Os benefícios do abacaxi: para imunidade, colesterol, gripes e mais!

Os benefícios do abacaxi: para imunidade, colesterol, gripes e mais!

O abacaxi pode ser consumido como sobremesa, sucos, vitaminas, geleias e muito mais! Saiba todos os benefícios dessa fruta que traz saúde a todo o organismo!


Considerações gerais sobre os benefícios do abacaxi

Abacaxi ao lado de jarra e copo com suco

Você é do time que ama abacaxi? A fruta é sinônimo de diversos benefícios para a saúde, melhorando desde a imunidade até a hidratação do organismo. Versátil, o abacaxi é uma alternativa para sobremesas, bebidas e pode ser consumido de muitas formas, o que facilita sua inserção na dieta.

Para quem busca um estilo de vida mais saudável, a fruta é uma grande aliada de diversas práticas. Além de atuar na prevenção de problemas de saúde, o abacaxi auxilia na recuperação e manutenção dos órgãos e sistemas, trazendo mais conforto e bem-estar.

Rico em vitaminas, o abacaxi é uma opção para aliar sabor, leveza e mais saúde no dia a dia. Ao longo do artigo, você vai aprender mais sobre os benefícios dessa fruta, que é produzida em grande escala no território nacional. Quem sabe o abacaxi não entra de vez na sua lista de compras?

O perfil nutricional do abacaxi

Abacaxi cortado e dois copos com sucos

Que o abacaxi é benéfico para a saúde já se sabe, mas os pontos positivos de seu consumo são inúmeros. Seu perfil nutricional é uma combinação única de aspectos positivos para o corpo, já que a fruta atua na prevenção e recuperação de diferentes problemas de saúde. A seguir, saiba quais são os componentes que tornam o abacaxi uma alternativa viável e saborosa como parte de um estilo de vida mais saudável.

Vitaminas

O abacaxi é uma fruta repleta de vitaminas em sua composição. Do ponto de vista nutricional, por ser rica em vitamina A, é um aliado para evitar acne, periodontite e melhorar a imunidade. Além disso, é um composto que interfere na renovação celular e impacta a saúde ocular.

Já a vitamina C fortalece os mecanismos de defesa do corpo, é antioxidante e melhora o processo de cicatrização da pele. Algumas vitaminas do complexo B também estão presentes no abacaxi: B1, B2, B3, B5, B6 e B9.

Juntas, elas são determinantes para a produção de células saudáveis, o bom funcionamento do cérebro e a produção de glóbulos vermelhos. Tais vitaminas melhoram a saúde da pele, induzem níveis saudáveis de hormônios e mantêm o fluxo celular adequado, especialmente no sistema nervoso.

Sais minerais

Os sais minerais são compostos que influenciam o quanto o organismo tem condições para combater doenças e conduzir processos de cicatrização. Inorgânicos, têm relação direta com o bom funcionamento do metabolismo do indivíduo. No abacaxi, estão presentes manganês, magnésio, cálcio, potássio, ferro e fósforo.

A fruta traz mais saúde dos dentes e ossos, melhora a circulação sanguínea, o metabolismo energético, a absorção de nutrientes e a estrutura muscular.

Bromelina

A bromelina é uma enzina muito conhecida por suas finalidades terapêuticas. Ela auxilia o corpo a se recuperar de inflamações, especialmente as respiratórias. Assim, a fruta ajuda a eliminar muco e catarro, além de ser poderosa contra dores causadas por distensões musculares e lesões originadas por exercícios físicos.

Em períodos de pós-operatório ou para quem pratica atividades físicas com frequência, o consumo do abacaxi contribui para um organismo mais saudável devido à bromelina. Ela ainda facilita a digestão, sendo idealmente consumida após as refeições para quebrar as proteínas absorvidas pelo organismo.

Um detalhe interessante sobre a enzima é sua presença em todas as partes da fruta, o que amplia as possibilidades no dia a dia.

Fibras

O abacaxi é uma fruta que possui fibras em sua composição nutricional. Embora seja leve, traz sensação de saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Ao elevar a quantidade de água no intestino, o abacaxi facilita a eliminação das fezes e evita a prisão de ventre.

