Jabuticaba: benefícios, propriedades, receita de chá ou suco da fruta e mais!

Jabuticaba: benefícios, propriedades, receita de chá ou suco da fruta e mais!

A jabuticaba é uma fruta rica em nutrientes, minerais e vitaminas que pode beneficiar muito a sua saúde. Conheça mais!


Você conhece os benefícios da Jabuticaba?

Cestinha com jabuticabas.

A jabuticaba é uma fruta muito comum em várias regiões do Brasil e, além de ser saborosa e utilizada para o preparo de diversas receitas, como sucos e licores, também traz benefícios para a saúde. Sua árvore consegue suportar climas diversos e se adapta muito bem a locais subtropicais, sendo nativa da Mata Atlântica e mais comum nas partes montanhosas do país.

Por possuir uma capacidade de se adaptar a vários locais, a árvore de jabuticaba pode ser encontrada em vários estados brasileiros. Os benefícios principais que podem ser adquiridos com o consumo desta fruta trazem melhorias para pessoas que sofrem com asma, inflamações crônicas nas amígdalas e outras tantas questões, como disenterias e diarreias.

Conhecer todos os benefícios desta fruta pode modificar muito a forma como você a enxerga e dará a oportunidade de que adicione ela em sua alimentação diária com uma frequência maior. Veja os benefícios da jabuticaba!

Entendendo mais sobre a Jabuticaba

Tigela com jabuticabas.

Conhecer mais a respeito da jabuticaba traz possibilidades muito grandes para que você encontre formas distintas de adicionar ela em sua alimentação e seu cotidiano, para que possa usufruir de seus benefícios diariamente.

A árvore de jabuticaba é comum em várias regiões do país, pois é nativa da Mata Atlântica e encontrada de forma mais comum nas regiões montanhosas do Brasil. Suas propriedades são vastas devido à presença de vitaminas, antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Conheça mais sobre a jabuticaba!

Origem e características da fruta Jabuticaba

A jabuticaba é uma planta nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrada no país em locais como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e outros estados. Como também está presente em outros países que fazem parte da América Latina devido à sua adaptação facilitada a estes climas, também pode ser encontrada de forma muito comum na Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Suas características principais são mostradas através da forma como a árvore e seus frutos crescem, pois estes aparecem direto na casca da árvore ao longo de todo o seu tronco.

Propriedades da Jabuticaba

As propriedades da jabuticaba são muito diversificadas e, portanto, ela pode ser utilizada em seu dia a dia para beneficiar vários outros tratamentos ou a manutenção do seu bem-estar. Neste caso, alguns dos benefícios da fruta vêm do fato de que ela conta com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antienvelhecimento.

A presença de vitaminas como um componente da fruta também garantirá benefícios para a saúde de quem a consome em seu dia a dia, trazendo alívio para várias condições, como dores de garganta, problemas no sistema digestório e artrite.

Benefícios da Jabuticaba

Galho de jabuticaba.

Com uma variedade muito grande de benefícios e ações positivas para o corpo, a jabuticaba pode ser inserida em seu dia a dia de diversas formas. Portanto, é importante conhecer seus benefícios e o que ela pode oferece para a sua saúde.

São vários os efeitos positivos para o sistema imunológico, intestino, fígado e outros vários aspectos. A seguir, conheça os principais benefícios desta fruta!

Fortalece o sistema imunológico

Um dos maiores benefícios para o corpo humano que a jabuticaba pode proporcionar é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso vem pelo fato de que ela possui várias propriedades distintas que beneficiam este fortalecimento, em especial o zinco, que é um mineral poderoso e essencial para a produção de células de defesa do corpo.

Portanto, o consumo desta fruta beneficiará muito para que haja mais concentração de zinco em seu corpo e melhorias no fortalecimento do seu sistema imunológico.

Favorece o funcionamento do intestino

Outro ponto interessante a se destacar a respeito dos benefícios oferecidos pelo consumo da jabuticaba em seu dia a dia é o fato de que ela traz várias melhorias para o seu intestino de modo geral.

A forma como a fruta age é garantindo de que haja mais absorção da água no intestino para que ele funcione de forma correta e haja a formação do bolo fecal de uma forma que as fezes sejam eliminadas sem problemas pelo corpo. Desta forma, o consumo da fruta é importante para as pessoas que sofrem de prisão de ventre e outras doenças do intestino que dificultam este aspecto.

Melhora a saúde do fígado

Devido à presença de compostos antioxidantes, a jabuticaba é uma fruta que traz consigo também melhorias para o bom funcionamento do fígado. Estes compostos que estão presentes na fruta são excelentes protetores do órgão, pois eles auxiliam no combate aos radicais livres, que podem provocar condições desfavoráveis ao fígado.

