Melão: benefícios, vitaminas, propriedades, como consumir e mais!

Melão: benefícios, vitaminas, propriedades, como consumir e mais!

O melão traz benefícios para o intestino e ajuda no emagrecimento. Quer saber mais sobre esta fruta? Leia o nosso artigo completo!


Você conhece os benefícios do Melão?

Melão cortado em fatias.

Com baixas calorias e propriedades diuréticas, o melão é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde. Assim, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos e prevenir o envelhecimento precoce, ele ainda auxilia no fortalecimento dos ossos e dos dentes devido à presença de minerais importantes para estas estruturas.

Porém o seu maior destaque é a riqueza em água, que faz com que o melão seja excelente para o intestino. Ele é capaz de ajudar a evitar quadros de prisão de ventre, além de manter o corpo hidratado. Desse modo, o indicado é que seja consumido até quatro vezes na semana.

Se você deseja saber mais sobre as vantagens de incluir o melão na sua dieta, continue a leitura do artigo. A seguir, serão abordadas as características da fruta, assim como as suas propriedades e seus principais benefícios para a saúde. Veja mais!

Entendendo mais sobre o Melão

Melão cortado ao meio.

Originado no Egito, o melão possui vários tipos distintos e traz muitos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas e de hidratação do organismo. Desse modo, graças ao seu valor nutricional, ele é uma fruta interessante para todos os tipos de dieta e ainda pode ajudar no processo de emagrecimento. Para saber mais, leia a próxima seção do artigo!

Origem e características da fruta Melão

O melão é uma hortaliça refrescante da mesma família que a melancia e o pepino, cujas origens são bastante antigas. De acordo com alguns registros históricos, o seu cultivo acontecia tanto no Egito quanto no Irã, desde o ano 2500 a.C.. Entretanto, existem algumas controvérsias entre pesquisadores quanto às suas origens.

Desse modo, da mesma forma que alguns documentos apontam para o cultivo nas regiões indicadas, existem outros que afirmam que o melão teria aparecido primeiramente na Índia. Entretanto, pesquisas distintas apontam para o fato de que as primeiras plantações surgiram no continente africano.

Para que serve o Melão?

Devido às suas baixas calorias e à capacidade de diminuir a retenção de líquidos, o melão ajuda na diminuição da retenção de líquidos. Isso também acontece graças às suas propriedades diuréticas e à capacidade de manter o organismo hidratado. Outro ponto que se destaca nesse sentido é a presença das fibras, que ajudam na sensação de saciedade.

Desse modo, o indicado é que o melão seja consumido, em média, três ou quatro vezes na semana. Ele ajudará na manutenção de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Embora seja benéfico especialmente para quem está tentando emagrecer, ele pode ser ingerido por qualquer tipo de pessoa.

Propriedades do Melão

O melão possui propriedades diuréticas devido à sua quantidade de líquidos. Isso também contribui para que ele ajude no funcionamento do intestino, já que a hidratação evita o surgimento de quadros de prisão de ventre. Além disso, as fibras também ajudam bastante nesse sentido.

Devido à riqueza nutricional do melão, é possível destacar entre as suas propriedades o fortalecimento dos ossos e dos dentes, estruturas que precisam de cálcio e outros minerais para se manterem saudáveis. Estes são encontrados em quantidades satisfatórias no melão.

Tipos de melão

Atualmente, existem vários tipos de melão com características distintas, especialmente em termos de aparência e funcionalidade. Desse modo, é importante conhecer um pouco mais sobre cada um deles antes de escolher aquele que melhor se adequa aos propósitos da sua dieta.

Assim, os principais tipos da fruta serão comentados em maiores detalhes a seguir. Se você deseja saber mais sobre o melão amarelo, o orange, o matisse, o gália, o cantaloupe e o pele de sapo, basta continuar a leitura para encontrar as principais informações a respeito deles.