As fibras da fruta ainda favorecem a redução dos níveis de colesterol ruim no organismo, o que beneficia imensamente a saúde do coração. Em 100g de abacaxi, são encontrados 1,4g de fibras, solúveis e insolúveis, o que corresponde a 4% da necessidade média de consumo do nutriente.

Os benefícios do abacaxi para a saúde

Abacaxi e jarra de suco com abacaxi

A fruta é cheia de nutrientes, como manganês, magnésio, potássio e vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e C. O resultado é uma lista de benefícios para diversas partes e sistemas do corpo, promovendo mais saúde e bem-estar a quem consome a fruta com frequência. Quer colocar a fruta cítrica e tropical na sua dieta? Conheça os principais impactos positivos que a fruta traz ao organismo:

Promove o fortalecimento da imunidade

O abacaxi é uma das frutas mais lembradas por quem busca reforçar a imunidade do organismo, aspecto mais importante do que nunca. A quantidade de vitamina C presente nela ajuda a manter a imunidade elevada, já que mesmo uma fatia da fruta corresponde a aproximadamente 20% das necessidades diárias da vitamina no organismo.

Com composição repleta de minerais, vitaminas, enzimas e a própria bromelina, o abacaxi potencializa o sistema imunológico do indivíduo e aumenta os glóbulos brancos no sangue. Além disso, a fruta é uma aliada para eliminar inflamações do corpo.

Auxilia o processo digestivo

Inserir o abacaxi na dieta contribui para uma boa digestão. A bromelina, enzima presente na fruta, promove melhoria nas funções das enzimas tripsina e pepsina, o que facilita a absorção de alimentos pelo intestino delgado.

Além disso, o abacaxi é rico em água: sua composição ajuda a manter o organismo hidratado, detalhe que impacta positivamente todo o processo digestivo. A fruta ainda contém grande quantidade de fibras, que estimulam o funcionamento intestinal adequado. Assim, o sistema gástrico se mantém mais saudável.

Auxilia o controle do colesterol

Frutas costumam ser benéficas para a dieta de quem tem problemas relacionados aos altos índices de colesterol. Nesses casos, o abacaxi auxilia a absorção de nutrientes pelo intestino e suas fibras possuem a capacidade de minimizar a absorção de gordura.

Com isso, o sangue passa a apresentar níveis reduzidos de colesterol e, também, triglicerídeos. Para melhores resultados, o ideal é consumir o suco da fruta sem adição de açúcar e sem coar, já que as partes eliminadas costumam ser ricas em nutrientes.

Atua na proteção das cordas vocais

Sendo uma fruta cítrica, o abacaxi aumenta a produção de saliva de quem o consome. Desse modo, a pessoa acaba relaxando a musculatura da garganta, além de manter as cordas vocais devidamente hidratadas. A água presente na fruta também evita o atrito excessivo na região, sendo parte do cuidados necessários com a voz.

A saliva também se torna mais fina, o que evita o pigarro. O resultado dos benefícios do abacaxi é a redução das irritações e inflamações, garantindo mais conforto vocal. O consumo da fruta ainda evita a rouquidão.

Alivia o desconforto causado pela artrite

Quem sofre com a artrite reumatoide sabe: as articulações inflamadas incham e se tornam bastante doloridas. O abacaxi, com suas propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, ajuda os pacientes a sentirem alívio dos incômodos causados pela doença.

A fruta tem composição benéfica para reduzir e tratar inflamações no organismo, já que é rica em bromelina, especialmente no talo. Uma alimentação saudável e com nutrientes equilibrados ajuda a evitar dores e limitações, comuns a quem sofre com a artrite. Uma forma de consumir o abacaxi nesses casos é bater a fruta com água.

Atua na prevenção de gripes e resfriados

Em meio aos agentes infecciosos que circulam pelas cidades atualmente, o abacaxi ajuda a prevenir gripes e resfriados. Rica em vitamina C, a fruta é responsável por manter o organismo saudável e mais forte contra as famosas infecções virais.

A bromelina ainda contribui para acabar com a tosse causada pelas doenças respiratórias, muito comuns em determinadas épocas do ano. Em todas as estações do ano, o abacaxi é ideal para quem busca um estilo de vida mais saudável e livre de problemas de saúde.

