Os benefícios da Erva Cidreira: Para o sono, TPM, ansiedade e mais!

Os benefícios da Erva Cidreira: Para o sono, TPM, ansiedade e mais!

Deliciosa e uma boa aliada para a saúde, a erva cidreira é ótima para ser adicionada em sua rotina alimentar. Confira!


Considerações gerais sobre os benefícios da erva cidreira

Folhas de erva cidreira.

A erva cidreira é uma planta facilmente encontrada no mercado em forma de chá ensacados e lojas naturais. Até mesmo a sua planta é encontrada sem muita dificuldade em hortas domésticas e jardins.

Para além do sabor delicioso de seu chá, a erva é composta de fenólicos e flavonoides que trazem diversos benefícios para a saúde graças seu efeito calmante, anti-inflamatório, sedativo, analgésico e antioxidante.

Sendo muito usada para tratar problemas digestivos, de ansiedade e estresse, ela pode ser consumida na forma não somente de chá, mas também de infusões, sucos, sobremesas ou na forma de cápsulas ou extrato natural. Nesse artigo, você ficará sabendo tudo sobre essa erva. Confira!

O perfil nutricional da Erva Cidreira

Folhas de erva cidreira.

Na área nutricional, a erva cidreira é uma boa fonte de fitoquímicos e de uma variedade de ácidos que podem trazer diversos benefícios para a saúde, como prevenir doenças e melhorar a qualidade do sono. Continue lendo para saber mais!

Os fitoquímicos

Os fitoquímicos são nutrientes presentes em alimentos de origem vegetal que são absorvidos pelo corpo humano quando incorporados na dieta. A erva cidreira contém em sua composição diversos fitoquímicos, a exemplo dos flavonoides, taninos, perfenos e terpenos. Essas substâncias são importantes, dada a sua ação antioxidante.

A referida ação antioxidante é relevante para a saúde e o bem-estar do corpo, porque age sobre os radicais livres.. Isso retarda o envelhecimento das células, previne a degeneração da mácula, evita doenças cerebrais degenerativas, protege contra o câncer e fortalece o coração.

Antioxidante ácido rosmarínico

O ácido rosmarínico é um composto fenólico presente na composição da erva cidreira. Estudos mostram que o referido composto tem potencial calmante e sedativo, o que o torna um bom parceiro no combate à insônia e no processo de higienização do sono.

Dada a presença do ácido rosmarínico combinado com a alta concentração de fibras em sua composição, a erva também é indicada no tratamento de problemas gástricos. Essas substâncias auxiliam na eliminação de fezes e gases, trazendo alívio para dores e sensação de desconforto gerado nos enfermos pela indigestão e o refluxo.

Ácido cafeico citral

A erva cidreira contém em sua composição um óleo essencial chamado citral, que dificulta o corpo de produzir certas substâncias que aceleram a contração do intestino. A manutenção da contração normal do intestino é importante para combater a produção de gases intestinais em excesso e aliviar as dores da cólica.

Estudos apontam que o uso do extrato da erva cidreira em bebês em estágio de amamentação pode aliviar a dor da cólica em uma semana. Alguns estudos também mostram que o citral pode ser benéfico para o tratamento de Alzheimer, pois inibe a produção da colinesterase, enzina que degrada um neurotransmissor cerebral importante para a memória.

Acetato de Eugenol

O Eugenol é um composto aromático presente na erva que possui um marcante efeito anestésico comumente utilizado no tratamento de dores de dente e bastante empregado na indústria de cosméticos. Ele também possui propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, bronco dilatadoras, fungicidas e anticoagulantes.

Outra propriedade bastante importante é a ação antioxidante que essa substância possui, que auxilia no retardamento do envelhecimento das células. Essa ação antioxidante ajuda a prevenir uma série de doenças, como câncer e doenças cerebrais degenerativas.

Os benefícios da erva cidreira para a saúde

Folhas de erva cidreira.

Os benefícios da erva cidreira vão diversos. Ela pode ter efeito relaxante, diminuindo a ansiedade, higienizar o sono, trazer alívio para cólicas e ajudar no bom funcionamento do intestino. Leia o texto abaixo para saber mais!

