Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Conheça os melhores chás para baixar triglicerídeos e colesterol!

Xícara de chá com ramo de folha

Às vezes as opções naturais são uma alternativa mais saudável, ao invés de optar pelos remédios em farmácias. Os chás para abaixar triglicerídeos e colesterol podem ser uma opção não somente mais saudável e sustentável, mas também mais deliciosa, unindo o útil ao prazer.

Há diversos tipos de chás que podem ser utilizados para se baixar os triglicerídeos e colesterol, os dois grandes vilões que assombram nossos exames de rotina, causando uma série de doenças como o infartos, AVCs e o aumento de pressão arterial.

Independente do chá que você for tomar, preste atenção às contraindicações, e ao consumo exagerado. Se a bebida foi recomendada pelo seu médico, respeite a prescrição corretamente.

Entendendo sobre as taxas de triglicerídeos e colesterol

Xícara com chá de dente de leão

Tanto o colesterol quanto o triglicerídeos se em quantidades elevadas, podem acarretar diversos problemas para a saúde. Falaremos mais a seguir sobre esses dois tipos de gordura e quais riscos eles representam para o nosso corpo em taxas altas, além de como baixar as suas taxas em nosso corpo.

O que é colesterol e triglicerídeos?

O colesterol é uma espécie de gordura que está presente em diversas estruturas de células de nosso organismo, como por exemplo, o intestino, coração, pele, fígado, cérebros e nervos. Também é muito importante para a formação de nossos hormônios, da vitamina D, e também para a produção de ácidos estomacais.

O colesterol engloba dois tipos, dentre eles o LDL (lipoproteínas de baixa densidade) o colesterol ruim que é considerado o tipo mais nocivo para nós, pois se acumula em nossas artérias, ocasionando doenças cardiovasculares. E o HDL (lipoproteínas de alta densidade) o colesterol bom que é responsável por retirar o colesterol ruim de nossas artérias.

Já os triglicerídeos é a gordura que serve come reserva de energia, na qual se encontra estocado em nosso tecido adiposo dentro de células de gordura esperando serem utilizadas em alguma atividade em que tenha grande gasto energético.

Possíveis causas das taxas elevadas de triglicerídeos e colesterol

As altas taxas de triglicerídeos no sangue podem estar relacionadas a dietas ricas em gorduras saturadas como as frituras e carboidratos. Problemas hormonais como a resistência a insulina e hipotireoidismo também podem afetar na quantidade de triglicerídeos no corpo.

Outros fatores como abuso de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos como corticoides e anticoncepcionais e diuréticos também podem afetar no aumento triglicerídeos. O colesterol alto pode acarretar devido à má alimentação, com abusos de alimentos ricos em gorduras e açúcar, tabagismo, sedentarismo e o próprio histórico familiar da pessoa.

Perigos de possuir as taxas de triglicerídeos e colesterol altas

O excesso de triglicerídeos pode trazer o entupimento de nossos vasos cardíacos e isso pode trazer graves consequências como acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos e até mesmo aumento na pressão arterial. Doenças como a pancreatite e a esteatose hepática (gordura no fígado) também está correlacionadas ao aumento de triglicérides.

O colesterol alto está relacionado à presença de doenças cardiovasculares. A hipercolesterolemia que é o aumento e excesso de colesterol no organismo pode causar a aterosclerose, que é o aumento de placas de gordura nas artérias, além de pressão alta, risco de infarto e de AVC.

Como baixar as taxas de triglicerídeos e colesterol?

Para baixar os trigilcerídeos é necessário diminuir o consumo de açúcar e carboidratos, aumentar o consumo de fibras, realizar exercícios diariamente, comer de três a três horas ou seja, não realizar jejuns, e consumir alimentos ricos em ômega 3 como peixes de água salgada e nozes.

Quanto abaixar o colesterol, é importante diminuir o consumo de álcool, açúcares e carboidratos, emagrecer, consumir alimentos ricos em ômega 3, e praticar regularmente exercícios físicos.

Benefícios dos chás para baixar triglicerídeos e colesterol

Se você quer uma opção mais saudável para se baixar triglicerídeos e colesterol sem ter que utilizar remédios, os chás podem ser uma boa opção para a sua saúde. Eles ajudam a desintoxicar o organismo além de terem propriedades hipoglicemiantes que auxiliam a diminuir os níveis de gordura no sangue.

