Os benefícios da banana: Contra cãibras, prevenção de doenças e mais!

Os benefícios da banana: Contra cãibras, prevenção de doenças e mais!

A banana é uma fruta rica em minerais, vitaminas e muitos nutrientes importantes para o corpo humano. Conheça mais sobre seus benefícios e saiba como consumir!


Considerações gerais sobre os benefícios da banana

Cachos de banana

A banana é uma das frutas mais versáteis e comuns no Brasil, pois é encontrada em diversos locais com uma variedade muito grande de espécies que a fazem contar com sabores e tamanhos diferenciados, além de aplicações específicas para cara tipo.

Além de ser uma fruta deliciosa e usada para várias finalidades, como vitaminas, doces e para ser ingerida também in natura. É importante destacar a respeito dos benefícios da banana como uma fruta importante para a saúde, que garante a manutenção de nutrientes para o bom funcionamento do corpo humano.

Alguns de seus maiores benefícios são as melhorias quanto a digestão, auxílio no controle de açúcar no sangue e até mesmo para manter em dia a saúde do coração, devido a alguns de seus componentes. A seguir veja um pouco mais a respeito da banana e seus diversos benefícios para a saúde!

O perfil nutricional da banana

Banana cortada

Com tantas qualidades e benefícios, é importante destacar alguns pontos a respeito da banana para que ela seja uma escolha de fruta a ser inserida no seu dia a dia, pois com certeza trará muitas melhorias para vários aspectos da sua saúde.

Como é produzida em todos os estados brasileiros, é muito fácil conseguir inserir alguma das diversas espécies de banana em sua alimentação e dia a dia.

São diversos seus benefícios e componentes que podem transformar a sua saúde totalmente, pois ela é rica em fibras, potássio, cálcio e vitaminas variadas. Veja a seguir mais um pouco sobre os principais nutrientes da banana!

Rica em potássio

Por serem extremamente ricas em potássio, as bananas são excelentes para as pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares e também ajudam a prevenir este tipo de doença. A presença deste componente faz com que haja uma regulação e um maior equilíbrio quanto a água nas células o que compensa os potenciais excessos de sódio na alimentação.

Este tipo de desequilíbrio é o que faz com que muitas pessoas acabem sofrendo com hipertensão. Por isso, a presença do potássio em excesso na banana é positiva para evitar que estas doenças relacionadas ao coração aconteçam ou se desenvolvam ainda mais.

A pectina e baixo índice glicêmico da fruta

Ricas em pectinas e demais fibras, as bananas podem ser excelentes auxiliares para as pessoas que sofrem com problemas como diabetes, por exemplo. Esta fibra alimentar é positiva pois beneficia o corpo auxiliando na regulagem dos níveis de açúcar presente no sangue.

E, por isso, esta é uma fruta considerada como sendo de baixo índice glicêmico e altamente indicada para as pessoas que sofrem com estas questões. As bananas verdes contam com este índice em 30, enquanto as maduras contam com 60.

As vitaminas contidas na banana

As vitaminas são extremamente importantes para a saúde e o bem-estar das pessoas, e a banana é rica em diversas das mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Como parte de sua composição, ela conta com vitaminas A, do complexo B e C, que são necessárias para a regulagem de várias ações do corpo humano de modo geral.

Uma das mais conhecidas é a C, que fornece mais imunidade para que outras doenças como gripes e resfriados não apareçam com frequência. Algumas das vitaminas presentes no complexo B beneficiam quanto a qualidade do sono, garantindo uma boa noite de descanso.

Os minerais contidos na banana

Um dos minerais mais importantes que aparece na composição da banana é o potássio, mas ela conta com outros que também são necessários para o bom funcionamento do corpo humano.

Outro mineral também muito necessário e importante para o corpo que está presente nesta fruta é o magnésio. Ele garante melhorias para a saúde do coração, e auxilia pessoas que sofrem com problemas neste sentido, como a hipertensão. Portanto, a ingestão da banana diariamente garante que estes minerais estarão cada vez mais presentes no seu dia a dia.

Os antioxidantes

Os antioxidantes são de grande importância para o bom funcionamento do corpo humano, de modo geral. É necessário que estes estejam presentes na alimentação e em outras formas de consumo diários.

