Chá de eucalipto: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

Chá de eucalipto: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

É comum fazer o chá de eucalipto para tratar gripes e resfriados. No entanto, a planta serve tratar diversas doenças. Clique aqui e saiba como fazer!


Você conhece o chá de eucalipto?

Folhas de eucalipto secas em recipiente de madeira

O chá de eucalipto é conhecido na medicina popular por conter propriedades benéficas para a saúde, capaz de tratar diversas enfermidades, sobretudo, associadas a doenças no sistema respiratório. Asma, bronquite, rinite e sinusite são algumas das patologias que o seu uso é indicado.

Contudo, com a sua composição rica em antioxidantes, expectorantes, anti-inflamatórios, hipoglicemiantes, entre outros, os cuidados se estende por todo o corpo. Além disso, a planta pode ser utilizada externamente, tratando problemas de pele e bucal. Quando utilizado corretamente, os efeitos são sentidos de forma rápida.

A seguir, entenda mais sobre o eucalipto, como a sua história, origem, características e benefícios. Ainda, aprenda muitas dicas para que o seu chá fique perfeito e outras formas de inserir a planta para se manter sempre saudável e protegido contra gripes e resfriados. Para saber essas e outras informações, continue a leitura.

Entendendo mais sobre o chá de eucalipto

Xícara de chá de eucalipto

O eucalipto é uma árvore cultivada em diversas partes do mundo, devido à qualidade da sua madeira, além do crescimento rápido. Há uma grande variação da espécie, por isso, nem todas são apropriadas para fins medicinais. A seguir, conheça um pouco mais sobre a origem e história da planta, os benefícios para a saúde e muito mais. Confira!

Origem e história da planta eucalipto

Nativa da Austrália, Tasmânia e de outras localidades da Oceania, o Eucalipto (Eucalyptus) possui cerca de 730 espécies e o gênero utilizado para o chá recebe o nome científico de Eucalyptus globulus Labill. Há relatos de que as primeiras mudas chegaram ao Brasil entre 1825 a 1868, e cultivadas no Jardim Botânico e Museu Nacional do Rio de janeiro.

Nesse mesmo período também ocorreu o plantio de eucalipto nos estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Contudo, só foi em 1868 que a plantação se iniciou, de fato, no sul do país. Dada a sua importância comercial, atualmente, são cerca de 5,5 milhões de hectares plantados e contínua em franca expansão.

Características do eucalipto

De crescimento rápido, o eucalipto pode atingir até 90m de altura, suas folhas são compridas de cor verde-acinzentada, além de possuir pequenos frutos. A árvore se adapta bem em diferentes condições climáticas e de solo.

Devido à qualidade da madeira, a indústria de celulose a utiliza em grande escala na produção de papel, tecido, carvão vegetal, energia e muitas outras. Além disso, estudos clínicos comprovaram que as folhas de eucalipto são benéficas para a saúde, principalmente, no cuidado de doenças respiratórias.

Benefícios do chá de eucalipto

O chá de Eucalipto é muito conhecido por seu forte aroma, sendo muito utilizado em doenças respiratórias e também auxiliando em gripes e resfriados. No entanto, a planta estende os seus benefícios para as seguintes comorbidades:

- Asma e bronquite;
- Diabetes;
- Problemas no fígado e na vesícula;
- Dores de cabeça;
- Trata feridas e picadas, provocadas por insetos;
- Elimina o mau hálito e a placa bacteriana nos dentes.

Propriedades da planta eucalipto

Das folhas de eucalipto são extraídos o óleo essencial, onde estão concentrados a maior parte dos seus nutrientes e vitaminas. Nela estão presentes substâncias, como os flavonoides, triterpenos, cineol, terpineol, taninos e compostos fenólicos (ácido cinâmico e floroglucinol).

Logo, a planta possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngica, bactericida, analgésicas, expectorantes, descongestionantes e imunoprotetores. Todos esses benefícios fazem dessa erva um excelente remédio caseiro para o tratamento de diversas doenças, além de proteger o organismo.

Para que serve o chá de eucalipto

Ramo de eucalipto ao lado de barbante

Fonte de nutrientes e vitaminas, o chá de eucalipto possui inúmeras propriedades medicinais, sendo eficaz no combate e na prevenção de várias doenças. Neste tópico, listamos as principais funções da planta e como ela pode ajudar no dia a dia. Veja a seguir.