Chá verde

Xícara com chá verde

O chá verde é produzido através da planta Camellia sinensis, nativa no sul da China e nordeste da Índia. Pode ser consumido tanto quente quanto frio. A bebida é muito popular também no Japão, existindo até doces feitos com esse chá.

Indicações e propriedades do chá verde

O chá verde é repleto de antioxidantes como catequinas, flavonoides, além de ser repleto de aminoácidos, vitaminas B, C, E, ferro, zinco, cálcio, e potássio. Ou seja, ele é ideal para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos.

Também é ideal para aqueles que desejam emagrecer através de um composto que possui, o epigalocatequina galato capaz de aumentar o gasto energético. Também faz muito bem para digestão, podendo ser consumido após as refeições reduzindo a absorção de gorduras, podendo ajudar na digestão de comidas gordurosas.

Ingredientes

Para se preparar o chá verde, serão necessários uma colher de chá verde e um caneco de 240 ml de água fervente.

Como fazer o chá verde

Insira uma colher de sopa de chá verde em uma caneca com, 240 mL de água. Em seguida coloque um pires encima da boca e deixe repousando por cerca de dez minutos. Coe o líquido e beba e sirva morno. Tome quatro xícaras por dia entre as refeições.

Cuidados e contraindicações

O chá verde é contraindicado para grávidas ou mulheres que estejam amamentando. Pessoas que possuem insônia, gastrite, úlceras e hipertensão devem evitar a bebida, pois ela possui cafeína na composição. Também deve ser evitado por aqueles que tomam anticoagulantes ou que tenham hipotireoidismo.

Chá de Alcachofra

Xícara de chá saindo fumaça

Também conhecida como alcachofra-hortense, alcachofra-comum ou alcachofra-de-comer, é uma planta repleta de nutrientes e benefícios para a saúde.

Pode ser encontrada em supermercados ou feiras, e suas folhas podem ser encontradas vendidas em farmácias ou em lojas de produtos naturais e fitoterápicos. Pode ser consumida tanto na forma de saladas, cozidos, assados, sucos ou até mesmo em chás.

Indicações e propriedades da Alcachofra

A alcachofra é rica em flavonoides, vitamina C, fósforo, potássio, além de também servir como um antioxidante, anti-inflamatório, diurético, pro biótico, e antidispéptico (a qual combate a má indigestão).

Ela ajuda a prevenir doenças como a obesidade, diabetes e o infarto, reduzindo os níveis de glicose e colesterol em nosso organismo. Também ajuda a emagrecer, pois auxilia a controlar o nosso apetite e também e eliminar os excessos de líquido em nosso corpo.

Ingredientes

Entre 2 a 4 gramas de alcachofra e 240 ml de água fervente.

Como fazer o chá de Alcachofra

Pegue um canecão e ferva 240 ml de água, em seguida insira as folhas de alcachofra e deixe repousando por volta de cinco minutos. Coe o líquido e beba de duas a três xícaras por dia antes de realizar suas refeições.

Cuidados e contraindicações

O chá de alcachofra é contraindicado para mulheres que estejam em fase de gestação ou amamentação. Pessoas com obstrução no duto biliar, hipertensão, doenças cardíacas e crianças com menos de 12 anos de idade.

Chá de Salsa

Chá de salsa

Podendo ser encontrada nas três principais variações lisa, crespa e alemã, em supermercados ou feiras, a salsa também chama de salsinha, pode ser utilizada na cozinha na forma de temperos e também para usos medicinais devido às suas propriedades.

Indicações e propriedades da Salsa

A salsinha possui diversas vitaminas dentre elas a A, B, C, E, K, e além disso também é repleta de ferro, ácido fólico, cobre, magnésio, eugenol, limoneno, apigenina e luteolina. Possui propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, antioxidantes e desintoxicantes.

A salsa assim como seu chá é indicado para pessoas que sofrem de doenças respiratórias tais como asma, ajuda a melhorar a imunidade, é um ótimo diurético natural e também é recomendado às mulheres que sofrem de cólicas menstruais.

Ingredientes

Para se fazer o chá serão necessários 30 gramas de salsinha, um litro de água e um limão à gosto.

Como fazer o chá de Salsa

Ferva bem a água em um caneco, e assim que terminar de ferver, insira as folhas de salsa sobre a água e as deixe em infusão por quinze minutos. Terminada a infusão, insira algumas gotas de limão a gosto como bem desejar, depois é só servir e tomar.

