Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Quais tipos de chá você conhece?

Chá em xícara de vidro com folhas ao redor

Os chás são bebidas milenares e conhecidas pelas propriedades benéficas para saúde. Em todas as famílias, é comum que as mães e avós sempre recomendem chás para os mais diversos motivos, seja para curar dores, prevenir gripe ou acalmar o estresse.

Existem chás de plantas conhecidas, como o chá de erva-cidreira, camomila e gengibre. Contudo, nem todas as pessoas conhecem as diferentes classificações e os benefícios diversos desse líquido tão popular.

Servido quente ou frio, o chá é uma bebida essencial para quem busca uma vida mais saudável, seja fisicamente ou mentalmente. Acompanhe esse artigo para compreender os tipos de chá, suas características e receitas diferenciadas!

Entendendo mais sobre o chá

Xícara com fumaça saindo de dentro em ambiente escuro

O chá é uma bebida com propriedades benéficas para saúde e bem-estar das pessoas, feito especialmente com a junção da água quente e folhas, raízes e ervas de diferentes plantas.

Para cada tipo de chá, existe uma variedade de cores, sabores e características positivas. Por isso, você deve se atentar à erva que escolheu, pois ela trará qualidades únicas ao seu organismo e pode aliviar dores específicas.

Dessa maneira, esse artigo vai te auxiliar a encontrar o chá perfeito para qualquer situação que esteja acontecendo na sua vida. Pode ter certeza que a bebida irá cumprir o propósito e resolver problemas diversos. Aproveite!

Origem e história do chá

Você conhece a origem e história do chá? As folhas fervidas em água quente são ótimas para a saúde e foram descobertas na China, 250 a.C. O imperador da época, Shen-Nung, descobriu a bebida de maneira acidental depois de ferver folhas de uma árvore silvestre.

Em outras culturas, como a indiana, o chá está relacionado à mitologias e é visualizado como um líquido milagroso, que cura doenças e fraquezas. Através de nutrientes que enriquecem o organismo, o chá se tonificou ao longo das décadas e sempre foi exemplo de líquido feito para ajudar guerreiros.

Nos dias atuais, a Inglaterra é vista como país do chá, já que o chá inglês se tornou popular em 1660, transformando-se em um rito tradicional das tardes e se disseminando ao longo do continente.

Diferença entre chá e tisana

Na história do chá, há diferenças específicas entre as infusões e que muitas pessoas desconhecem. O chá, no caso, é uma planta específica e que tem origem nas grandes navegações, a Camella sinensis.

No período das descobertas, os navegantes portugueses pararam no Porto de Macau, e chamavam a planta como ‘’ch’á’’, no idioma cantonês. A Camella sinensis é uma planta constituída por seis famílias, incluindo chá branco, verde, amarelo, oolong, escuro e o dark-tea.

Já a tisana, que também é um tipo de infusão, se diferencia por ser de outras plantas como: hibisco, hortelã, erva-doce, e camomila. Assim, é possível perceber que o chá é definitivamente uma infusão, mas nem todas as infusões são chás.

Características do chá

As características do chá, considerado as famílias da Camella sinensis, são bem diversas e possuem benefícios ótimos para o bem-estar e saúde.

No caso, com a infusão de chás-pretos ou brancos, é interessante optar por um chá que te traga benefícios específicos para a sua situação. O chá, por si só, é uma bebida que geralmente é servida quente e é popular na área da saúde.

Como uma bebida diversificada, o chá pode ser servido quente ou frio, com açúcar ou sem e é facilmente moldado para ganhar sabor com cada adição, seja com ervas ou mel.

Benefícios dos chás

Os chás são bebidas essenciais para a saúde pelos benefícios incríveis e que só melhoram o dia a dia. Com a água quente e a participação das propriedades das plantas, é possível curar diferentes tipos de problemas e situações incômodas com os chás.

Uma das qualidades mais abrangentes da bebida é a desintoxicação do organismo, o que faz com que a pessoa se sinta mais leve. Visto isso, os chás melhoram a qualidade do sono e conseguem auxiliar no emagrecimento.

Não obstante, os chás são ótimos para a saúde como um todo já que controlam a pressão arterial, diminuem o colesterol e problemas cardiovasculares, além de reduzirem o risco de doenças graves como o câncer.

Tipos de chás

Xícara com chá preto

Para compreender a magnitude do chá na saúde, é importante conhecer os diferentes tipos dessa bebida tão famosa. Que tal continuar lendo o texto para saber mais?