Acelera a recuperação após os exercícios

Quem treina diariamente pode se deparar com dores, inchaços e lesões musculares, as quais podem ser minimizados com o consumo do abacaxi e seus inúmeros benefícios. Além dos efeitos da bromelina contra inflamações e desconfortos, a fruta oferece um auxílio valioso para a recuperação muscular imediata após a prática física.

Por possuir carboidratos em sua composição, o abacaxi estimula a saúde dos músculos quando o organismo consome glicogênio e pode iniciar o consumo de massa muscular como fonte de energia.

Contribui com o processo de emagrecimento

Rico em fibras, o abacaxi é poderoso na dieta de quem quer perder peso. A fruta, quando consumida, traz sensação de saciedade ao formar um gel no estômago. Como resultado, o processo digestivo se torna mais lento, o que elimina a vontade constante de comer.

O abacaxi é, ainda, diurético. Por isso, ajuda a eliminar o excesso de líquido presente no corpo, que pode causar inchaço e aumento de peso.

Previne o envelhecimento precoce da pele

O consumo do abacaxi contribui diretamente para a saúde e a aparência da pele. A composição da fruta, especialmente suas vitaminas e a bromelina, estimula a produção de colágeno e tem ação antioxidante, retardando o envelhecimento da pele.

Com isso, o aspecto e a textura da mesma melhoram, assim como os sinais da idade, que diminuem com a eliminação dos radicais livres. A fruta também minimiza inflamações, auxiliando tratamentos de acne e reduzindo inflamações e irritações cutâneas e do couro cabeludo.

É benéfico para a saúde dos olhos

Quando se pensa em saúde dos olhos, o abacaxi é um forte aliado da qualidade de vida. A fruta é fonte das vitaminas A e C, que os oftalmologistas consideram indispensáveis para manter a estrutura ocular saudável.

O betacaroteno, também presente no abacaxi, é um composto que protege a retina, parte dos olhos que interfere diretamente na visão. Existem estudos que relacionam o betacaroteno à prevenção de doenças como a degeneração ocular, que ocorre devido a prejuízos na retina com o envelhecimento.

É eficaz no combate à asma

Durante as crises de asma, as vias aéreas do paciente ficam inflamadas e incham, causando dificuldades para respirar. O abacaxi, por seu poder anti-inflamatório, é uma opção para a dieta de quem apresenta o quadro. A vitamina C presente na fruta também é uma aliada de quem sofre com a asma, já que melhora a imunidade e reduz a resposta alérgica do corpo, que se manifesta por meio de histaminas.

Alimentação equilibrada, bons hábitos e redução do estresse são medidas que contribuem para minimizar as crises e o desconforto causados pela asma. Por isso, o abacaxi pode ser combinado a um estilo de vida saudável para evitar o problema.

Evita a infertilidade

Quanto mais saudável o organismo, maiores as chances que o casal tem de ter filhos. Para as mulheres que estão no processo de tentar engravidar, o abacaxi tem se mostrado um aliado, segundo estudos. Por ser antioxidante, a fruta melhora a qualidade dos óvulos, evitando a infertilidade. Além disso, a bromelina melhora o fluxo sanguíneo que chega ao útero.

Os benefícios anti-inflamatórios do abacaxi, somados à saúde uterina que favorece a fixação do embrião, faz da fruta uma queridinha de quem quer filhos. É fundamental aliar o consumo do abacaxi a hábitos e um estilo de vida saudável, já que a fertilidade tem relação com diversos níveis hormonais, estresse, ansiedade e alimentação.

Favorece a absorção de ferro pelo organismo

A absorção de ferro se dá, em condições mais adequadas, em ambientes ácidos. Por essa razão, uma dieta equilibrada e com pouco uso de antiácidos favorece a absorção desse componente tão importante para prevenir anemia.

A acidez presente no abacaxi, portanto, cria níveis satisfatórios para que o organismo consiga absorver quantidades mais elevadas de ferro, assim como a vitamina C nele presente. O abacaxi também auxilia na manutenção de uma flora intestinal saudável.

É benéfico para a saúde dos ossos

Você sabia que o abacaxi ajuda o organismo a absorver cálcio? Dessa forma, o consumo regular da fruta beneficia diretamente a saúde dos ossos, que conseguem se manter mais saudáveis e fortes. O manganês, também presente no abacaxi, é um mineral que fortalece os ossos. Esse detalhe faz toda a diferença para evitar doenças ósseas ou mesmo fraturas.

