Chá de arruda: para que serve, propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Chá de arruda: para que serve, propriedades, benefícios, como fazer e mais!

O chá de arruda conta com vários benefícios, mas requer sérios cuidados na hora de consumi-lo. Saiba mais sobre a bebida aqui!


Você conhece o chá de arruda?

pé de arruda

Quando se fala em uma vida mais natural, os chás comumente são inseridos na lista de produtos para consumir. Entretanto, algumas dessas bebidas naturais, como o chá de arruda, por exemplo, tem o potencial de causar alguns danos ao organismo se usadas em excesso ou ingeridas por pessoas em condições especiais.

Ainda que pouco conhecido, o chá de arruda apresenta muitos benefícios à saúde. Por outro lado, algumas pessoas, como mulheres grávidas, não podem fazer uso da bebida por apresentar potencial risco abortivo. Mas não se preocupe, porque nesse texto falaremos tudo sobre esse chá e os cuidados que se deve ter ao tomá-lo.

Se você não estiver grávida ou fazendo uso de anticoagulantes, já adiantamos que a arruda é totalmente liberada para você. Além disso, mesmo que a planta seja mais consumida em chá, ela pode ser utilizada de outras formas bem interessantes. Então, continue a leitura do texto para saber tudo sobre esse poderoso chá.

Entendendo mais sobre o chá de arruda

folhas de arruda em superfície de madeira

Apresentando vários benefícios e muitas propriedades vantajosas para a saúde humana, a arruda é uma planta bem interessante, com características e história peculiares. Veja nos tópicos abaixo algumas particularidades desta planta, incluindo as utilidades do chá de arruda.

Origem e história da planta arruda

Originalmente europeia, a planta arruda tem suas raízes na região mediterrânea da Europa. O nome “arruda” vem da palavra grega “Ruta” que, na verdade, é uma derivação da palavra “Reuo”, cujo significado aponta para o termo “deixar livre” em referência às muitas propriedades medicinais da planta.

Devido a essas propriedades, o chá de arruda é muito utilizado para tratar alguns problemas de saúde. Na aromaterapia, o chá é indicado para pessoas que se sentem derrotadas emocional ou fisicamente.

Além disso, a planta é popularmente conhecida por apresentar algumas virtudes mágicas, como por exemplo, a capacidade de afastar mau-olhado, tirar quebranto de bebês recém-nascidos e atrair a sorte.

Características da arruda

As folhas da planta são muito utilizadas para fazer o chá de arruda. Isso porque é justamente nessa parte onde estão concentradas a maioria das propriedades da planta. As folhas são carnosas e pecioladas, com alteração de cor. Quando a arruda está nova, as folhas se apresentam na cor verde-clara, já quando está velha, as folhas passam a ficar acinzentadas.

As flores apresentam tamanho bem pequeno, amareladas e todas devidamente agrupadas em formato de inflorescências. Os frutos contam com sementes pardas e rugosas formadas em tipo loculicida. As folhas e os frutos juntos formam uma planta bem ramificada, com altura que pode chegar a 1,5 metros.

Para que serve o chá de arruda?

O chá de arruda pode ser utilizado como elemento complementar para tratar diversos quadros clínicos, como: dores reumáticas, de cabeça e de estômago, úlceras, excesso de gases, cistos, varizes, cólicas menstruais, entre outros.

Isso acontece porque as folhas da planta possuem propriedades cicatrizantes, antirreumáticas, analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes. Além disso, a arruda também conta com propriedades vermífugas que acabam auxiliando no combate a pulgas, vermes, piolhos e sarnas.

O chá feito a partir das folhas da planta aumenta a imunidade do corpo, pois a bebida facilita a absorção de vitamina C. Ou seja, além de tratamento, o chá serve para fortalecer o sistema imunológico também.

Propriedades da planta arruda

A planta arruda conta com elementos chamados bioflavonoides que apresentam em sua composição propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Juntas, essas propriedades atuam na circulação sanguínea, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos.

Além disso, o chá de arruda auxilia no aumento e fortalecimento da flexibilidade dos vasos sanguíneos. A planta também conta com propriedades calmantes e analgésicas que podem ser utilizadas com o objetivo de relaxamento.

Por outro lado, a arruda apresenta em sua composição a graveolina, furoquinolina e alcaloides rutamina, que são compostos capazes de causar aborto. Por isso, grávidas não podem consumir a bebida.

Benefícios do chá de arruda

pé de arruda

Os benefícios do chá de arruda são tantos que descrevê-los todos aqui seria uma missão praticamente impossível. Por esse motivo, separamos abaixo as principais vantagens do chá para a sua saúde. Confira!