Se você está em busca de prevenir doenças como diabetes e câncer, o chá verde é uma boa pedida pela função antioxidante. Por ser rico em compostos naturais polifenóis, o chá verde ativa o sistema imunológico.

Por outro lado, o chá preto é o chá da cafeína e consegue diminuir o cansaço e deixar o corpo em situação de alerta. Tanto o verde quanto o preto também ajudam a emagrecer e são ótimos para diminuir a gordura corporal.

Chá branco

Um dos tipos de chá mais conhecidos é o chá branco, o qual auxilia na desintoxicação e melhora a saúde corporal através das folhas da Camellia sinensis.

Indicações: O chá branco é indicado para pessoas que procuram tonificar o sistema imunológico e viver um estilo de vida mais saudável. Com efeito antioxidante, ele também é ótimo para homens e mulheres que buscam perder peso.

Propriedades: Com propriedades antioxidantes e regado de cafeína, o chá branco traz benefícios como o combate à retenção de líquidos, queima de gorduras, prevenção de doenças como o câncer, alívio do estresse, e aumento da energia e metabolismo.

Receita e como fazer: Aqueça água filtrada e acrescente cerca de 01 colher da Camellia sinensis, deixando-a descansar até 5 minutos. Coe a planta e beba o líquido ao longo da manhã e tarde. Se preferir, pode fazer receitas adicionando frutas como abacaxi e lichia.

Cuidados: Com a cafeína do chá branco, se atente aos efeitos colaterais de um consumo excessivo e não beba o chá após as 16 horas. Além disso, crianças, gestantes e lactantes devem tomá-lo com cuidado nutricional.

Chá verde

O chá verde é uma bebida feita da folha da Camellia sinensis, conhecida pela alta quantidade de cafeína e compostos antioxidantes. Como um dos chás mais conhecidos, ele se destaca pela eficácia.

Indicações: Esse chá é ótimo para melhorar a disposição e merece sua atenção. Ele é indicado para quem busca prevenir câncer e diabetes, além do envelhecimento precoce. Não obstante, é um ótimo chá para vida ativa e melhora a disposição mental e física. É indicado para quem pratica atividades físicas regularmente.

Propriedades: A cafeína é uma propriedade bem conhecida do chá verde, especialmente quando ele é consumido em pó ou cápsulas. Com efeito intenso, o chá verde também tem substâncias como flavonoides e catequinas, as quais são ótimas para evitar aparecimento de doenças e envelhecimento.

Receita e como fazer: Para fazer um chá verde delicioso, coloque 200ml de água em uma chaleira para ferver, e adicione de 1 a 2 colheres de sopa da erva verde na xícara. Deixe infundir por 3 minutos e coa para beber. Você pode adicionar mel e até mesmo gengibre para um sabor mais saboroso, forte ou adocicado. Beba após as refeições e três vezes ao dia.

Cuidados: Sendo considerado um chá propício para quem busca emagrecer, o chá verde pode ser tomado diariamente mas sem exageros - especialmente pela alta quantidade de cafeína. Se você é hipertenso, consulte um médico antes de consumi-lo com regularidade.

Chá amarelo

O chá amarelo, assim como o verde e branco, é feito a partir da planta Camellia sinensis e tem propriedades muito utilizadas para quem busca perder peso e fortalecer a imunidade,

Indicações: Indicado especialmente para aqueles que procuram eliminar gordura corporal, prevenir o envelhecimento e aproveitar os efeitos antioxidantes, o chá amarelo é poderoso e combate ações de radicais livres no corpo. Ao contrário do chá verde, as folhas deste secam por mais tempo e são mais saborosas.

Propriedades: As principais propriedades do chá amarelo, além da cafeína, são os polifenóis, que mantém a saúde das células. Por isso, é um líquido rico em antioxidantes, com ótima absorção do ambiente e assim facilita a eliminação de substâncias tóxicas do corpo. Dessa forma, ativa o metabolismo, reduz alergias e previne doenças do coração e até mesmo câncer.

Receitas e como fazer: Uma das características positivas do chá amarelo é o sabor, já que com a preparação feita através de ervas como hortelã e camomila, ele se torna mais doce e consumível do que o chá verde. Na hora de fazê-lo, aqueça a água e espere ferver para adicionar as ervas, com uma infusão de 3 a 5 minutos. Se quiser, aproveite para misturar com suco de frutas após o líquido se tornar morno.