As bananas contam com uma variedade muito grande de componentes com esta finalidade, mas os que mais se destacam neste sentido são a dopamina e as catequinas, que são associados a diversos benefícios à saúde, como no auxílio para que doenças do coração e degenerativas não venham a ocorrer ou sejam agravados.

Há diferenças significativas entre os perfis nutricionais dos diferentes tipos de banana?

São diversas as espécies e tipos de banana que podem ser encontradas, e cada uma delas conta com uma característica específica quanto ao seu tamanho, sabor e outros pontos. Mas em geral, elas contam com as mesmas propriedades nutricionais, com componentes que podem estar presentes em quantidades maiores em umas do que em outras.

Portanto, em geral este é um ponto que não precisa ser necessariamente considerado, pois elas contam com os mesmos elementos, o que pode variar somente é a quantidade de cada um deles na composição da fruta.

Os benefícios da banana para a saúde

Banana inteira e pote com pedaços de banana

Com uma composição diversa, que abriga vitaminas, minerais e diversos atributos positivos para a saúde, é importante estar por dentro a respeito de cada efeito que a banana pode causar em seu corpo ao ser consumida diariamente.

Ela traz muitos benefícios que podem ajudar a controlar e também a evitar doenças comuns, como as cardiovasculares, reforça o sistema imunológico para evitar doenças oportunistas e também podem ajudar a evitar alguns problemas simples, mas incômodos, como câimbras. Confira em detalhes os benefícios da banana para a sua saúde!

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares

Um dos pontos de maior destaque a respeito da banana é que esta é uma fruta positiva para as pessoas que já sofrem com problemas cardiovasculares ou para as que querem se prevenir para evitar que estes sejam desenvolvidos.

O componente que auxilia neste processo é o potássio, que é um mineral extremamente importante para o corpo humano, e melhora a saúde cardíaca de forma exponencial. Outro ponto neste sentido é o fato de que o potássio ajuda a eliminar o sódio pela urina, o que regula os riscos de se sofrer um AVC.

Reduz a pressão arterial

Devido a sua riqueza em minerais como magnésio e o potássio, a banana faz com que haja também uma melhora relacionada à pressão arterial. Neste caso, estes componentes ajudam a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos para que não haja nenhum problema neste sentido.

Portanto, é importante que as pessoas que já contam com questões envolvendo a pressão arterial alta, que considerem uma maior ingestão de banana em sua alimentação, para que esta possa ajudar nestes processos necessários para o bom funcionamento do corpo.

Fortalece o sistema imunológico

Devido a presença de algumas vitaminas e componentes distintos, a banana também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Neste caso, a principal é a vitamina C, que garante que haja uma proteção maior do sistema imune, pois esta é a principal vitamina neste sentido, e ela evita que doenças oportunistas como gripes e resfriados possam se aproximar.

Outro componente positivo neste sentido é a vitamina B6, que favorece para que haja a formação de anticorpos e das células que realizam a defesa do corpo.

Previne a formação de úlceras gástricas

Como parte de sua composição, as bananas contam com uma substâncias chamada leucociandina, que é importantíssima para o corpo humano de modo geral. Esta é um flavonoide que faz com que haja um aumento na espessura da mucosa digestiva e também garante que haverá uma neutralização da acidez no estômago.

Devido a este equilíbrio promovido por este componente encontrado nas bananas é possível que seja evitado o aparecimento de úlceras gástricas que podem causar problemas estomacais graves.

Fortalece as funções cerebrais

O consumo regular da banana em seu dia a dia pode melhorar e muito como suas funções cerebrais são desempenhadas. Isso porque ela conta com um aminoácido importante para estas ações positivas, o triptofano.

Ele é capaz de ajudar a melhorar a atividade cerebral e também beneficia para que haja uma melhora quanto ao raciocínio e memória, o que diretamente se relaciona com uma melhoria relacionada a concentração. Outro ponto importante neste sentido é que devido a estas ações a banana garante que haverá um menor risco de que se sofra um AVC.

Atua na melhoria da qualidade do sono

A qualidade do sono é importantíssima para que se viva bem e demais atividades do corpo estejam reguladas. A banana pode ser uma excelente auxiliar para garantir um sono mais profundo, regular e saudável.