Melão amarelo

O melão amarelo é o mais comum nos supermercados brasileiros. A sua casca pode ser lisa ou enrugada e, em geral, a coloração oscila entre o amarelo e o verde-escuro. Além disso, a polpa também pode passar por algumas variações e pode ser tanto branca quanto verde-clara.

Melão Orange

A principal diferença entre o melão orange e os demais tipos está na sua casca. Ela é lisa e possui uma coloração amarela clara, quase branca. Desse modo, pode ser facilmente diferenciado do melão amarelo. Além disso, vale comentar que a sua polpa tem uma cor bastante próxima da casca e também é quase branca.

Melão matisse

Com uma casca branca com rajadas esverdeadas, o melão matisse também é conhecido como melão dino. Possui um sabor mais doce e a sua polpa é branca. Devido ao seu sabor, ele costuma ser usado em receitas salgadas e também acompanha algumas carnes defumadas. Logo, trata-se de um ingrediente versátil para fins culinários.

Melão cantaloupe

O cantaloupe é uma variante aromática do melão. A sua polpa possui, em média, 25 mm e uma coloração alaranjada. Além disso, a sua casca é rendada e bastante clara. Devido às suas características, essa fruta precisa ser armazenada sempre em local refrigerado, já que estraga mais rapidamente que as demais espécies de melão.

Melão gália ou israelense

O melão gália ou israelense é um pouco difícil de ser encontrado no Brasil. Entretanto, trata-se de uma das variantes mais interessantes da fruta. Com polpa esverdeada e casca amarela, ele integra a família de melões aromáticos e tem um cheiro bastante delicado. É usado para preparar algumas receitas refinadas, como os canapés, e combina bem com diversos ingredientes.

Melão pele-de-sapo

Com uma casca verde e um formato oval, o melão pele de sapo possui polpa branca e bastante doce. Em geral, ele é usado no preparo de doces, mas também funciona bem enquanto um ingrediente para sorbets, recheios de massas e preparação de drinques, acrescentando um sabor ainda mais refrescante a estes.

Benefícios do Melão

Pedaços de melão.

Com ação antioxidante e hidratante, o melão traz benefícios para a saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, ele é capaz de ajudar na melhoria do funcionamento do intestino e possui propriedades diuréticas, que ajudam a evitar problemas como o trato urinário. A seguir, os benefícios do melão serão explorados em maiores detalhes!

Possui ação hidratante e antioxidante

O melão é uma excelente escolha para promover a hidratação do corpo devido à sua quantidade de água. Além disso, devido às suas propriedades nutricionais, ele possui função antioxidante, o que ajuda na manutenção da saúde da pele. De acordo com especialistas, essas características tornam a fruta ideal para a manutenção do peso.

A presença da água faz com que o melão seja pouco calórico. Quando isso se alia às fibras da fruta, provoca a sensação de saciedade e ajuda o organismo a eliminar substâncias que podem ser tóxicas e são provenientes de uma má alimentação.

Combate o envelhecimento precoce

A presença dos antioxidantes no melão também ajuda a combater o envelhecimento precoce, já que eles atuam no sentido de limitar a ação dos radicais livres. Desse modo, a pele se mantém mais firme e saudável, conservando o seu aspecto jovem por mais tempo. Além da polpa da fruta, as suas sementes também possuem este benefício.

Assim, elas podem ser usadas na forma de óleo. As sementes de melão possuem ômega 6 e ômega 9, substâncias que, respectivamente, ajudam a promover a renovação da pele e evitam que ela fique desidratada.

Melhora o funcionamento do intestino

Devido à presença das fibras na sua composição, o melão ajuda bastante na melhoria do funcionamento do intestino. Assim, ele evita quadros de prisão de ventre e diminui os desconfortos que as pessoas podem sentir. Outro aspecto que favorece o intestino é a presença da água na fruta.

