Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Você conhece o chá de camomila com limão?

Xícara branca com limão e cubos de açúcar vistos de cima

Muito popular como chá relaxante, a infusão de camomila com limão faz muito mais do que isso. Pode-se dizer que essa bebida apresenta mil e uma utilidades, assim como inúmeros benefícios desconhecidos pela maioria das pessoas.

Além de acalmar e relaxar, o chá é recomendado como tratamento auxiliar de alguns problemas digestivos, já que alivia enjoos. Outro superpoder pouco conhecido é a remoção impurezas da pele, garantindo que sua cútis sempre esteja radiante.

Não é à toa que a infusão de camomila com limão é consumida há tanto tempo por diversas culturas como um potente remédio natural. Confira a receita e todos os benefícios desse chá a seguir.

Entendendo mais sobre o chá de camomila com limão

Bule e xícara com chá de camomila e limões sicilianos

Pode-se dizer que o chá de camomila com limão é um presente da natureza para prevenir e tratar enfermidades. Isso porque a bebida é riquíssima em propriedades medicinais. Continue a leitura e descubra mais.

Origem e características do chá de camomila com limão

Uma das infusões mais preparadas no mundo todo, o chá de camomila é o mais popular no Brasil. No entanto, sua origem é bem distante. A erva veio da Europa, chegando aqui somente no período de colonização.

Já a combinação da bebida terapêutica com o limão é muito comum nos Estados Unidos, principalmente durante o verão, pois ela é usada para refrescar. Isso porque seu consumo é gelado, ao contrário do que acontece em terras brasileiras.

Com um sabor bastante suave, apesar da acidez trazida pelo sumo da fruta, o chá de camomila com limão pode ser comparado a uma água saborizada, bem delicada.

Para que serve o chá de camomila com limão?

O chá de camomila com limão é muito potente, já que une os benefícios da erva e da fruta, sendo muito nutritivo e até mesmo curativo. Isso porque a camomila é calmante, alivia cólicas menstruais e ainda ajuda no processo de digestão.

O limão também é extremamente benéfico para o sistema digestivo, pois estimula os movimentos peristálticos do intestino e otimiza a ação do fígado, eliminando toxinas.

Além disso, com ações desinfetantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, a infusão auxilia na cicatrização de feridas. Isso porque tanto a camomila quanto o limão possuem propriedades que promovem a rápida regeneração celular.

Propriedades do chá de camomila com limão

Além de possuir um sabor delicioso, o chá de camomila com limão apresenta inúmeras propriedades terapêuticas para prevenir ou até mesmo agir como tratamento auxiliar de algumas doenças.

Com ação sedativa, digestiva, desintoxicante, cicatrizante e antiespasmódica, essa infusão é fonte de vitaminas e minerais, cortesia de seus dois ingredientes superpoderosos. Outro ponto positivo é que ela estimula o aumento da imunidade. Confira as propriedades da camomila e do limão a seguir.

Propriedades da camomila

A camomila possui várias propriedades terapêuticas que lhe conferem o status de remédio natural. Entre seus compostos, destacam-se os flavonoides apigenina (anti-inflamatório e antioxidante), luteolina (anti-tumoral e antioxidante), patuletina (analgésico) e quercetina (anti-inflamatório e antioxidante).

Ademais, a infusão feita com a erva conta com óleos essenciais como o azuleno, que é um poderoso anti-inflamatório, antialérgico, calmante e sedativo. Portanto, o chá pode ser usado também para suavizar a pele após um processo cirúrgico, por exemplo.

Outros nutrientes presentes em sua composição são ferro, magnésio, cálcio, zinco e potássio. A camomila é rica, ainda, em vitaminas A, D, E, K e complexo B (B1, B2, B9).

Propriedades do limão

Fonte de vitamina C, o limão é uma fruta recheada de nutrientes e propriedades benéficas à saúde. Para se ter uma ideia, são 53 mg de vitamina C para cada porção de 100 g de sua polpa ou sumo. Dessa forma, é um alimento que otimiza as defesas do organismo.