Assim, ao consumir a jabuticaba em sua rotina, ela irá beneficiar várias funções do seu organismos e também fará com que o seu fígado funcione de uma forma mais regular, evitando doenças que podem se agravar com o tempo.

Previne lesões musculares

A jabuticaba conta com alguns componentes que favorecem na proteção a lesões musculares para que estas não causem problemas ainda maiores. Esta ação deve-se ao fato de que a fruta conta com quantidades muito altas de antocianinas, vitamina C e taninos, que são importantes para a manutenção dos músculos de modo geral e evitam que hajam danos neste sentido.

Por isso, atletas de alto rendimento também podem se beneficiar muito do consumo desta fruta.

Favorece a perda de peso

O consumo de jabuticaba em seu dia a dia pode favorecer as pessoas que enfrentam problemas com a balança e querem optar pela perda de peso de forma saudável. Ela ajuda nestes casos, pois conta com muitas quantidades de fibras em sua composição, como a pectina, por exemplo.

Esta está presente, em especial, na casca da fruta e faz com que quem a consome se sinta mais saciado e satisfeito, obtendo um controle da fome ao longo de todo o dia. Além disso, a jabuticaba também conta com um baixo teor de gordura e calorias, por isso, é indicada para dietas.

Controla a diabetes

A quantidade de fibras que está presente na jabuticaba também favorece as pessoas que lutam contra a diabetes. Isso porque elas ajudam a diminuir a velocidade com que ocorre o processo de absorção dos açúcares dos alimentos, o que irá favorecer o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue e ajudará a controlar a diabetes de modo geral.

Outras propriedades da jabuticaba também beneficiam neste sentido devido à presença de antioxidantes, como a quercetina e os taninos. A fruta conta com ações que protegem o pâncreas contra os radicais livres e melhoram as funções do hormônio insulina.

Ajuda a diminuir o colesterol

O colesterol é um grande problema para várias pessoas que enfrentam esta questão em seus dias e precisam manter este regulado para que não venha causar outros diversos problemas de saúde mais graves.

Portanto, a jabuticaba pode ser um excelente auxiliar no combate ao colesterol, pois conta com fibras que auxiliam para que haja uma absorção melhor das gorduras dos alimentos que são ingeridos diariamente, fazendo com que haja a diminuição do chamado colesterol ruim ou LDL no sangue. Este é um ponto importante, pois irá prevenir potenciais derrames ou infartos.

Regula a pressão arterial

As pessoas que sofrem com pressão arterial elevada podem se beneficiar muito do consumo da jabuticaba. Isso porque ela conta com uma quantidade muito grande de potássio em sua composição, o que faz com que seja eliminado o sódio em excesso do corpo, trazendo muitas melhorias para o organismo de modo geral.

Mas ela também irá beneficiar diretamente o controle da pressão arterial, principalmente das pessoas que já sofrem de doenças desta natureza. Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes que estão presentes também são importantes para melhorar a saúde das artérias.

Melhora a saúde dos ossos e dentes

A jabuticaba tem altos níveis de cálcio em sua composição. Portanto, irá beneficiar muito tanto os ossos quanto os dentes, que necessitam deste mineral para que permaneçam saudáveis. O mineral ajuda a fortalecer e evita também que doenças como osteoporose se desenvolvam, pois haverá uma quantidade positiva de cálcio no corpo.

Age no tratamento de depressão

A fruta jabuticaba conta com uma diversidade de ações muito positivas para o corpo, mas também pode ser usada para aliviar sintomas da mente. Neste caso, devido à presença de seus componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, ela contará com efeitos positivos no sistema nervoso central.

Assim, poderá combater os radicais livres para que haja uma melhoria na produção de seretonina, que é um neurotransmissor muito importante para regular o humor e bem-estar das pessoas de modo geral. Portanto, será também importante para o tratamento contra a depressão.

Melhora a saúde da pele e do cabelo

Os nutrientes que estão presentes na composição da jabuticaba são importantes para fortalecer os seus cabelos e para garantir a manutenção de fios mais saudáveis.

As capacidades desta fruta vão além, pois ajudam as pessoas que sofrem com quedas constantes de cabelo, fazendo com que eles se tornem mais fortes e estas quedas diminuam consideravelmente. Desta forma, se você está em busca de um bom tratamento para os seus fios, tente adicionar a jabuticaba de alguma forma em seu dia a dia.

Age no tratamento de asma

Pessoas que sofrem com asma lutam muito contra este problema, de diversas formas. Alguns dos ativos que compõem a jabuticaba podem ajudar a amenizar os sintomas desta grave doença, que causa desconfortos e falta de ar.