Ajuda a tratar gripes e resfriados

Nariz entupido, coriza, dores de cabeça, febre alta e garganta inflamada são alguns sinais de gripe e resfriados. Em épocas mais frias esses sintomas costumam ser recorrente, trazendo uma grande preocupação, principalmente para quem tem a imunidade baixa e doenças respiratórias.

Por conter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésica e expectorantes, o chá de eucalipto é muito utilizado para ajudar no tratamento dessa enfermidade. Além disso, o óleo extraído da planta pode ser usado para fazer inalação e emplastro, acelerando o processo de cura.

Estimula a imunidade

Tomar o chá de eucalipto com regularidade favorece o aumento da imunidade, mantendo o organismo protegido contra a ação de vírus e bactérias. Isso acontece devido os componentes presentes na erva, como os flavonoides, taninos e saponinas.

Esses e outros nutrientes são responsáveis por estimular a produção das células de defesa, especialmente, equilibrando os níveis de glóbulos brancos no sangue. Assim, o corpo consegue reagir rapidamente aos ataques dos agentes infecciosos, prevenindo, principalmente, de doenças respiratórias.

Combate a tosse e o catarro

Crises respiratórias ou quadros gripais, quando não tratadas corretamente costumam provocar tosse persistente e o acúmulo de catarro, causando a sensação de “peito cheio”. O chá de eucalipto é rico em flavonoides, taninos, cineol, triterpenos e ácidos fenólicos, compostos que reduzem a infecção e ajudam a soltar a secreção presa nos pulmões.

Melhora o sistema respiratório

Com o avanço das alterações climáticas e a emissão de poluentes no ar, doenças respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite e asma se tornaram cada vez mais comuns. Através das plantas medicinais é possível fazer remédios caseiros para melhorar a respiração e aliviar as enfermidades mencionadas.

O chá de eucalipto é uma das ervas mais utilizadas para essa finalidade, pois contém cineol, um dos principais componentes da planta. Com ação descongestionante, ele desobstrui as vias aéreas e desentope o nariz. Quando feita a inalação com o vapor, promove a dilatação e o relaxamento dos brônquios, facilitando a chegada do ar nos pulmões.

Alivia inflamações

O processo inflamatório é uma resposta para eliminar vírus, bactérias, parasitas ou quando ocorre lesões, provocadas por queimaduras e traumas. O corpo pode apresentar febre, inchaço nas articulações, dor intensa e vermelhidão. Dessa forma, o organismo reage combatendo e regenerando os danos no local.

Para aliviar a inflamação, o chá de eucalipto é uma grande aliada, pois contém cineol e terpineol, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, os flavonoides são antioxidantes poderosos para aumentar a resistência imunológica e combater os radicais livres.

Combate infecções

O chá de eucalipto tem ação bactericida e fungicida, eficaz no combate de bactérias, fungos e vírus. Algumas pesquisas revelaram que a planta pode eliminar bactérias, como Streptococcus agalactiae, Staphylococcus aureus e Escherichia coli.

Esses agentes nocivos são responsáveis por causar infecções intestinais, urinárias e, em alguns casos, evolui até para a meningite. Portanto, para evitar que o seu corpo seja afetado, beba o chá com regularidade e tenha bons hábitos tanto na alimentação quanto a sua higiene.

Auxilia na redução de açúcar no sangue

De acordo com estudos, o chá de eucalipto possui ação hipoglicemiante, o que pode auxiliar no controle de açúcar no sangue. Pessoas pré-diabéticas e diabéticas precisam manter os níveis de glicose equilibrados, para evitar o desenvolvimento de outras doenças graves e condições físicas, como perda da visão.

Entretanto, assim como o eucalipto e outras ervas medicinais, seus efeitos são complementares. Isto é, sem o tratamento com medicação, dieta balanceada e atividade física, não será possível reduzir as altas taxas de glicose. Além disso, o chá consumido em excesso e sem a orientação médica pode causar efeitos colaterais desagradáveis.

Age no tratamento de dores no ciático

O ciático é o maior nervo do corpo que começa no final da coluna e desce pelos glúteos, pernas e termina nos pés. A dor no nervo ciático ocorre quando a região é comprimida ou inflama. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de caminhar, permanecer com a coluna ereta e dores muito intensas que irradiam por toda a perna.

