Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

O chá de amora é uma ótima alternativa para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa. Leia nosso artigo e conheça todos os outros benefícios!


Afinal, o chá de folha de amora limpa o útero?

Xícara de chá de folha de amora.

Na medicina popular, a folha de amora é conhecida pelos benefícios à saúde da mulher, principalmente durante a TPM (tensão pré-menstrual) e na menopausa. Isso acontece devido aos compostos químicos presentes na planta, que são similares aos hormônios produzidos pelas mulheres.

Dessa forma, o chá de folha de amora ameniza os principais sintomas menstruais e do climatério. Na gravidez, a infusão se mostra eficiente para aliviar os desconfortos comuns desse período. No entanto, apesar de ser considerada uma planta segura, é importante tomar o chá com cautela e orientação médica.

Além disso, a folha de amora contém vitaminas e minerais essenciais para a saúde de todas as pessoas e é uma alternativa para tratar doenças internas e externas. Para você entender mais sobre sua origem, propriedades, benefícios e malefícios, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para consumir o chá com segurança. Confira!

Entendendo mais sobre o chá de folha de amora

Xícara de chá de folha de amora.

Há séculos, o chá de folha de amora vem sendo utilizado para tratar diversas enfermidades, principalmente para trazer bem-estar à mulher, em todos os momentos de vida. A seguir, conheça mais sobre essa planta medicinal, como origem, características, propriedades, para que serve e muito mais!

Origem e características da amora

A amora é proveniente da amoreira, árvore de origem chinesa, cujo cultivo era exclusivo para a criação do bicho-de-seda (Bombyx mori). Há diversas espécies espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil, onde são cultivadas as espécies mais conhecidas de amora-branca (morus alba) e amora-preta (Morus nigra).

De crescimento rápido, a amoreira branca pode chegar a 18 m de altura. Suas folhas possuem o formato ovalado, com folhas verde-escuras e ásperas. O fruto da morus alba é de cor branca, vermelha e púrpura, quando madura.

Já a amoreira negra varia de 4 a 12 m de altura. Suas folhas possuem a forma de coração ou oval, e as frutas são pequenas, de cor mais escura. Ambas se adaptam bem a todos os climas e solos, além de não exigirem muitos cuidados.

Propriedades do chá de folha de amora

Devido à sua composição rica em vitaminas e nutrientes, as folhas de amora têm ação anti-inflamatória, antidiabética, bactericida, antifúngica, diurética, analgésica e estrogênica. Logo, o chá de folha de amora auxilia na prevenção e no tratamento de doenças tanto internas quanto externas.

Para que serve o chá de folha de amora?

Há mais de 4.000 mil anos, a medicina tradicional chinesa utiliza o chá de folha de amora para desintoxicar o fígado e curar gripes, resfriados e males do estômago. De acordo com estudos científicos, o chá pode auxiliar na prevenção do câncer e tratar feridas e lesões na mucosa bucal.

Além disso, já se sabe que essa planta medicinal também ajuda a controlar diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, além de atuar no emagrecimento e no envelhecimento precoce.

Quais os efeitos do chá de folha de amora na menstruação e na gravidez?

Por conter flavonoides, especialmente as isoflavonas, um fitohormônio similar estrogênio produzido no útero, o chá de folha de amora melhora os sintomas da TPM, como cólicas, dores de cabeça e irritabilidade. Além disso, contribui para eliminar a retenção de líquido, muito comum no período da menstruação.

Ademais, quando consumido de maneira controlada e com orientação de um médico, a infusão pode ajudar durante a gestação, aliviando azia e má digestão. É muito importante que o seu uso seja feito com cautela, já que, geralmente, a infusão não é indicada na gravidez.

Principais benefícios do chá de folha de amora

Xícara de chá de folha de amora.

As folhas de amora contêm compostos químicos poderosos e que beneficiam todo o corpo. O chá ajuda na prevenção e no combate de inúmeras doenças, além de auxiliar no processo de emagrecimento e no envelhecimento precoce. Logo abaixo, listamos os principais benefícios do chá de folha de amora. Continue a leitura, para saber mais!