Cuidados e contraindicações

O chá de salsa deve ser evitado por grávidas e mulheres que estejam amamentando seus filhos, e pacientes que tenham diagnóstico de nefrose (doença nos rins). Não deve ser consumido em excesso, pois pode trazer consequências sérias como afetar a audição, e os rins, além de problemas de vertigem.

Chá de Dente-de-leão

Xícara de chá de dente de leão

Também conhecido como coroa-de-monge, taráxaco e quartilho, essa planta possui diversos nutrientes e propriedades que podem beneficiar o nosso corpo. Pode ser consumido tanto na forma de chá, quanto como suco, saladas, sopas e até mesmo sobremesas.

Indicações e propriedades do Dente-de-leão

Essa planta possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas, auxiliando a perder o peso e a eliminar as toxinas de nosso organismo.

Possui vitaminas A, B, C, E e K ajudando a fortalecer o coração, o cérebro e a imunidade. Ainda contém flavonoides o que é ótimo para o nosso fígado, e além disso é uma grande fonte de potássio, cálcio e ferro.

A planta auxilia a controlar a diabetes, diminuindo no nível de glicose no sangue, ajuda a prevenir do câncer graças aos antioxidantes naturais, e a melhorar a saúde gastrointestinal. De acordo com pesquisas feitas na China em 2011, o chá de dente-de-leão possui certa eficácia ao combater o vírus Influenza, que é o responsável pela gripe comum.

Ingredientes

Você precisará de duas colheres de chá de raiz de dente-de-leão triturado ou em pó e 200 ml de água fervente.

Como fazer o chá de Dente-de-leão

Ferva bem a água, e em seguida insira a raiz de dente-de-leão, deixando repousar por cerca de dez minutos. Coe o líquido e beba por até três vezes ao dia. Para problemas gastrointestinais beba o chá antes de fazer suas refeições.

Cuidados e contraindicações

Pessoas que possuem obstrução nos dutos biliares, oclusões intestinais, úlceras, e inflamação aguda da vesícula biliar devem evitar de consumir o chá de dente-de-leão. Por mais que os efeitos da planta em mulheres gestantes ou lactantes ainda não estejam confirmados, o melhor a se fazer é evitar o seu consumo caso se esteja durante esse período.

Caso esteja usando medicamentos diuréticos ou hipoglicemiantes, também é necessário evitar o uso desse chá, pois ele pode potencializar os seus efeitos.

Chá Vermelho

Chá caindo de bule para xícara

Também conhecido como Pu-erh, nome que deriva de Pu’er um condado em Yunnan na China, ele é feito a partir da extração da planta Camellia sinensis, que também é a mesma que é utilizada para a fabricação do chá verde, preto e branco, sendo que é o processo de fermentação que dá o chá a tal cor vermelha.

No processo de fermentação é utilizada a bactéria Streptomyces cinereus cepa Y11 durante o período de 6 a 12 meses. Quando o chá é de altíssima qualidade, ele pode ficar até 10 anos nesse processo.

Indicações e propriedades do chá vermelho

Essa fermentação ocasionou o aumento de diversas substâncias benéficas para o nosso corpo. Tais como os flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a saúde de nossa pele e proteger contra o envelhecimento.

A cafeína e catequinas são duas substâncias presentes no chá que auxiliam a acelerar o metabolismo, e trazendo mais disposição para a realização de atividades físicas, ajudando no emagrecimento.

A bebida também possui poder calmante, pois contém polifenóis, responsáveis por baixar os níveis de cortisol do sangue, na qual é o responsável por nos deixar estressados.

Ingredientes

Para se preparar esse chá serão necessários uma colher de sopa de chá vermelho e 240 ml de água fervente.

Como fazer o chá vermelho

Ferva bem a água em um caneco, e em seguida a deixe mornar por cerca de um a dois minutos. Insira o chá vermelho e deixe a mistura repousar por dez minutos. A bebida pode ser consumida tanto quente quanto fria, contudo deve ser bebida no mesmo dia.

Cuidados e contraindicações

O chá vermelho deve ser evitado por hipertensos, gestantes, lactantes, para aqueles que usam de remédios como anticoagulantes e vasoconstritores. Àqueles que possuem problemas de insônia também devem evitar a bebida devido a presença de cafeína, consequentemente evitando seu consumo antes de dormir.

Chá de Cúrcuma

Chá de cúrcuma em xícara e pedaço de cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico essa é uma raiz muito popular em países do oriente como a Índia na forma de pó para temperar carnes e legumes.