Como o melão é rico em água, isso ajuda a promover mais regularidade para o trânsito intestinal. Desse modo, a saúde do órgão como um todo é favorecida, e as fezes são mais hidratadas e menos duras, o que causa menos desconforto na eliminação.

Possui ação diurética e previne problemas urinários

O melão pode ser compreendido como um diurético natural. Desse modo, ele ajuda a combater a retenção de líquidos e ajuda no processo de emagrecimento. Também vale citar que, quando esta fruta é consumida com a devida frequência, é capaz de prevenir problemas no trato urinário.

Isso acontece devido à presença das vitaminas e minerais, que ajudam a facilitar o trabalho dos rins por sua capacidade de eliminar substâncias tóxicas produzidas pelo organismo. Outro aspecto que favorece o trato urinário é o pH alcalino do melão, que neutraliza a urina e evita a proliferação de micro-organismos.

Fortalece o sistema imunológico

A presença significativa de flavonoides no melão ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Estes componentes possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e ainda contam com carotenoides e minerais. Desse modo, fortalecem a imunidade como um todo.

Além disso, vale ressaltar que os flavonoides possuem ação antiviral. Devido a esta propriedade, eles são capazes de fazer com que o corpo se torne menos suscetível a doenças oportunistas, como as gripes e os resfriados, que são justamente causadas por vírus. Ainda vale destacar que tais compostos ajudam na prevenção de doenças como o câncer.

Melhora a saúde da visão

Entre os vários compostos presentes no melão, é possível destacar a zeaxatina como um dos responsáveis por promover melhorias na saúde da visão. Trata-se de um carotenoide bastante similar à luteína e presente em frutas e vegetais com coloração amarela e alaranjada.

Este composto atua como um fotoprotetor durante a exposição solar. Além disso, ele é capaz de absorver os raios de sol prejudiciais, criando um bloqueio contra estes e tornando os olhos mais protegidos dos danos que poderiam ser causados por este tipo de exposição tão comum ao cotidiano.

Fortalece a saúde de ossos e dentes

Embora a polpa do melão possua propriedades capazes de fortalecer a saúde dos ossos e dos dentes devido à presença do cálcio, este benefício é mais associado às sementes da fruta, que são ainda mais ricas deste mineral. Assim, elas ajudam a manter as estruturas em questão saudáveis.

Outro ponto que merece destaque sobre os benefícios das sementes de melão para os ossos e os dentes é a sua capacidade de prevenir doenças que normalmente são associadas a eles. Nesse sentido, destacam-se a osteoporose, a osteopenia e as cáries.

Previne doenças cardíacas

Os carotenoides presentes no melão são fundamentais para garantir a prevenção a uma série de doenças cardíacas. Além disso, como a fruta é rica em potássio, ela possui um papel fundamental na regulação da pressão arterial, já que este mineral atua diretamente na formação do tecido muscular e garante mais energia ao organismo.

Logo, o consumo regular do melão é capaz de diminuir os riscos de ocorrência de uma série de doenças do coração, como é o caso do infarto. Ele também possui um papel muito importante na circulação sanguínea.

Ajuda a controlar a pressão arterial

O potássio é um nutriente fundamental para o controle da pressão arterial. Isso acontece devido à sua capacidade de promover o relaxamento das artérias, de modo que a circulação do sangue se torna mais fácil. Como este mineral se faz presente no melão em quantidades significativas, manter esta fruta na dieta traz este benefício.

Além disso, vale ressaltar que o potássio é fundamental para a manutenção dos níveis de sódio no sangue. Ele é capaz de eliminar os excessos deste nutriente, o que garante a diminuição da pressão e dos problemas decorrentes dela.

Ajuda a regular a menstruação e a circulação sanguínea

O consumo regular de melão pode ajudar na regulação do ciclo menstrual. Isso acontece devido à capacidade que esta fruta tem de melhorar a circulação do sangue, algo que está diretamente ligado aos seus níveis de potássio. Entretanto, vale destacar que o melão também tem outros compostos com propriedades anticoagulantes.