Fonte de vitaminas e minerais

A folha de amora contém altas contrações de minerais. Dentre eles, estão: o cálcio, componente indispensável para saúde dos ossos, e o potássio, que é importante para o sistema cardiovascular, evitando pressão alta e derrame. Além disso, o magnésio estimula a atividade cerebral, melhora o humor, dores de cabeça e as funções musculares.

A folha de amora também é rica em vitaminas A, B1, B2, C, E e K. Tanto o fruto quanto as folhas possuem antioxidantes poderosos que combatem os radicais livres. É o caso da antocianina, também responsável pela sua coloração mais avermelhada e escura.

Ademais, ela contém quercetina, flavonoides, carotenoides e boas quantidades de ácido fenólico. Essas e outras substâncias, como as saponinas e os taninos, possuem grande valor medicinal, sendo eficaz no tratamento de inúmeras enfermidades.

Fortalece o sistema imunológico

Manter a imunidade alta é de extrema importância para que o corpo consiga combater vírus e bactérias. Logo, é preciso consumir alimentos e bebidas ricos em vitaminas e sais minerais. Esse é o caso do chá de folha de amora, que, além de conter esses nutrientes, é rico em flavonoides, taninos, antocianinas e cumarinas.

Isso significa que as propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes da planta podem fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção ou no tratamento de inflamações e infecções.

Auxilia na perda de peso

O chá de folha de amora contém fibras e outras substâncias, como desoxinojirimicina (DNJ), que ajudam a absorver lentamente alimentos ricos em carboidratos e amidos, evitando que a glicose entre na corrente sanguínea. Além disso, a bebida melhora o processo digestivo e o funcionamento do intestino, impedindo que a gordura seja acumulada no corpo.

Contudo, o chá apenas auxilia na perda de peso. Desse modo, é preciso mudar os hábitos alimentares, seguir uma dieta balanceada e também fazer exercícios físicos com regularidade. Isso porque toda a planta medicinal deve ser consumida com moderação e, sobretudo, com a orientação de um nutricionista.

Alivia os sintomas da menopausa

A menopausa marca o último ciclo menstrual da mulher e ocorre por volta dos 45 aos 55 anos. Os sintomas costumam surgir com menstruação irregular e escassa, fogachos (fortes ondas de calor), insônia, mudança de humor e na libido, e perda óssea.

O chá de folha de amora contém fitoestrógenos, componentes que se assemelham ao estrógeno, hormônio feminino que para de ser produzido na menopausa. Logo, a bebida ajuda a minimizar alguns sintomas característicos. O indicado é tomar, pelo menos, uma xícara da infusão por 21 dias ou de acordo com a orientação médica.

Previne envelhecimento precoce da pele

Envelhecer é um processo natural, porém, levar um estilo de vida saudável, ou seja, ter uma boa alimentação, praticar esportes e evitar a exposição solar em excesso, retarda as rugas e a flacidez da pele.

Além disso, usar plantas medicinais, como a folha de amora, combate os radicais livres, evitando a oxidação das células devido à presença da vitamina E, flavonoides, antocianinas e ácido fenólico. Sendo assim, é possível consumir a erva rica em antioxidantes através de chás e de compressas diretamente na pele, para prevenir o envelhecimento precoce.

Previne câncer

Com antioxidantes poderosos, como flavonoides, quercetina, antocianinas e ácido elágico, o chá de folha de amora se mostrou eficaz na prevenção do câncer. Isso porque esses compostos bioativos evitam que as células cancerígenas se desenvolvam, principalmente nas regiões da mama, próstata e pele.

Age contra a diabetes

Um benefício comprovado do chá de folha de amora é sua ação contra a diabetes. A planta possui uma substância chamada desoxinojirimicina, responsável por reduzir a velocidade a que o açúcar chega no sangue após o consumo de carboidratos. Além disso, as fibras presentes na folha controlam a glicose e ainda evitam a resistência à insulina.