É eficiente no combate à ansiedade e estresse

Por possuir ácido rosmarínico, a erva cidreira é considerada uma boa aliada no combate à ansiedade e ao estresse. Isso se deve ao fato de o ácido rosmarínico aumentar a atividade de neurotransmissores no cérebro, o que ajuda a produzir a sensação de relaxamento, tranquilidade e bem-estar.

Na literatura médica, já existem comprovações de que tomar chá de erva cidreira aumenta a sensação de calma e diminui o estado de alerta em pessoas adultas em sofrimento mental. Estudos apontam que ingerir cápsulas contendo de 300 a 600 mg de erva-cidreira, no mínimo, três vezes ao longo do dia, reduz sensivelmente o estresse.

O uso das cápsulas para o tratamento de estresse e outras doenças mentais, no entanto, deve ser sempre feito com acompanhamento médico para que sejam estudadas as doses corretas e o uso diário adequado.

Combate a insônia e melhora a qualidade do sono

O ácido rosmarínico presente na erva cidreira possui propriedades que levam o corpo a ficar mais relaxado por ter efeito calmante e sedativo. Essa qualidade da substância já se provou ser útil para tratar a insônia e melhorar a higiene do sono das pessoas acometidas por esse mal.

Estudos também apontam que consumir o chá da erva ao menos duas vezes ao dia no intervalo mínimo de 15 dias aumenta a qualidade do sono naqueles que apresentam dificuldade com a insônia. Além disso, a erva associada à planta valeriana traz alívio aos problemas ligados a distúrbios do sono.

Promove alívio da dor de cabeça

A dor de cabeça pode ser um problema decorrente do aumento do nível do estresse no corpo. Por ter em sua composição o ácido rosmarínico, que apresenta ação anti-inflamatória, analgésica e calmante, o chá de erva cidreira pode ser um bom aliado para aliviar os sintomas da dor de cabeça, principalmente decorrente do estresse.

As propriedades acima listadas agem sobre os músculos do corpo, fazendo com que eles relaxem e tirando a pressão dos vasos sanguíneos, o que faz a tensão diminuir e permite o corpo relaxar. O resultado da descompressão sanguínea e do relaxamento do corpo é o alívio das dores de cabeça.

Alivia a cólica e reduz os gases intestinais

Entre os elementos que compõem a erva cidreira, encontramos uma importante substância, o citral. Esse é um óleo essencial que possui propriedades antiespasmódicas e carminativas. Elas são responsáveis por impedir ou diminuir a produção de substâncias que aumentam a contração do intestino em nosso corpo.

A importância de controlar a contração do intestino é que isso diminui a produção excessiva de gases, o que traz alívio para a cólica. Além disso, estudos apontam que o uso de extrato de erva cidreira em bebês na fase de amamentação, pelo tempo mínimo de uma semana, pode diminuir significativamente a cólica dos pequenos.

É eficaz na redução dos sintomas da TPM

A presença do ácido rosmarínico na erva cidreira também ajuda a diminuir os sintomas da TPM, pois ele potencializa a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro. O aumento dessa atividade diminui o mau-humor, a irritação e a sensação de ansiedade que acomete as pessoas com TPM.

As ações antiespasmódica e analgésica presente entre as propriedades da erva também auxiliam na diminuição da sensação de desconforto causada pelas cólicas menstruais. Estudos também mostram que utilizar a erva cidreira em forma de cápsula reduz os sintomas da TPM. É necessário fazer o uso diário de 1200 mg de erva cidreira para alcançar um bom resultado.

Atua no combate de problemas gastrointestinais

Devido à rotina agitada, ocasionalmente, as pessoas se descuidam da alimentação ou eventualmente exageram na ingestão de álcool ou de alimentos gordurosos. Isso termina causando diversos problemas de saúde, dentre eles, os gastrointestinais.

A erva cidreira pode ser usada nesses casos para ajudar no processo seguro de desintoxicação, sendo recomendado o consumo do chá ao longo de três dias. O chá atua nas funções digestivas, ajudando o corpo a trabalhar de forma mais precisa. É ideal que a erva seja consumida após as refeições principais.