Eles ajudam a abrir mais as vias respiratórias e os brônquios, para que estas pessoas respirem sem que se sintam incomodadas com os efeitos causados pela doença. Os asmáticos podem se beneficiar muito da inclusão desta fruta em seus dias das diversas formas que ela pode estar presente.

Como consumir a Jabuticaba

Jabuticaba na árvore.

Existem várias formas de adicionar a jabuticaba no seu dia a dia para aproveitar os benefícios que esta fruta pode garantir. As possibilidades são vastas, pois a fruta tanto pode ser usada para o preparo de sucos quanto para geleias, licores e outros tipos de alimento que utilizam dela em seus preparos.

Portanto, existem muitas formas de garantir que esta fruta estará em seu cotidiano, da forma como preferir. Confira a seguir algumas formas de consumir a jabuticaba!

Comendo a fruta ou usando na culinária

A jabuticaba pode ser usada tanto in natura, no consumo direto da fruta, pois possui um sabor adocicado e delicioso, quanto no preparo de vários pratos e bebidas distintos.

Na culinária, ela é comum de ser usada para preparos como geleias e compotas, e também pode ser usada para sucos e licores, que são muito apreciados. As folhas da árvore desta fruta também contam com benefícios e podem ser usadas para preparos como chás, que trazem mais saúde para o seu dia a dia.

Receita de geleia de Jabuticaba

Um dos preparos mais comuns da jabuticaba é a sua geleia. Ela pode ser usada para cafés da manhã, lanches e outros momentos do dia, junto com pães e torradas, pois possui um sabor único e inconfundível.

Este preparo é muito simples e não requer muitos ingredientes para que seja feito, além de render uma quantidade muito boa de geleia, já que a jabuticaba, quando está em época, aparece nas árvores em grandes quantidades. Inclusive, esta é uma boa forma de garantir que ela estará conservada ao longo de vários meses do ano, quando os pés estiverem em período de poucas frutas.

Ingredientes

Para preparar a sua geleia de jabuticaba, serão usados poucos ingredientes, e esta pode ser feita de uma forma completamente saudável, sem o uso de produtos que possam ser ruins para pessoas que sofrem com doenças como diabetes. Confira a seguir os ingredientes para o preparo desta deliciosa geleia de jabuticaba:

- 700g de jabuticaba in natura;

- 200 ml de água;

- 5 colheres de xilitol ou outro adoçante de forno e fogão de sua escolha;

- 1 colher de sopa de suco de limão.

Como fazer

Para realizar o preparo da geleia de jabuticaba, deixe as frutas higienizadas da forma como preferir. Em seguida, coloque-as em uma panela que será usada para o preparo e, em seguida, coloque o adoçante escolhido para a geleia e o limão.

Deixe que as frutas fiquem nesta mistura por cerca de 40 minutos em fogo baixo, até que ela pegue o ponto correto. Mexa somente quando necessário, para que a geleia não agarre no fundo da panela. Quando ela atingir a consistência desejada, retire os caroços e transfira para um pote de vidro resistente ao calor. Deixe que esfrie e armazene em geladeira. Esta geleia dura desta forma cerca de 30 dias.

Receita de suco de Jabuticaba

Outra opção de inserir a jabuticaba em seus dias é o suco desta deliciosa fruta, que é muito saboroso e pode ser consumido em vários momentos do dia, como no café da manhã, para iniciar o seu dia de uma forma agradável.

Este suco é ideal para as pessoas que estão em busca de uma rotina mais saudável e também para os que lutam contra a balança, pois a fruta é baixa em calorias e traz muitas vitaminas para a sua dieta. Além disso, é um excelente suco para garantir melhorias à pele e evitar o envelhecimento precoce desta.

Ingredientes

Para preparar o suco de jabuticaba, não é necessário uma lista muito longa de ingredientes. Seu preparo é muito simples e pode ser feito a qualquer momento do dia de forma bastante rápida. Confira os ingredientes usados:

- 2 litros de água;

- 1kg de jabuticaba;

- Adoçante a gosto.

Como fazer

O suco de jabuticaba pode ser feito usando tanto adoçante quanto açúcar. Mas, para pessoas que sofrem de alguns problemas de saúde como diabetes, o mais recomendado é escolher um bom adoçante. Desta forma, coloque para ferver as frutas em uma panela, junto com a água indicada.

Depois deste processo, amasse bem as frutas e continue cozinhando elas até que a água adquira uma cor mais violeta. Em seguida, coe o suco e coloque em uma jarra para esfriar. Depois, coloque na geladeira e adoce da forma como preferir.

Receita de chá da folha de Jabuticaba

Uma forma de adquirir os benefícios que a jabuticaba pode oferecer para a sua saúde é através do chá que é feito com as suas folhas. Assim como a fruta, ele oferece várias propriedades distintas.