Vale ressaltar que nem a infusão e a fruta podem substituir a medicação indicada pelo médico. Apesar de possuir baixo índice glicêmico, o consumo deve ser moderado devido ao risco de hipoglicemia, ou seja, de cair os níveis da glicose rapidamente.

Previne doenças cardiovasculares

Por conter propriedades antioxidantes e substâncias como isoquercitrina e astragalina, o chá de folha de amora combate os radicais livres, controlando o colesterol LDL e os triglicerídeos. Dessa forma, o extrato da planta previne a aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias.

Ademais, a infusão ajuda a inibir o surgimento de outras doenças cardíacas, como infarto, pressão alta e derrame. Portanto, o consumo frequente do chá, aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos, diminui as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Melhora e previne infecções

A ação antimicrobiana, expectorante e anti-inflamatória do chá de folha de amora protege o sistema de defesa, prevenindo e combatendo o ataque de agentes infecciosos e virais. Logo, a bebida é uma excelente alternativa para tratar dores garganta, gengivite e aftas. Ainda auxilia no tratamento de asma, bronquite e tosse.

A planta também possui efeito cicatrizante, ajudando na recuperação da pele provocada por inflamações, eczemas, erupções cutâneas e ferimentos na boca, como a herpes. Portanto, o chá ou a cataplasma da folha de amora podem ser utilizados direto no local afetado até secar completamente.

Age no tratamento de diarreia

A diarreia, geralmente, é uma resposta do organismo quando é exposto a vírus, bactérias, uso de medicamentos, intolerância ou intoxicação alimentar. Quando não tratada corretamente, pode levar a quadros de desidratação, principalmente em crianças e idosos.

O chá de folha de amora, além de ter propriedades adstringentes, que ajudam a manter a água no organismo, também repõe o potássio e o sódio, perdidos durante a evacuação. No entanto, quando o problema se estende por mais de dois dias, é necessário ir ao médico para avaliar o caso.

Receita de chá de folha de amora

Xícara de chá de folha de amora.

Após conhecer tudo sobre o chá de folha de amora, você vai aprender o passo a passo para fazer a infusão corretamente. Afinal de contas, para conseguir extrair todas as propriedades medicinais e garantir sua eficácia, é preciso seguir a receita à risca. Bastam poucos ingredientes e, em 15 minutos, já é possível se beneficiar dos seus efeitos terapêuticos!

Ingredientes

Para preparar o chá, você precisará dos seguintes ingredientes: 1 litro de água e 5 folhas frescas ou 1 colher de sopa de folhas de amora secas. Opte, se possível, por plantas orgânicas e que não passaram por processos químicos, como o uso de agrotóxicos. Dessa forma, você garante um produto de qualidade e evita riscos à sua saúde.

Como fazer o chá de folha de amora

Em uma panela, coloque a água para esquentar. Quando começar a formar pequenas bolhas, desligue o fogo. Acrescente as folhas de amora e abafe o recipiente com uma tampa para liberar as propriedades por 10 minutos. Depois, basta coar, e o chá estará pronto. Evite adoçar com açúcar refinado para não perder a sua eficácia.

O ideal é consumir até 3 xícaras de chá por dia. Ele pode ser armazenado na geladeira, de preferência em uma garrafa de vidro, por até 24 horas. Pessoas com doenças crônicas ou que usam medicação devem beber a infusão somente com a prescrição médica.

Outras informações sobre o chá de folha de amora

Xícara de chá de folha de amora.

A folha de amora é muito versátil, pois, além de combinar com diversas plantas e ervas medicinais, ela também pode ser utilizada de outras formas. Ainda assim, a infusão é contraindicada em alguns casos e pode oferecer alguns riscos quando consumida de forma incorreta. Veja essas e outras informações sobre o chá de folha de amora a seguir!

