Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Conheça a ora-pro-nóbis, uma planta rica em fibras, proteínas e vitaminas com diversos atributos positivos para a saúde. Entenda aqui como consumir!


Considerações gerais sobre os benefícios da ora-pro-nobis

Galhos de ora-pro-nobis

A ora-pro-nóbis é uma planta muito comum em várias localidades do Brasil, e possui diversas aplicações. Ela tanto pode ser consumida como alimento, por ter um sabor diferenciado, como também é uma planta medicinal poderosa e que traz diversos benefícios para a saúde.

Apesar de ser uma planta agora encontrada em várias regiões do país, vale destacar que a ora-pro-nóbis é muito mais comum no estado de Minas Gerais, onde é encontrada em diversos locais distintos e é bastante popular principalmente pelo fato de que pode ser usada na alimentação, de diversas formas.

Ela faz parte de uma classificação de plantas que chamadas PANC, que é uma abreviação para definir plantas alimentícias não convencionais, que podem ser usadas para a culinária, mas que não são tão comuns como algumas verduras por exemplo. Veja mais sobre a ora-pro-nóbis a seguir!

O perfil nutricional da Ora-pro-Nobis

Arbusto de ora-pro-nobis com flores

O consumo de ora-pro-nóbis com o tempo se tornou comum com o tempo e se espalhou para várias outras regiões do Brasil não atoa, pois além do seu sabor diferenciado, a planta que faz parte do grupo PANC, é também um excelente alimento e extremamente nutritivo.

Seus componentes fazem com que ela seja benéfica para auxiliar em vários tratamentos e também para o fortalecimento do sistema imunológico devido a presença de vitaminas e minerais essenciais para o corpo humano. Conheça os principais componentes da ora-pro-nóbis!

Fibras

A ora-pro-nóbis é uma planta rica em muitas fibras, o que faz com que ela seja um alimento importante para as pessoas que possuem problemas intestinais, por exemplo, como prisão de ventre ou então sofrem com a formação de pólipos.

A quantidade de fibras que pode ser encontrada nesta planta é o suficiente para trazer para o dia a dia de quem a consome uma qualidade de vida muito maior, pois ela beneficiará diretamente o trânsito intestinal fazendo com que o órgão funcione de forma muito mais regulada aliviando os sintomas incômodos da prisão de ventre e outras doenças.

Proteínas

Um atributo também muito importante da ora-pro-nóbis é o fato de que ela é uma planta rica em proteínas. É uma excelente fonte vegetal de proteínas para adicionar a sua alimentação e dia a dia, principalmente para pessoas que adotam uma dieta vegetariana ou então estão passando por processos de emagrecimento.

Cerca de 25% da composição total da ora-pro-nóbis é de proteínas. Em comparação com outros alimentos, como a carne, que possui cerca de 20% de proteínas. Devido ao seu nível proteico ela se mostra um dos alimentos mais ricos para se inserir na alimentação diária.

Minerais

Os minerais presentes na ora-pro-nóbis são necessários para o bom funcionamento do corpo humano e para que este se mantenha saudável. A planta possui uma quantidade muito grande de ferro em sua composição, o que faz com que ela seja uma excelente combatente de doenças como a anemia por exemplo.

A ora-pro-nóbis inclusive possui níveis de ferro em sua composição que chegam a ser maiores do que outros alimentos que são considerados excelentes fontes deste mineral, como a beterraba, couve e espinafre.

Outro mineral que também está presente na composição da planta e é importantíssimo para a boa saúde é o cálcio. A cada 100g da ora-pro-nóbis é possível obter 79mg do mineral.

Vitaminas

As vitaminas presentes na composição da ora-pro-nóbis são excelente combatentes de diversos problemas além de fortalecerem o sistema imunológico. A planta conta com vitaminas necessária para o bom funcionamento do corpo humano como a A e a C.

Elas são necessárias para a manutenção do corpo pois contam com uma ação antioxidante capaz de inibir os danos que são causados às células. Portanto, também são positiva para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Os principais benefícios da ora-pro-nobis para a saúde

Folhas de ora-pro-nobis

Com tantos atributos positivos e componentes que são importantes para o bom funcionamento do corpo e manutenção da saúde, a ora-pro-nobis é uma planta que merece a devida atenção pois pode ser adicionada ao seu dia a dia de uma forma bem simples.

Os benefícios que são trazidos através desta planta para a sua vida podem ser vistos em situações cotidianas ou então para auxiliar tratamentos mais graves como de anemia, por exemplo. A seguir, veja algumas das principais ações que a ora-pro-nóbis pode ter para melhorar sua saúde e qualidade de vida!