Além dessas vantagens, o consumo da erva cidreira atua também na função psicológica, ajudando a amenizar a sensação de cansaço, mal-estar e desânimo.

É eficiente no tratamento de herpes labial

A herpes labial é uma doença causada por um vírus que gera bolhas na região dos lábios. Por possuir em sua composição fenólicos, a exemplo dos ácidos cafeico, rosmarínico e felúrico, o consumo da erva cidreira também se torna uma aliada no combate à herpes labial.

As substâncias citadas impedem que o vírus se multiplique, evitando a sua propagação. Ao impedir que a infecção do vírus se espalhe, o consumo da erva cidreira contribui para uma cicatrização mais rápida das regiões afetadas.

Além dos benefícios citados, o consumo da erva também ajuda a aliviar os sintomas clássicos atribuídos à herpes labial: coceira, pontadas, vermilhadão, queimação e formigamento.

É capaz de eliminar fungos e bactérias

A composição da erva cidreira é diversa e rica em substâncias e antioxidantes. Juntos, trabalham para atuar contra fungos, bactérias e outros organismos que invadem o corpo e podem ser agentes proliferadores de doenças.

Essas substâncias atuam como uma barreira que protege o corpo para que esses organismos invasores não sobrevivam ou não se multipliquem dentro do corpo humano. Assim, aumenta suas defesas contra as possíveis doenças.

Além disso, a erva cidreira também ajuda o corpo e se recuperar de lesões e erupções na pele causadas pelos fungos e bactérias com maior agilidade, aliviando dores e incômodos por eles ocasionados.

É útil no tratamento do Alzheimer

Uma substância importante presente na erva cidreira é o citral, um composto fenólico. Ele atua sobre colinesterase, que é uma enzima conhecida por deteriorar a acetilcolina, um importante neurotransmissor cerebral para o bom funcionamento da memória.

As pessoas acometidas pelo mal de Alzheimer sofrem com uma baixa no número de acetilcolinas presentes no corpo, e isso resulta na deterioração da memória e capacidade cognitiva, o que prejudica a qualidade de vida da pessoa doente.

Além de proteger as acetilcolinas, estudos mostram que o consumo da erva cidreira ao longo de 4 meses contribui para a melhora do raciocínio e de sintomas como agitação, ambos associados à doença de Alzheimer.

Possui ação antioxidante

A ação antioxidante beneficia o corpo, porque protege as células sadias contra os malefícios dos radicais livres. Por conta da sua instabilidade, esses radicais livres acabam por oxidar células que estão saudáveis, o que pode ocasionar sérios problemas de saúde.

A erva cidreira é conhecida por possuir uma forte ação antioxidante. Ela é, por isso, uma excelente aliada para combater os radicais livres, evitando os problemas que vêm com eles, como o envelhecimento precoce das células.

Além disso, essa ação antioxidante da planta é responsável por prevenir vários tipos de câncer, inibir a deterioração da mácula e prevenir doenças cerebrais degenerativas.

Melhora a função cognitiva

É fato que o cérebro é o órgão do corpo mais relevante, pois é responsável pelo funcionamento de todas as funções do corpo. Assim sendo, quanto melhor a saúde da atividade cerebral do ser humano, melhor também será a sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Estudos mostram que o consumo da erva cidreira contribui com a boa atividade cerebral e, portanto, melhora a função cognitiva ao reduzir os níveis de sintomas de ansiedade e estresse nas pessoas que o consomem. Essa redução ocorre porque a erva cidreira é responsável por aumentar os níveis de GABA no cérebro, e sua maior presença no organismo humano gera efeito calmante, melhorando o humor.

Como consumir a erva cidreira e contraindicações

Folhas de erva cidreira recortadas.

É possível consumir a erva cidreira por até 4 meses sem que haja efeitos colaterais para adultos e por até um mês para crianças e bebês. É necessário ficar alerta, no entanto, ao abuso do seu consumo, pois pode causar ânsia de vomito, tontura, queda de pressão e sonolência.

A erva cidreira é comumente preparada para consumo em forma de chá, infusões e sobremesas. Confira mais sobre seu consumo a seguir!