O tratamento, geralmente, é feito com ajuda de fisioterapia e medicação para controlar a dor. No entanto, plantas medicinais como o eucalipto podem ameniza o problema. Basta fazer uma compressa com o chá da erva e passar com uma gaze no local afetado por 10 minutos ou massagear com óleo essencial.

Ajuda a eliminar acnes

O acne é uma doença de pele que atinge as glândulas sebáceas, onde há um aumento na produção de sebo, causando a obstrução dos poros e por consequência, ocorre a inflamação e a infecção. Entre os adolescentes é comum, devido ao aumento na produção de hormônios e, geralmente, o problema é resolvido quando chega na fase adulta.

No entanto, para quem sofre com pele oleosa, a acne pode se estender por mais tempo e para tratar os cravos e espinhas, o chá de eucalipto é uma excelente alternativa. Isso porque a planta possui propriedades anti-inflamatórias e bactericida, tratando o local lesionado e estimulando o processo de cicatrização.

Estimula o sistema nervoso

Controlar as emoções, diante de tantas tarefas e cobranças diárias, não é nada fácil de se fazer. Dessa forma, a mente e o corpo tendem a desenvolver doenças emocionais e físicas, causando consequências, muitas vezes, irreversíveis. Por isso, é muito importante que o seu estilo de vida e o ambiente onde vive seja saudável.

Na aromaterapia, técnica milenar que utiliza óleos essenciais para equilibrar a mente e o corpo. O óleo de eucalipto é um dos mais utilizados para essa prática, pois contém eucaliptol, substância que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso, o seu forte aroma é considerado relaxante e estimula o sistema nervoso.

Receita do chá de eucalipto

Folhas secas de eucalipto

Agora, que você já conheceu os principais benefícios do eucalipto, está na hora de aprender a receita do chá. Com poucos ingredientes e, de forma simples e rápida, a bebida fica pronta, para auxiliar na cura e na prevenção de diversas doenças. Continue a leitura para aprender o passo a passo.

Ingredientes

Para a receita do chá de eucalipto será preciso apenas dois ingredientes, você precisará de:

- 1 xícara de água (cerca de 240 ml);
- 1 colher de sopa das folhas desidratadas e picadas de eucalipto.

Como fazer

1) Inicie o processo, aquecendo a água e quando levantar fervura, desligue o fogo;
2) Adicione o eucalipto e tampe a panela;
3) Deixe em infusão por de 3 a 5 minutos, para extrair todas as propriedades da planta;
4) Aguarde o chá esfriar ou até que esteja em uma temperatura agradável;
5) Coe e está pronto para servir.

Outras informações sobre o chá de eucalipto

Xícara de chá de eucalipto com flor branca

Neste tópico, confira outras informações sobre o chá de eucalipto, como dicas para o preparo correto, os ingredientes que mais combinam com a planta e ajudam a potencializar os seus efeitos. Ainda, saiba a frequência ideal para consumir a bebida para evitar possíveis reações desagradáveis. Para saber mais, leia abaixo!

Dicas para fazer o seu chá de eucalipto

Fazer o chá de eucalipto é muito simples, mas para garantir a sua eficácia existem algumas dicas importantes, como:

- Utilizar água filtrada, pois a qualidade pode interferir no resultado;

- Consumir o chá no mesmo dia, para manter as propriedades medicinais;

- Evitar adoçar a bebida com açúcar industrializados, prefira orgânico. Contudo, opte pelo mel, pois além de dar sabor, é benéfico para a saúde;

- Armazenar as folhas em um local fresco, seco e sem contato com outros produtos, para evitar a umidade e não alterar o gosto do chá.

Principais ingredientes que combinam com o chá de eucalipto

O chá de eucalipto por si só garante diversos benefícios para a saúde. Contudo, existem alguns ingredientes que, além de trazer mais sabor, ajudam a potencializar os seus efeitos medicinais que são:

- O mel possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, tem a função de adoçar, adicionando apenas 1 colher de chá, já é o suficiente para absorver os nutrientes e dar sabor a bebida;

- A camomila possui efeito calmante, analgésico e antitérmico. Assim, proporciona o relaxamento de vasos sanguíneos e do sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade. Por consequência, auxilia no sono, e em casos de crises de asma e bronquite;

- Hortelã é fonte de vitaminas B, C e D, além de conter sais minerais, como ferro, magnésio e potássio. Logo tem ação antidescongestionante, digestiva, antiespasmódica e anti-inflamatória, que ajuda aliviar, principalmente, doenças respiratórias;

- Gengibre, a raiz contém compostos fenólicos, como, gingerol, curcumeno e zingibereno e outros nutrientes potentes. Com ação antioxidante, anti-inflamatória, hipoglicemiante e anti-histamínico, atua em diferentes males do organismo.