Outros compostos presentes na fruta possuem uma ação calmante. Desse modo, eles atenuam as mudanças de humor pelas quais muitas mulheres passam durante a TPM e o seu ciclo menstrual propriamente dito.

Alivia os sintomas da menopausa

Graças à sua capacidade de revigorar o organismo e às suas propriedades calmantes, o melão é uma fruta capaz de ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Isso acontece devido à presença de água na composição da fruta, mas também está associado a minerais como o fósforo e o magnésio.

Além disso, as vitaminas do complexo B e a vitamina A também atuam nesse sentido por fortalecerem os ossos e diminuírem a sensação de flacidez no corpo das mulheres. Tudo isso faz com que a ansiedade gerada por essa fase da vida seja amenizada.

Como consumir o Melão

Pedaços de melão em prato.

Existem várias formas de consumir o melão. Embora a mais comum seja a polpa da fruta fresca, ele também pode ser usado em várias receitas, sejam elas doces ou salgadas, e combinado com outros ingredientes que trazem benefícios para a saúde. Veja mais sobre isso na próxima seção do artigo e aprenda algumas formas de incluir o melão na sua dieta!

Comendo a fruta

Independentemente da variedade escolhida, o melão pode ser consumido na sua forma in natura. Basta retirar a casca e aproveitar a polpa. As sementes também são aproveitáveis, mas, geralmente, são utilizadas na fabricação de óleos, algo que não pode ser feito com facilidade no ambiente doméstico.

O recomendado é que o melão seja consumido entre três e quatro vezes na semana para que os seus benefícios sejam realmente sentidos pelo corpo. Estes valores são referentes a pessoas com dietas focadas no emagrecimento, mas também podem ser adotados por outros grupos, já que o melão possui baixo teor calórico.

Usando na culinária

Embora muitas pessoas possam considerar o uso culinário do melão algo inusitado, a verdade é que esta fruta se faz presente tanto em receitas salgadas quanto em doces. Isso acontece devido ao seu sabor discreto, que, independente da variedade, permite que o melão seja combinado com eficiência com diversos ingredientes.

Assim, ele pode ser usado tanto na fabricação de drinks e doces quanto no preparo de canapés. Um uso bastante comum em pratos salgados é como acompanhamento de carnes, especialmente peixes, pois ele dá a sensação de refrescância e um sabor adocicado discreto para o prato.

Receita de suco de Melão

O suco de melão pode ser preparado juntamente com outros alimentos refrescantes e que potencializam as propriedades da fruta. Entre eles, é possível destacar o pepino e o limão, que também são ricos em fibras e possuem antioxidantes na sua composição. Desse modo, uma bebida contendo os três ajuda a regular o intestino.

Outro ingrediente que pode se fazer presente no suco de melão é o gengibre. Ele deve ser incluído na bebida especialmente quando esta tiver a função de ajudar no emagrecimento, já que esta especiaria possui a capacidade de acelerar o metabolismo. Por fim, a hortelã também é uma ótima opção, pois atua no tratamento de problemas digestivos.

Ingredientes

Os ingredientes para o suco de melão são:

- ½ xícara de polpa de melão;

- Suco de ½ limão;

- 1 pepino;

- Raspas de gengibre a gosto;

- 2 colheres de sopa de hortelã fresca;

- 1 pitada de pimenta caiena (opcional).

Esta receita tem como foco as dietas de emagrecimento, já que tanto o gengibre quanto a pimenta caiena têm a função de acelerar o metabolismo.

Como fazer

O preparo do suco de melão é bastante simples. Basta cortar o pepino e o melão e colocar no liquidificador. Além disso, é preciso espremer o suco do limão, tomando cuidado para que as sementes não estejam misturadas a ele, já que isso pode amargar a bebida. Então, acrescente todos os ingredientes no liquidificador.