Cuidados: Embora o chá amarelo tenha inúmeros benefícios, é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose, especialmente à noite. Com o alto grau de cafeína, ele pode te deixar alerta na hora de dormir. Ademais, procure consumi-lo após o almoço e em pequenas quantidades.

Chá oolong

Considerado um chá muito famoso na China, o chá oolong é tradicional e feito a partir das folhas da Camellia sinensis, assim como o chá branco, verde e amarelo. Ele é preparado com oxidação parcial, com coloração entre o chá verde e o preto profundo.

Indicações: Antioxidante, esse chá é indicado para ser consumido regularmente por quem procura melhorar a saúde do coração. Ótimo para saúde, ele reduz pressão arterial, melhora a função cerebral, diminuir colesterol e previne doenças cardiovasculares. Além disso, com o aumento do metabolismo, ele auxilia na perda de peso.

Propriedades: O chá oolong tem propriedades como cafeína, flúor, magnésio, sódio, e antioxidantes polifenóis que diminuem o risco de diabetes, ajudando a diminuir também o risco de doenças cardíacas. Com as propriedades, o chá oolong também ajuda a fortalecer os dentes e cérebro.

Receita e como fazer: Para fazê-lo, as folhas são colhidas, secas e oxidadas no sol e sombra. Após esse processo, são torradas e processadas para obter um sabor perfeito. Com oxidação parcial, as folhas do chá oolong são mais maduras, diferente do chá verde e preto. Ele deve ser preparado com infusão de três a cinco minutos e consumido morno.

Cuidados: Na hora da infusão, tome cuidado para não aguardar demais e deixar o chá amargo. Se você tem o costume de beber chá regularmente, não exagere no oolong, pois o mesmo tem um alto grau de cafeína e deve ser inserido aos poucos em sua dieta.

Chá preto

O chá preto é um chá conhecido pelos inúmeros benefícios, como por exemplo a diminuição da inflamação do organismo. Feito da mesma planta do chá verde e amarelo, a Camellia sinensis, o chá preto tem alta oxidação e passa por um processo de fermentação, sendo mais escuro do que os demais.

Indicações: Com as propriedades altas, ele é indicado para melhorar a digestão, auxiliar na perda de peso e desinflamação do corpo. É uma bebida muito famosa, que também ajuda a prevenir doenças como câncer e até mesmo infarto.

Propriedades: Rico em propriedades antioxidantes, o chá preto tem catequinas e polifenóis, substâncias ideais para neutralizar agentes livres e diminuir inflamação. Como as folhas são oxidadas, o sabor do chá preto é mais intenso do que os demais e as propriedades são amplamente disseminadas e intensas.

Receita e como fazer: Aqueça água e adicione cerca de 1 colher de folha de chá preto, quando a água estiver fervendo, coloque as folhas e deixe infundir de 3 a 4 minutos. Depois, coe as folhas e, se quiser, adicione açúcar, leite ou até mesmo limão na infusão.

Cuidados: O chá preto não é para todos, e se você tem pressão alta e problemas para dormir, evite esse líquido com propriedades estimulantes. Além disso, se bebido em excesso, ele pode trazer efeitos contrários como nervosismo, irritabilidade e anemia. Ele deve ser evitado por grávidas, pessoas anêmicas e com prisão de ventre.

Chá escuro ou pu erh

O chá Pu’ehr, ou chá escuro, é uma bebida pós fermentada e tradicional no oriente, especialmente vinda da China. As folhas da Camellia sinensis são retiradas de árvores anciãs e processadas para consumo.

Indicações: O chá pu erh tem um aroma floral e é considerado um chá envelhecido, rico em minerais, e que melhora a saúde pelo estímulo da circulação sanguíneo, evitando o inchaço e retenção de líquidos e ajudando na digestão. É um ótimo chá para quem busca um estilo de vida mais saudável.

Propriedades: Como é um chá fermentado por microrganismo, pelo período de 6 a 12 meses, tem substâncias ideais para benefícios ao organismo, como no caso dos flavonóides. Essas substâncias têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além do neurotransmissor GABA, que melhoram a saúde e regula o sistema nervoso, sendo um calmante natural.

Receitas e como fazer: Na hora de fazer o chá, lembre-se da infusão. As folhas devem ser colocadas na água após a fervura, e deixadas para descansar por 3 minutos. Utilize uma colher de sopa do chá e deixe o líquido ficar morno e descansado por 10 minutos. Você pode bebe-lo quente ou frio, mas consuma-o em um dia.