Melhora o funcionamento intestinal

Devido a presença de quantidades muito grandes de fibras em sua composição, a ora-pro-nóbis é uma planta muito importante para as pessoas que sofrem com doenças relacionadas ao intestino, principalmente a prisão de ventre, mas também pode ajudar a combater problema como intestino irritado.

A grande quantidade de proteínas da planta também é excelente para que ela seja adicionada em dietas de pessoas que buscam passar por um processo de emagrecimento, pois traz sensação de saciedade e é um alimento que contém poucas quantidades de calorias.

Possui ação antioxidante e anti-inflamatória

Por contar com biotativos e compostos fenólicos a ora-pro-nóbis também tem ações anti-inflamatórias poderosas para o corpo humano. Estas substâncias são muito positivas, pois contribuem para processos necessários como a regeneração do DNA e também ajudam a prevenir alguns tipos de câncer.

O fato de possuírem componentes antioxidantes também benefício vários setores, como saúde do intestino e do cérebro. O chá que é feito com esta planta pode ajudar no combate a inflamações e possui uma ação depurativa muito grande.

Possui ação analgésica

As ações analgésicas da planta também são mostradas ao longo dos processos de combate a inflamação. Ela ajuda amenizar as dores sentidas ao longo dos tratamentos para combater inflamações de qualquer tipo.

Portanto, ao se utilizar desta planta para combater estes processos inflamatórios ela também irá auxiliar para que as dores sentidas sejam bem mais amenas do que o normal.

É benéfica para a saúde do bebê

Este é um ponto muito importante de ser citado, pois muitas mães passam por desafios complicados ao longo dos primeiros meses do bebê.

A ora-pro-nóbis pode ser uma excelente aliada neste momento. Isso, pois como todas as plantas de folhas escuras ela conta com um teor de vitamina B9 muito alto, onde pode ser obtido o ácido fólico importantíssimo para o bom funcionamento do corpo humano e garantia de saúde em dia.

Este ácido fólico é importante inclusive para as grávidas, para que elas evitem problemas ao longo da gestação como a má-formação dos bebês. Mas é importante destacar que gestantes devem consultar um médico antes de fazer uso da planta para garantir que este será feito de forma segura para a mãe e para o bebê.

Fortalece o sistema imunológico

Consumir a ora-pro-nóbis no seu dia a dia é uma ótima forma de garantir um sistema imunológico mais forte e capaz de se defender de doenças comuns como gripes e resfriados. O motivo pela qual a planta conta com esta capacidade é pelo fato de que ela é extremamente rica em vitamina C, que é uma das mais importantes para garantir o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, a presença da vitamina C que é necessária para garantir um sistema imunológico forte também irá beneficiar a pele, ajudando nos cuidados com a estética e evitando o envelhecimento precoce.

Auxilia no processo de emagrecimento

Os benefícios da ora-pro-nóbis também podem ser sentidos pelos que estão passando por um processo de emagrecimento e busca de uma vida mais saudável neste sentido. Ela pode ajudar nesta fase pois devido ao fato de que grande parte de sua composição é feita por fibras e proteínas.

Estes são dois elementos importantes para este processo. Isso, pois a fibras darão uma sensação de saciedade por maior tempo, para garantir que a alimentação será regulada em horários mais espaçados. E as proteínas também fornecem esta alimentação mais equilibrada e duradoura.

Previne a anemia

Por possuir quantidades de ferro muito grandes em sua composição, a ora-pro-nóbis é um alimento importante para ajudar a prevenir ou então auxiliar as pessoas que já enfrentam a anemia. As quantidades de ferro na composição desta planta conseguem superar as de alimentos que são considerados os ideias para garantir a absorção do mineral no corpo.

Vale destacar que o ferro em geral precisa ser adicionado ao corpo juntamente com a presença de vitamina C para que os seus efeitos sejam sentidos, e como esta planta também possui muito desta vitamina em sua composição, o processo se torna ainda mais fácil, bastando apenas consumir ela.

Fortalece dentes e ossos

A ora-pro-nóbis também proporcionada uma melhora considerável no fortalecimento dos ossos e também dos dentes. Isso deve-se ao fato de que a planta possui quantidades muito grandes de cálcio, que é um mineral importante para garantir a saúde destes dois aspectos.

Em cerca de 100g da planta podem ser adquiridos 79mg de cálcio. A título de comparação, esta quantidade da planta oferece quase metade do que pode ser obtido através do consumo do leite, que cerca de 100ml pode garantir 125mg de cálcio.

Auxilia no controle do diabetes

Um outro benefício importantíssimo a se destacar a respeito da ora-pro-nóbis é o fato de que ela pode ajudar as pessoas que possuem diabetes ou que se encontram próximas da doença devido ao aumento de açúcar no sangue.

