Suco de cenoura: benefícios, propriedades, receita, como fazer e mais!

Suco de cenoura: benefícios, propriedades, receita, como fazer e mais!

A cenoura é um vegetal rico em betacaroteno, antioxidantes e flavonoides, importantes para o bom funcionamento do corpo. Conheça mais sobre o seu suco!


Você conhece os benefícios do suco de cenoura?

Suco de cenoura ao lado de caixote de madeira com várias cenouras

A cenoura é um dos alimentos mais ricos em vitaminas e nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do corpo e manutenção da saúde e atividades biológicas. A quantidade de componentes importantes para a saúde faz com que este seja um legume para se manter sempre na alimentação, seja da forma como desejar.

Alguns dos principais componentes que fazem parte da cenoura são as fibras e vitaminas, principalmente a C. Ela também é rica em propriedades que possuem ação antioxidante que trazem diversos benefícios para a saúde, desintoxicando o organismo e mantendo o corpo maios saudável.

Uma das formas de se consumir a cenoura no dia a dia é o suco, que pode ser feito combinando com alguns outros ingredientes para se tornar não somente mais saboroso como eficiente. Conheça mais sobre os benefícios do suco de cenoura!

Entendendo mais sobre o suco de cenoura

Copo com suco de cenoura ao lado de maçã e laranja

A cenoura aparece na alimentação diária de muitas pessoas através de saladas e pratos diversos, mas existem várias formas de se consumir este legume cheio de propriedades e nutrientes importantes para o corpo.

O suco de cenoura é uma das formas que este alimento pode ser inserido no seu dia a dia para variar um pouco o cardápio sem perder as propriedades que a cenoura pode oferecer. Para se tornar mais saboroso, o suco pode contar com alguns itens como gengibre, laranja e até mesmo beterraba. Confira a seguir os benefícios de se consumir o suco de cenoura!

Origem e características da cenoura

Por mais que hoje em dia a cenoura seja um alimento encontrado em todas as regiões do mundo de forma muito comum, devido a facilidade de seu plantio, cultivo e a resistência deste legume, a sua história aponta que os primeiros registros do plantio e colheita aconteceram no Afeganistão, na Ásia Central.

Há mais de dois mil anos estas raízes que possuem uma variedade de tons entre roxo, vermelho, laranja e amarelo eram cultivadas nestas localidades, e foram sendo levadas para outras regiões, como Arábia e se espalharam pelo mundo.

Formas de consumir a cenoura

A cenoura é um alimento rico e completo que pode ser inserido em vários tipos de alimentação distinto. Por ser muito diversa e combinar com diversos pratos a cenoura pode ser usada para saladas, cozida, junto com outros preparos como base para estes e também pode ser usada para sopas e caldos.

Sem esquecer, é claro do seu suco que conta com combinações interessantes com outros alimentos como frutas e raízes como o gengibre, que trazem mais sabor e propriedades para o suco. Portanto, são diversas as formas de inserir a cenoura em seu dia a dia através da alimentação.

Para que serve o suco de cenoura?

O suco de cenoura feito a partir desta poderosa e rica raiz é extremamente benéfico para a saúde por ser uma forma de inserir o alimento em seu dia a dia ainda cru, mantendo todas as suas propriedades intactas.

Isso, pois a maioria dos vegetais conta com muito mais nutrientes em sua composição ao serem ingeridos desta forma, pois ao passarem pelo processo de cozimento acabam perdendo um pouco de seus nutrientes.

Assim, o suco de cenoura é uma forma de aproveitar o vegetal totalmente e adquirir todos os seus benefícios podendo ainda combinar este com outros ingredientes igualmente poderosos.

Propriedades do suco de cenoura

As principais propriedades do suco de cenoura que devem ser destacadas são os flavonoides e carotenoides que são importantes para garantir a desintoxicação do corpo, pois são agentes antioxidantes de grande ação.

Além disso a cenoura também conta com quantidades significativas de betacaroteno que é importante para realizar o combate aos radicais livres, mantendo assim as células do corpo protegidas. Devido a estes fatores, o suco de cenoura contará com ações importantes para impedir o envelhecimento precoce e trará melhorias para os cabelos e unhas.