Cuidados: Essa bebida é contraindicada para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, assim como pessoas hipertensas, gestantes e lactantes. Com o alto grau de cafeína, pessoas com dificuldade de adormecer, devem evitar o consumo na hora de dormir.

Outros tipos incríveis de chá

Chai indiano em xícara de porcelana

No mundo dos chás, existem outros incríveis sabores que acabam se destacando pela leveza e benefícios para saúde. Os chás de rooibos, ervas, mate, matchá, roxo e chai são alguns dos tipos que você deve ter armazenados em casa.

Bebido quente ou frio, o chá se destaca das demais bebidas pelas propriedades maravilhosas que previnem doenças, ajudam a perder peso e causam efeito antioxidante no organismo. Ademais, os chás são ótimos para acalmar a mente e relaxar os músculos, diminuindo nervosismo e estresse.

Nesse texto, você vai conhecer outros tipos de chás que se distanciam dos tradicionais verde, preto, amarelo e branco. Que tal ler mais sobre esse líquido milenar e tão saboroso? Confira o artigo abaixo.

Chá de rooibos

O chamado chá de rooibos é um líquido retirado de um arbusto, na África do Sul, e rico em propriedades medicinais. Essa bebida é considerada terapêutica e desintoxicante e pode ser tomada em momentos de nervosismo.

Indicações: Esse chá é indicado para pessoas que estão se sentindo doentes ou fracas, pois é rico em vitamina C e fortalece a imunidade. Feito para prevenir doenças, a bebida traz equilíbrio e força no dia a dia.

Propriedades: Além da vitamina C, outro ponto interessante do chá de rooibos é a ausência de cafeína, sendo um chá terapêutico diferente dos demais. O chá de rooibos é rico em flavonoides e tem ação anti-inflamatória no corpo. Assim, previne infecções alérgicas. Além disso, ajuda a repor sais minerais após a prática de exercícios físicos.

Receitas e como fazer: Ferva cerca de 500ml de água filtrada, e em seguida, adicione 2 colheres de folha de rooibos, a folha avermelhada. Deixe a infusão por 10 minutos e se quiser um sabor mais adocicado, adicione especiarias como mel e canela.

Cuidados: Ótimo para desintoxicação e prevenção de doenças, esse chá é tranquilizante e pode ser tomado diariamente, mas sem exageros. Procure tomá-lo antes de dormir para ter um sono profundo, mas não beba mais de uma vez ao dia.

Chá de ervas

Um dos chás mais conhecidos é o chá de ervas, feito da infusão de diferentes ervas como: camomila, erva-cidreira, boldo, alecrim, dente-de-leão, hortelã e muito mais. Embora cada uma das plantas tragam benefícios únicos, o chá no geral é uma bebida primorosa para a saúde.

Indicações: Para tomar um bom chá de ervas, procure ervas medicinais como erva-cidreira, erva-doce, camomila e alecrim. Esses chás são indicados para quem procura um efeito calmante e para quem quer se recuperar de um resfriado, gripe ou indigestão.

Propriedades: Dependendo da erva escolhida, como camomila ou erva-cidreira, elas têm compostos como flavonoide e glicemia, que levam ao relaxamento natural. Ademais, possui vitaminas A e B, além de minerais ideais para combater doenças e ajudar no emagrecimento.

Receitas e como fazer: Para fazer a infusão do chá de ervas, aqueça 500ml de água filtrada e ferva. Depois, adicione as ervas escolhidas e deixe o líquido repousar por 3 minutos. Se for de sua preferência, beba quente e adicione mel, gengibre ou até mesmo canela.

Cuidados: Embora o chá de ervas tenha efeito antioxidante e relaxante, os benefícios e cuidados dependem do tipo de erva escolhida. Camomila e erva-cidreira são calmantes, agora ervas como açafrão e dente-de-leão não são ideais para todas as pessoas, como grávidas e hipertensos.

Chá matte

O chá matte é um dos chás mais famosos do mundo pela versatilidade. Ele pode ser servido quente ou gelado, pois tem um sabor marcante e que é celebrado por muitas pessoas pelo bom gosto.

Indicações: Esse chá é indicado para quem procura lidar com indigestão, acabar com tosses e a congestão nasal. Especialmente se for bebido quente, ele melhora o sistema imunológico com seu efeito antioxidante. Além disso, é um chá ideal para quem quer se sentir mais energético ao longo do dia.

Propriedades: As propriedades do chá matte são benéficas para a saúde, como por exemplo o seu alto teor de vitamina E e C, além da função antioxidante. Ademais, tem ação termogênica e acelera o metabolismo - ajudando no processo de emagrecimento.

