Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Você conhece o chá de sucupira?

Xícara de chá.

A sucupira é uma árvore de porte grande, e que conta com diversas propriedades medicinais devido a composição de suas sementes e folhas.

As ações desta planta, através de seu chá, podem beneficiar vários aspectos da saúde por possuir propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e também por ter feitos até mesmo positivos para pessoas que sofrem com dores reumáticas intensas.

O mais comum é que sejam usadas suas sementes, mas outros itens da planta também podem ser usados para diversas finalidades.

Assim, estas sementes são usadas para preparos de chás, óleos, tinturas e também extratos, a depender da finalidade do produto em questão. Alguns produtos naturais também se utilizam da sucupira como base para cápsulas que são manipuladas para diversas finalidades.

Veja mais sobre o chá de sucupira!

Entendendo mais sobre o chá de sucupira

Mulher tomando chá.

O chá de sucupira conta com muitas propriedades distintas que vem desta poderosa planta medicinal, seus efeitos são sentidos rapidamente, mas é importante ressaltar que sempre é necessário tomar muito cuidado mesmo fazendo uso de produtos naturais, respeitando as quantidades indiadas e também as formas de utilizar para que eles tragam apenas benefícios para a sua saúde de um modo geral.

Conhecer a respeito dos produtos usados é importante, pois facilita este entendimento e uma boa aplicação no dia a dia.

Confira mais detalhes a seguir!

Origem e características da árvore sucupira

A árvore de sucupira é muito comum em locais da América do Sul, e pode ser encontradas em diversas regiões, pois possui características que fazem com que ela seja adaptável aos locais onde se encontra.

As suas sementes são as mais usada para fabricação de produtos naturais e chás, pois elas possuem uma maior quantidade de propriedades distintas. Existem alguns tipos desta planta, e a mais comum de ser encontrada é a sucupira branca, com nome científico de Pterodon pubescens.

Propriedades do chá de semente de sucupira

O chá de sucupira conta com diversos benefícios e pode ajudar as pessoas que sofrem com problemas de inflamações, principalmente reumáticas.

Mas traz também alguns efeitos positivos para outras questões, como dores de garganta, cicatrização de feridas, eczemas, regula os níveis de açúcar no sangue e também possui efeitos importantes para proteger contra alguns tipos de câncer, como o de próstata e fígado. Portanto, são muitos benefícios que podem ser retirados do chá de sucupira.

Para que serve o chá de sucupira?

O consumo de chá de sucupira em seus dias pode trazer efeitos importantes para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que enfrentam dores crônicas, como as causadas por problemas de articulação. Também servem para evitar questões pontuais, como inflamações na garganta deixadas por gripes e resfriados.

As pessoas que sofrem com diabetes também se beneficiam do uso deste chá, pois junto com seus medicamentos e tratamento ele possui ações de controle de açúcar no sangue, amenizando os efeitos e sintomas deixados pela doença.

Benefícios do chá de sucupira

Mulher tomando uma xícara de chá.

Conhecer os benefícios de uma planta medicinal poderosa é importante, pois ela pode ser adicionada ao seu dia a dia de forma simples e trará muitas melhorias para quadros distintos de saúde.

Além é claro de possibilitar que o uso do chá seja feito de forma adequada, para que ele traga apenas seus benefícios para os usuários. O uso deste chá é muito indicado para alguns problemas, pois pode auxiliar nos tratamentos de uma forma simples e acessível.

A seguir, saiba quais são os principais benefícios do chá de sucupira para a saúde!

Melhora a saúde das articulações

Um dos primeiros efeitos citados ao falar do chá de sucupira é o seu efeito para melhorar a saúde das articulações. Esta ação vem do fato de que esta planta medicinal conta com propriedades anti-inflamatórias, portanto, ela irá agir diretamente nestes locais dando uma sensação de alívio para dores até mesmo crônicas.

Os desconfortos causados por alguns outros problemas de saúde, que também causam este tipo de dor nas articulações, podem ser amenizados também pelo uso do chá de sucupira.

Alivia dores causadas por úlceras e inflamações no estômago

Para os que sofrem com problemas estomacais que podem causar irritações no órgão ou até mesmo úlceras mais graves, a sucupira pode ser muito positiva. Ao adicionar o chá desta poderosa planta, é os pacientes poderão sentir um alívio imediato principalmente no caso das irritações do estômago.

Devido ao poder de cicatrização, o chá também fará com que as úlceras causadas por problemas estomacais sejam amenizadas. Este efeito também é possível devido as ações analgésicas e antiúlceras da planta.

Age contra cólicas e problemas no útero

As mulheres que sofrem com problemas relacionados ao útero ou que enfrentam dolorosas cólicas todos os meses podem usar o chá de sucupira nestes momentos para trazer mais alívio.

Também é importante ressaltar, que por possuir estas propriedades anti-inflamatórias que também agem no útero, o chá de sucupira pode trazer um alívio para as mulheres que lidam com problemas como cistos no ovário e também outros que são ligados diretamente com o sistema reprodutor de modo geral. As propriedades anestésicas e analgésicas desta planta que causarão este efeito positivo de alívio.