Ervas e plantas que combinam com o chá de folha de amora

Combinar ervas e plantas, além de dar um sabor único ao chá, potencializa os efeitos fitoterápicos, acelerando o processo de cura ou prevenindo contra doenças. No preparo do chá de folha de amora, é possível adicionar hortelã, flores de tília, gengibre, flores secas de hibisco, alecrim e canela em pau.

Todas essas plantas, raízes e especiarias possuem vitaminas e nutrientes, que complementam o valor nutricional da folha de amora. Além disso, algumas delas contêm um gosto adocicado, como a canela, sem a necessidade de adoçar o chá. Como opção, o mel, além de nutritivo, deixa a bebida ainda mais gostosa.

Outras formas de usar a amora e a folha de amora

Além do chá com as folhas de amora, outras formas de usar a fruta e a folha é através da tintura. O recomendado é diluir em água. Contudo, somente um médico ou fitoterapeuta pode indicar a quantidade e a frequência ideal. A cápsula é outra alternativa e pode ser consumida até 3 vezes ao dia, entre refeições ou de acordo com a orientação médica.

A decocção com a raiz de amora é tão benéfica quanto as folhas, principalmente para tratar dor de dente, aftas e gengivite. Basta ferver 240 ml de água com 1 colher de chá de raiz por, aproximadamente, 20 minutos. Assim que esfriar, coe e tome uma xícara por dia ou, se preferir, faça bochechos 2 vezes, de manhã e à noite.

Cataplasma de folha de amora

O cataplasma de folha de amora ajuda no tratamento de feridas e também tem efeito adstringente na pele. Para preparar, coloque em uma panela 2 colheres de sopa de água e 6 folhas frescas de amora. Em fogo baixo, deixe toda a água evaporar.

Em seguida, macere bem as folhas e espere até que o preparado esteja em uma temperatura suportável. Passe o cataplasma em uma gaze e, depois, sobre o local que está ferido. Quando a compressa esfriar, repita o processo mais duas vezes.

Riscos e contraindicações do chá de folha de amora

Os efeitos colaterais do chá de folha de amora estão ligados ao excesso da bebida, ocasionando em diarreia, vômitos e dor abdominal. Além disso, a planta pode desencadear alergias em pessoas com predisposição. Se, após o consumo, surgir sintomas como coceira, palpitação e dificuldade para respirar, interrompa o uso imediatamente.

Pessoas com a diabetes controlada devem evitar a ingestão do chá, já que o seu efeito hipoglicemiante tende a reduzir a glicose no sangue e ainda pode interferir na ação da medicação.

O consumo do chá de folha de amora, bem como da raiz, é contraindicado na gravidez e na amamentação devido ao risco de contração uterina e afetação no desenvolvimento do bebê. Crianças menores de 8 anos também devem evitar a ingestão.

Preço e onde comprar a folha de amora

A folha de amora pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, feiras e lojas virtuais (ecommerce). O valor é relativamente baixo, custando cerca de R$ 3,50 a cada 100 g. No entanto, esse preço pode variar de acordo com a quantidade e a qualidade do produto, se é livre de agrotóxicos e se é orgânico, por exemplo.

Tome o chá de folha de amora com os cuidados necessários!

Xícaras de chá de folha de amora.

Como vimos ao longo deste artigo, o chá de folha de amora possui propriedades medicinais benéficas para a saúde, principalmente para as mulheres. Contudo, assim como qualquer planta medicinal, o seu uso deve ser associado a um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e atividade física regular.

Além disso, para que os seus resultados sejam sentidos, é muito importante que o chá seja consumido com cautela. Afinal de contas, ela contém substâncias que podem interferir na ação de outros medicamentos, como no tratamento da diabetes. Mesmo que não seja o seu caso, evite excessos e tome o chá com moderação.

Portanto, o seu uso deve ser feito, de preferência, com a orientação de um médico ou fitoterapeuta para indicar a frequência e a dosagem correta. Por fim, esperamos que esse texto tenha esclarecido as suas dúvidas e que o chá de folha de amora traga efeitos positivos para a sua saúde!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.