Receitas e como fazer: O chá matte é bem conhecido, principalmente gelado, e ele fica delicioso se adicionar frutas como limão, pêssego e até mesmo frutas vermelhas. Se você procura um sabor mais adocicado, que tal adicionar leite e açúcar? Ele pode ser misturado quente ou gelado, de acordo com a sua preferência.

Cuidados: Embora seja um chá delicioso, o matte tem um alto teor de cafeína e deve ser evitado por pessoas com insônia, gestantes, hipertensos e pessoas que sofrem com grande nível de estresse no dia a dia.

Chá matchá

Você conhece o chá matchá? Ele é conhecido pelo sabor único e pelas folhas bem verdes. Geralmente convertido em pó, esse chá é antioxidante e preferido por quem busca perder peso.

Indicações: Esse chá é indicado para quem se preocupa com a saúde geral do corpo, já que ele melhora o funcionamento do cérebro, protege o fígado e ainda auxilia na perda de peso. É uma bebida interessante pela antioxidação e que também ajuda na hora de tranquilizar a mente, com efeitos calmantes.

Propriedades: Feito com as folhas jovens da Camellia sinensis, que são posteriormente convertidas em pó, o matchá tem propriedades como cafeína, teanina e clorofila. É ótimo para quem busca um dia a dia mais energizante e animado com tais propriedades, mais as funções antioxidantes que melhoram a imunidade.

Receitas e como fazer: O matchá é super versátil, e além de ser um chá delicioso, o sabor adocicado é ótimo no preparo de diferentes pratos como bolos, milk shakes e brigadeiros. Para fazer um latte saboroso, pegue uma colher de matchá em pó, duas de açúcar de coco, três de água morna e um copo 300ml de leite.

Adicione o açúcar e o chá em uma caneca, em seguida, misture a água morna e depois despeje o leite na caneca. Espere o aspecto verde claro e liso e beba em seguida.

Cuidados: Como acelera o metabolismo, pessoas com hipertensão devem evitar o chá, já que a alta cafeína aumenta a frequência cardíaca. Os anêmicos também, já que o matchá contém tanino, o qual dificulta a absorção de ferro. Pessoas que sofrem de insônia devem evitar, já que a cafeína piora o quadro. As gestantes e lactantes devem seguir as orientações médicas.

Chá roxo

No mundo fitness, o chá querido é o de ipê roxo, que ajuda a emagrecer e inibe a absorção de gordura e auxilia na prevenção de inflamações e saúde do estômago.

Indicações: Esse chá proporciona benefícios incríveis para quem está em processo de perda de peso e cuidado com a aparência. Ele é ideal, pois, auxilia a emagrecer com saúde e inibe absorção de lipídeos e acúmulo de gordura. Ademais, melhora o metabolismo e é um incentivador para o exercício físico, além de proteger de gastrites.

Propriedades: O chá roxo tem propriedades como antioxidantes, ideais para acelerar metabolismo e ajudar no emagrecimento, e flavonóides, que participam na produção de colágeno. Ademais, auxiliam na inibição de uma enzima chamada tirosinase - a qual leva ao antienvelhecimento.

Receitas e como fazer: Com água fervente e a casca do ipê roxo, faça uma mistura e deixe infundir por 10 minutos. Após esse processo, coe e aproveite para beber enquanto está quente. Se preferir, você pode adicionar especiarias como mel e gengibre para deixar o gosto mais interessante.

Cuidados: Pessoas hipertensas, grávidas ou lactantes devem pedir orientação médica antes de consumir o chá roxo. Se você pratica atividade física regularmente, tente não exagerar nessa bebida.

Chá de chai

O chai é um chá poderoso, tradicional da Índia e é feito através da mistura de especiarias com a Camellia Sinensis. São inúmeras misturas, mas as principais abrangem gengibre, canela, noz moscada, cardamomo, cravo e até mesmo pimenta.

Indicações: Tradicional, ele é famoso pelo gosto singular, mas também proporciona ótimos benefícios como a prevenção de resfriados, a estimulação do metabolismo e o aumento da vitalidade. Ele também é indicado para quem quer cuidar da saúde do organismo, especialmente cardiovascular. É um chá energizante, que pode ser bebido pelas manhãs e após a refeição.

Propriedades: Com propriedades estimulantes, como as funções antioxidantes, ele é um ótimo chá para manter a pessoa ativa e saudável. Ademais, melhora o sistema imunológico com a adição de especiarias como gengibre. O cardamomo e a canela são bons para estimular as enzimas do pâncreas e levar à digestão. Por isso, o chai reduz a sensação de inchaço e ativa o metabolismo.