Como consumir o abacaxi e contraindicações

Abacaxis cortados em tábua de madeira

Muito popular no Brasil, as variações do abacaxi fazem parte de uma grande variedade de opções de consumo. Para quem gosta da fruta em si e mesmo para quem prefere preparos, não faltam ideias para consumir o abacaxi mais ou menos doce. A seguir, confira como utilizar a fruta na culinária e no cotidiano para aproveitar ao máximo seus nutrientes.

In natura

O abacaxi é uma fruta rica em nutrientes, e seu consumo in natura, como o nome sugere, compreende as possibilidades não industrializadas. No dia a dia, suas variedades podem ser consumidas com a fruta natural como sobremesa ou no preparo de sucos e vitaminas.

Uma dica para tornar o abacaxi in natura mais refrescante é refrigerar as fatias, o que também aumenta sua durabilidade para alguns dias. Para colocar o abacaxi in natura na dieta, outras alternativas são saladas de fruta, pratos salgados e até mesmo churrascos vegetarianos.

Sucos

O suco feito com abacaxi é uma ótima forma de aproveitar possíveis sobras da fruta, ou mesmo consumi-la quando não está muito doce. Para aproveitar o consumo da bebida, existem combinações que agradam o paladar e aumentam os nutrientes, como abacaxi com hortelã, limão, couve ou gengibre.

A adição de açúcar é totalmente opcional, e o gelo ajuda a dar mais refrescância ao suco. Smoothies e vitaminas são outras formas de utilizar o abacaxi em bebidas, ideais para dias quentes ou mesmo reforçar a hidratação do organismo.

Doces

O abacaxi é uma fruta muito utilizada em receitas de doces e sobremesas. É comum vê-lo em geleias, gelatinas, bolos, sorvetes, pudins, tortas e outras delícias. Sozinho ou acompanhado de outras frutas, ajuda a trazer doçura aos pratos de forma leve. Uma combinação muito popular e apreciada pelas pessoas é abacaxi com coco.

O segredo é, em muitos preparos, colocar a fruta no fogo com água e açúcar para que a mesma não fique amarga em pouco tempo. A medida ainda evita que o abacaxi solte água, sendo uma dica que aumenta a validade dos doces.

Pode comer o talo do abacaxi?

Costumeiramente desprezado, o talo do abacaxi pode sim ser consumido. Na verdade, essa é uma parte da fruta bastante rica em nutrientes, especialmente a bromelina, enzima que atua na digestão e nos processos inflamatórios do organismo. Para as pessoas que buscam o máximo de benefícios com o consumo do abacaxi, aproveitar o talo é uma excelente ideia.

Contraindicações

O abacaxi é uma fruta repleta de benefícios para a saúde. Porém, para pessoas com alimentação pouco balanceada ou problemas de saúde, seu consumo deve ser consciente. Quando em excesso na rotina, a fruta pode ocasionar sangramentos, palpitações cardíacas em hipertensos ou náuseas, devido à bromelina.

Pacientes com questões relacionadas à saúde óssea ou estomacal também devem consumir o abacaxi com moderação. Em caso de dúvida, procure um especialista antes de incluir a fruta na dieta.

Adicione a fruta em sua rotina e desfrute de todos os benefícios do abacaxi!

Vários abacaxis

Colocar o abacaxi no seu dia a dia é uma tarefa simples. Quem é fã da fruta pode consumi-la pura ou em doces, por exemplo, com pedaços dela. Se esse não é o seu caso, não se preocupe. Que tal usar o abacaxi em sucos ou bolos com outra fruta, como o coco? Assim, os benefícios continuam presentes, mas com outra textura ou sabor diferenciado.

A grande vantagem do abacaxi é sua leveza. Logo, é ideal para ser consumido como sobremesa, sem trazer a sensação de estufamento. Comprou abacaxi e a fruta não está muito saborosa? Existem diversos jeitos de aproveitá-la em preparos que ajudam a intensificar o sabor e aproveitar os nutrientes, como saladas de frutas.

Adicionar o abacaxi na rotina traz inúmeros benefícios para a pele, sistema imunológico, ossos e favorece o processo digestivo. A fruta é fácil de ser encontrada e faz muito bem à saúde.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!