sido catalogados, sendo preocupante.

Os efeitos, até agora já conhecidos, são a quebra da vitamina B1, que é um composto importante para a memória e a manutenção do metabolismo do corpo. Embora não seja muito agressivo com esse tipo de vitamina, o uso prolongado do chá de cavalinha pode fazer com que o corpo apresente um déficit grande de vitamina.

Contraindicações do chá de cavalinha

Exceto as indicações padrão sobre quase todos os chás diuréticos, que não podem ser tomados por crianças e mulheres grávidas, o chá de cavalinha é contraindicado no caso de diabetes. Claro que há médicos que podem receitar como fitoterápico, mas é só sob prescrição.

Além disso, a erva cavalinha deixa o corpo muito mais suscetível ao efeito do álcool, o que faz com que a pessoa fique muito mais sensível à substância. Dessa forma, não é indicado seu consumo juntamente com o álcool ou nos dias em que a pessoa ingerir qualquer bebida alcoólica.

Preço e onde comprar a erva cavalinha

A erva cavalinha pode ser encontrada facilmente em feiras livres ou em lojas de artigos naturais. Seu preço varia bastante, mas, nesse estado, costuma ser de 5 a 8 reais por 100 g, o que é relativamente barato, principalmente considerando os efeitos da erva.

Porém você ainda consegue encontrá-la em comprimidos de manipulação, sendo um pouco mais cara, já que contém uma série de outras vitaminas para encorpar melhor a composição. Esse tipo de produto já sai na faixa de 34 a 40 reais com 30 cápsulas. Caso prefira, ainda existe a opção manipulada, que tem um preço flutuante, de laboratório para laboratório.

Outros chás poderosos que ajudam a emagrecer

Xícara de chá de cavalinha.

Embora o chá de cavalinha seja um grande aliado no emagrecimento, existe uma série de outros chás que, alinhados ao chá de cavalinha, podem potencializar os efeitos em um prazo menor. Esses chás, além do poder emagrecedor, ainda contêm suas próprias vitaminas e propriedades, que ajudam sua saúde de modo geral.

Confira agora os principais chás emagrecedores que podem ser usados com a erva cavalinha e como prepará-los!

Chá verde

O chá verde pode ser encontrado tanto nos supermercados, em forma de sachê, quanto em feiras naturais e lojas especializadas. Esse chá, normalmente, é tomado com limão, tendo um poder emagrecedor e um sabor maravilhoso. Se puder, sempre dê preferência aos chás naturais, já que as propriedades são maiores.

Para fazer esse famoso chá, você deve usar 4 colheres de sopa de erva camellia sinensis, a base do chá verde, 500 ml de água e meio limão. A quantidade de limão e até a presença dele na composição fica ao seu critério. Assim, coloque a erva na água e espere ferver. Depois, coe e acrescente o limão já no copo, ainda quente.

Chá de hibisco com canela

Feito com canela, o chá de hibisco, assim como o chá de cavalinha, tem um grande poder diurético, fazendo com que a queima de gordura seja feita de forma muito mais rápida e saudável. Seu feitio consiste em 3 colheres de sopa de flores de hibisco seco, que podem facilmente ser encontradas em feiras e casas de artigos naturais, 1 pau de canela e 500 ml de água.

Ferva a água até atingir a ebulição, que é aproximadamente nos 100ºC. Em seguida, coloque as folhas de hibisco e a canela na água, mexa para que as folhas fiquem espalhadas pela água e tampe a panela. É importante tampar para que o calor fique todo concentrado. Depois de 10 minutos, coe o chá e consuma preferencialmente quente.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é um dos queridinhos entre os chás, não só pelo potencial emagrecedor, mas porque traz uma série de benefícios para a saúde, como acabar com a dor de garganta e problemas respiratórios em geral, além de ser gostoso e refrescante, sendo muito popular nas casas brasileiras.

Ele pode ser tomado juntamente com chá de erva cavalinha e, para fazê-lo, você deve lavar bem a casca dele. Para começar, corte-o em rodelas e o coloque em 500 ml de água. A quantidade de gengibre pode ser de 20 a 30 g, já que é uma planta bem forte. Deixe a água ferver, coe e sirva-se. O chá deve ser bebido quente.

Chá de cúrcuma com limão

O chá de cúrcuma é muito poderoso no emagrecimento, já que possui um composto chamado curcumina, que acelera o metabolismo e, dessa forma, ajuda no emagrecimento. Ele, alinhado com o limão, limpa as papilas gustativas, fazendo com que a pessoa sinta menos vontade de comer, principalmente doces.

Em uma panela média, coloque 500 ml de água e deixe ferver. O tempo vai variar muito, de acordo com seu fogão e a potência do fogo. Com a água em ebulição, coloque o pó de cúrcuma na água e deixe descansar. Se sentir necessidade, mexa um pouco para não criar bolinhas. Deixe descansar por 5 minutos e beba com limão, que deve ser colocado direto no copo.

Aproveite todos os benefícios do chá de cavalinha!

Bule com chá dentro.

O chá de cavalinha é um ótimo aliado no emagrecimento saudável, já que age de forma potente no organismo. Assim, faz uma limpeza e promove uma drenagem linfática completa e natural para o seu corpo, que acumula impurezas em forma de líquidos.

Além disso, pode ser usado como um fortalecedor natural dos ossos, já que sua composição é à base de silício, também muito importante para os dentes. O chá de cavalinha é leve e gostoso, e, se tomado durante o dia, pode ser um ‘santo remédio’.

Ele, com toda a certeza, cabe na sua dieta e vai te ajudar muito, principalmente se combinado com outros chás igualmente poderosos. Aproveite!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.