Receitas e como fazer: Há mais de 3 mil variações de misturas do chai com especiarias, o que vai de acordo com o gosto. Contudo, ele costuma ser bebido com leite frio e adoçado com açúcar. Por isso, pegue uma xícara de água e outra de leite, o chá preto, 1 pedaço de canela em lasca, cravos, cardamomo a seu gosto e 1 colher de gengibre. Se quiser ousar, adicione a pimenta.

Aqueça a água com a mistura das especiarias. Quando ferver, adicione o chá e deixe descansar. Depois de coar, coloque em outro recipiente e adicione o leite frio. Adoce a seu gosto.

Cuidados: Por ser um chá preto, é preciso se preocupar com o alto grau de cafeína para pessoas com insônia e com hipertensão. As grávidas e lactantes devem pedir orientação médica antes de consumi-lo regularmente.

Outras informações sobre os chás

Xícara de chá em fundo branco

Agora que você conheceu diferentes tipos de chá, é hora de procurar o ideal para o que você precisa no momento - seja para curar um resfriado ou emagrecer.

A cultura fitness e de emagrecimento sempre recomenda chás, eles são famosos por isso. Dessa maneira, se você quer ‘’desinchar’’, saiba que não precisa de muito esforço. Todos os chás aumentam a ingestão de água, e consequentemente, são diuréticos. Alguns mais fortes, outros mais fracos, mas todos benéficos.

Como ervas medicinais, é importante utilizar a natureza a nosso favor, mas não se esqueça de lidar com as situações através de orientações médicas, nutricionais e psiquiátricas. Os chás são benéficos, mas devem ser adicionais à causa. Continue lendo para entender mais sobre eles!

Dicas para fazer o seu chá

Cada gosto é um gosto, isso é fato, mas a maior parte das pessoas fazem o chá de maneira tradicional. A água é fervida por minutos e depois adicionada à xícara com o chá. Por mais que o tradicional sempre funcione, que tal inovar? Adicione leite, gengibre, canela, cardamomo e mel para trazer sabor.

Procure novas receitas e adicione no seu dia a dia. Em alguns casos, se atente para a orientação médica e beba plantas que façam bem para condições específicas do seu corpo.

O chá pode ser tomado com que frequência?

Tudo em excesso na vida faz mal, e o chá tem muitas propriedades que não devem ser consumidas com exagero. Chás como preto, verde e mate tem grande quantidade de cafeína, e se a mesma for consumida muitas vezes ao dia, leva a insônia, ansiedade e aumento da pressão.

Ademais, é importante saber que chás considerados calmantes, como a camomila, também não podem ser bebidos constantemente, já que levam à sonolência e até mesmo náuseas. Já no caso de chás digestivos, eles podem levar a azia, e o boldo, especificamente, pode levar a problemas no fígado.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do chá

Os chás levam contraindicações no caso de grávidas, lactantes, hipertensos e anêmicos, mas depende do tipo de chá. No caso, o chá preto é o mais intenso e pode trazer efeitos colaterais fortes.

Como aceleram o metabolismo, o efeito da cafeína no corpo pode ser rebote. O estímulo intenso pode trazer desequilíbrio ao sistema nervoso central, além do aumento da pressão arterial. Por isso, se você já tem algum problema de saúde específico, procure um médico antes de iniciar uma dieta com chás, por exemplo, ou incluir o chá regularmente no seu dia a dia.

O chá é uma bebida milenar com múltiplos benefícios!

Pessoa segundo xícara com chá e uma flor

Agora que você conheceu todos os tipos de chá, suas características e propriedades incríveis, é hora de incluí-lo no seu dia a dia e aproveitar o sabor de cada erva. Como cada um dos chás tem seu benefício específico, pesquise na hora de comprar. Se você quer se livrar de uma gripe ou resfriado, as funções antioxidantes do matte e da camomila são ideais.

Agora se o seu foco é emagrecer, que tal experimentar o chá verde? O chai, por exemplo, é saboroso e pode ser aproveitado facilmente em um café da tarde. Cada um dos chás tem suas diferenças maravilhosas, contando com ervas medicinais valiosas para diferentes condições.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

Chá de folha de amora limpa o útero? Para que serve, malefícios e mais!

O chá de amora é uma ótima alternativa para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa. Leia nosso artigo e conheça todos os outros benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.