A cúrcuma, cujo nome científico é Cúrcuma longa, faz jus ao seu nome, tendo folhas longas e brilhantes capazes de chegarem a 60 cm de comprimento e raízes de coloração laranja. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e mercados, seja na forma de cápsulas ou em pó.

Indicações e propriedades da Cúrcuma

Possui propriedades antioxidantes e antibacterianas, auxiliando na digestão, na redução do colesterol, a perder peso, tratar resfriados e febres, e aliviar problemas de pele como a acne, psoríase ou até mesmo a ajudar na cicatrização da pele. Também pode ajudar nos sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, nas mulheres.

Ingredientes

Uma colher de café de pó de cúrcuma, e 150 ml de água quente.

Como fazer o chá de Cúrcuma

Ferva bem a água, e em seguida insira uma colher de café de pó de cúrcuma na água, deixando repousar a mistura por 10 a 15 minutos. Após a bebida dar uma esfriada, beba até três xícaras por dia nos intervalos entre as refeições.

Cuidados e contraindicações

Grávidas e lactantes devem evitar o uso do chá, assim como pacientes tomando anticoagulantes ou que tenham pedra da vesícula. Seu uso excessivo também deve ser evitado, pois acarreta irritações no estômago e enjoo.

Chá Preto

Chá preto em xícara. e em saco

O chá preto é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis, nas quais são oxidadas para a obtenção de um sabor mais forte e intenso. O chá pode ser encontrado em supermercados na forma de sachês já prontos para o preparo, quanto em folhas à granel em lojas de fitoterápicos ou produtos naturais.

Indicações e propriedades do chá preto

O chá preto é composto por várias substâncias importantes para o nosso corpo, sendo elas antioxidantes como as catequinas e polifenois, taninos, alcaloides e a cafeína. A bebida auxilia no controle da diabetes, na perda de peso, a melhorar a digestão, e prevenir contra doenças como o infarto e até o câncer.

Ela também ajuda a manter a nossa pele mais saudável e limpa, combatendo a temida acne e a oleosidade, diminui o colesterol no sangue, e também auxilia o nosso cérebro ficar em alerta, nos mantendo acordados por conta da cafeína.

Ingredientes

Você precisará de uma xícara de água fervente, e um sachê de chá preto ou uma colher de folhas secas de chá preto. Há a opção de inserir leite morno ou meio limão ao gosto.

Como fazer o chá preto

Ferva bem a água, a em seguida insira o sachê ou as folhas de chá preto dentro da água, deixando repousar durante cinco minutos. Coe a mistura e beba, se preferir insira leite morno ou limão a gosto.

Cuidados e contraindicações

O chá deve ser evitado por bebês crianças menores de 12 anos de idade, gestantes e lactantes. Pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial também devem passar longe da bebida, pois devido à presença de cafeína, ela pode ter um efeito hipertensor.

Pessoas com anemia ou deficiência em ferro também devem maneirar no consumo do chá, pois a presença de taninos na bebida faz com que a absorção do ferro seja menos eficaz, sendo recomendado se tomar o chá com uma hora de antecedência após as refeições principais.

Evite exageros, como tomar mais de cinco xícaras de chá preto por dia, pois podem ocorrer efeitos colaterais tais como insônia, dor de cabeça e estômago, tontura, irritabilidade, vômitos, nervosismo e tremores pelo corpo.

Chá Mate

Xícara de chá de vidro

O chá mate é uma bebida feita a partir das folhas e talos da erva mate, cujo nome científico é Ilex paraguariensis. Pode ser consumida na forma de chá através dos saquinhos vendidos em supermercados, na forma de infusão ou então como o icônico chimarrão, bebida popular na região sul do Brasil.

O chá pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras livres, e supermercados sendo na forma de saquinhos, ou folhas e talos secos.

Indicações e propriedades do chá mate

A bebida possui polifenóis, cafeína, flavonoides, vitamina B, C, selênio, zinco, e propriedades antioxidantes. Ele é indicado para ajudar a emagrecer, combater o cansaço, melhorar a atenção e concentração, a abaixar o colesterol ruim, controlar a diabetes, prevenir doenças cardiovasculares tais como o infarto e derrame cerebral, e também a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

Uma colher de sopa de folhas torradas de erva mate, e uma xícara de água fervente. Se preferir pode inserir limão a gosto.

