Os benefícios da goiaba: Para emagrecimento, colesterol, pele e mais!

Os benefícios da goiaba: Para emagrecimento, colesterol, pele e mais!

A goiaba conta com diversos benefícios para a saúde, auxilia no controle de colesterol e melhora a digestão. Veja esses e outros benefícios desta fruta!


Considerações gerais sobre os benefícios da goiaba

Goiabas cortadas.

A goiaba é uma fruta muito comum no Brasil e tem um sabor delicioso. Ela pode ser encontrada em duas formas distintas, a vermelha ou a branca. Devido aos seus componentes, ela é considerada uma fruta extremamente equilibrada e rica em nutrientes diversos que são importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Por se tratar de uma fruta bastante popular, ela pode ser encontrada em vários locais, até mesmo em quintais e pequenos pomares de casas. Além de seus diversos nutrientes e componentes positivos para a saúde, ela também é uma fruta que possui poucas calorias e fonte de vitaminas importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Os dois tipos de goiaba são altamente nutritivos, mas a vermelha se supera por contar com maiores quantidades de componentes importantes. Conheça mais sobre os benefícios da goiaba logo a seguir!

O perfil nutricional da goiaba

Goiabas cortadas em tigela.

A goiaba conta com uma infinidade de benefícios para a saúde, e seus componentes e nutrientes são necessários para o bom funcionamento do corpo humano, pois variam entre vitaminas, cálcio, potássio e outros minerais e fibras que garantem equilíbrio e qualidade de vida.

Conhecer os benefícios destas fruta pode e deve ser um incentivo para incluir ela em sua dieta e alimentação diária, pois são diversos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida de modo geral. Veja mais sobre a goiaba a seguir!

Os antioxidantes

A goiaba conta com diversos componentes que são considerados poderosos antioxidantes. Devido aos seus componentes, esta é uma fruta que pode beneficiar a qualidade da pele e a saúde desta, mantendo-a sempre bonita e saudável. A goiaba fresca é rica em propriedades que beneficiam a pele de modo geral.

Conta com vitaminas como A, B e C, que auxiliam em vários processos do corpo humano. Além disso, conta com a presença do potássio, que é um poderoso antioxidante capaz de eliminar substâncias desnecessárias do corpo através da urina.

As fibras

Considerada uma das frutas mais ricas em fibras, a goiaba é excelente para vários processos do corpo que necessitam destas para que seu funcionamento seja adequado. Neste caso, elas são muito importantes para manter o intestino regulado e também para garantir uma digestão adequada.

Por isso, é sempre muito válido ingerir esta fruta em especial em dias em que há um consumo de alimentos mais pesados, pois ela favorece um movimento intestinal mais positivo para que a digestão seja correta.

As vitaminas

São diversas as vitaminas que podem ser encontradas na goiaba, mas se destacam três das mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano, que são: A, B e C. Vale destacar que a C é uma das mais importantes, pois ela garante que o corpo esteja protegido, já que sua principal função é melhorar o sistema responsável pelas defesas do corpo.

Assim, ela fortalece o sistema imunológico e impede que doenças se aproximem, principalmente ao se tratar de gripes e resfriados. As vitaminas também são importantes para garantir um pele mais bonita e saudável.

Sais Minerais

Um dos principais minerais presentes na composição da goiaba é o potássio. Este é um elemento necessário para o bom funcionamento do corpo humano de modo geral. Isso porque ele conta com propriedades bem distintas, agindo como um excelente antioxidante e desintoxicante, mas não somente isso.

O potássio promove também melhorias quanto às defesas do corpo e pode também garantir uma prevenção a outras doenças mais graves, até mesmo o câncer. Este também é um item necessário para manter a pressão e o colesterol controlados.

Os benefícios da goiaba para a saúde

Mulher cortando goiabas.

A ingestão da goiaba no seu dia a dia pode transformar totalmente a sua qualidade de vida, pois esta é uma fruta rica em diversos tipos de nutrientes, sais minerais e vitaminas que podem modificar totalmente a sua saúde para melhor.

É importante conhecer todos os benefícios que a goiaba pode fornecer à sua vida. A seguir, confira cada um deles!

Ajuda a diminuir a diarreia e dores abdominais

Por conter uma quantidade de fibras muito grande, a goiaba é extremamente importante para a manutenção do bom funcionamento do intestino e do estômago de modo geral. Por garantir esta melhoria, ela age diretamente nos movimentos do intestino, diminuindo as dores abdominais e sendo capaz até de controlar diarreias.

Neste caso, tanto o fruto quanto as folhas contam com este tipo de benefício e, no caso deste segundo, elas podem ser usadas em forma de chá, trazendo um alívio imediato para quem o consome.

Auxilia no processo de emagrecimento

A goiaba é uma fruta muito positiva para vários aspectos da saúde. Neste caso, pode ser um excelente auxiliar para os que estão em processo de emagrecimento. Isso se deve aos benefícios nutricionais da fruta e também à presença de muita fibra em sua composição, o que garante um saciedade muito maior.