Combate o câncer

O chá de sucupira possui efeitos diversos, e também pode ser muito importante para impedir ou amenizar alguns processos para as pessoas que lidam com canceres, em especial o de fígado ou próstata.

As sementes que são suadas para o chá contam com propriedades e componentes antitumoral e antioxidantes, que são capazes de impedir ou então combater estes tipos de canceres juntamente com os tratamentos indicados pelos médicos.

Portanto, é uma boa opção utilizar este chá ao longo deste processo, mas sempre contando com a informação de seu médico se isso pode ser feito de fato diante do seu diagnóstico e questões específicas de saúde.

Alivia dores e desconfortos causados pelo tratamento de câncer

Alguns tratamentos para impedir o avanço de canceres podem causar desconfortos e dores nos pacientes, como no caso da quimioterapia.

Dores nas articulações e outras podem aparecer durante este processo, e desta forma, como o chá de sucupira possui propriedades que podem beneficiar tanto a doença em si como este tipo de efeito, que causa inflamações em articulações, a utilização deste chá ao longo do processo pode trazer mais alívio e qualidade de vida para os pacientes ao longo do tratamento.

Regula os níveis de açúcar no sangue

As propriedades do chá de sucupira também são importantes para aqueles que enfrentam a diabetes, por exemplo. Isso, pois os efeitos desta planta podem auxiliar no processo de regulagem do açúcar no sangue. Os antioxidantes presentes também são importantes para este processo.

Assim, é importante destacar que respeitando os limites de uso, e comunicando previamente ao seu médio a respeito do uso do chá de sucupira, ele poderá auxiliar e muito no enfrentamento desta que é uma das doenças mais complicadas de se cuidar.

Age contra dores na garganta e amigdalite

Um outro efeito importante das propriedades do chá de sucupira é o fato de que ele conta com ações que podem trazer um alívio muito maior para dores de garganta e amigdalite.

Isso deve-se ao fato de que esta planta conta com ação anti-inflamatória, que irá agir diretamente no local onde está a inflamação da garganta, amenizando e trazendo alívio para estes momentos ruins. Ele pode ser usado sempre que sentir a necessidade, durante gripes ou inflamações repentinas.

Ajuda na cicatrização da pele

O poder cicatrizante do chá de sucupira também é importante para amenizar feridas na pele. Ele conta com um efeito muito grande neste sentido, que faz com que logo machucados e feridas na pele passem pelo processo de cicatrização sem que fiquem marcas.

Neste sentido, ele também é benéfico para as pessoas que sofrem com eczemas na pele e cravos ou espinhas também, pois terá o poder de cicatrizar e eliminar estes da pele de forma muito eficiente.

Receita de chá de sucupira

Bule servindo chá em uma xícara.

Para preparar o chá de sucupira, são alguns passos muito simples. O ideal aqui é que encontre sementes de boa qualidade e que estejam armazenadas em um local que garante que estas contarão com todas as suas propriedades intactas.

Por isso, busque por lojas de produtos naturais de sua confiança, e certifique-se de guardar as sementes em um local correto também. A seguir, veja como é o preparo deste chá e siga as instruções para garantir todos os benefícios desta poderosa planta.

Ingredientes

Para preparar o seu chá de sucupira, será necessário encontrar as sementes da planta. Elas podem ser compradas em lojas de produtos naturais ou então em empórios. A seguir, veja os ingredientes pra preparar o seu chá de sucupira.
4 sementes de sucupira
1 litro de água

Como fazer o chá de sucupira

Para preparar o chá de sucupira, primeiro é necessário lavar as sementes. Em seguida, quebra elas usando um martelo de cozinha e coloque dentro do recipiente que será usado para o preparo, com 1 litro de água.

Deixe que tudo ferva por cerca de 1- minutos, em seguida retire a semente de dentro da água e beba o chá. Ele deve ser divido ao longo do dia, em pequenas quantidades.

Outras informações sobre o chá de sucupira

Xícara de chá vermelha.

Para garantir o bom uso do chá de sucupira e que ele irá trazer para a sua vida os benefícios que a planta e sua semente carregam, conte com alguns cuidados especiais para isso.

Fique atento as quantidades, as formas de preparar o seu chá corretamente e também conheça algumas outras formas de utilizar esta planta, que podem ser mais positivas para a sua rotina.

Veja outras informações sobre a sucupira a seguir!

Dicas para fazer o seu chá de sucupira

Um dica importante para que o seu chá tenha efeitos positivos é respeitar as quantidades indicadas. Por mais que 4 sementes pareça pouco para a quantidade de água, é o ideal para que ela solte todos seus benefícios na água para o consumo do chá.

Não faça uso de mais sementes do que o indicado, pois isso pode causar um excesso que trará mais malefícios para a sua saúde do que benefícios. Outro ponto importante é não esquecer de quebrar as sementes, pois somente desta forma elas poderão liberar suas propriedades na água de forma correta.

Ervas e plantas que combinam com o chá de sucupira

O mais indicado é que use o chá de sucupira sozinho, para que consiga assim obter um controle maior dos efeitos deste.