Age contra varizes

O chá de arruda é muito potente para tratar varizes e até mesmo aliviar o cansaço nas pernas. Para isso, você deve preparar o chá como de costume e beber o preparo pelo menos duas vezes ao dia. A arruda conta com propriedades que melhoram a circulação sanguínea, contribuindo para a diminuição das varizes.

Além do chá, a arruda pode ser feita em escalda-pés, que basicamente consiste em um mergulho das pernas em um balde com água e folhas picadas de arruda. Após mergulhar as pernas, você deve lavar a região com água fria. O método também age contra as varizes.

Auxilia no tratamento de dores reumáticas

É importante entender que o chá de arruda não cura certas condições clínicas, mas auxilia no tratamento ou ameniza as dores provocadas pela doença. Esse é o caso de quem sofre com dores reumáticas. Devido às propriedades nas folhas da arruda, o chá tem o potencial de aliviar essas dores, trazendo a sensação de alívio e calma.

Além disso, a bebida também pode ser inserida no tratamento de quem tem reumatismo. Para isso, você precisa consultar o seu médico e relatar que deseja incluir o chá de arruda em seu tratamento. Desta forma, ele vai avaliar a sua situação e passar a dose indicada para o seu caso. Para melhores resultados, o fitoterapeuta é mais recomendado.

Alivia dores de cabeça

Entre muitas propriedades e funções, o chá de arruda possui ação calmante, antiespasmódica e analgésica, que alivia imediatamente as dores de cabeça. A planta apresenta em sua composição um composto chamado quercetina, que é um flavonoide com ação antioxidante e analgésica. Poucas doses são suficientes para combater esse tipo de dor.

Entretanto, é fundamental avaliar a causa dessas dores de cabeça, pois pode ser que você tenha que procurar outros recursos. Se for uma dor pontual, o chá pode resolver o seu problema. Mas caso as dores sejam intensas e frequentes, procure a ajuda de um médico e não aumente o consumo do chá.

Combate úlceras e cistos

Úlceras e cistos também podem ser combatidos com a ingestão de chá de arruda. Geralmente, leva-se alguns dias para esses elementos sumirem totalmente do corpo. Mas se forem pequenos, dentro de pouquíssimos dias o chá dissolve os cistos e até as úlceras.

Contudo, como o chá é feito a partir de uma planta medicinal com alto teor de propriedades, é indicado que você procure um médico ou fitoterapeuta para recomendar a dose ideal para o seu caso. Afinal, cistos e úlceras podem ter características diferentes. Busque a ajuda de um profissional e diga que você quer se tratar com remédios naturais, como o chá de arruda.

Alivia cólicas menstruais

Um dos benefícios do chá de arruda está associado ao alívio de cólicas menstruais, que é proporcionado graças à ação antiespasmódica da arruda. Essa ação tem a função de aliviar dores menstruais e musculares também. A planta faz com que as fibras musculares do útero se contraem, eliminando a cólica e fazendo a menstruação descer.

Por esse motivo, mulheres grávidas, que estejam amamentando ou que pretendem engravidar, não podem de jeito nenhum consumir o chá dessa planta. Além disso, é fundamental se atentar ao ciclo menstrual, pois assim que o ciclo se regularizar e a dores diminuírem, o consumo do chá de arruda deve ser interrompido.

Age contra o excesso de gases

Pessoas que sofrem com excesso de gases também podem se beneficiar com o chá de arruda. As propriedades da planta contam com um efeito tônico que age diretamente no sistema digestivo, aliviando os constrangedores gases e até cólicas desconfortáveis. É ideal tomar 1 xícara do chá, duas vezes por dia para garantir os resultados.

Como os gases se formam, geralmente, a partir dos alimentos ingeridos no almoço e na janta, é recomendado que você tome o chá antes das refeições, ou seja, na parte da manhã e à tarde. Não tome mais que isso, pois a ação da planta pode trazer consequências negativas para o seu organismo.

Alivia dores no estômago

Para quem sofre com dores no estômago, o chá de arruda é um excelente analgésico natural. Como é um chá, a ação da planta no organismo costuma demorar um pouco mais. Por isso, você deve consumir o chá por alguns dias até as propriedades fazerem efeito. Mas não ultrapasse o limite de 1 semana.

Contudo, em caso de dores intensas, não deixe de procurar um médico. Algumas vezes, a dor em alguma região do corpo é apenas um sinal de algo maior. Além disso, se você tem gastrite ou alguma doença estomacal, avalie com o seu médico a possibilidade de fazer uso do chá de arruda.