Outro fator importante é que a goiaba conta com poucas calorias. Uma fruta possui cerca de 54 calorias apenas, podendo ser consumida em dietas que visam diminuir o peso e sendo uma opção positiva de sobremesa ou lanche.

Promove melhorias na digestão

Com uma riqueza de fibras em sua composição, a goiaba favorece muito a digestão. Isso porque seus componentes agem de forma que os movimentos do órgão sejam mais constantes, beneficiando a qualidade da digestão.

Assim, é importante destacar que a goiaba, ao ser ingerida com sua casca, também garantirá maiores benefícios neste sentido, pois ela pode combater a acidez no estômago, sendo usada também para tratamentos de úlceras gástricas e duodenais. Portanto, priorize o consumo da fruta com sua casca, pois os benefícios irão aumentar ainda mais.

É benéfica para a saúde da pele

Os benefícios da goiaba para a pele são garantidos por um componente muito especial que é encontrado nesta fruta em abundância. O licopeno será o responsável por garantir uma pele mais saudável e bonita.

Isso porque ele conta com propriedades antioxidantes que agem para que seja feita uma limpeza no organismo, eliminando todos os componentes que não são necessários para o corpo e que podem causar malefícios à saúde da pele. Além disso, o licopeno também é positivo para proteger a pele dos raios ultravioletas.

Reduz os níveis de colesterol

Devido à presença de fibras solúveis necessárias para o bom funcionamento de vários órgãos do corpo humano, como a pectina, a goiaba também é uma fruta importante para trazer uma regulagem maior do colesterol ruim, o chamado LDL.

As fibras que estão contidas na composição da fruta ajudam a eliminar este através das fezes e também agem para reduzir a absorção deste colesterol no sangue, para que ele seja excretado através da bile. Outro ponto positivo é que, devido à presença de vários antioxidantes, também terá a garantia de que não haverá a oxidação do colesterol LDL, podendo aumentar os níveis de HDL.

Ajuda a diminuir a pressão arterial

Os antioxidantes que estão presentes na composição da goiaba também garantem que ela seja extremamente positiva para as pessoas que contam com pressão arterial desregulada e para prevenir que isso ocorra.

Isso acontece devido aos antioxidantes, em especial os polifenóis, que favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos. Por consequência, haverá, assim, a diminuição da pressão arterial. A presença do potássio também beneficiará neste quesito, pois ele ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo através da urina.

É eficiente na melhoria da anemia

A vitamina C contida na composição da goiaba faz com que as pessoas que sofrem de anemia se beneficiem também desta fruta. Isso porque ela garantirá uma absorção muito maior do ferro, que é essencial parra combater a anemia. É importante que a goiaba, para estas finalidades, seja consumida juntamente com outros alimentos que sejam ricos em ferro de origem vegetal.

Esta associação garantirá que as pessoas que sofrem com anemia ou possuem uma tendência neste sentido não desenvolvam quadros mais graves e não venham a sofrer com os sintomas deixados pela doença.

Reduz os sintomas da TPM

A TPM é um momento muito complicado para a maioria das mulheres, que sofrem com efeitos tanto físicos quanto emocionais, e a goiaba pode ajudar nestes processos. Alguns estudos já sugerem que o extrato retirado da goiaba, em especial de suas folhas, pode ajudar a diminuir as temidas cólicas menstruais, que causam muitos problemas para as mulheres todos os meses.

As dores causadas por estas cólicas diminuem consideravelmente com o uso deste extrato, aliviando o mal estar devido a suas propriedades analgésicas.

Reduz a tosse e auxilia no tratamento de resfriados

A presença de vitaminas como a C, que melhora o sistema imunológico, faz com que gripes e resfriados se afastem. Para estas finalidades, o ideal é até que a goiaba seja consumida de forma natural ou como suco, que deve ser feito na hora de ser bebido para que seus nutrientes sejam ingeridos em sua totalidade.

As propriedades adstringentes da goiaba são importantes para o alívio de tosses, pois elas desinfetam o muco, diminuindo a atividade de bactérias no local que podem causar maiores problemas para a saúde.

É benéfica para a tireoide

Muitas pessoas sofrem com problemas causados pela glândula tireoide, que trazem diversos sintomas e efeitos negativos para a saúde de modo geral. A goiaba pode auxiliar nestes processos complicados.

Neste caso, ela pode beneficiar a saúde e o controle desta glândula, pois conta com uma quantidade muito grande de cobre em sua composição, que é excelente para promover a regulagem do metabolismo e, por consequência, as ações que são realizadas pela glândula em questão, mantendo esta funcionando de forma correta e positiva.

Atua na prevenção do escorbuto

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, a goiaba também é importante para a prevenção do escorbuto. A titulo de comparação, ela conta com quatro vezes mais vitamina C do que uma laranja, por exemplo.

A presença desta poderosa vitamina pode evitar e prevenir que várias doenças apareçam, como dores nas articulações e enfraquecimento dos dentes, além do escorbuto, que é uma doença que pode causar inflamação severa das gengivas, trazendo diversos problemas para a saúde.