Benefícios do suco de cenoura

Copo com suco de cenoura e cenoura cortada em rodelas

As propriedades da cenoura são vastas e podem beneficiar muito a saúde de modo geral. São vários os seus efeitos para doenças que podem se agravar e se tornar ainda mais complicadas de serem resolvidas como a regulagem do colesterol promovida pela cenoura que pode impedir problemas mais graves e doenças do coração.

Outro ponto interessante a se destacar a respeito dos bons efeitos deste suco no dia a dia é o fato de que seu consumo fortalecerá o sistema imunológico impedindo que gripes e resfriados se aproximem constantemente. Quer saber mais? Veja em detalhes a seguir os principais benefícios do suco de cenoura!

Regula os níveis de colesterol

O consumo do suco de cenoura no dia a dia pode ajudar e muito a controlar os níveis de colesterol. Pessoas que sofrem com o problema ou que possuem uma certa tendência a contarem com níveis altos de colesterol que pode causar diversas doenças podem se beneficiar deste suco ao inserir em sua alimentação diária.

O motivo para que isso aconteça é que a cenoura conta com efeitos que estimulam a bile e facilitam que haja uma digestão de alimentos mais gordurosos de forma facilitada quebrando a gordura e controlando os níveis desta.

Retarda o envelhecimento

Os flavonoides e carotenoides que fazem parte da composição da cenoura, este segundo grupo dando destaque para o betacaroteno, são importantíssimos para trazer melhorias para a pele e cabelo.

Devido a presença em abundância destes compostos na cenoura ela beneficiará mantendo as células protegidas e assim retardando o envelhecimento, evitando que haja um envelhecimento precoce da pele. Estes componentes agem diretamente nas células evitando que estas sofram com degeneração, por isso estes efeitos são sentidos ao consumir cenoura ou seu suco no dia a dia.

Previne o câncer

Outro motivo para inserir em seu dia a dia o suco de cenoura é o fato de que esta bebida pode beneficiar a sua saúde de forma que poderá até mesmo prevenir algumas doenças graves com o câncer, devido aos seus principais componentes.

Devido as quantidades de componentes antioxidantes, vitamina A e polifenóis o suco de cenoura no seu dia a dia evitará os danos as células que podem ser causados pelos radicais livres e como consequência pode diminuir as chances de câncer de pulmão, estômago e mama.

Outra substância presente na cenoura, a falcarinol, também conta com uma eficiência muito grande para impedir e diminuir o risco de câncer no cólon.

Melhora a saúde da pele

A cenoura é rica em betacaroteno que tem uma ação muito importante para beneficiar a pele de modo geral. Este componente conta com uma ação que pode proteger a pele dos efeitos negativos dos raios UV, que podem causar diversos problemas de pele e também alguns tipos de câncer que afetam esta região.

O efeito, entretanto, dependerá da quantidade de exposição ao sol da pessoa. Os flavonoides que também fazem parte da composição da cenoura possuem ação antioxidante que é importante para impedir a degeneração das células da pele mantendo esta mais jovem e bem cuidada por mais tempo.

Ajuda no bronzeado

Um dos efeitos mais conhecidos da cenoura em relação a pele é o fato de que ela possui qualidades que são importantes para as pessoas que buscam por um bronzeado bonito e saudável.

O consumo do suco de cenoura no seu dia a dia pode facilitar para que o bronzeado se fixe por muito mais tempo na pele, e isso acontece devido ao fato de que a cenoura conta com uma quantidade muito grande de betacaroteno e também luteína, que são dois componentes que agem para manter a pigmentação da pele, garantindo um bronzeado muito mais natural.

Auxilia na redução de peso

Incluir a cenoura ou seu suco em sua alimentação pode trazer muitos benefícios e melhorias para a saúde. Mas para as pessoas que buscam emagrecer este também é um alimento importante que pode ajudar neste processo desafiador. Isso, pois a cenoura garante uma saciedade muito grande, visto que ela possui uma grande quantidade de fibras.