Alguns dos efeitos positivos deste chá podem ser sentidos na melhoria de inflamações na garganta, nos benefícios para a saúde bucal e no efeito antioxidante que ajuda a combater vários problemas e age diretamente contra os radicais livres. Estes mesmos componentes antioxidantes ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele e combatem o estresse.

Ingredientes

Preparar o seu chá de folhas de jabuticaba é muito simples. Como as folhas desta planta estão presentes o ano todo no pé, diferente das frutas que passam por períodos de baixa, é importante que se utilize deste benefício também em seus dias para a manutenção da boa saúde. Portanto, veja a seguir os ingredientes para o preparo do chá:

- 15 g de folhas de jabuticaba;

- 200 ml de água filtrada;

- Mel, adoçante ou açúcar.

Como fazer

Para preparar o seu chá de folhas de jabuticaba, primeiro, deixe que elas fiquem bem limpas e higienizadas após colher. Em seguida, coloque a água indicada em uma panela e a leve ao fogo. Quando esta atingir fervura, desligue e coloque as folhas em seguida.

Depois que estas ficarem por cerca de 10 minutos descansando, retire as folhas e adoce o chá da forma como preferir para ingerir em seguida. Ele pode ser servido tanto gelado quanto quente, da forma como achar melhor.

Outras informações sobre a Jabuticaba

Jabuticabas.

É importante sempre ficar atento a alguns cuidados ao ingerir alimentos específicos, pois, por mais que sejam benéficos para a sua saúde, alguns destes podem causar problemas ao serem ingeridos de forma descontrolada ou em excesso. Portanto, atente-se às quantidades de jabuticaba que estão sendo consumidas em seu dia. Veja a seguir em detalhes!

Quantas Jabuticabas posso comer por dia?

Não há uma restrição específica a respeito do número de jabuticabas que podem ser ingeridas em um dia. Mas é preciso que algumas pessoas tenham cuidados específicos. Isso porque aqueles que possuem prisão de ventre devem ingerir em quantidades reguladas para garantir seus efeitos, pois, caso contrário, estas pessoas podem sentir dores na barriga e sofrerão com diarreias.

Desta forma, é indicado que não se ultrapasse mais do que 10 frutas ao dia, principalmente se a casca também for ingerida.

Possíveis efeitos colaterais do excesso de Jabuticaba

Ao consumir a jabuticaba em excesso, algumas pessoas podem sofrer com efeitos distintos. Os que lidam com questões como prisão de ventre ou mal funcionamento do intestino acabam por enfrentar situações como desarranjos intestinais e dores de barriga constantes. Isso quando a casca é ingerida junto com a fruta.

Para os que não possuem problemas intestinais, o consumo excessivo pode vir a causar prisão de ventre pelo excesso de fibras que farão com que o bolo fecal fique mais difícil de ser eliminado. Portanto, tome cuidado com estas quantidades.

Contraindicações do consumo de Jabuticaba

A jabuticaba é muito rica em açúcares, de modo geral. Portanto, pessoas que sofrem com doenças relacionadas a este aspecto, como a diabetes, devem tomar cuidado com a forma como estão utilizando esta fruta em seus dias.

É importante salientar que, por mais que ela conte com benefícios para estas pessoas, se for usada em excesso, os efeitos poderão ser sentidos com aumento considerável de açúcar no sangue.

Como comprar e como armazenar a Jabuticaba

Por ser uma fruta de temporada, a jabuticaba é encontrada em alguns períodos do ano. É comum que, nestas épocas, ela seja vista em feiras livres e até em hortifrútis. Ao comprar a fruta, é importante que se tome alguns cuidados para a sua conservação.

Assim, lave bem as frutas e coloque elas em potes fechados, que podem ficar guardados na geladeira. Assim, elas irão durar cerca de 10 dias sem que sejam afetadas pelo ambiente externo. Também podem ser congeladas, se assim preferir, para sucos e geleias.

Aproveite todos os benefícios da Jabuticaba!

Tigela com jabuticabas.

Com tantos benefícios e um sabor inigualável, a jabuticaba é uma fruta para se consumir sempre que possível em sua rotina. São várias as propriedades encontradas nela que podem beneficiar sua saúde de um modo geral. Sendo assim, você pode adicionar esta fruta poderosa em sua rotina para adquirir todos os seus pontos mais positivos.

É importante sempre tomar muito cuidado com os preparos e a quantidades de ingestão, para que a jabuticaba continue sendo somente um agente positivo para a sua saúde, pois os excessos poderão causar alguns problemas incômodos. Portanto, respeite os limites e, ao menor sinal de alguma mudança negativa em seu organismo, pare imediatamente o uso da fruta.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais búzios orações religiões energias