Combate piolhos, pulgas, sarnas e vermes

O chá de arruda é excelente para combater piolhos, pulgas, sarnas e vermes. Isso se deve graças a propriedades vermífugas presentes nas folhas da planta. Nesse caso, basta preparar o chá normalmente e ingerir a bebida pelo menos duas vezes ao dia. Mas não fique mais de uma semana tomando o chá.

Além do chá, a arruda também pode ser utilizada em formato de óleo essencial para afastar piolhos, pulgas e sarnas. Esses óleos são encontrados em lojas especializadas ou até mesmo em alguma loja na internet. Você precisa adicionar 6 gotas do óleo em um balde de água, banhar a região e, em seguida, lavar com água fria.

Facilita a absorção de vitamina C

A vitamina C é altamente importante para o fortalecimento do sistema imunológico. Quando a imunidade está forte, muitos problemas de saúde podem ser evitados. O chá de arruda é excelente para essa atuação, pois a planta ajuda o corpo a absorver a vitamina C, além de conter esse nutriente em sua composição.

Essa função é feita pela rutina, poderoso elemento também chamado de vitamina P, que auxilia na absorção de vitamina C. Esta por sua vez, além de fortalecer a imunidade, também ajuda na produção de colágeno, na absorção de ferro e na produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela melhoria do humor e diminuição do estresse.

Melhora a qualidade do sono

Se você sofre com insônia ou tem dificuldades para dormir, o chá de arruda é uma das melhores opções. Isso porque a bebida apresenta propriedades calmantes e relaxantes que atuam no sistema nervoso central, gerando a vontade de dormir. Para esse caso, é ideal tomar o chá durante a noite para ter uma boa qualidade de sono.

É importante que você vá observando o seu organismo. Sempre é recomendado consumir apenas 1 xícara de chá duas vezes ao dia. Caso sinta que não fez resultado, não aumente a dose. Ao invés disso, procure um médico, pois pode ser que sua dificuldade para dormir tenha outras causas.

Receita de chá de arruda

Xícara de chá com folhas de arruda no pires

A receita do chá de arruda é bem simples. Se você já tem o costume de fazer esse tipo de preparo, não enfrentará nenhuma dificuldade. Mas caso seja a sua primeira vez preparando um chá, confira abaixo os ingredientes e como fazer a bebida.

Ingredientes

O principal ingrediente do chá de arruda é a planta arruda. Algumas pessoas gostam de colocar todas as partes na preparação da bebida. Entretanto, como as propriedades da planta estão em maior concentração nas folhas, é indicado fazer o chá somente com as folhas secas.

Além delas, você vai precisar de 1 xícara de água e um recipiente, como uma leiteira ou panela, por exemplo, para levar os ingredientes ao fogo. Você pode encontrar a arruda em qualquer loja de produtos naturais ou até mesmo em farmácias de manipulação. A água precisa ser filtrada para garantir a melhor absorção dos nutrientes da planta pelo corpo.

Como fazer

O chá de arruda é feito de modo semelhante a outros chás. Mas diferente da maioria dos chás, todas as partes da planta podem ser utilizadas para preparar a bebida. No entanto, se você deseja usufruir dos benefícios da arruda para a sua saúde, recomenda-se utilizar somente as folhas da planta, pois é nessa parte onde as propriedades estão concentradas.

Desta forma, separe um pouco de folhas secas da planta. Pegue um recipiente propício para o fogo e coloque 1 xícara de água juntamente com as folhas. Leve tudo ao fogo e deixe ferver entre 15 e 20 minutos. Em seguida, deixe o preparo esfriar e coe para que as folhas não caiam no copo. E, pronto, seu chá já está preparado.

Outras informações sobre o chá de arruda

Pé de arruda

O chá de arruda apresenta algumas características peculiares. Ele pode, por exemplo, ser combinado com outros ingredientes. Além disso, você pode consumir a arruda de outro modo, sem ser pela via do chá. Para saber mais sobre esses e outros pontos, confira os tópicos abaixo.

Dicas para fazer o seu chá de arruda

Todas as partes da arruda podem ser consumidas. Entretanto, para fazer o chá é indicado que você utilize apenas as folhas secas e, de preferência, maduras. Isso porque, é justamente nas folhas onde estão concentradas a maior parte das propriedades medicinais da planta.

Outra dica para fazer seu chá de arruda é utilizar a planta fresca, pois assim você garante a maior absorção dos nutrientes. Também, coe o chá para as folhas não caírem no copo. Além disso, depois que preparar a bebida, não adicione açúcar, pois ele pode interferir na ação das propriedades medicinais no organismo, além de causar uma série de danos à saúde.