Ao ser ingerida in natura, no caso do suco, ela pode oferecer cerca de 3,2 gramas de fibras. Outro fator que faz com que ela seja ideal para se consumir em processos de emagrecimento é o baixo índice glicêmico desta, o que faz que ela também seja uma opção viável para pessoas diabéticas.

Protege a saúde da visão

Os betacarotenos presentes na composição da cenoura possuem efeitos muito grandes na saúde de modo geral, e novamente se mostram poderosos para proteção da visão. Estas substâncias são percursoras da vitamina A, que é importante para garantir a saúde dos olhos.

Já as cenouras que possuem uma pigmentação mais amarela, contam com outro componente igualmente poderoso, que é a luteína que conta com uma ação protetora que auxilia para que a degeneração macular seja evitada e também protegerá os olhos de potenciais doenças, como a catarata.

Fortalece o sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico também é garantido pelo consumo do suco de cenoura. Isso, pois este legume é extremamente rico em vitamina A, que é importante para melhorar a resposta anti-inflamatória do organismo.

Ela também estimula para que haja uma ação mais eficiente para que ocorra a defesa das células, ajudando assim a fortalecer e impedir que o sistema imunológico seja fragilizado.

O consumo do suco de cenoura também pode ajudar a melhorar a defesa da mucosa oral para que a integridade da mucosa intestinal seja também protegida mantendo assim o trato gastrointestinal seguro e protegido.

Previne doenças cardiovasculares

Os benefícios da cenoura e do consumo de seu suco são muitos e podem ajudar várias áreas da saúde distintas. Doenças cardiovasculares também podem ser evitadas ou então amenizadas ao inserir esta bebida no seu dia a dia. E novamente, devido ao fato de que há uma presença muito forte dos betacarotenos na composição deste legume.

A proteção exercida por estes componentes pode evitar várias doenças, inclusive as do coração, pois eles atuam no processo de oxidação do colesterol ruim, o LDL, e garante que haja um absorção de fibras maior que são importantes para várias ações do corpo humano.

Melhora a função cerebral

O consumo de cenoura no seu dia a dia pode melhorar a função cerebral devido a um composto encontrado no legume, a luteolina, que é conhecida por exercer uma melhoria em questões como déficits de memória que são relacionados em geral a memória.

Além de promover também para que não haja a inflamação do cérebro, um processo comum de se ocorrer devido a vários outros fatores, em especial a idade. Portanto, consumir este suco também fará com que suas funções cerebrais melhorem muito trazendo mais qualidade de vida para seus dias.

Receita de suco de cenoura

Suco de cenoura e cenouras cortadas sobre tábua de madeira

O preparo do suco de cenoura é muito simples, e pode ser feito combinando vários outros alimentos ricos em propriedades positivas para a saúde, como frutas, outros vegetais e também algumas especiarias.

Estes podem além de adicionar sabor para o suco trazer seus próprios benefícios deixando o suco ainda mais eficiente para combater e amenizar sintomas de várias doenças e problemas além de é claro, proteger o sistema imunológico.

Para preparar o seu suco de cenoura, veja a seguir uma receita simples e que pode ser incrementada de acordo com suas preferências.

Ingredientes

Os ingredientes para o preparo do seu suco de cenoura ideal irão depender das suas preferências pessoais, mas algumas ideias de frutas e outros itens podem ajudar a escolher o que mais agrada ao seu paladar. Veja os ingredientes para esta versão do suco de cenoura a seguir:

- 5 cenouras médias;
- 1 maçã pequena;
- 1 beterraba média.

Como fazer o suco de cenoura

Primeiramente, para preparar o suco de cenoura deixe todos os itens higienizados e limpos parem serem utilizados. Em seguida, corte as cenouras, a maçã e a beterraba em pedaços menores para que eles possam ser batidos com maior facilidade no liquidificador. Coloque todos os ingredientes para bater, e adicione água na quantidade que desejar.

Depois que tudo estiver bem batido, se desejar o suco pode ser coado para retirar o excesso de pedaços e fibras que pode vir a ficar ao final do preparo. Entretanto, não coar o suco faz com que ele forneça mais propriedades ainda pois todos os elementos da composição da cenoura e demais itens ficarão intactos.