Mas, caso você já faça uso desta planta e tenha ciência de seus efeitos positivos e não tenha notado nenhum tipo de reação adversa, ela pode ser usada com outras ervas complementares a sua escolha, que contam com propriedades semelhantes que podem potencializar a ação da sucupira.

Algumas plantas que possuem efeitos semelhantes como dente-de-leão, hortelã e erva-doce podem ser adicionadas em seu chá também.

Outras formas de usar a Sucupira

Além do mais comum uso da sucupira, através de seu chá feito com as sementes, ela também pode ser usada para o preparo de outros produtos naturais. Alguns que podem ser encontrados em farmácias de manipulação ou até mesmo extratos que podem ser feitos de forma caseira.

É importante se lembrar de conferir nos rótulos destes produtos todos os itens que são usados para o seu preparo, para garantir que além de sucupira não existirá nada que pode causar reações adversas ou alergias.

Cápsulas de sucupira

Uma das formas de consumir a sucupira é através de cápsulas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e também empórios dedicados a estes produtos específicos.

Em geral, estas capsulas contam com uma fórmula dedicada para alguns tipos de condições, e por isso devem ser analisadas quanto ao seu rótulo para garantir a eficácia e também a forma de utilizar.

A maioria destas capsulas recomenda que os usuários consumam 2 ao dia para resultados melhores, mas é preciso conferir de acordo com o laboratório fabricante.

Óleo de sucupira

O óleo de sucupira também pode ser usado para algumas finalidades, e conta com os mesmos benefícios encontrados na planta mas com aplicações diferenciadas. Ele também é indicado para a ingestão, o comum é que sejam usadas de 3 a 5 gotas por dia, e elas devem ser ingeridas junto com os alimentos.

Outra forma de se consumir o óleo de sucupira é diretamente na boca, neste caso é indicado que seja apenas uma gota cerca de 5 vezes ao dia, da forma como o usuário preferir mas com um espaçamento entre as gotas.

Extrato de semente de sucupira

O extrato de sucupira também é encontrado em algumas lojas de produtos naturais e é indicado para diversas finalidades, que devem ser conferidas no rótulo. Ele também é feito com base na semente da planta e será usado para ingestão também.

O mais indicado é que sejam consumidos cerca de 0,5 a 2 ml por dia, mas novamente, é preciso conferir os detalhes específicos de cada um dos fabricantes pois podem conter algumas variações quanto a quantidade de ml que devem ser usados e também quantas vezes ao dia este produto pode ser usado.

Tintura de sucupira

A tintura de sucupira também é muito comum, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais mas também conta om um fabricação própria, que muitas pessoas com conhecimentos em plantas medicinais acabam pode fazer em suas próprias casas.

O recomendado é que esta tintura seja consumida em 20 gotas, e este processo pode ser repetido cerca de 3 vezes ao dia. É importante destacar que os limites não devem ser ultrapassados em nenhum destes casos, pois o excesso pode vir a causar alguns problemas para a saúde.

Riscos e contraindicações do chá de sucupira

A recomendação é que a sucupira seja usada, independente da forma como desejar, com cuidado. O chá deve ser ingerido cerca de 1 litro ao longo de todo o dia, não ultrapassando este limite e também estabelecendo um período para que seja pausado.

O consumo em excesso pode trazer efeitos problemáticos. Em especial para pessoas que sofrem com problemas de rins ou de fígado.

Mulheres grávidas ou lactantes não devem fazer uso de forma alguma deste chá e nem de outros produtos que sejam originados da sucupira durante este período. Também não é indicado que crianças consumam a sucupira.

Preço e onde comprar a erva sucupira

As sementes para o preparo do chá de sucupira podem ser encontradas de forma fácil em feiras, lojas de produtos naturais e também empórios.

Os preços podem variar de acordo com o local e também com a quantidade vendida, pois ela pode ser encontrada tanto em pacotes já definidos como em alguns locais também pode ser comprada em quantidades maiores e por peso.

Em geral, cada 100g de sementes de sucupira custa em média entre R$4,70 a R$6,60. Estes valores também podem mudar de região para região, visto que em alguns locais a árvore pode ser mais comum do que em outros.

O chá de sucupira possui diversos benefícios!

Pessoa segurando uma xícara de chá.

O chá de sucupira pode trazer muitos benefícios para a sua vida, de modo geral. Sem bem utilizado, ele pode beneficiar pessoas que sofrem com problemas nas articulações desde os mais graves até os causados por alguns tratamentos, como os métodos usados para pode combater alguns tipos de canceres.

Ela também pode trazer uma qualidade de vida muito maior parra as pessoas que lidam com diabetes e doenças que não possuem curra, mas podem ser amenizadas quanto aos seus sintomas no dia a dia.

Portanto, adicionar o chá de sucupira em seus dias pode facilitar muito ao longo de alguns tipos de tratamentos, aliviando as dores e efeitos negativos de doenças distintas. Além é claro de ser uma excelente combatente de dores de garganta e outras inflamações mais comuns e simples de serem combatidas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

O chá de amora é uma ótima alternativa para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa. Leia nosso artigo e conheça todos os outros benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.