Desta maneira, ela é importante pois possui a capacidade de regular e controlar o açúcar no sangue. O motivo pela qual a planta consegue agir desta forma, novamente, vem das quantidades altas de fibra que ela possui em sua composição. Isso faz com que ela consiga absorver e distribuir de forma mais lenta os componentes dos alimentos, inclusive o açúcar.

É boa para a saúde do coração

Como muitas pessoas sofrem de doenças do coração e que podem afetar diretamente o órgão, é preciso que haja um controle maior do que pode causar este tipo de doença. Sendo assim, a ora-pro-nobis é uma excelente forma de ajudar a controlar o colesterol ruim que pode causar diversos outros problemas de coração, por exemplo.

O aumento deste colesterol também pode causar outros problemas, como o AVC e até mesmo causar um infarto. A planta possui uma excelente qualidade que é capaz de regular este colesterol e impedir que ele suba de forma desenfreada.

É uma fonte alternativa de proteínas

A quantidade de proteínas encontrada na ora-pro-nóbis é bem maior do que em alguns outros alimentos que são tidos como fontes deste recurso importante para a saúde. Uma comparação que pode ser feita neste sentido é que em uma quantidade de carne podem ser obtidos cerca de 20% de proteínas enquanto a ora-pro-nóbis pode oferecer cerca de 25%.

Portanto, ela é considerada uma fonte de proteínas eficiente e pode ajudar muito as pessoas que não comem ou não podem comer carne a inserir este composto importante na alimentação.

Como consumir a ora-pro-nobis e outras informações

Fruto de ora-pro-nobis

Apesar de ser uma planta rica em vários nutrientes, vitaminas, minerais e demais atributos, a ora-pro-nóbis ainda é bastante desconhecida pela maioria das pessoas. Sendo assim poucos possuem conhecimento a respeito das formas como a planta pode ser inserida em seu dia a dia.

Entretanto, existem algumas receitas e formas de utilizar o ora-pro-nobis em sua alimentação diária e a planta também pode ser usada como chá. Veja a seguir algumas formas de consumi-la!

Como consumir

As folhas de ora-pro-nóbis são muito usadas para preparo de pratos e também pode ser feito um chá par que ela seja usada de forma medicinal. Para os pratos é possível inserir a planta em saladas, recheios, refogados e até mesmo em massas.

O preparo é bastante simples, a depender da forma como for desejado, mas para acompanhar algum outro prato refogada, a ora-pro-nóbis pode ser feita assim como uma couve, com azeite e alho e temperada da forma como desejar, com sal, pimenta e outros condimentos.

A planta também pode ser adicionada a sucos, junto com algumas frutas como laranja, maçã e até mesmo gengibre fresco para dar um frescor a mais.

Qual gosto tem a ora-pro-nobis?

Uma dúvida que muitas pessoas podem ter, visto que a ora-pro-nóbis pode ser usada para o preparo de várias receitas, sucos e também pode ser consumida como chá, é a respeito do seu sabor, ao que ele se assemelha.

A planta possui um gosto muito parecido com a couve-manteiga, que é uma verdura muito mais comum de ser encontrada em diversas regiões do país. A textura dela refogada também é bastante semelhante a da couve, portanto para os que já gostam desta outra verdura, será fácil gostar também ora-pro-nóbis.

O que são PANCs?

As PANCs são um grupo de plantas da natureza que ainda é muito pouco explorado. Para entender a respeito do que este grupo trata, o significado da sigla é plantas alimentícias não convencionais. O nome já define o que se pode esperar.

Dentro deste grupo estão várias plantas que podem ser encontradas na natureza e consumidas na alimentação mas que ao mesmo tempo não possuem ainda um destaque tão grande como de outras verduras por exemplo.

Adicione a planta em sua alimentação e desfrute de todos os benefícios da ora-pro-nobis!

galhos e folhas de ora-pro-nobis

A ora-pro-nóbis é uma planta rica em diversos nutrientes, vitaminas, minerais e que possui qualidades únicas. Em um alimento simples e que pode ser adicionado de diversas formas em seu dia a dia, como através de receitas e preparos deliciosos como massas, tortas ou até mesmo refogada e em saladas, ela pode ser facilmente adicionada aos seus dias sem grande esforço.

O sabor é muito leve e parecido com a couve-manteiga, por isso para a maioria das pessoas também é algo que não irá fugir muito do paladar de costume. Experimente adicionar a ora-pro-nobis nos seus dias através tanto da alimentação como de sucos e o seu chá, e veja os benefícios que esta planta pode trazer para a sua saúde!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!