Outras informações sobre o suco de cenoura

Suco de cenoura em dois potes de vidro com canudos

Adicionar alguns alimentos no seu dia a dia pode transformar a sua saúde de forma positiva. E a cenoura é um destes ingredientes que devem estar presentes em sua rotina. Algumas dicas podem facilitar o processo de manter este alimento mais presente em seus dias, seja através do suco ou outros modos de preparo.

Mas a seguir, veja mais algumas formas de preparar o seu suco de cenoura e quais outros ingredientes podem combinar e trazer mais sabor para variar o seu cardápio diariamente.

Dicas para fazer o seu suco de cenoura

Para preparar o seu suco de cenoura ideal, não se esqueça de alguns detalhes que podem fazer a diferença no resultado. É importante lembrar que como a cenoura usada para o suco está in natura, ao ser batida ela pode apresenta mais as suas fibras.

Para algumas pessoas esta parte acaba sendo difícil de ser ingerida, e há uma preferência comum para coar e retirar esta parte. Mas é importante destacar que muitos dos componentes mais importantes para a saúde acabam indo embora quando o suco é coado. Portanto, tente evitar este processo pelo menos em alguns momentos onde o suco for ingerido.

Outros ingredientes que combinam com o suco de cenoura

Alguns outros ingredientes podem adicionar mais sabor e qualidade ao seu suco de cenoura, pois contam com seus próprios benefícios além de deixar o suco mais gostoso e palatável. Portanto, experimente adicionar algumas frutas de sua preferência, e teste os sabores que mais lhe agradam.

Os principais ingredientes que combinam perfeitamente com o suco de cenoura são: limão, laranja, maçã e beterraba. Entretanto, tente combinar alguns outros ingredientes, adicione especiarias como o gengibre que pode trazer mais frescos e sabor para o seu suco além de todas as suas propriedades que são muitas.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do suco de cenoura

É muito incomum que a cenoura apresente algum efeito negativo nas pessoas, mas estes efeitos podem ser sentidos visto que existe a possibilidade de que estas apresentem sensibilidade a algum composto que faz parte da composição do vegetal.

Sendo assim, é importante que ao consumir o suco de cenoura ou ela de outra forma, note se algum sintoma adverso foi apresentado e interrompa o uso.

Mas é importante destacar que pessoas que possuam o intestino mais sensível podem sentir efeitos no consumo em excesso, visto que a quantidade de fibras presente na cenoura pode vir a causar diarreias e até mesmo flatulência nestes.

Como comprar e como armazenar a cenoura?

Para comprar as cenouras mais saudáveis é importante se atentar se estas estão com marcas ou manchas, o ideal é que ela esteja bem alaranjada (se for este o tipo, visto que existem roxas, amarelas e vermelhas) e sem nenhum tipo de corte ou buraco.

Para armazenar as cenouras o processo é bem simples, e faz com que elas durem mais tempo bonitas e próprias para consumo.

Ao comprar as cenouras, coloque elas em sacos plásticos fechados. Antes deste processo é importante enrolar as cenouras em papel toalha para que ele consiga minimizar a umidade que pode vir a causar o apodrecimento do vegetal.

Aproveite todos os benefícios do suco de cenoura!

copo com suco de cenoura e cenouras ao fundo

Após conhecer todos os benefícios do suco de cenoura, fica muito mais fácil de adicionar esta bebida em seus dias e adquirir todos os componentes importantes para a manutenção de uma boa saúde e processo importantes para o corpo regulados.

Portanto, confira sempre que for necessários estas dicas, inclusive as de armazenagem e escolha das cenouras mais saudáveis, e experimente adicionar alguns novos sabores através de frutas, especiarias e demais ingredientes ao seu suco de cenoura.

Os benefícios são muitos e podem melhorar a sua disposição diária e qualidade de vida, pois devido a seus componentes a cenoura fortalecerá seu sistema imunológico evitando que doenças oportunistas apareçam com frequência.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.