Chás

É bastante simples produzir o chá da erva cidreira. É necessário utilizar suas folhas, tanto secas quanto frescas, em sua preparação, pois é nela que se concentra as substâncias benéficas ao corpo em quantidade o suficiente para contribuir com a melhora da saúde.

Em um recipiente, coloque as folhas de erva e as cubra com água fervente. Tampe e deixe em repouso por 15 minutos. Após esse período, coe o conteúdo, deixando escapar em outro recipiente somente o líquido. Assim, o chá está pronto. É indicado que ele seja tomado de 3 a 4 vezes ao dia.

Infusões

Uma das melhores formas de consumir a erva cidreira é na forma de infusão. Reúna entre 1 e 4 gramas de folhas da erva, seja ela seca ou fresca, em um recipiente e some a elas 150 ml de água.

Coloque o recipiente no forno e deixa a água ferver. Em seguida, deixe as folhas abafando no recipiente entre cinco e dez minutos. Após esse período, coe e aguarde esfriar um pouco. Tome o chá ainda morno preferencialmente e, se quiser, consuma sem adoçar.

Sucos

Para preparar o suco da erva cidreira e obter todos os benefícios que a planta pode levar ao corpo humano, é necessário usar as suas folhas secas ou frescas no processo de feitura. Será necessário usar uma xícara de folhas de erva cidreira picada, um suco de limão, 200 ml de água, gelo a gosto e, se quiser, mel para adoçar.

Todos os ingredientes acima citados devem ser reunidos em um liquidificador. Em seguida, o conteúdo deve ser coado e despejado em um novo recipiente. Após isso, caso queira, acrescente o mel, e ele está pronto para o consumo. É recomendado tomar o suco duas vezes ao dia.

Sobremesas

É possível fazer sobremesas com a erva cidreira. Para isso, bata 1 litro e meio de chá de erva cidreira no liquidificador, junto a 1 copo de suco feito de dois limões e 1 caixa de leite condensado. Misture delicadamente 1 caixa de creme de leite junto a 1 caixa de gelatina hidratada, dissolvendo e seguindo as instruções contidas na embalagem.

Distribua todo o conteúdo resultante da operação anterior em taças individuais ou o reúna em uma fôrma previamente umedecida com água. Deixe esfriar na geladeira por volta de seis horas. Sirva a sobremesa com fatias de limão espalhadas por cima para decorar.

Extrato Natural

Para produzir extrato natural de erva cidreira é preciso usar 200 gramas de sementes da planta desidratadas. Esmague as sementes em um pilão ou em um triturador até que elas se transformem em um pó. Coloque o pó em um recipiente de vidro âmbar ou cubra esse vidro com papel alumínio. Adicione 900 ml de glicerina e 100 ml de álcool de cereais.

Repouse a mistura por 72 horas, com o vidro tampado e em um lugar onde não haja contato com luz e calor. Coloque o conteúdo em uma panela dentro do forno em banho-maria por uma hora. Coe a mistura em filtro de papel ou algodão e guarde o conteúdo em lugar fresco e longe da luz e do calor.

Adicione a planta medicinal em sua rotina e desfrute de todos os benefícios da erva cidreira!

Pedaços de erva cidreira.

A erva cidreira é uma planta medicinal cujos benefícios são largamente conhecidos pela população brasileira. Esses benefícios vão desde a sua propriedade calmante, antiespasmódica, analgésica e anti-inflamatória, até sua ação antioxidante, que são grandes aliados de nossa saúde.

Ela vem sendo utilizada como uma grande aliada contra problemas de ordem mental, como estresse, ansiedade, insônia e agitação. Para além disso, seu consumo auxilia no bom funcionamento digestivo, traz alívio para cólicas e previne uma série de doenças.

Versátil e saborosa, é uma ótima planta medicinal para ser adiciona na sua rotina alimentícia, dado os inúmeros benefícios que ela traz para a saúde. Além disso, ela pode ser adicionada na sua dieta em forma de chá, suco, sobremesa e infusão. Sabendo disso, o que está esperando para aproveitar os benefícios dessa erva?

Autor deste artigo

Sou jornalista, escritor e leitor. O comum me intriga. Sou apaixonado pelo banal, pelo cotidiano, pelas coisas mais simples.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!