O chá de eucalipto pode ser tomado com que frequência?

O sabor agradável e seus inúmeros efeitos positivos para a saúde fazem do chá de eucalipto uma excelente opção para tratar diversos sintomas, especialmente, de gripes e resfriados. No entanto, a frequência recomendada de consumo é de 1 a 3 xícaras por dia, e por até uma semana, para evitar efeitos indesejados ao organismo.

Além disso, é muito importante que o chá seja prescrito por um médico ou fitoterapeuta, para indicar a dosagem e o tempo de consumo, conforme as suas necessidades. Dessa forma, a orientação de um especialista garante que você beba o chá de eucalipto com responsabilidade e segurança.

Possíveis efeitos colaterais do chá de eucalipto

Quando consumido em pequenas quantidades, o chá de eucalipto oferece poucos riscos à saúde. O problema está no excesso e seus efeitos colaterais podem ser diversos, como dermatite de contato, falta de ar e palpitações. Ainda pode causar dificuldade para dormir e hiperatividade.

Pessoas que usam medicação controlada e contínua devem evitar o uso do eucalipto, uma vez que o chá age no fígado. Logo, pode gerar uma sobrecarga no órgão, além de não metabolizar o medicamento corretamente, e assim, diminuir a sua eficácia. Portanto, é indispensável que o médico seja comunicado, antes de ingerir a bebida.

Contraindicações do chá de eucalipto

Apesar de benéfico, o chá de eucalipto é contraindicado durante a gravidez e a amamentação. Ainda há poucos estudos sobre a planta, porém, acredita-se que pode afetar o desenvolvimento do bebê e causar quadros de vômitos nas gestantes, além de náuseas e diarreias. Crianças abaixo de 12 anos também devem fazer a ingestão do chá.

Ademais, pessoas com doenças hepáticas, gastrointestinais e na vesícula, não é recomendado consumir o chá de eucalipto. O mesmo acontece em pessoas epiléticas, pois algumas substâncias da planta podem desencadear crises de epilepsia.

Outras formas de consumir o eucalipto

Além do chá com as folhas de eucalipto também é possível utilizá-lo de outras formas, como, por exemplo, a inalação com o óleo essencial extraído da planta. Em um recipiente, coloque 5 gotas misturadas a 1 litro de água quente e inale o vapor de 5 a 10 minutos. Para ter resultados mais satisfatórios, cubra a cabeça com uma toalha e assim evita que o vapor se dissipe.

No entanto, essa prática não é aconselhada fazer em bebês e crianças abaixo de 12 anos, devido ao risco de alergias. Outra alternativa é a tintura de eucalipto, basta diluir cerca de 20 gotas em 200ml de água e tomar até 2 vezes ao dia. Por conter álcool na sua composição, somente adultos devem ingeri-lo.

O chá de eucalipto possui diversos benefícios!

Ramo de eucalipto em fundo verde

Ao longo deste artigo, você conheceu tudo sobre o chá de eucalipto. São diversos benefícios que a planta proporciona para a saúde e utilizando-a sem excesso e da forma correta, é possível extrair todas as suas propriedades fitoterápicas. Além disso, o óleo essencial e a tintura de eucalipto são uma excelente alternativa e tão eficazes quanto as folhas.

No entanto, assim como toda erva medicinal, o seu uso deve ser feito com orientação de um médico ou fitoterapeuta, para evitar efeitos colaterais indesejados. Isso porque o chá de eucalipto pode oferecer riscos, além de ser contraindicada em alguns casos.

Portanto, antes de ingerir ou fazer inalação com o vapor da infusão de eucalipto, tenha sabedoria para manusear essa planta e assim, garantir a cura para o seu problema. Esperamos que as informações passadas tenha te ajudado e sempre que tiver dúvidas leia este texto novamente.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.