Ela ajuda a nivelar de forma positiva a serotonina, devido a presença do triptofano em sua composição e também pelo fato de que conta com a vitamina B6 em abundância. Estes dois elementos são essenciais para garantir um sono completo e profundo. Por isso é recomendado que a banana seja inserida na última refeição do dia, pra trazer mais qualidade para o seu sono.

Melhora o bom humor e a sensação de bem-estar

Além de sentir os efeitos em seu físico, a banana pode mostrar suas ações de outras formas no corpo humano. Isso, pois ela traz melhorias quanto ao bom humor e garante uma sensação de bem-estar muito positiva.

Isso se deve ao fato de que ela conta com o poder de regular a serotonina, que é um hormônio que melhora o humor, que garante o controle da ansiedade e outros tantos pontos neste sentido.

Por isso a banana também é importante para as pessoas que sofrem de doenças como depressão. Seu consumo trará uma sensação de bem-estar e tranquilidade maior para os dias.

É energética e evita cãibras

Devido a presença de componentes como cálcio, magnésio e potássio, a banana também evita episódios constantes de cãibra. Muitas pessoas sofrem constantemente com este problema, que pode ser sinal de baixa em algum destes componentes citados.

Os três itens são responsáveis por reduzir dores musculares, e ao serem associados a uma hidratação adequada garantirão que haverá uma diminuição notável em relação ao aparecimento de cãibras no seu dia a dia.

A dor causada pela cãibra é em geral associada a deficiente destes nutrientes, por isso ao notar constância neste sentido, experimente inserir a banana mais vezes em sua alimentação e notará a diferença.

Aumenta a saciedade contribuindo para a perda de peso

A banana é uma fruta excelente por diversos motivos, mas um ponto essencial a ser citado é que ela traz uma saciedade muito maior do que outras frutas. Por isso, ela é uma ótima auxiliar no processo de perda de peso, pois ao ser inserida na alimentação garantirá uma saciedade por mais tempo, evitando o esvaziamento gástrico acelerado.

Isso deve-se ao fato de que esta fruta conta com uma grande quantidade de fibras que estão presentes em sua composição, são elas as responsáveis por garantir esta sensação de saciedade.

É benéfica ao sistema digestivo

Os benefícios da banana também são sentidos pelo sistema digestivo, pois além da sensação de saciedade ela também auxilia no processo de digestão dos demais alimentos que são inseridos em sua alimentação diária.

Ela conta com alguns componentes que fazem com que haja uma equilíbrio maior da flora intestinal, que garantem também que haja uma manutenção positiva em relação a mucosa intestinal.

Estes efeitos também estão ligados à presença das fibras que estão em grande quantidade na composição da banana, pois são elas que trazem esta regulagem dos movimentos intestinais para que tudo ocorra normalmente.

É eficaz na prevenção do câncer de cólon

Por contar com uma quantidade muito grande de fibras solúveis e insolúveis além de antioxidantes, a banana também traz benefícios em alguns outros sentidos. Isso, pois ela fornece melhorias ao sistema digestivo que podem evitar que doenças mais graves venham a ocorrer, como o câncer no cólon.

Por isso, a ingestão de banana em sua alimentação pode trazer muitas melhorias à sua saúde de modo geral, pois os cuidados estarão sendo constantes e podem evitar que doenças mais graves venham a ocorrer no futuro.

Combate o envelhecimento precoce

Devido a algumas características particulares, a banana também pode favorecer quanto a questões estéticas. Neste caso, ela evita o envelhecimento precoce da pele, pois é uma grande auxiliar na formação de colágeno além de ser extremamente rica em antioxidantes que também agem neste sentido.

Outra questão que vale a pena ser destacada é que a banana também conta com alguns elementos em sua composição que auxiliam na melhora da cicatrização. Portanto, também pode ser uma excelente auxiliar para manter a estética em dia.

É benéfica para a visão

Devido a presença de vitaminas como A e C, a banana também é um alimento importante para garantir a melhoria da visão de modo geral. Ela traz muitos benefícios para a saúde dos olhos. Isso, pois alimentações que não contam com a quantidade correta de vitamina

A podem causar problemas diversos neste sentido, um dos mais destacados é a nictalopia, que é conhecida popularmente como cegueira noturna. A característica principal desta doença é que as pessoas afetadas por ela não conseguem enxergar facilmente no período da noite ou então em ambientes que contem com uma iluminação baixa.