É eficiente na prevenção do câncer

Além de ser um alimento saboroso e cheio de nutrientes, a goiaba ajuda a prevenir algumas doenças ao ser inserida na alimentação diária. Neste caso, ela beneficia as pessoas que a consomem, evitando que haja o crescimento de células cancerosas e de metástase. Portanto, é uma excelente combatente de agentes causadores do câncer.

Devido à grande quantidade de licopeno em sua composição, existe uma comprovação que demonstra que a goiaba é importante para reduzir estas células causadoras de canceres. Não somente a fruta, como suas folhas também são importantes para isso.

Como consumir a goiaba e contraindicações

Goiabas cortadas em tigela.

Existem várias formas de consumir a goiaba, pois esta é uma fruta saborosa e que dá diversas possibilidades. Ela pode ser encontrada também como um dos doces mais comuns e populares no Brasil: a goiabada.

Além disso, pode ser usada para sucos, vitaminas, sorvetes e outros tantos consumos diferenciados. Alguns cuidados também devem ser tomados ao ingerir esta fruta e, por isso, é preciso conhecer todos os detalhes para garantir um consumo adequado e positivo. Leia mais sobre a goiaba e suas formas de consumo!

In natura

Consumir a fruta in natura é a melhor forma de obter todos os seus nutrientes. É importante destacar que a casca da goiaba também conta com muitos elementos importantes para a saúde do corpo. Portanto, é indicado que ela não seja retirada ao consumir a fruta desta maneira.

Priorize sempre que possível o consumo da fruta desta maneira para adquirir todos os seus benefícios. Desta forma, os nutrientes irão agir no seu corpo de forma muito mais eficiente e trarão efeitos notáveis em pouco tempo.

Em sucos

Os sucos são uma excelente forma de inserir a goiaba em sua alimentação, pois podem acompanhar refeições e auxiliarão na digestão dos alimentos a serem consumidos neste momento.

Como a goiaba conta com diversas propriedades positivas parra o intestino e estômago, ao ingerir ela desta maneira junto com as refeições, ela poderá auxiliar em uma digestão melhor de alimentos mais complexos e comidas pesadas. Assim, estas não ficarão no estômago, causando desconforto e dores abdominais.

Em vitaminas

A vitaminas são uma forma muito boa de consumir a goiaba, pois podem ser usadas como uma refeição completa. Neste caso, a goiaba pode ser acompanhada de cereais e demais frutas que combinam perfeitamente com o seu sabor, além de leites, sejam eles vegetais ou de animais.

Portanto, é um alimento completo com vários benefícios para a saúde, podendo ser consumido pela manhã, para garantir mais energia para o dia, ou à tarde, como um lanche rápido e simples de ser ingerido.

Compotas

As compotas e doces de goiaba são muito populares, pois esta á uma fruta de sabor marcante. Existem várias formas de produzir estes doces, como as que levam a fruta inteira em pedaços, que são as compotas de fato, ou a goiabada, que é um dos doces mais conhecidos no Brasil e que pode ser combinado com outros ingredientes, como o queijo.

As goiabas também podem ser usadas como base para outros doces, com tortas, por exemplo. Esta é uma forma ainda mais saborosa de se consumir a fruta e garantir seus benefícios no dia a dia.

Sorvetes

Os sorvetes são uma excelente forma de utilizar a goiaba e garantir uma sobremesa saborosa e saudável. Portanto, aproveite de todos os benefícios que a fruta pode te oferecer e combine ela com outros ingredientes saborosos.

Para as pessoas que possuem dificuldade em ingerir frutas, esta também é uma forma de conseguir inserir a goiaba aos poucos no dia a dia para acostumar o paladar com a fruta. Assim, mais tarde, ela poderá ser consumida de outras formas, como no suco ou in natura.

E o bichinho da goiaba?

Um fator que faz a goiaba ser uma fruta muito conhecida é o fato de que ela conta com um elemento diferente e muito comentado pela maioria das pessoas, que podem até evitar o consumo da fruta por medo.

O conhecido bichinho da goiaba está quase sempre presente nas frutas que são cultivadas especialmente de forma orgânica e sem agrotóxicos. Estas são larvas que ficam camufladas dentro da polpa da fruta entre suas sementes.

Apesar de serem desagradáveis para as pessoas que desejam consumir a fruta, não causam mal algum. Basta observar antes de ingerir a fruta se esta possui furos em sua casca.

Adicione a fruta em sua rotina e desfrute de todos os benefícios da goiaba!

Goiabas.

Os benefícios da goiaba são vastos e podem trazer muito mais saúde para a sua vida de modo geral. Portanto, considere investir mais em várias formas de ingerir esta fruta deliciosa e cheia de nutrientes positivos para te garantir uma qualidade de vida muito maior.

A goiaba e suas folhas podem beneficiar em vários pontos, como melhorias na digestão, funcionamento do intestino e pressão arterial. Além disso, ela até facilita que os momentos mais intensos do mês, como a TPM, sejam amenizados, pois diminui sintomas comuns desta fase do mês.

Levando estes detalhes em consideração, busque ingerir mais desta deliciosa fruta em seu dia a dia e veja as mudanças que ela pode trazer!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza