Mensagens na chama da vela: significado da chama alta, trêmula e mais!

Mensagens na chama da vela: significado da chama alta, trêmula e mais!

Você sabe o que a chama da vela alta, tremulando ou fraca significa? Você vai se surpreender com o significado da chama da vela apagando. Veja aqui!


Significado da chama da vela

Mulher lendo chama da vela

Seja para fazer uma pergunta, um desejo ou um feitiço, a chama da vela pode te dar sinais importantes e mostrar caminhos. O fogo é usado como oráculo desde antes dos egípcios, seja em sua ritualística ou até mesmo como profecia. Foram anos de aperfeiçoamento para que pudesse ser usado por um leigo.

Dessa forma, não apenas tem como você interpretar a chama de uma vela – ou fogueira – e ter sinais de como serão os próximos dias, mas também o fogo pode ser usado para responder perguntas. Além disso, pode-se utilizar o fogo também para adivinhar o futuro. Em adição a função de oráculo, a chama pode ser um indicativo de como está a resposta para sua oração ou feitiço.

Saiba quais são as características e significado de cada tipo de chama de velas, o que elas estão querendo te dizer e muito mais!

Características da chama da vela

Chama da vela alta e forte

Existem algumas características sobre a leitura e interpretação da chama da vela que você precisa conhecer antes de praticar a arte divinatória. Saiba então qual é o seu simbolismo, do que se trata a Ceromancia e quais são as possíveis interferências – e como evitá-las.

Símbolo

Além de representar a ligação com o Sagrado, seja através dos anjos, santos ou deidades, a chama da vela também é símbolo da esperança, vida e força. A chama da vela é um símbolo de luz, é o afastar das trevas e, consequentemente, permite adquirir um novo olhar ou perspectiva sobre a situação, a vida ou o mundo.

A chama da vela pode ser associada a diversos simbolismos, mas o principal é a iluminação e a presença do divino, sendo muitas vezes associada até mesmo como elo entre o imaterial e o material. Exatamente por causa disso, pode servir como ferramenta para a arte divinatória. A forma de adivinhação mais conhecida que utiliza de chamas é a Ceromancia.

Ceromancia

A Ceromancia é o oráculo através da leitura da vela, para responder perguntas, tirar dúvidas, receber sinais ou acompanhar o efeito de uma magia ou pedido. Ela pode ser feita com a cera da vela – seu formato, se queimou completamente ou se chorou muito – bem como pode ser realizada através da chama.

A chama da vela dá sinais mais claros e contundentes do que a cera, mostrando os caminhos e ajudando a encontrar respostas para as mais variadas situações. Mas cuidado, pois essa leitura pode sofrer a interferência de fatore externos.

Possíveis interferências

A chama da vela tende a se movimentar caso exista alguma corrente de ar no local onde está acesa. Dessa forma, é importante encontrar um ambiente tranquilo para praticar com ela. Da mesma forma, também o tempo de fabricação pode influenciar na forma como a chama queima a vela.

Além da data de fabricação e das correntes de ar, também a qualidade da vela vai interferir na interpretação. Isso porque, ao ser queimada a vela antiga tende a falhar, dando espaço para o luto e a introspeção.

Mensagens da chama da vela

Pessoa lendo chama da vela

A chama da vela pode se apresentar de diversas formas, desde pequenas e delicadas até mesmo mais imponentes. Saiba o que cada um desses casos significa e entenda a mensagem dos anjos para você.

Chama da vela alta e forte

Se, depois de fazer uma pergunta, a chama da vela estiver alta e forte, então isso significa um sonoro sim ou mensagem positiva. Isso vale para quando se vai analisar a eficácia de um feitiço ou oração. Se a chama estiver assim, é sinal de que seu pedido foi ouvido e vai ser realizado.

Chama da vela alta e trêmula

Ao receber uma questão sua, a chama pode começar a ficar trêmula e muito mais alta do que o normal. Isso é sinal positivo, mas você precisa de mais convicção. Quando se trata de uma prece ou feitiço, a chama da vela tremulando, porém alta, indica alta chance de que seja realizado, contudo, você encontrará algumas instabilidades.

Chama da vela alta e parada

Quando a chama da vela está alta e parada, então a resposta é positiva. Quer dizer que a sua questão terá uma solução adequada ou simplesmente diz sim. Se a chama estiver dessa forma após um pedido, prece ou feitiço, então isso também é um sinal positivo, de que o resultado virá, mesmo que possa levar tempo.

Chama da vela muito baixa

Algumas vezes, a chama da vela pode ficar muito baixa, como se não fosse acender. Se não for por um problema da própria vela, é sinal de que você tem que fazer um maior esforço para que o pedido se concretize, representando um "talvez" ou "depende", como resposta.

Chama da vela tremendo muito

Se as janelas estão fechadas e não há nenhuma passagem de ar e a chama da vela estiver tremendo demais, então a sua resposta não é exatamente uma negativa, mas indica que seu objetivo dará trabalho. Porém, se a vela foi usada para uma oração, pedido ou magia, então é sinal de que você precisa limpar as energias do ambiente antes de continuar.

Chama da vela emitindo fagulhas

As fagulhas na chama da vela são sinais de resistência, dificuldades. Pode ser que alguma coisa esteja atrapalhando você ultimamente. Se as fagulhas aparecem na vela usada em um feitiço ou pedido, então significa ataque, ou seja, alguma energia está contrária ao que você está fazendo e agindo para impedir.

Chama da vela soltando fumaça preta

A fumaça preta que sai da chama da vela significa purificação, a eliminação de alguma coisa que estava te prejudicando e abertura para novos caminhos. Durante um feitiço ou prece, ela quer dizer que há más energias que estão tentando te barrar, porém sem conseguir seu intento.

Chama da vela subindo e descendo

Instabilidade é a resposta que você está recebendo quando a chama da vela fica subindo e descendo, depois de fazer uma pergunta. Também pode representar falta de foco na sua intenção durante a prece ou feitiço, precisando cuidar para sua mente não ficar pulando entre pensamentos. Mantenha sua intenção bem direcionada.

Chama da vela azul

Pode acontecer também da chama da vela se mostrar levemente azulada depois de você fazer a pergunta e isso significa que a situação requer paciência e perseverança. No caso de um feitiço ou oração, ele pode até ser realizado, mas vai depender mais dos seus esforços do que da ajuda divina.

Chama da vela amarelada

Quando a chama da vela fica em um toma amarelado, depois de realizar uma pergunta, é sinal de que a prosperidade, abundância e felicidade estão a caminho. Quando isso acontece também no feitiço ou oração, então quer dizer que há muitas chances de que dê certo, podendo ter resultados prósperos e positivos.

Chama da vela vermelha

A chama da vela, quando em tom avermelhado, representa vigor, paixão, energia. Por outro lado, também pode representar ira, então atenção ao contexto da sua pergunta. A chama avermelhada em um feitiço ou oração pode ser um sinal do seu guia ou anjo guardião de que vai ficar tudo bem, seu pedido está sendo ouvido.

Chama da vela brilhante

A chama da vela pode se tornar mais brilhante que o normal, mostrando que a sua resposta é positiva.
Se usada em um feitiço ou prece, é um ótimo sinal de que ele ai ser realizado em breve, precisando apenas de mais paciência.

Chama da vela muito brilhante

Se acontecer de a chama da vela que você usou para fazer uma pergunta ficar muito mais brilhante do que o normal, espere uma resposta positiva em breve para a sua questão. Em um feitiço ou prece, é sinal de que boas energias estão trabalhando a seu favor, levando resultados muito melhores do que você espera.

Chama da vela parece uma espiral

Se ao fazer uma pergunta, a chama da vela começar a se mover em espiral, então quer dizer que não há uma resposta certa, pois as coisas ainda estão se configurando.

Se for o caso de uma oração ou feitiço, então observe se ela está fazendo uma espiral para a direita ou esquerda. Se for para a direita, você está recebendo ajuda externa, se for no sentido anti-horário, então você precisa fazer uma limpeza antes de continuar.

Chama da vela nítida e crescente

Se, na medida em que você se concentra e faz sua pergunta, a chama da vela se mostrar bem nítida e com a luminosidade crescente, é sinal de positividade, mas que pode levar algum tempo para concretizar o seu objetivo. Em um feitiço ou oração, representa o aumento da força envolvida e uma maior concentração da sua intenção no processo.

Dúvidas frequentes e dicas sobre a chama da vela

Chama da vela nítida e crescente

Toda arte divinatória tem suas especificidades, e é importante ter atenção a elas caso queira obter uma resposta mais precisa. Veja então algumas dúvidas mais frequentes com relação ao seu uso e interpretação, e algumas dicas sobre como interpretar melhor a chama das velas.

Qualquer pessoa pode interpretar a chama das velas?

Outras formas de oráculo normalmente requerem muito mais estudo, dedicação e conhecimento para poder realizar a leitura. Porém, a chama da vela pode ser uma das formas mais simples e eficazes de buscar entender o futuro, tirar dúvidas, ter uma dica para o dia ou até mesmo verificar se um feitiço está sendo feito corretamente.

Dessa forma, qualquer pessoa pode sim interpretar as chamas, desde que esteja concentrada e procure ouvir sua intuição. Pedir ajuda do seu anjo da guarda ou guia também pode ajudar a fazer a interpretação corretamente, percebendo nuances que sem eles passariam sem você perceber.

Para isso, é importante que esteja com a mente tranquila e aberta a respostas diferentes do esperado. Dessa forma, não irá direcionar a questão para caminhos que já estão pré-estabelecidos. Lembre-se de que a ideia é encontrar respostas e ter certeza e não somente confirmar seu ponto de vista e suas intenções acerca do que foi perguntado.

Posso interpretar a chama de qualquer vela?

Se a sua dúvida é com relação ao tipo de vela – comum, de sete dias, palito ou perfumada – a resposta é sim, sem problemas. Porém, independentemente do tipo escolhido, é fundamental que ela tenha passado pelo processo de consagração primeiro. Afinal, ela será uma ferramenta de comunicação com o Sagrado, portanto deve estar energeticamente pronta para isso.

Para consagrar sua vela, limpe a base e a vela com incenso de sálvia, arruda, café ou similar. Em seguida, prenda a vela na base e concentre sua energia, com as duas mãos em volta dela, mentalizando-a como um elo entre o material e o Sagrado. Se quiser, pode banhar em óleo de lavanda, da base para o topo, sem molhar o pavio.

Nunca reutilize velas que já foram consagradas para outros fins que não oração. Em outras palavras, se usar uma vela para um feitiço ou uma pergunta específica, não a reutilize para usar como oráculo. Ela deve ser eliminada, junto com os outros materiais, já que está impregnada de energia e intenção. Velas consagradas e usadas somente para oração funcionam muito bem.

Outras interpretações da chama da vela

Tem alguns outros pontos importantes a se prestar atenção quando usar uma vela, seja para orar ou fazer um feitiço. Veja alguns deles e seus significados:

  • Vela que chora: se a vela está derramando muita cela nas laterais – chorando – é sinal que energias externas estão tentando te impedir ou dificultar as coisas. Vale a pena fazer uma limpeza ou até mesmo um banimento;

  • Vela que desaparece: se ao invés de deixar toda a cera ao redor, fazendo uma bagunça terrível, a sua vela simplesmente queimar sem rastros, isso é um ótimo sinal, com grandes chances de que vai dar certo;

  • Vela que apaga: se você fez a oração, pedido ou feitiço e a vela apagou – sem ter corrente de vento e sendo nova – então pode representar que, ou não é o momento certo para fazer o pedido, ou existem energias negativas no local e precisa de uma limpeza primeiro. Ou, por fim, que você recebeu um taxativo não como resposta;

  • Cera derreteu, mas pavio não apaga: comemore! Isso é sinal de que não somente o pedido foi aceito como também vai ter um resultado surpreendentemente melhor;

  • Chama da vela estalando e soltando fagulhas: esse é um forte sinal de que energias estão ativamente tentando te prejudicar, vale a pena fazer um banimento. Atenção: se utilizou óleo para banhar a vela não se preocupe. Pois, ao molhar o pavio da vela é normal que a chame estale e solte fagulhas;

  • Suporte da vela danificado: se você estiver usando a vela e o suporte é danificado – seja rachadura, trinco ou até mesmo estourar – é sinal de que houve um banimento naquele momento. Abra a janela do cômodo, se ainda estiver fechada e elimine o castiçal quebrado;
  • Dicas para interpretar a chama da vela

    Procure sempre um lugar tranquilo, sem vento, para fazer a leitura da chama da vela. Além disso, é fundamental que seus bichos de estimação não entrem no mesmo cômodo, para evitar acidentes. Mantenha distância de cortinas – que podem inclusive ser empurradas pelo vento até a chama da vela. Retire qualquer toalha da mesa ou material inflamável.

    Para fazer a leitura das chamas da vela, é fundamental que você esteja em total tranquilidade, física e mental. Para isso, reserve um ambiente apropriado, aonde ninguém vá te incomodar por pelo menos 30 minutos. Depois de reservar e preparar tudo, sente-se em frente à vela e pratique a respiração consciente e, se preferir, medite um pouco.

    Em seguida, sinta a temperatura do seu ambiente, os sons que te cercam – sem se concentrar em nenhum específico. Sinta todo o seu corpo e a energia que te envolve. Passe a expandir essa energia, formando um círculo de luz (branca, violeta ou dourada) ao seu redor, como uma barreira de proteção. Então, pode acender a vela.

    Se tiver outro processo para iniciar seus rituais, criando outras formas de círculo de proteção, siga os que já tem costume. A ideia é criar um ambiente propício e protegido, para que suas respostas não sofram interferência externa. Lembre-se de contar com a ajuda do seu anjo da guarda ou guia durante o processo.

    Interpretar a chama da vela é um oráculo efetivo?

    Mulher interpretando a chama da vela

    Se a leitura da chama da vela será efetiva ou não, vai depender do processo seguido, da intenção e, principalmente, da sua capacidade de se reconectar consigo e com o imaterial. Ouvir a sua intuição é o caminho certo para obter respostas mais precisas, sem tanta interferência da mente objetiva.

    Em outras palavras, sim, essa interpretação pode ser um oráculo de fato, desde que a pessoa que realizar a leitura esteja aberta para ouvir, mesmo que não venha gostar do que recebeu. É importante lembrar-se de sempre agradecer ao final do processo, tanto a natureza quanto ao seu guia e jogar os restos em um saco separado e depois no lixo.

    Autor deste artigo

    Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

    Últimos posts


    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.