Principais ingredientes que combinam com o chá de arruda

Com um preparo simples do chá de arruda, você já obtém uma série de benefícios. Mas caso queira potencializar a ação da planta, você pode combinar o chá com outros ingredientes, como a canela e o alecrim, por exemplo. Mas mesmo que seja feito com outros elementos, a combinação não pode ser consumida por mulheres grávidas.

Para fazer o chá de arruda com a canela, basta adicionar 1 colher de sopa de arruda e 1 colher de sobremesa de canela em pó junto com 1 litro de água. Coloque tudo para ferver e deixe em infusão por alguns minutos, depois é só coar e beber. Já com o alecrim, você deve utilizar 3 colheres do ingrediente e mais 7 de arruda.

O chá de arruda pode ser tomado com que frequência?

Como planta medicinal, o chá de arruda exige alguns cuidados. Ele deve ser consumido apenas para tratar certas condições de saúde. Por maior que seja a sua necessidade, você não deve tomar a bebida em grandes doses ou por muito tempo, pois em quantidade excessiva, o chá acarreta sérios efeitos colaterais.

De modo geral, o ideal é ingerir 1 xícara do chá apenas duas vezes por dia, por no máximo 1 semana. Entretanto, como os quadros clínicos diferem entre si, é importante você ficar atento ao seu organismo e caso sinta a necessidade, procure um médico ou fitoterápico para te passar a quantidade precisa do chá.

Possíveis efeitos colaterais do chá de arruda

Para mulheres grávidas e pessoas que fazem uso de anticoagulantes, os efeitos colaterais do chá de arruda podem ser irreversíveis, causando morte do bebê e hemorragia para quem faz uso dos remédios.

Mas além disso, é importante salientar que o consumo excessivo também pode gerar uma série de efeitos colaterais. Em grandes doses, o chá de arruda pode causar: convulsões, fotossensibilidade, tremores, dores abdominais, gastroenterites, salivação e vômito.

Diante dessa possibilidade, é ideal que você procure um fitoterapeuta ou um médico para indicar a dosagem correta para você. Não se esqueça de que apesar de ser um chá natural, cada organismo é diferente do outro.

Contraindicações do chá de arruda

Apesar de ser uma bebida natural, é preciso ter alguns cuidados com o chá de arruda. Ele não deve ser consumido por mulheres que estejam grávidas, pois alguns componentes do chá apresentam ação estimulante, o que aumenta o risco abortivo. Por isso, durante o período de gestação, a bebida não pode ser ingerida.

Pessoas que realizam algum tipo de tratamento com anticoagulantes também não podem consumir o chá de arruda. Isso porque, a interação de alguns componentes do chá com os anticoagulantes pode causar severa hemorragia. Nestes casos, o chá só pode ser ingerido depois do período de tratamento.

Outras formas de consumir a arruda

Além do chá de arruda, a planta pode ser utilizada de outras formas. Você pode misturar as folhas da planta junto com água e fazer uma massagem nos pés, cotovelos e tornozelos para aliviar a sensação de cansaço e diminuir dores nessa região.

Para aliviar cólicas menstruais ou acelerar a menstruação atrasada, você pode fazer um escalda-pés com arruda, que é basicamente um mergulho de folhas secas da planta em água e aplicar na região uterina.

A arruda também é utilizada em óleos essenciais, que podem ser encontrados na internet ou em lojas especializadas. O óleo de arruda serve para diminuir dores e afastar sarnas, carrapatos, moscas, piolhos, pulgas e ácaros. A dose ideal é de 6 gotas para um balde de água.

O chá de arruda possui diversos benefícios!

Pequeno pé de arruda

Assim como qualquer outra planta medicinal, o chá de arruda apresenta diversos benefícios para o organismo. Com a bebida, você tem a possibilidade de tratar algumas complicações de saúde de maneira natural, sem utilizar remédios produzidos em laboratórios.

Entretanto, ainda que seja um elemento retirado diretamente da natureza, a arruda é uma planta que possui uma grande quantidade de propriedades que, se consumida em excesso, pode causar danos ao corpo humano. Mulheres grávidas, por exemplo, não podem consumir o chá em hipótese alguma, pois a planta apresenta caráter abortivo.

Além disso, para garantir todos os benefícios da planta, é importante utilizar apenas as folhas para fazer o chá e não adicionar açúcar. É importante também respeitar o tempo de consumo, sem exagerar na dose. O excesso da bebida causa efeitos colaterais. Tomando esses cuidados, você vai garantir todas as vantagens dessa planta para o bom funcionamento do seu organismo.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.