Como consumir a banana e contraindicações

Pote com banana cortada, sementes e leite

Existem várias formas de consumir a banana, pois esta é uma das frutas mais versáteis, podendo ser usada para preparo de doces, vitaminas ou ingerida de forma natural. Além de ser combinada com outras frutas e alimentos que podem beneficiar ainda mais sua saúde, como grãos, aveia e outros.

É importante saber a forma correta de consumir para os seus objetivos específicos e também questões como contraindicação e problemas que podem surgir do consumo incorreto da fruta, que em geral é bastante positiva para a saúde. Veja como consumir a banana corretamente!

In natura

Existem vários tipos distintos de bananas, e alguns são usados para preparações específicas pois podem não ser agradáveis ao paladar em natura, como a banana-da-terra. Mas em geral, a maioria das bananas podem ser consumidas desta forma, e as mais comuns e indicadas são a banana-ouro, banana-nanica e banana-prata.

Estas são as mais comuns encontradas em diversas regiões do país. Elas se diferem em alguns pontos, a prata por exemplo conta com uma quantidade muito maior de potássio, mas a nanica conta com menos calorias. Portanto, esta escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do consumidor.

Em vitaminas

As bananas podem também ser usadas para o preparo de vitaminas que podem contar com outras frutas positivas para saúde, visto que devido a sua versatilidade a banana combina com várias opções de frutas tão comuns quanto ela.

Além disso, considere utilizar na vitamina alguns outros ingredientes, como a aveia. A associação entre a banana e a aveia pode trazer muitos benefícios para o bom funcionamento do intestino, em especial se esta forma consumida logo pela manhã, além é claro de garantir muito mais energia para o dia.

Com amendoim

Por ser uma fruta versátil e que combina com vários ingredientes, a banana pode ser combinada com alguns outros grãos e frutas, neste caso, experimente combinar ela com o amendoim, que é rico em vários componentes importantes para o corpo humano.

Uma forma que tem sido muito comum neste sentido é a utilização da famosa pasta de amendoim. Experimente esta combinação em seu café da manhã, pois é uma excelente forma de começar o dia, pois ambos alimentos são fonte de energia e garantirão uma maior disposição logo pela manhã.

Com aveia

A combinação entre aveia e banana é excelente tanto para o paladar quanto para o corpo. Pode ser usada através de vitaminas ou também salpicada por cima da banana picada no café da manhã ou então como um lanche durante a tarde.

Além de ser uma fonte de energias muito positiva, a combinação destes dois itens traz melhorias em vários aspectos da sua saúde além de garantir que haverá um bom funcionamento do intestino, visto que ambos contam com ações neste sentido. E é por isso também que é indicado este consumo no café-da-manhã.

Riscos e contraindicações do consumo da banana

De modo geral, a banana traz muitos benefícios para a saúde, e é considerada como sendo um alimento seguro para a maioria das pessoas. Mas é importante destacar que alguns podem contar com alergias a componentes que fazem parte desta fruta, e por isso é preciso que esta situação seja notada o quanto antes para que a fruta não seja mais consumida.

Caso nenhum efeito negativo seja notado, o ideal é que sejam consumidas pelo menos três bananas em sua alimentação diária para adquirir todos os benefícios que ela pode trazer.

Algumas pessoas devem tomar cuidado com o consumo em excesso, pois pacientes que enfrentam doenças renais não devem consumir muitas bananas ao dia devido a presença do potássio.

Adicione a fruta em seu dia a dia e aproveite todos os benefícios da banana!

Cachos de banana

Com tantos benefícios e pontos positivos, a banana é uma fruta que deve estar presente em sua alimentação diária. Ela pode trazer melhorias em vários campos importantes para se ter uma qualidade de vida melhor, como o sono regulado, intestino controlado e funcionando de forma adequada e outros tantos pontos que merecem ser destacados e valorizados.

Além de ser uma fruta saborosa, a banana pode ser usada de diversas maneiras, até mesmo através de doces.

Portanto, após conhecer um pouco mais de seus benefícios, considere inserir a banana em sua alimentação da forma como achar mais adequada, e se certifique de tomar os devidos cuidados com os excessos pois em alguns casos podem causar mais problemas do que melhorias.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!