Ele também é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6) e P (rutina), além de contar com minerais, como cálcio, ferro, flúor, fósforo, magnésio, potássio e fibras. Outro destaque fica por conta do limonemo, um composto cítrico presente na casca do limão que traz as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Benefícios do chá de camomila com limão

Xícara com chá e flores de camomila e limões

Com inúmeras propriedades benéficas para o bom funcionamento do organismo, o chá de camomila com limão é perfeito para várias situações que enfrentamos no dia a dia. Confira a seguir.

Auxilia no combate à ansiedade

A combinação das propriedades calmantes da camomila com o limão é ideal para combater os sintomas do distúrbio de ansiedade. Isso porque a infusão é capaz de dar uma sensação de relaxamento duradoura, funcionando perfeitamente como um redutor de estresse, ajudando a promover bem-estar.

Muitas pessoas utilizam, ainda, esta bebida como um sedativo natural no banho ou em uma sessão de massagem. Isso acontece porque um dos muitos benefícios do chá de camomila com limão é seu aroma delicioso, relaxante e refrescante.

A ação do potássio presente no limão também ajuda bastante a amenizar os sintomas desagradáveis provocados pelo transtorno de ansiedade.

Aumenta a imunidade

Rica em compostos fenólicos, a camomila fortalece o sistema imunológico e, consequentemente, ajuda a prevenir infecções. Outras substâncias presentes nessa erva medicinal também atuam no combate dos sintomas de gripes e resfriados.

Já o limão é fonte de vitamina C e flavonoides, nutrientes importantíssimos para otimizar a imunidade, já que eles estimulam e aumentam as defesas do corpo. Desse modo, ele é capaz de prevenir enfermidades, principalmente do trato respiratório.

Ademais, o limonemo, um poderoso ativo do limão é muito eficiente no combate a vários microrganismos, pois apresenta ação antibacteriana. Logo, a junção desses dois alimentos em um chá é poderosíssima.

Promove a melhora do sono

Extremamente famoso por sua ação calmante, o chá de camomila com limão também ajuda a melhorar a qualidade do sono. Isso porque conta com a apigenina, um poderoso flavonoide com ação antioxidante, como um dos seus principais ativos, estimulando o sono.

Aliás, a presença desse antioxidante natural traz aquela sensação maravilhosa de relaxamento e bem-estar, mesmo após um dia intenso e corrido de trabalho. Dessa forma, seu corpo e mente agradecem e promovem uma noite revigorante.

Ademais, um estudo feito com puérperas revelou que a infusão ajuda a ter uma noite mais tranquila de sono, mesmo em períodos como esse, de rotina bem atribulada. No entanto, vale lembrar que o consumo por esse grupo deve ser feito somente com acompanhamento médico.

Alivia problemas gástricos

Grande aliado do sistema digestório, o chá de camomila com limão ajuda bastante a amenizar problemas gástricos. Isso acontece porque seus poderosos ativos agem como um anti-inflamatório natural.

A propósito, um estudo mostrou que a infusão consegue prevenir problemas estomacais, como a úlcera, pois diminui e regula os níveis de acidez no órgão. Além disso, a bebida é capaz de inibir o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento de enfermidades no local.

Outro ponto positivo é que a composição do limão é muito parecida com a da saliva humana, ajudando no processo de digestão. Portanto, o chá ameniza a indigestão, elimina os gases e ainda reduz a absorção de toxinas.

Ajuda no tratamento da candidíase

Como a camomila e o limão possuem efeito antibacteriano, são muito poderosos no combate à candidíase, atuando como tratamento auxiliar. Essa bebida é capaz de amenizar sintomas desagradáveis, como coceira, irritação, inchaço e dor.

Além disso, o tratamento pode ser potencializado ao fazer uma infusão apenas com a camomila. Isso porque essa planta medicinal é ótima para banhos de assento. Veja como prepará-lo para se livrar da candidíase:

Ingredientes:

- 3 colheres (sopa) de camomila;
- 1 litro de água fervente.

Como fazer:

Coloque a camomila e a água em um recipiente. Tampe e espere esfriar. Em seguida, coe e utilize a mistura em uma bacia ou banheira. Faça o banho de assento por 5 minutos, pelo menos uma vez ao dia.

Auxilia na prevenção de problemas cardíacos

O chá de camomila com limão é um excelente aliado do coração, já que diminui e regulariza os níveis de colesterol total, triglicérides e colesterol LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim).

Isso acontece porque esses alimentos possuem vários flavonoides, compostos que auxiliam na redução de enfermidades que acometem o coração e o sistema circulatório como um todo. A bebida é, ainda, capaz de diminuir os riscos de doenças das artérias coronárias.

Além disso, a infusão que conta com essa combinação se mostrou eficiente na diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, pois diminui a reabsorção de minerais, como o sódio, famoso por provocar a hipertensão arterial.

Alivia cólicas menstruais

Para muitas mulheres, o período menstrual pode ser considerado um pesadelo, especialmente por causa das cólicas, que podem ser muito fortes e até mesmo debilitantes. Nesse caso, é recomendada a ingestão do chá de camomila com limão, já que ele ameniza essas dores.

Isso acontece porque a infusão estimula a produção de glicina, reduzindo a intensidade dos espasmos musculares, que causam tanto desconforto. Ademais, a bebida conta com poderosos anti-inflamatórios em sua composição, o que ajuda a diminuir significativamente os incômodos e o inchaço.

A propósito, outros sintomas típicos da TPM podem ser amenizados pelo chá de camomila com limão. A ansiedade, o estresse e as oscilações de humor característicos desse período podem até desaparecer graças ao efeito calmante dessa bebida.

Controla os níveis de insulina no sangue

O consumo do chá de camomila com limão auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue. Por isso, é um ótimo aliado na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes, já que previne os picos de glicose.

A propósito, em uma pesquisa com pacientes diabéticos, aqueles indivíduos que beberam a infusão diariamente entre as refeições, por oito semanas, vivenciaram uma queda significativa na média dos níveis de açúcar no sangue. Dessa maneira, os níveis de insulina também se mostraram extremamente controlados.

Além disso, pesquisas realizadas em animais e em laboratório demonstraram que o chá de camomila com limão também é capaz de controlar significativamente a quantidade de glicose no organismo quando estamos em jejum.

Receita de chá de camomila com limão

Xícara com chá de camomila, flores de camomila e limão partido ao meio

Para quem ainda não conhece ou não experimentou, vale a pena dar uma chance ao chá de camomila com limão, não só por seus grandes benefícios à saúde, mas também por ser uma bebida deliciosa, refrescante, nutritiva e relaxante. Além disso, o preparo é simples e super rápido. Confira uma receita maravilhosa a seguir.

Ingredientes

O chá de camomila com limão é tão prático que pode ser feito de duas maneiras diferentes. É só escolher se você prefere fazê-lo com as flores secas da camomila, compradas a granel em lojas de produtos naturais, ou com aqueles sachês que podemos adquirir em supermercados. Veja os ingredientes que você vai precisar para cada uma das versões:

Com a camomila em saquinho vendida no mercado:

- 700 ml de água;
- Sumo de 1 limão;
- 2 saquinhos de chá de camomila;
- 1 colher (sopa) de mel para adoçar (opcional).

Com as flores secas de camomila:

- 1 colher (sopa) de flores secas de camomila;
- Caldo de 1 limão;
- 200 ml de água;
- 1 colher (sopa) de mel para adoçar (opcional).

Como fazer o chá de camomila com limão

O preparo das duas versões do chá de camomila com limão é praticamente o mesmo. O primeiro passo é lavar, descascar e picar o limão. Reserve. Em seguida, leve a água ao fogo alto e deixe até ferver. Assim que a água entrar em ebulição, adicione os pedaços de limão e desligue o fogo. Acrescente também os saquinhos ou as flores de camomila secas.

Tampe e deixe a mistura em infusão por cerca de 5 minutos. Depois desse período, coe e, se quiser, adoce com o mel. Uma dica para aproveitar bastante esse chá é tomá-lo 15 minutos antes de dormir. Desse modo, ele te ajuda a ter uma ótima noite de sono e ainda auxilia no processo de digestão após o jantar.

Outras informações sobre o chá de camomila com limão

Xícara branca com chá de camomila

Muito famoso por seu efeito calmante, o chá de camomila com limão te ajuda a relaxar e otimiza todo o processo de digestão, especialmente quando ele está lento. Descubra outras combinações de ervas e dicas para deixar sua infusão ainda melhor.

Dicas para fazer o seu chá de camomila com limão

Simples, prático e versátil, mas extremamente poderoso, o chá de camomila com limão pode ficar ainda melhor e mais saboroso com as dicas a seguir:

- Adicione uma colher (sopa) de mel para adoçar a infusão e juntar todos os benefícios do mel à essa combinação potente de camomila com limão;

- Se desejar, pode substituir o limão por laranja. No entanto, vale ressaltar que a quantidade de vitamina C será bem menor;

- Uma ótima combinação é formada por camomila, limão, erva doce e louro. Essa ideia é perfeita para dar um aroma extra e ainda desfrutar dos benefícios da erva doce e do louro. Para isso, basta adicionar 1 colher (café) de erva doce e 1 folha de louro assim que a água ferver;

- Outra opção excepcionalmente calmante e refrescante é adicionar maracujá. Coloque a polpa de 2 maracujás um pouco antes de beber.

Ervas e plantas que combinam com o chá de camomila com limão

O chá de camomila com limão é muito gostoso, mas pode ser que você queira dar uma turbinada no aroma ou simplesmente deseje variar o sabor de vez em quando. Para isso, confira uma lista de ervas, plantas medicinais, frutas e outros alimentos que combinam com essa infusão:

- Mel;
- Laranja;
- Capim-limão;
- Erva doce ou anis;
- Baunilha;
- Hortelã;
- Maracujá;
- Folha de louro;
- Gengibre;
- Canela;
- Cravo-da-índia;
- Alecrim.

Possíveis efeitos colaterais do chá de camomila com limão

Apesar de possuir vários benefícios, quando consumido em excesso, o chá de camomila com limão pode provocar alguns efeitos colaterais. Você pode sentir sonolência exacerbada, enjoo, vômitos e diarreia. No entanto, vale ficar de olho em casos um pouco mais graves, que envolvem a paralisia dos músculos digestivos e da bexiga.

Logo, é importantíssimo que você não beba esta infusão concentrada demais ou em quantidades exageradas. Sempre respeite a receita e tome apenas a dose adequada. Não custa lembrar daquela frase que nossas avós sempre diziam: “tudo o que é demais pode fazer mal”.

Contraindicações do chá de camomila com limão

Embora seja largamente usado no mundo, o chá de camomila com limão é contraindicado para alguns grupos. A infusão não pode ser consumida por quem tem alergia a plantas da família da camomila, como margarida, crisântemo, ambrósia e mal-me-quer.

Além disso, pessoas com distúrbios de coagulação do sangue e que fazem tratamento com varfarina ou heparina não devem fazer uso desse chá, devido ao risco de hemorragias. O mesmo vale para indivíduos que sofrem com trombose.

Como o limão é uma fruta mais ácida, pessoas que sofrem com problemas estomacais, como úlceras e gastrites, devem ingerir o chá com moderação e, sempre que possível, consultar o seu médico se pode ou não manter o consumo.

O uso por lactantes e crianças deve ser somente sob orientação médica. Já a recomendação para gestantes é evitar o consumo, pois a bebida pode provocar contrações uterinas.

O chá de camomila com limão possui diversos benefícios!

Xícara de vidro com chá de camomila

Pode-se dizer que o chá de camomila com limão possui mil e um benefícios, já que ele é uma das infusões com mais propriedades positivas para o bom funcionamento do organismo.

Com ação anti-inflamatória e anticoagulante graças à cumarina, um importante ativo da camomila, a bebida é recomendada no tratamento auxiliar de várias enfermidades, inclusive aquelas sazonais, como gripes e resfriados.

Além disso, o limão traz um efeito detox e diurético ao chá, ajudando o organismo a eliminar toxinas e desinchar o corpo. Portanto, vale muito a pena investir nessa infusão não só para garantir uma noite de sono tranquila e revigorante.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

O chá de amora é uma ótima alternativa para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa. Leia nosso artigo e conheça todos os outros benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.