O ideal é que a bebida seja consumida sem coar, pois, ao coar, boa parte dos benefícios se perdem. Outro ponto que deve ser destacado é que armazenar o suco na geladeira faz com que as propriedades também sejam gradualmente anuladas, de modo que deve-se fazer somente o que for consumir no momento.

Outras informações sobre o Melão

Melões cortados ao meio.

Existem outras informações importantes sobre o melão, como os possíveis efeitos colaterais do consumo e também algumas contraindicações. Além disso, é muito importante conhecer a forma correta de armazenamento da fruta para garantir que ela conservará as suas propriedades nutricionais e realmente trará benefícios à saúde. Veja mais sobre isso a seguir!

Afinal, o melão engorda ou emagrece?

Sozinho, o melão não engorda ou emagrece. Ele pode ajudar em dietas focadas na perda de peso devido às suas propriedades e composição, mas para realmente contribuir para este propósito, o consumo precisa ser acompanhado de outras mudanças na alimentação e da manutenção de hábitos saudáveis, como uma rotina de exercícios.

Quando tudo isso é alinhado, o melão é um importante aliado no emagrecimento devido às suas fibras e à presença da água na sua composição. Ambas ajudam a provocar a sensação de saciedade e, portanto, fazem com que quem consome a fruta sinta menos vontade de comer.

Possíveis efeitos colaterais do Melão

Além das reações alérgicas possíveis em qualquer tipo de alimento, o melão pode provocar algumas reações adversas em grupos específicos. Nesse sentido, vale ressaltar os diabéticos, que devem consultar um médico antes de consumir a fruta devido à presença dos açúcares, que podem prejudicar o controle dos níveis de insulina.

Além disso, o consumo em excesso pode causar desconfortos no estômago e dores na região do abdômen. Em alguns casos, sintomas como vômitos e diarreias também se fazem presentes. Sintomas um pouco mais raros, mas que podem aparecer, são as dores de cabeça.

Contraindicações do consumo de Melão

É interessante destacar que não existe nenhum tipo de contraindicação associado ao consumo do melão. Logo, todos os tipos de pessoas podem ingerir a fruta sem passar por qualquer tipo de complicação relativa à saúde. Entretanto, é importante seguir as quantidades indicadas por um nutricionista, já que excessos podem ser prejudiciais, mesmo quando se fala de alimentos saudáveis.

Desse modo, em geral, o mais indicado é que o melão seja consumido até quatro vezes na semana para que as suas propriedades positivas sejam aproveitadas e os benefícios realmente sejam percebidos no corpo.

Como comprar e como armazenar o Melão?

O mais indicado é comprar o melão maduro, o que faz com que ele já esteja próprio para o consumo. Uma vez que a fruta seja cortada, é preciso armazená-la na geladeira. Entretanto, o melão inteiro pode ser mantido em temperatura ambiente, sem que as suas propriedades nutricionais se percam.

No caso das pessoas que não encontram o melão maduro e acabam comprando a fruta ainda verde, existem alguns truques que podem acelerar este processo, como embrulhar o melão em um jornal e deixá-lo dessa forma por, em média, 48h.

O Melão possui diversos benefícios!

Pedaços de melão

O melão é uma fruta que possui propriedades nutricionais bastante interessantes e garante vários benefícios à saúde. Devido à presença de antioxidantes, minerais e água na sua composição, ele é capaz de garantir uma boa saúde para o intestino, para a pele e também para os ossos e dentes.

Em geral, o melão é usado em dietas de emagrecimento, algo que está diretamente ligado à sua quantidade de fibras, que provocam a sensação de saciedade. Além disso, a fruta também possui baixo teor calórico e é um ingrediente versátil, que pode se fazer presente tanto em sucos quanto em receitas salgadas.

Ao longo do nosso artigo, é possível encontrar algumas dicas de como incluir o melão na alimentação para aproveitar todos os seus benefícios. Então, se você está pensando em fazer isso, procure usá-las como um ponto de partida!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!