Como fazer o chá mate

Ferva bem a água, e em seguida coloque as folhas de erva mate. Tampe a mistura e deixe-a repousando de cinco a dez minutos. Coe a bebida, e sirva. Insira algumas gotas de limão no chá se preferir. Você pode consumir cerca de 1,5 litro por dia.

Cuidados e contraindicações

O chá mate é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças. Pessoas que sofrem com insônia, ansiedade, nervosismo, e pressão alta devido à presença de cafeína em sua composição. Diabéticos devem ingerir a bebida com o conhecimento médico e de preferência com sua prescrição.

Pessoas que utilizam de medicamentos que inibem a monoamina oxidase (IMAO), utilizados para tratarem os sintomas da depressão tais como selegilina, moclobemida, isocarboxazida, fenelzina, nialamida, iproniazida e tranilcipromina.

Seu consumo excessivo pode ocasionar efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, e aumento da pressão arterial. O uso prolongado também pode ocasionar o surgimento de câncer tanto no trato respiratório quanto no digestivo devido à presença de hidrocarbonetos aromáticos que possuem efeito semelhante à fumaça do cigarro. Portanto o ideal é ingeri-lo sem exageros.

Chá de Canela

Pessoa segurando xícara de chá com canela

A canela é uma especiaria aromática que se obtém por meio da extração da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, que podem ser utilizada tanto na forma de pau-de-canela, ou em pó.

Pode ser na forma de doces, salgados, ou até mesmo como chá, a canela é uma boa pedida, além de conter diversos nutrientes e propriedades essenciais para nosso corpo. Pode ser encontrada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais seja na forma de pó, como pau-de-canela, ou casca.

Indicações e propriedades da Canela

Ela é rica em flavonoides como o eugenol, e o linaool, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, nas quais auxiliam a prevenir doenças como câncer, diabetes e também infartos.

Também ajuda a melhorar o metabolismo, fazendo nosso corpo queimar os excessos de gordura em nosso corpo e também a melhorar nossa concentração, nos deixando mais atentos, graças ao cinamaldeído.

Seus antioxidantes também ajudam a melhorar nossa saúde mental, ou seja a canela preveni contra doenças como o mal de Parkinson, e o Alzheimer.

Ainda ajuda a melhorar o humor, graças as suas propriedades anti-inflamatórias, que evitam a inflamação das células do sistema nervoso central, aumentando a produção de serotonina.
Também é considerado um afrodisíaco, melhorando a circulação sanguínea, aumento a sensibilidade, a libido e o prazer durante a hora H.

Ingredientes

Para se preparar o chá de canela, serão necessários um pau de canela, um canecão de 250 ml de água, e uma metade de limão.

Como fazer o chá de Canela

Insira o pau de canela no canecão de água, e deixe fervendo no fogão entre 10 a 15 minutos, em seguida deixe amornando o líquido. Retire o pau de canela e insira algumas gotas de limão a gosto na bebida.

Cuidados e contraindicações

O chá de canela não é indicado para mulheres gestantes ou lactantes, pois pode desencadear o aborto, pessoas que possuem úlceras estomacais e doenças no fígado também devem ficar bem longe da bebida.

O consumo em bebês e crianças deve ter uma maior atenção caso elas tenham algum histórico de asma, alergias e eczema de pele.

Aproveite os benefícios dos chás para baixar triglicerídeos e colesterol!

Xícara de chá em área externa

Se você realizou algum exame de rotina e acabou detectando uma quantidade acima do limite normal de triglicerídeos ou colesterol, seja porque exagerou um pouco em sua alimentação nos dias anteriores ao exame ou então devido ao histórico familiar de colesterol alto, os chás que prometem diminuir esses tipos de gorduras podem ser uma opção saudável e natural para controlar os altos níveis delas.

Seja chá preto, verde, de alcachofra, canela, cúrcuma ou dente-de-leão, todas são opções muito saudáveis, e não somente auxiliam a controlar os altos níveis de triglicerídeos e colesterol, como também ajudam em diversos outros fatores, como nos prevenir de doenças como o câncer, infarto, doenças degenerativas mentais, a melhorar resfriados e asmas, a emagrecer e também a melhorar os sintomas da TPM nas mulheres.

Contudo, tenha em mente que por mais que sejam chás com diversos benefícios para nossa saúde, lembre-se de consumi-los com muita cautela, sem exageros que venham a acarretar em efeitos colaterais.

Autor deste artigo

Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

O chá de amora é uma ótima alternativa para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa. Leia nosso artigo e conheça todos os outros benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.